• Nenhum resultado encontrado

A Bíblia Entre Os Dois Testamentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Bíblia Entre Os Dois Testamentos"

Copied!
117
0
0

Texto

(1)

(2) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. 1. Ezequiel Camilo da Silva.

(3) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. 2. Ezequiel Camilo da Silva.

(4) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS RESUMO HISTÓRICO DO PERÍODO QUE COMPREENDEM OS QUATRO SÉCULOS ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS BÍBLICOS. EZEQUIEL CAMILO DA SILVA. 3.

(5) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. FICHA TÉCNICA © 2011 Ezequiel Camilo da Silva CAPA: ILUSTRAÇÃO ENCONTRADA NA INTERNET DIREITOS AUTORAIS: As fotos são de domínio publico Textos – Textos históricos com respectivos créditos registrados em notas de rodapé e bibliografia. Todos os diretos reservados ao autor Copyright 2011 – Louveira – SP – Brasil. 1ª edição – 1ª impressão © 2012 Bubok Publishing S.L. ISBN: Impresso em Portugal / Printed in Portugal Impresso pela Bubok. 4.

(6) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR. Ezequiel Camilo da Silva É professor atualmente aposentado, licenciado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com Mestrado em História Econômica e Regional. Atuou mais de quarenta anos na área educacional nas escolas públicas estaduais, municipais e particulares da grande São Paulo. Tem uma longa experiência como coordenador de Turismo, Viagens, Roteiros Culturais e Projetos Turísticos Ecológicos; é autor dos livros “A Conquista da Amazônia”, “Que País é Esse?”, “Os Povos Bíblicos”, “Arqueologia Bíblica e As grandes Descobertas”, “Uma Jornada no Livro de Jó”, “O Bom Samaritano”, “Poemas e Poesias”, “A Montanha”, “A Grande Mentira”, “Fugindo e Viajando com Jonas”, “Estou Aposentado e Agora?”, “Ser Escritor. . . Um Sonho”, “As Mulheres Bíblicas”, “Dicionário Brasileiro de Nomes”, “Brasáfrica”, “Viagem a Manaus – Impressões”, “Sonhos & Desejos”, “Aventuras na Austrália e Nova Zelandia” e outros. 5.

(7) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. “Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7. 6.

(8) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. ÍNDICE 1 – INTRODUÇAO – UMA SÍNTESE HISTÓRICA ....... 09 2 - A IMPORTÂNCIA DO RETORNO DOS JUDEUS DO CATIVEIRO BABILÔNICO .......................................15 3 - A IMPORTANCIA DO PERÍODO ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS .................................................. 17 4 - OS PERSAS DOMINADORES E PARCEIROS DOS JUDEUS ..............................................................19 5 - AS INFLUÊNCIAS DE ALEXANDRE E A CULTURA GREGA .............................................................. 22 6 - A CIDADE DE ALEXANDRIA NA ANTIGUIDADE .. 23 7 - A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA ...................... 29 8 - A DESTRUIÇÃO DA BIBLIOT. DE ALEXANDRIA ....36 9 - OS MACABEUS – O MUNDO GREGO – SEPTUAGINTA......................................................37 10 - RESUMO CRONOLÓGICO – ―REVOLTA DOS MACABEUS‖ ........................................................45 11 - AS INFLUÊNCIAS HELÊNICAS ENTRE JUDEUS .. 51 12 – OS ROMANOS ............................................. 56 13 - HERODES ―O GRANDE‖...................................59 14 – AS SEITAS JUDAICAS ....................................60 15 – OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO ............... 66 16 – O ADVENTO DE CRISTO .................................75 17 – FLAVIO JOSEFO ........................................... 77 18 - BIOGRAFIA DE FLAVIO JOSEFO .......................79 19 – AS PROFECIAS DE DANIEL PREVIRAM OS GRANDES IMPÉRIOS ............................................87 20 - ISAAC NEWTON E AS PROFECIAS DE DANIEL. 107 21 – CONCLUSÃO .............................................. 113 22 – BIBLIOGRAFIA ........................................... 114. 7.

(9) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. 8. Ezequiel Camilo da Silva.

(10) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 1 - INTRODUÇÃO – UMA SÍNTESE HISTÓRICA Ao longo dos quatrocentos anos que separam os registros deixados pelo Velho Testamento da Bíblia Sagrada edição canônica, que é considerada e aceita como inspirada, até os relatos do Novo Testamento, temos um vácuo histórico que abre em nossas mentes uma grande interrogação. Este período compreende os eventos que desenrolaram entre o fim do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento. As datas mais precisas ou aproximadas são de 424 a.C. até o ano 5 a.C. Afinal, ocorreram quatro longos séculos, o mundo não dormiu no final do Livro de Malaquias e acordou de repente no início do Evangelho de Mateus! Os judeus, como sendo remanescente do Povo de Israel, foram subjugados pelas potencias estrangeiras, primeiro os persas, depois os gregos e finalmente os romanos. Passaram por uma fase muito difícil, porque no meio de tantas dificuldades eles não tiveram profetas para dar as orientações precisas, as instruções necessárias e a condução segura. Neste período, eles ficaram como ovelhas sem um pastor.. 9.

(11) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Mesmo assim, sendo os guardiões dos livros sagrados, possuíam todas as instruções divinas apropriadas para cada situação e circunstancias. Contudo, quando estavam diante das grandes adversidades, um grupo fiel deste povo manteve a fidelidade nos relatos sagradas e a crença que Deus enviaria um messias, de acordo com as profecias, que deveria vir como grande e poderoso rei libertador e vingar todo o tipo de atrocidades que eles haviam sofrido e suportado neste longo período. Estes quatrocentos anos foram deveras importantes e porque não dizer, cruciais para que o curso natural da história do mundo e dos judeus tivesse uma continuidade e um desfecho favorável até o nascimento de Jesus. Todavia, não houve uma calmaria ao longo destes anos neste cenário que compreendeu o cotidiano da vida na Palestina, nem tampouco os judeus foram agraciados com um período de paz duradouro, pelo contrário, atravessaram tempos difíceis intermeados com períodos de relativa calma com momentos terríveis nos quais foram perseguidos e até deportados. Estes acontecimentos que tiveram seu principal palco a Palestina, ainda o impacto marcante do retorno do cativeiro babilônico com a reconstrução de Jerusalém, de suas muralhas e o templo do Senhor, foram determinantes e 10.

(12) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. moldaram uma e nova e distinta etapa na história deste povo. Logo após a chegada do cativeiro babilônico, apesar dos judeus terem a importante tutela dos persas que promoveram o seu retorno sob o patrocínio de Ciro o Grande,1 para que se cumprissem as profecias. Notamos que este retorno era parte do grande plano divino para preparar o nascimento do Messias. Este povo enfrentou uma enorme dificuldade em se readaptarem a sua terra que já não lhe pertenciam mais, agora a Judeia havia se transformado numa simples província persa, que deixara os judeus sem liberdade politica e econômica, apenas gozavam do direito de se instalarem, cumprir as leis dos seus dominadores. Entretanto, tinham todos os direitos religiosos preservados e assegurados pelas leis. 1. - Temos dois textos bíblicos que registram as profecias que prediziam a atuação de Ciro Reis da Persa como patrocinador do retorno dos judeus e da reconstrução de Jerusalém. “Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado. Isaías 44:28. No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Esdras 1:1”. 11.

(13) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. dos persas, coisa que em outras épocas não lhe foram permitidos. Nestes tempos difíceis logo após o retorno, as dificuldades foram acrescidas com a oposição dos samaritanos, além da dispersão de muitos dos judeus, como resultado do cativeiro babilônico, dos quais a grande maioria não conseguira retornar por vários motivos, devido a isso estavam vivendo em outras nações e partes do mundo conhecido. Esta dispersão acarretou outras influencias entre o povo judeu que estavam longe da Palestina, entre estas estava, a assimilação de novos costumes, outras línguas, que trouxeram vários problemas para a preservação da unidade do povo para que então, permanecessem fiéis aos mesmos princípios religiosos. Com a reconstrução do templo houve o fortalecimento desta unidade em torno da mesma fé. Esta regra de obediência e fidelidade em um único Deus, somada a observância das leis e de todas as regras estabelecidas, mais a esperança em torno da vinda de um messias era a essência e a viga mestra da nova ordem judaica. Após a superação de muitas dificuldades, a vida entrou numa rotina na sua readaptação na Palestina debaixo das mãos dos dominadores, novos costumes foram incorporados; criaram-se novas ordens religiosas, entre elas estavam em 12.

(14) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. destaque os fariseus, os saduceus e mais tarde surgiram os zelotes. Entretanto, com o passar dos anos, ocorreu gradualmente o enfraquecimento e a queda gradual do poderoso império persa, levantou se uma nova potencia com um novo domínio, eram os gregos que tomaram o poder. Por breve tempo, houve certa tolerância, porém com a morte prematura de Alexandre o Grande, resultou na divisão do grande império, os judeus sofreram também estas mudanças; atravessou um período tenebroso, primeiro com os ptolomeus seus novos dominadores, depois vieram os selêucidas também gregos, mas intolerantes e intransigentes com os dominados, impuseram aos judeus os mais cruéis tratamentos e severos castigos. As guerras, as lutas, as perseguições, o sofrimento, as incertezas, a morte, as deportações foram cruéis com os judeus. É neste período crucial desta história entre os dois testamentos que surgem os Macabeus, uma família de linhagem sacerdotal que pelas circunstancias adversas transformaram se em heróis que auxiliaram esta nação a atravessar esta fase tão delicada que pôs em risco até a existência deste povo.. 13.

(15) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Grandes barbaridades e terríveis crueldades, verdadeiras atrocidades foram praticadas pelos selêucidas contra os judeus, que chegou ao limite de proibir suas práticas religiosas, os relatos nos dois livros de Macabeus2 nos dão uma ideia destes acontecimentos.. 2. - Os Livros dos Macabeus estão na versão da Bíblia Vulgata Latina, são livros apócrifos, não inspirados, mas apresenta um valor histórico e nos ajuda a entender os acontecimentos neste período difícil da existência do povo judeu.. 14.

(16) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 2 - A IMPORTÂNCIA DO RETORNO DOS JUDEUS DO CATIVEIRO BABILÔNICO Ao reportarmos sobre esta ocorrência de grande dimensão e significado, não poderíamos deixar de citar nesta obra esta personagem norte americana, que se destacou pelo seu trabalho realizado como educadora e também sobre as suas considerações e referencias que abordam de maneira sábia e oportuna a saga dos judeus no seu retorno do cativeiro babilônico. Mary Ellen Chase - foi uma das mais importantes escritoras cristãs americanas e educadora do seu tempo, respeitada e admirada pelo seu trabalho, escreveu e publicou mais de 30 livros. Como cientista e educadora, numa de suas importantes afirmações em 1926, declarou que “a humanidade de hoje deve a estes judeus como destemidos e intrépidos, que enfrentaram todo o tipo de adversidade para retornarem do cativeiro babilônico à Jerusalém”. Sendo eles os judeus fiéis guardiões das Escrituras Sagradas, portanto, a existência e a divulgação deste livro, trouxe uma crença num único e verdadeiro Deus, um cristianismo, uma esperança e a formação de uma cultura ocidental, como referenciais pautados e fundamentados na ética e moral. 15.

(17) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Complementando estas afirmações sobre este marcante acontecimento como parte dos cumprimentos das profecias e também do grande plano divino para redenção da humanidade.. Mary Ellen Chase 24 de fevereiro de 1887 a julho de 1973. 16.

(18) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 3 - A IMPORTANCIA DO PERÍODO ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS Entre o final do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento há uma lacuna de 400 anos sem a manifestação de um profeta de Deus. Durante esse longo período ocorreu eventos marcantes, guerras e o surgimento de diversos grupos que estão presentes nas páginas do Novo Testamento. Qual a característica desses grupos? O que idealizavam? Nesse artigo procuramos destacar, no formato esboço, uma coletânea de eventos ocorridos entre o Período Persa, Período Grego e o Período Romano, os quais envolveram a nação do povo de Israel, os judeus. Este importante período histórico, entre os Testamentos, de define como uma longa etapa histórica recheada de eventos significativos. Os estudiosos deparam com algumas dificuldades para encontrar as fontes de informações extra bíblicas. Por isso, muitos são as razões e motivos históricos, que justificam esta busca, como uma forma de explicar os resultados de quatro séculos de existência que atravessou o povo judeu: A seguir temos uma relação destes motivos e razões: 1 - "Razões Históricas" que explicam os acontecimentos "de fundo" do Novo Testamento.; 17.

(19) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 2 - "Razões Culturais" que explicam a origem e desenvolvimento dos costumes, instituições e vida espiritual do povo judaico do período do NT; 3 - "Razões Messiânicas" que demonstram como Deus preparou o mundo para o Seu Advento. As Divisões do Período Inter bíblico Entre as datas marcadas para este estudo, muitos eventos passaram que não teremos oportunidade de reconhecer. Estamos assinalando e dando uma atenção especial ao fim do Antigo Testamento, este período em que os judeus estiveram dominados pelas potencias estrangeiras, destacando em especial, entre estes, o tempo de Alexandre, as "Guerras dos Macabeus" e Herodes. Estas são a seguir, as divisões deste período histórico: 1. Período da dominação persa (536-331); 2. Período do domínio grego (331-167); a-Período Grego – Alexandre “O Grande” (331-323); b-Período Egípcio - Ptolomeus (323-198); c-Período Sírio – Selêceucidas (198-167); 3. Período dos Macabeus (167-63); 4. Período da dominação romana (63-5). 18.

(20) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 4 - OS PERSAS DOMINADORES E PARCEIROS DOS JUDEUS Apesar de tudo, podia se notar que as profecias bíblicas estavam se cumprindo, o retorno dos judeus à Jerusalém, a retomada ainda que de forma precária de suas propriedades, com a restauração das muralhas e a reconstrução do templo, foram vitais para dar uma base de sustentação nesta árdua tarefa de reiniciar a vida na Judéia subjugada. Eram os sinais visíveis de que Deus estava conduzindo tudo isto e que o grande plano de Deus preparando o mundo para o nascimento do Messias estava sendo conduzido. Entretanto, os persas, apesar de serem os dominadores, foram parcimoniosos, complacentes e até parceiros judeus nesta tarefa de manter a unidade religiosa em torno dos princípios sagrados. Neste período pouco se sabe a respeito dos acontecimentos, mas é importante registrar algumas descobertas arqueológicas que estão inseridas neste trabalho, que nos forneceram uma ideia mais concreta desta situação e nos dão algumas respostas pertinentes a estas questões. Os persas não só permitiram, mas também apoiaram os líderes judeus, para que impusessem 19.

(21) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. a obrigatoriedade da obediência de suas leis, tanto foi assim que os relatos confirmam no livro de Esdras 7: 23 a 26.3 Complementando estas afirmações em 1905 nas escavações arqueológicas realizadas em Elefantina, uma ilha do Nilo junto à primeira catarata, nas proximidades da represa de Assuã, ocorreu uma surpreendente descoberta. Neste local foram achados três documentos em papiros, escritos em aramaico datados de 419 ªC, um deles era uma carta pascal de Dario II, na qual havia instruções sobre a maneira de celebrar 3. - 23-Tudo quanto se ordenar, segundo o mandado do Deus do céu, prontamente se faça para a casa do Deus dos céus; pois, para que haveria grande ira sobre o reino do rei e de seus filhos? 24- Também vos fazemos saber acerca de todos os sacerdotes e levitas, cantores, porteiros, servidores do templo e ministros desta casa de Deus, que não será lícito impor-lhes, nem tributo, nem contribuição, nem renda.25-E tu, Esdras, conforme a sabedoria do teu Deus, que possuis, nomeia magistrados e juízes, que julguem a todo o povo que está dalém do rio, a todos os que sabem as leis do teu Deus; e ao que não as sabe, lhe ensinarás. 26-E todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei, seja julgado prontamente; quer seja morte, quer desterro, quer multa sobre os seus bens, quer prisão. 27 - Bendito seja o SENHOR Deus de nossos pais, que tal inspirou ao coração do rei, para ornar a casa do SENHOR, que está em Jerusalém. 28 - E que estendeu para mim a sua benignidade perante o rei e os seus conselheiros e todos os príncipes poderosos do rei. Assim me animei, segundo a mão do SENHOR meu Deus sobre mim, e ajuntei dentre Israel alguns chefes para subirem comigo. Esdras 7:23-28. 20.

(22) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. corretamente a festa da Páscoa, assinada por Hananja, encarregado dos assuntos judeus na corte do governador persa no Egito. Sobre a comunidade judaica que se estabeleceu nesta ilha, formada principalmente por soldados mercenários judeus que haviam fugido de Jerusalém após a invasão dos caldeus. Estes judeus chegaram a construir um templo em Elefantina, chegaram até oferecer sacrifícios e concederam as mulheres um nível maior de liberdade. Este templo foi destruído pelos próprios judeus obedecendo às ordens do sumo sacerdote em Jerusalém assim que chegou ao seu conhecimento. Esta determinação foi cumprida com o apoio das autoridades persas, era uma espécie de corretivo, para que toda a adoração à Deus deveria ser em um único templo, aquele que esta em Jerusalém, entretanto foram permitidas a implantação das sinagogas que foram construídas nas cidades que haviam um considerável grupo de judeus. Os privilégios dos judeus se estenderam pela grande extensão do império persa, consolidado até quase o final desta supremacia, com o casamento do rei Assuero (Xerxes) com uma linda jovem judia, a rainha Ester. Esta notável monarca judia deixou uma interessante história do seu povo no exílio, 21.

(23) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. registrada no livro que recebeu o nome da rainha que é de autoria judaica desconhecida, escrito possivelmente no século IV a.C. na cidade de Susã, local em que os judeus permaneceram numa considerável tranquilidade em sua colônia até a queda de império persa por volta de 331 ªC. até a conquista de Alexandre O Grande.4 5 - AS INFLUÊNCIAS DE ALEXANDRE E A CULTURA GREGA Com as conquistas de Alexandre, as influências da cultura grega se espalharam em quase todo o mundo conhecido, do qual havia sido subjugado, sendo assim de grande abrangência. Além do alto nível de conhecimento filosófico, os gregos dominavam uma avançada tecnologia na arte e na arquitetura. Por isso, estas influências foram bem marcantes por toda a extensão territorial em que eles permaneceram. Nestas áreas dominadas estabeleceu centros de comércio e cultura, que se intensificou em toda a extensão do seu império; Com a imposição da cultura grega, e a assimilação pelos povos dominados, as 4. - SILVA, Ezequiel Camilo da. ARQUEOLOGIA BÍBLICA – As Grandes Descobertas. Editora Bubok, Portugal. 2011.. 22.

(24) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. superstições que faziam parte das crenças orientais, cederam à liberdade do pensamento grego, na filosofia, arquitetura, seus deuses, religiosidade, atletismo (primeira olímpiada em 776 a.C). Surgiram as bibliotecas e universidades em Alexandria e Tarso como em outros lugares. Preparou-se assim o campo para que nos gregos impusessem uma religião universal. Por outro lado com o incremento dessa cultura, foi de grande importância a disseminação da língua grega, criando a possibilidade da pregação do evangelho fazendo uso de uma língua universal e a criação de uma Bíblia legível neste idioma, abrangendo toda a extensão da bacia do Mediterrâneo. Este avassalador domínio grego propiciou a realização das grandes obras da antiguidade.. 23.

(25) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 6 - A CIDADE DE ALEXANDRIA NA ANTIGUIDADE Em 332 a.C., o Egito estava sob domínio persa. Nesse mesmo ano, Alexandre, o Grande entrou triunfalmente como vencedor do rei persa Dario III e os egípcios aceitaram-no, aclamando-o como libertador. Um dos motivos que provocou esta efusiva acolhida foi com certeza a considerável colônia de gregos que haviam se instalados há muitos anos antes. Estas colônias gregas estavam de certa forma incorporada à sociedade egípcia, portanto, os gregos não eram mais considerados como estrangeiros. Apenas um ano após a chegada de Alexandre a cidade que levaria o seu nome foi fundada num local privilegiado no delta do Nilo, a partir de um antigo povoado chamado Rakotis habitado por pescadores. A escolha deste local foi muito afortunada, pois estava ao abrigo das variações que o rio Nilo apresentava, e, por outro lado, suficientemente perto do rio para que se pudesse chegar através das suas águas às mercadorias destinadas ao porto, através de um canal que unia o rio com o lago Mareotis e o porto. Este local que foi escolhido estava em frente a uma ilha chamada Faros, que com o tempo e as 24.

(26) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. múltiplas melhorias que se fariam ficaria unida por um longo dique à cidade de Alexandre. O arquiteto que realizou esta obra chamavase Dinócrates de Rodes. O dique tinha um comprimento de sete estádios (185 m é a medida de um estádio), pelo que se lhe chamou Heptastadio (Επταστάδιο). A construção do dique formou dois portos, de ambos os lados: o Grande Porto, a leste, o mais importante; e o Porto do Bom Regresso (Εύνοστος), a oeste, que é o que ainda hoje se usa. Nos amplos cais do Grande Porto atracavam barcos que navegavam pelo mar Mediterrâneo e as costas do oceano Atlântico. Traziam mercadorias que se empilhavam nos cais: lingotes de bronze da Hispânia, além de barras de estanho da Bretanha, algodão das Índias, sedas da China. O famoso farol construído na ilha de Faros por Sostral de Cnido, em 280 a. C., dispunha no alto do seu topo uma grande chama um fogo permanentemente alimentado que guiava os navegantes, até o ano de 1340, quando foi destruído. O arquiteto Dinócrates preparou e planejou o traçado da cidade e fez segundo um plano hipodâmico, sistema que vinha utilizando desde o século V a.C., era composto de uma grande 25.

(27) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. praça, uma rua maior com trinta metros de largura e seis quilômetros de comprimento que atravessava a cidade, com ruas paralelas e perpendiculares, cruzando-se sempre em ângulo reto. Seu planejamento urbano era constituído por bairros com traçados compostos por quadras. As ruas tinham condutores para facilitar o escoamento das águas de chuva para evitar a inundações. Administrativamente a cidade era dividida em cinco distritos, cada um dos quais tinha como nome uma das cinco primeiras letras do alfabeto grego. Quando Alexandre saiu do Egito para continuar as suas lutas contra os persas deixou como administrador de Alexandria Cleómenes de Naucratis.. 26.

(28) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Uma ilustração do Farol de Alexandria disponível na Internet. Desde sua fundação a Cidade de Alexandria transformou se na mais rica e opulenta cidade do seu tempo no mundo. Os Ptolomeus construíram um palácio de mármore com um grande jardim no qual havia fontes e estátuas. Do outro lado desse jardim havia outro edifício construído em mármore a que se chamava Museu. Foi uma inovação do rei Ptolomeu I ―Sóter‖ e nele se reunia toda a cultura da época. O museu tinha uma grande biblioteca. Perto deste edifício 27.

(29) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. erguia-se o templo de Serápis, a nova divindade greco-egípcia. Na parte central da cidade encontravam-se a Assembleia, as praças, os mercados, as basílicas, os banhos, os ginásios, os estádios e demais edifícios públicos necessários para os costumes da época. Os habitantes desta magnífica cidade eram na sua maioria gregos de todas as procedências. Alexandria transformou se no esplendor da cultura grega em pleno Egito. Também havia uma colônia judaica que tornou tão numerosa, que chegou a haver mais judeus em Alexandria do que na própria cidade de Jerusalém. Enquanto que um bairro egípcio, de pescadores, era o mais pobre e abandonado da grande metrópole. De imediato a cidade de Alexandria se converteu no centro mundial da cultura grega na época helenística e contribuiu para promover a helenização do resto do país de tal maneira que quando os romanos conquistaram este país, todo o Egito era bilíngue. Somente a arte e a arquitetura permaneceram como as áreas genuinamente egípcias. Tão importante, que chegou pela sua grandiosidade a chamarem de Alexandria ad Aegyptum, ou seja, "Alexandria que está perto do Egito", perdendo importância o resto do país. 28.

(30) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 7 - A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA A Biblioteca Real de Alexandria ou Antiga Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Ela floresceu sob o patrocínio da dinastia ptolemaica e existiu até a Idade Média, quando foi totalmente destruída por um incêndio casual. Acredita-se que a biblioteca foi fundada no início do século III a.C., concebida e aberta durante o reinado do faraó Ptolemeu I Sóter ou. 29.

(31) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. durante o de seu filho Ptolomeu II. Plutarco nas suas obras fez referencias a esta biblioteca.5 Durante sua visita a Alexandria em 48 a.C., Júlio César queimou acidentalmente a biblioteca quando ele incendiou seus próprios navios para frustrar a tentativa de Achillas de limitar a sua capacidade de comunicação por via marítima. De acordo com Plutarco, o incêndio se espalhou para as docas e daí à biblioteca. No entanto, acontecimentos não. esta versão é confirmada. 5. dos na. - Plutarco de Queroneia (46 a 126 d.C.), filósofo e prosador grego do período greco-romano, estudou na Academia de Atenas (fundada por Platão). Ele foi um discípulo de Ammonius de Lamprae, um filósofo peripatético com profundo conhecimento de religião. Viajou pela Ásia e Egito, viveu em Roma e foi sacerdote de Apolo em Delfos em 95 d.C. O seu enorme prestígio valeu-lhe deter direitos de cidadão em Delfos, Atenas e mesmo em Roma (Mestrius Plutarchus). A sua ética baseia-se na convicção de que para alcançar a felicidade e a paz, é preciso controlar os impulsos das paixões. Escreveu sobre Platão, sobre os estóicos e os epicuristas, e estudou a inteligência dos animais comparando-a à dos humanos. É dele um pequeno ensaio, onde expõe a habilidade no uso da astúcia com ética, Como tirar proveito do inimigo. Segundo a tradição, Plutarco escreveu mais de 200 livros. Chegaram até nós cerca de 50 biografias de gregos (entre elas a "Vida de Licurgo") e romanos ilustres em que ambas são comparadas, conhecidas como as Vidas Paralelas e dezenas de outros escritos sobre os mais variados tópicos, designadas genericamente por Obras Morais ("Moralia"), sobre Filosofia, Religião, Moral, Crítica literária e Pedagogia.. 30.

(32) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. contemporaneidade. Atualmente, tem sido estabelecido que a biblioteca, ou pelo menos segmentos de sua coleção, foram destruídos em várias ocasiões, antes e após o século I a.C... Fragmento da Septuaginta, traduzida do hebraico para o grego koiné, entre os séculos III a.C. e I a.C. em Alexandria.. Considera-se que tenha sido fundada no início do século III a.C., durante o reinado de Ptolomeu II, após seu pai ter construído o Templo das Musas (Museum). É atribuída a Demétrio de Faleros sua organização inicial. Uma nova 31.

(33) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. biblioteca foi inaugurada em 2002, próximo ao sítio da antiga. Complementando os relatos sobre as aventuras de Júlio Cesar em Alexandria. Conta-se que num destes incêndios da histórica biblioteca foi provocado por César. Em caçada a Pompeu, o seu inimigo de Triunvirato (formado por Pompeu, Crasso e ele), César deparou-se com a cidade de Alexandria, governada na época por Ptolomeu XII, irmão de Cleópatra. Pompeu foi decapitado por um dos tutores do jovem Ptolomeu, e sua cabeça foi entregue a César juntamente com o seu anel. Diz-se que ao ver a cabeça do inimigo César pôs-se a chorar. A narrativa prossegue afirmando que ao apaixonar-se perdidamente por Cleópatra, César conseguiu colocá-la no poder através da força. Os tutores do jovem faraó foram mortos, mas um conseguiu escapar. Temendo que o homem pudesse fugir de navio mandou incendiar todos, inclusive os seus. Como decorrência desta estúpida iniciativa, o incêndio alastrou-se e atingiu uma parte da famosa biblioteca. A instituição da antiga biblioteca de Alexandria tinha como o principal objetivo preservar e divulgar a cultura grega e do mundo conhecido. Continha livros que foram levados de 32.

(34) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Atenas. Existiram também matemáticos ligados à biblioteca, como por exemplo, Euclides de Alexandria. Ela se tornou um grande centro de comércio e fabricação de papiros. De fato, existiram duas grandes Bibliotecas de Alexandria. A Biblioteca Mãe e a Filha. De início a Filha era usada apenas como complemento da primeira, mas com o incêndio acidental (por Júlio César), no século I, da Biblioteca Mãe, a Filha ganhou uma nova importância. Os sábios viam de todo o mundo para Alexandria e debatiam os mais variados temas. Em 272 d.C., durante a guerra entre o imperador Aureliano e a rainha Zenóbia,6 a Biblioteca Filha, foi provavelmente destruída, quando as legiões de Aureliano tomaram a cidade de assalto. A lista dos grandes pensadores que frequentaram a biblioteca e o museu de Alexandria inclui nomes de grandes gênios do passado. Importantes obras sobre geometria, trigonometria e astronomia, bem como sobre idiomas, literatura e medicina, são creditados a eruditos de Alexandria. 6. - Zenóbia (Tibur - hoje Tívoli -, 274), foi uma rainha de Palmira (Síria). Depois da morte do marido (Odenato), reinou em nome do filho (Vabalato) e fez de Palmira uma brilhante capital no Oriente Médio. Foi vencida e reduzida ao cativeiro, pelo imperador romano Aureliano (273).. 33.

(35) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Segundo a tradição, foi ali que 72 eruditos judeus traduziram as Escrituras Hebraicas para o grego, produzindo assim a famosa Septuaginta. Os grandes nomes da Alexandria antiga Euclides: matemático do século IV a.C.. O pai da geometria e o pioneiro no estudo da óptica. Sua obra Os Elementos foi usada como padrão da geometria até o século XIX. Aristarco de Samos: astrônomo do século III a.C.. O primeiro a presumir que os planetas giram em torno do Sol. Usou a trigonometria na tentativa de calcular a distância do Sol e da Lua, e o tamanho deles. Arquimedes: matemático e inventor do século III a.C.. Realizou diversas descobertas e fez os primeiros esforços científicos para determinar o valor do pi (π). Calímaco (c. 305–c. 240 a.C.): poeta e bibliotecário grego, compilou o primeiro catálogo da Biblioteca de Alexandria, um marco na história do controle bibliográfico, o que possibilitou a criação da relação oficial (cânon) da literatura grega clássica. Seu catálogo ocupava 120 rolos de papiro. Eratóstenes: polímata (conhecedor de muitas ciências) e um dos primeiros bibliotecários 34.

(36) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. de Alexandria, do terceiro século a.C.. Calculou a circunferência da Terra com razoável exatidão. Galeno: médico do século II d.C.. Seus 15 livros sobre a ciência da medicina tornaram-se padrão por mais de 12 séculos. Hipátia: astrônoma, matemática e filósofa do século III d.C.. Uma das maiores matemáticas, diretora da Biblioteca de Alexandria; por ser pagã, foi assassinada durante um motim de cristãos. Herófilo: médico, considerado o fundador do método científico, o primeiro a sugerir que a inteligência e as emoções faziam parte do cérebro e não do coração. Ptolomeu: astrônomo do século II d.C.. Os escritos geográficos e astronômicos eram aceitos como padrão.. 35.

(37) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 8 - A DESTRUIÇÃO DA BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA A destruição da biblioteca é um lamentável evento que divide os historiadores pelo menos desde o século XVIII. Há uma versão que é mais comum e mais citada pelos historiadores, pelo menos entre os apreciadores da história antiga, é a de que a biblioteca foi destruída por ordem de Amr ibn al-As,7 governador provincial do Egito em nome do califa Rashidun Omar ibn al-Khattab, pouco depois da conquista do Egito comandada por Amr em 642, mas desde o século XVIII que diversos estudiosos questionam a veracidade dessa versão da história. Foi um período difícil para a cultura ocidental que esteve ameaçada pelo surgimento do islamismo, que por sua vez impôs aos vencidos uma nova ordem política e religiosa e um fanatismo que dominou e transformou uma considerável parte do mundo conhecido.. 7. - Amr ibn al-` Como 'Amru ibn al-'As; c. 573 - 06 de janeiro, 664) foi um Árabe militar comandante que foi mais conhecido por liderar a conquista muçulmana do Egito em 640. Um contemporâneo de Maomé, e um dos Sahaba ("Companheiros"), que subiu rapidamente na hierarquia muçulmana após sua conversão ao Islam no ano 8 AH (629). Ele fundou a egípcia capital da Fustat , e construiu a Mesquita de Amr ibn al-As no seu centro - a primeira mesquita no continente da África.. 36.

(38) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 9 - OS MACABEUS – O MUNDO GREGO – A SEPTUAGINTA Por dois séculos, sob o domínio e a tolerância dos persas, os judeus puderam se refazer, fortalecendo se em torno da unidade religiosa no templo restaurado, embora bem aquém do outrora e glorioso templo construído por Salomão, agora, para alguns que já de idade avançada, recordavam a glória do majestoso e magnífico templo construído pelo Rei Salomão, via somente que o novo templo, não passava de apenas uma caricatura do anterior. Entretanto, o templo passou a representar um grande símbolo e o emblema maior da fé judaica. Aglutinava e acolhia os judeus vindos de várias partes do mundo conhecido. Os serviços foram novamente restaurados, anualmente judeus peregrinos de outras partes afluíam para as festas e cerimônias, principalmente na época da Páscoa. Havia uma determinação que deveria ser cumprida ao pé letra, consistia numa regra de fé e sobrevivência da unidade judaica, que praticamente obrigava a todos os judeus, não importando onde ou qual lugar estivesse estabelecido no mundo conhecido.. 37.

(39) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. O importante era que tinham que comparecer ao menos uma vez ao templo em cada ano, sob o risco de não serem mais reconhecidos como participante deste povo ou de serem banidos. Este período somado mais os anos do cativeiro foram propícios para a compilação e transcrição dos seus livros sagrados escritos no antigo hebraico e traduzidos para o aramaico, que resultou posteriormente na composição das Escrituras Sagradas, mas para chegar até lá, muita coisa aconteceu. O aramaico se tornou a língua comum e popular entre os vários povos e grupos étnicos que habitavam as províncias da palestina subjugada. Ainda no século IV ªC.; iniciava a influência da cultura grega e começava a tomar corpo e ocupar espaços entre os judeus, já era percebida nos principais centros comerciais e aos poucos a sua língua se tornava conhecida. Além disso, as influencias dos costumes sociais e nas práticas esportivas com o culto ao físico atraíram muitos judeus a participarem deste novo estilo de vida. O poderoso império persa dava sinais de decadência e enfraquecimento com a independência de suas províncias mais importantes, uma delas foi o Egito. 38.

(40) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Os gregos de forma avassaladora a partir do mar e por terra iniciaram um período de intensas guerras contra os persas, em várias batalhas, os persas se enfraqueceram e perderam aos poucos seus domínios, seus territórios e sua hegemonia. Entrou em cena, na Macedônia um grande líder militar, dotada de uma inteligência para as artes militares até então inigualável, jovem macedônio, temível guerreiro e conquistador chamado Alexandre, que comandando um poderoso e bem treinado exército com suas falanges, em guerras relâmpagos conseguiu tornar o senhor de todas as cidades gregas. Unificou toda a Grécia, sob o seu domínio, senhor pleno do poder, adotando novas táticas militares, com sua engenhosidade, equipado com grandes máquinas mortíferas de guerra. Seus exércitos construíram torres de assalto de até cinquenta metros de altura, com vinte andares, quando colocadas ao lado das muralhas inimigas, permitia que o seus soldados, arqueiros e lanceiros, atingissem com facilidade seus alvos e punham abaixo toda a resistência da cidade atacada. Usando estes fantásticos aparatos bélicos, expandiu suas conquistas para além das fronteiras gregas. As grandes cidades, que eram bem 39.

(41) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. protegidas e guardadas por poderosas forças militares não resistiram. Depois de sete cercos, conseguem infligir uma pesada derrota aos fenícios e destruir a até então a toda poderosa e inexpugnável cidade fortaleza de Tiro. Alexandre comandou seus vitoriosos exércitos percorrendo longas distancias, era temível perante seus inimigos. Enfrentou em duras e sangrentas batalhas, infligindo pesadas derrotas aos grandes numerosos exércitos persas. Consolidou o seu domínio, conquistando finalmente o Egito em 332 e 331, cuja população recebeu e foi aclamado um herói libertador. Em poucos anos era senhor do mundo conhecido. No ponto mais saliente do delta do Nilo junto ao litoral do Mediterrâneo, fundou em sua própria homenagem a cidade de Alexandria,8 não havia mais nada pra conquistar. Dez anos depois quando Alexandre regressava para Babilônia de uma campanha militar da distante Índia contraiu uma doença, cuja enfermidade o levou à morte.. 8. - Em poucos anos a cidade de Alexandria transformou na principal e mais importante cidade do mundo do seu tempo.. 40.

(42) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Nesta que foi a gloriosa cidade, agora era o palco que presenciava o fim de sua breve vida que chegou ao fim em 13 de junho de 323 ªC, após contrair uma misteriosa febre que até os dias atuais é ainda motivo de polêmica, morreu aos 33 anos, Alexandre o Grande. Seu imenso império abrangia todos os povos e nações daquele mundo conhecido, estendia desde o Egito, Grécia até as proximidades do Himalaia. Após sua morte seus principais generais entraram em confronto e o grande reino foi fragmentado. Ptolomeu um dos seus principais líderes militares manteve sob o seu poder o Egito e a Palestina.9 Naquela ocasião, nos primeiro anos de seu governo, a Judéia estava com uma superpovoação, então Ptolomeu autorizou a imigração em massa daquela província para o Egito, ocorreu que Alexandria recebeu uma grande quantidade de judeus e tornou o maior centro judaico fora de Jerusalém. Segundo o historiador judeu Josefo, o que houve na realidade foi uma grande deportação em massa de judeus, ocorrida em pleno sábado 9. - O general Ptolomeu assume o governo do Egito como Faraó e dá inicio a uma longa dinastia grega no comando do Egito acerca de três séculos.. 41.

(43) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. aproveitando o descanso do dia sagrado, esta versão parece verdadeira, pois fazia parte desta deportação até um sacerdote chamado Ezequias que era tesoureiro do templo.. Os textos em manuscritos em aramaico foram traduzidos para o grego.. 42.

(44) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. A SEPTUAGINTA - No reinado de Philadelpho rei do Egito, intitulado Faraó Ptolomeu II (285-246), por sua iniciativa pacífica, segundo a tradição que registra, ele fez um pedido ao sumo sacerdote de Jerusalém, para que desse uma autorização para a tradução dos livros sagrados judaicos, escritos em aramaico para o grego. O Rei Ptolomeu II nesta tarefa com o objetivo de incrementar a cultura no seu reino empenhou se em montar uma grande biblioteca, que mais tarde se tornaria a lendária biblioteca de Alexandria com as obras contendo a cultura literária de todas as nações do mundo conhecido. Ocorreu que o sumo sacerdote autorizou com a condição de nomear uma grande comitiva formada por setenta e dois sábios escribas, que se dirigiram a Alexandria e passaram vários meses internos num grande palácio, em quartos individuais, realizando a tradução desses livros do aramaico para o grego. Ao cabo de vários meses quando chegaram ao término desta grande missão, eles fizeram uma confrontação entre os resultados obtidos nesta enorme tarefa, a conclusão foi que todos chegaram ao um mesmo resultado comum, isto é todas as setenta e duas traduções estavam absolutamente iguais! Milagre? Tudo indica que sim, Deus tinha um propósito de revelar sua palavra ao mundo 43.

(45) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. conhecido daquela época, e para que este objetivo fosse atingido, estava pronta a tradução das Sagradas Escrituras10 para o grego, exatamente o Velho Testamento da Bíblia, da mesma Bíblia que estudamos hoje, que inicia no Livro de Gênesis até ao livro profético de Malaquias. Naquele período o idioma mais popular e mais falado e escrito já era o grego.. 10. - Esta era a Bíblia da época de Cristo quando ele deu a seguinte instrução: João 5:39 ―Examinai as Escrituras porque cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam‖. Paulo também recomendou na Epístola de II Timóteo 3:16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça‖.. 44.

(46) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 10 - RESUMO CRONOLÓGICO – “REVOLTA DOS MACABEUS” Um dos personagens que marcou bem a vida dos judeus foi Antíoco Epifânio. Antíoco significa "Opositor" (grego). Foi este o nome de treze reis da "Dinastia Selêucida". Estabeleceram-se após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C. OS REIS 1. 2. 3. 4. 5.. Antíoco Antíoco Antíoco Antíoco Antíoco. I ―Soter‖ - (324 a 261); II ―Theos‖ - (286 a 246); III ―O Grande‖ - (242 a 187); IV ―Epifânio‖ - (170 a 169); V ―Eupator‖ - (173 a 162).. Eventos Relacionados com Alexandre e com Antíoco 1. Após a morte de Alexandre, ocorreram as lutas, guerras e disputas militares pelo controle do império; 2. Em 301 a.C, na batalha de Ipso, a divisão se definiu efetuando-se em quatro partes;. 45.

(47) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 3. O Egito e a Palestina ficaram com Ptolomeu Soter (Lagos) e a Síria do Norte e Ásia Menor com Seleuco; 4. Os Ptolomeus dominaram a Palestina até 198 quando os sírios com Seleuco anexaram a Terra Santa ao seu domínio; 5. Antíoco III, o Grande, que conquistou a Palestina, morreu e cedeu lugar a seu filho, Seleuco Filopater (187–175) que foi envenenado, abrindo caminho para a sucessão de seu irmão Antíoco Epifânio (IV). Os Atos de Antíoco Epifânio (175–164) 1. Epifânio (nome que deu a si mesmo) significa ―deus manifesto‖; 2. O sumo sacerdote, Onias III, liderou os nacionalistas; Jasom, seu irmão dirigiu os helenistas.11 Jasom ofereceu grande soma de dinheiro a Antíoco por ser apontado sumo sacerdote no lugar do seu irmão. Prometeu. 11. - Estes helenistas atraíram para si um considerável número de judeus, eles eram adeptos fervorosos da cultura e dos costumes gregos, embora diziam ser observadores das leis judaicas, provocaram uma guerra civil e deram origem aos saduceus.. 46.

(48) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. também helenizar12 Jerusalém. Quando assim foi apontado, tornou o povo cidadãos da capital da Síria (Antioquia), erigiu um ginásio grego logo em baixo o Templo e os jovens judeus começaram tomar parte nos jogos gregos. Jasom criou um altar, até mandou ofertas às festas de Hércules, em Tiro. Os nacionalistas são os antecedentes dos Fariseus, helenistas dos Saduceus; 3. Antíoco fez várias expedições para o Egito. Numa delas surgiram rumores de sua morte, algo que provocou grande regozijo entre os judeus. Ao ouvir isto, Antíoco massacrou 40.000 judeus num só dia. Muitos judeus foram escravizados e o Templo roubado; 4- Numa campanha seguinte, os romanos forçaram sua desistência no Egito. Em face desta derrota, derramou sua grande ira sobre Jerusalém. No Sábado matou muitos, escravizou outros e destruiu partes da cidade. Mandou erradicar a religião judaica. Quem possuía cópia da Lei (Torah), ou tivesse circuncidado a criança, seria morto. Finalmente converteu o Templo em "templo de Zeus". Profanou o Templo, em cujo altar, ofereceu uma porca em sacrifício. 12. - Helenizar é um verbo que deriva da palavra ―heleno‖, tem o mesmo significado do adjetivo pátrio grego. Portanto, helenizar é o mesmo que adotar os costumes ou a cultura grega.. 47.

(49) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Destruiu cópias das Escrituras, vendeu milhares de judias para o cativeiro e recorreu a toda espécie imaginável de tortura para forçar os judeus a renunciar sua religião. Estas atrocidades provocaram naquela ocasião à "Revolta dos Macabeus", umas das mais heróicas façanhas da história. A Revolta dos Macabeus (167–63) A revolta começou com Matatias, sacerdote em Modim (167). Período de Independência, também chamado de Hasmoneano. Matatias, era sacerdote patriota e de imensa coragem, furioso com a tentativa de Antioco Epifânio de destruir os judeus e sua religião, reuniu um grupo de leais compatriotas judeus e ergueu a bandeira da revolta. Essa revolta foi deflagrada quando Matatias, sendo obrigado por um agente de Antioco a oferecer um sacrifício pagão, este recusou matando-o, e fugiu na companhia dos cinco filhos, refugiando num região montanhosa. Seus filhos eram: Judas, Jônatas, Simão, João e Eleazar. Essa família era chamada de "Hasmoneanos", por causa de Hasmom, bisavô de Matatias, e também de "Macabeus", devido ao apelido Macabeu (Martelo) conferido a Judas, um dos filhos de Matatias; 48.

(50) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Judas Macabeus encabeçou uma campanha de guerrilhas de extraordinário sucesso, até que os judeus se viram capazes de derrotar os sírios em campo de batalha regular. Na revolta dos Macabeus, havia entretanto disputas internas que enfraquecia a nação, foi na realidade uma guerra civil deflagrada entre os judeus pró-helenistas e anti–helenistas; Judas conseguiu entrar em Jerusalém e restaurar o Templo. Houve uma trégua e os judeus recuperaram a liberdade religiosa, sendo esta a origem da Festa da Dedicação (João 10:22), entre 165 e 164 a.C; Este ato teve um importante significado sobre a opressão síria e a revolta dos macabeus: Promoveu a restauração da nação da decadência política e religiosa, com esta iniciativa, foi fortalecido o espírito nacionalista que unificou a nação e com bravura. Renovou e motivou os ideais do judaísmo com um novo impulso, revigorando o zelo às leis e a esperança na vinda de um messias. Entretanto, foi Intensificado ao longo deste período o desenvolvimento dos dois movimentos que se transformaram em grupos distintos: Os Fariseus e os Saduceus.. 49.

(51) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Os Fariseus surgiram e de destacando como um grupo purista e nacionalista e o saduceus como um grupo simpático e aliado aos dominadores estrangeiros.13 Deu maior ímpeto ao movimento da Dispersão, com muitos judeus querendo se ausentar durante as terríveis perseguições de Antíoco.. 13. - Os saduceus tiveram suas origens na dominação grega e permaneceram também fieis à dominação romana, como aliados de Roma tiraram grandes proveitos na política e também nas vantagens econômicas, por isso se transformaram no grupo de judeus que detiveram as riquezas e eram os grandes proprietários. Dominavam o sinédrio e ordenaram a morte de Jesus.. 50.

(52) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 11 - AS INFLUÊNCIAS HELÊNICAS ENTRE OS JUDEUS Por outro lado as influências helênicas marcaram determinantemente a vida e o cotidiano de muitos judeus, temos como exemplo os relatos nos livros apócrifos dos Macabeus, aceitos por uma boa parte da comunidade científica como relatos históricos. Nestes registros consta que alguns dos judeus influenciados pela cultura grega, chegaram até a dissimular os sinais da circuncisão para participar dos jogos olímpicos nus. (I Macabeus 1:15)14 A bíblia relata no livro Atos dos Apóstolos, comprovando a existência da Cidade de Alexandria e ainda registra um judeu com o nome de uma divindade grega, que afirma a influência helenística sobre os judeus. Atos 18:24, “Ora veio à Éfeso um judeu, chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente, versado nas Escrituras”.15. 14. - Foi edificado em Jerusalém um ginásio como os gentios, dissimularam os sinais da circuncisão, afastaram-se da aliança com Deus, para se unirem aos estrangeiros e venderam-se ao pecado. 15. - Apolo foi um dos baluartes na pregação do evangelho no período de Paulo, apesar de ter nome grego era judeu.. 51.

(53) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. A Judéia passou por um período agitado, com as guerras de disputas territoriais entre o Egito dos Ptolomeus e os Selêucidas, trouxeram grandes distúrbios à Judéia e afligiram diretamente os judeus. Os registros nos livros dos Macabeus relatam a dramaticidade destes acontecimentos, principalmente quando os gregos profanaram o templo, oferecendo porcos no altar de sacrifícios, um animal imundo para os judeus, além de colocar no templo a estátua da principal divindade o deus grego Zeus. Nestes fatos ocorridos surgem alguns heróis, entre eles o sacerdote Matatias Macabeus e seus filhos, com destaque os irmãos Judas e Jônatas Macabeus que tentam organizar a resistência para a independência da Judéia do jugo grego, embora tenham conseguido com muitas perdas por alguns anos. Todavia nesta tentativa fracassada, a realidade fora cruel aos revoltosos e como consequência muitas vidas foram sacrificadas em vão nesta luta inglória. Neste período de grandes incertezas que foi marcado pelas guerras e disputas, um perigo maior rondou aquela região e a soberania grega estava ameaçada, era o avanço das poderosas legiões romanas, cuja expansão daquele império, com suas avassaladoras campanhas militares, 52.

(54) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. impôs se um pesado jugo a todas as nações e reinos conquistados. O império grego entrou em declínio e preparava para seu colapso total, por este motivo a grande preocupação dos exércitos de Antíoco IV foi concentrar todas suas forças e últimas reservas militares para defender seus territórios. Nesta trégua no ano de 135 a.C, por estas circunstancias, ocorreu um breve período de paz para a Judéia, então João Hircano, não perdeu a oportunidade e se autodeclarou rei e sacerdote em Jerusalém. Ele apesar de ser acusado de corrupto e oportunista, iniciou um curto período de total independência ao povo judeu com uma nova dinastia. No ano de 128 a.C o rei Antíoco IV morreu em combate numa campanha militar contra os exércitos romanos. Este fato proporcionou algo inédito, agraciou aos judeus com algo extraordinário, uma Palestina com a Judéia momentaneamente livre e sem a dominação estrangeira. Eles não perderam tempo, restauraram os rituais de sacrifícios e cerimoniais do templo, prenunciava uma nova fase para o povo judeu.. 53.

(55) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Houve um grande esforço para reunificar as ideias em torno de uma doutrina judaica, numa dispersão de seis séculos de diáspora havia criado várias versões conflitantes pela transmissão das leis oralmente. Este período inédito na história judaica foi chamado de ―hasmoneu‖, derivado da ―Casa de Hasmon‖, como foi denominada esta dinastia iniciada por João Hircano e mais três filhos seus sucessores, governaram a Palestina entre 135 a 47 a.C., cunharam até moedas com a Judéia independente. Elementos Gregos – As influências da filosofia grega que se aproximava do monoteísmo, com uma clara tendência para a imortalidade da alma, dava bastante ênfase sobre a consciência e dignidade humana e liberalismo de pensamento, notoriamente destacada na arte de fazer a política que já era chamado de democracia. A língua grega ganhou corpo e abrangeu praticamente o mundo conhecido, com a tradução do Antigo Testamento para o grego, foi de fundamental importância para a pregação do evangelho. A língua grega foi também muito importante para os discípulos e apóstolos que escreveram o Novo Testamento, junto com os termos adotados 54.

(56) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. por Paulo e outros pregadores Testamento para explicar o evangelho.. do. Novo. No primeiro século os romanos cultos já conheciam tanto o grego e também latim. O dialeto grego usado no quinto século a.C, na época da glória de Atenas, tornou-se o dialeto ―Koiné‖ (comum) do primeiro século. O dialeto da literatura clássica de Atenas foi modificado e enriquecido pelas mudanças que sofreu nas conquistas de Alexandre Magno no período entre 338 e 146 a.C. O Novo Testamento foi escrito nesse dialeto "comum". As influências exercidas pela cultura helenística em geral com seu espírito cosmopolita, superou todas as barreiras, o judeu helenizado que serviria como ponte entre o judeu e gentio e a busca da salvação do mundo romano; Por um lado a filosofia grega trouxe uma marcante e positiva contribuição, destacando e revelando o melhor que o homem poderia fazer na busca de Deus pelo intelecto. Entretanto, também pode contribuir negativamente, pois, nunca trouxe uma resposta aos reclamos dos corações e deixou de aproximar o homem a seu Deus como seu criador e seu salvador pessoal.. 55.

(57) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 12 - OS ROMANOS Após esta etapa no ano 63 a.C. iniciou o domínio dos romanos, com a ocupação vitoriosa pelo poderoso exército romano comandado pelo imponente general Pompeu, dez anos depois Herodes Antipas, que recebeu o título de Herodes ―O Grande‖ e foi constituído rei pelos novos dominadores. A imposição de uma paz relativa ocorreu na Palestina, sob a égide desta nova potência tão poderosa e avassaladora. Este grande império denominado de ferro, oriundo da península itálica chamado de Roma, com os seus exércitos compostos pelas temíveis legiões, derrotaram os gregos e tornaram senhores do mundo conhecido de então. Esta campanha vitoriosa romana teve seu ápice no ano de 63 ªC, quando o general romano Pompeu general Damasco em seguida invadiu a Judéia e sitiou Jerusalém, derrubou seus muros com as máquinas de guerra, profanou o templo, penetrando no lugar santíssimo e o incendiou. Os judeus tentaram em vão uma resistência, mas foram impotentes diante de tão grande poderio e doze mil judeus foram massacrados pelos romanos, com outra multidão de judeus sendo sumariamente deportada para Roma como 56.

(58) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. escravos, então a Judéia passou as mãos de mais uma potencia estrangeira e foi definitiva anexada, se transformou em província romana. Enquanto, que em Roma no seio do poder, houve uma disputa determinante que definiu para quem iria tomar as rédeas da direção do império romano, na qual a participação de alguns personagens se tornou decisiva, ocorreram até disputas amorosas, muitas lutas que resultaram em guerras, batalhas cruciais e intrigas políticas, entre Júlio César, Cássio, Brutus, Otávio e Marco Antonio e a formosa rainha egípcia Cleópatra. Estes fatos culminaram com o assassinato de Julio César pelo seu filho adotivo Brutus, numa conspiração e cilada urdida em pleno senado romano, a vitória de Otávio sobre Marco Antonio em batalha naval, que por sua vez é atraído e se apaixona por Cleópatra. Finalmente esta rainha do Egito que foi subjugado pelos exércitos romanos, deu cabo com sua própria vida, deixando se picar por uma víbora. Lembrando que Otávio vitorioso nestas campanhas tornou se o grande ditador de Roma, em 27 ªC., consolidado no poder, se autodeclarou com o título de César Augusto, foi aclamado o todo poderoso imperador de Roma e governou este império desde este período até o nascimento de Jesus Cristo e parte de sua vida terrestre. 57.

(59) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Os Romanos e a Sua Política - Cristo veio ao mundo na época em que o império romano dominava o mundo conhecido. Todas as nações e reinos estavam subjugados e todas as leis e regras emanavam de um único centro de poder que era Roma. Era possível obter cidadania romana, ainda que a pessoa não fosse romana. O Império Romano mostrou as tendências de unificar os povos de raças diferentes sob o comando de uma única organização política e um único poder, o romano. Havia uma relativa paz na terra quando Cristo nasceu. Os soldados romanos asseguravam esta paz nas estradas da Ásia, África e Europa. Construíram excelentes estradas ligando Roma a todas as partes do Império. As estradas principais foram construídas com pavimentação de pedras e concreto. As estradas romanas forneceram conforto e segurança nos transportes, tinham uma ótima infraestrutura para atender estas cidades em pontos estratégicos que estavam localizadas nos caminhos, por isso foram indispensáveis para a evangelização do mundo no primeiro século.. 58.

(60) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. 13 - HERODES “O GRANDE” Neste período no início do domínio romano na Palestina com o apoio das autoridades desse império, desde 37 a.C. Herodes denominado o Grande que era Idumeu,16 se intitulou rei dos judeus. Contudo, para muitos dos principais líderes judeus, no entanto, o considerava um impostor. Dotado de muitos recursos porque possuía uma enorme fortuna, erigiu o seu suntuoso palácio em Jerusalém no local onde fora a outrora cidadela de Davi. Para agradar os judeus reconstruiu o templo ampliando suas dependências, demonstrando respeito pelos seus lugares sagrados, trouxe especialistas de Alexandria que ensinaram os próprios sacerdotes a trabalharem nesta construção. Apesar de obedecer todos os detalhes da planta do templo de Salomão, este templo tinha as linhas arquitetônicas helenísticas, isto é, sua fachada era de estilo grego. 16. - Herodes ―O Grande‖, era um homem riquíssimo e seu poder estava fundamentado em sua riqueza, não era judeu, mas idumeu, tinha grande influencia entre os dominadores e era homem de confiança dos romanos.. 59.

(61) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Depois de oito anos de trabalho no templo a grande obra ficou concluída no ano 10 ªC e pronto para o culto. O templo tornou o orgulho dos judeus, sua cúpula revestida de ouro podia ser contemplada a longa distância de Jerusalém. Os historiadores descrevem o brilho da cúpula de ouro do templo, refletida pelos raios solares como uma imensa bola de fogo que atraía a atenção de todos. 14 - AS SEITAS JUDAICAS Nestes quatrocentos anos, houve uma grande concentração de esforços em torno da obediência as leis mosaicas e da observância de todos os preceitos e regras estabelecidas no Torá. As duras lições aprendidas após os terríveis períodos de cativeiros, motivados pela desobediência e pela apostasia religiosa, havia sido colocados como a grande consequência que resumia todos os males que haviam pairados sobre este povo. Devido a isto, como resultado deste estremo zelo pela guarda de todos estes preceitos, formou se os grupos de pessoas que se aglutinaram em torno de crenças e objetivos comuns. Já relatamos alguns conceitos e registramos alguns fatos sobre estes grupos, contudo, a seguir 60.

(62) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. iremos complementar mais algumas interessantes informações sobre este tema. Muito desses grupos como os fariseus atingiram o máximo do fanatismo. E passaram a exercer de forma impecável e intransigente as ordenanças legais. 1. Os Fariseus – Esta seita arraigada entre os judeus, que exercitavam com estremo zelo a observância dos preceitos de suas leis, teve a sua origem desde seus antecedentes que foram os primeiros reformadores ainda dos tempos de Esdras e Neemias; Quando Matatias revoltou-se contra os esforços de Antíoco, os Hasidim (―Os Piedosos‖), o apoiaram e se ligaram a ele; Mais tarde os Hasidim foram denominados Perushim (―Os Separados‖) Fariseus - Constituíram o aristocracia religiosa e acadêmica.. núcleo. da. Entre suas crenças, ensinavam que a alma era imortal, que havia uma ressurreição corporal e julgamento futuro com galardão ou castigo. Acreditavam na espíritos bons e maus.. existência. Predestinatários, homem tinha livre moralmente;. mas aceitaram que o arbítrio e responsável. 61. de. anjos. e.

(63) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Eram radicais no cumprimento dos preceitos e normas, coordenaram a tradição e a Lei escrita num conjunto de regras de fé e a prática, evoluindo com os tempos. 2. Os Saduceus - O nome possivelmente vem de Zadoque, o sumo sacerdote dos tempos de Davi (II Sm 8:17 e 15:24); Eles aparecem na história na mesma época que os Fariseus; Enquanto os Fariseus eram nacionalistas, a tendência dos saduceus era na direção da filosofia grega com a cultura grega; serem politicamente corretos com os dominadores para tirarem vantagens econômicas e preservarem seus patrimônios, pois eram os detentores do poder econômico e das grandes propriedades. Sendo eles um partido político de tendências sacerdotais e aristocráticas, tinham pouca influência com o povo comum. Os saduceus formava o núcleo aristocracia sacerdotal, política e social;. da. Ensinaram que não há nem galardão nem castigo, por incrível que pareça, apesar de se apossarem dos serviços sacerdotais do tempo, eram mais materialistas do que espirituais; Influenciados pela cultura e filosofia grega, negaram até a existência de espíritos e anjos; 62.

(64) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. Enfatizaram a liberdade da vontade humana, rejeitando o determinismo e o azar; Mantinham que a Torah era única fonte infalível de fé e prática. Os saduceus, representados pelos sacerdotes que atuavam no templo, no tempo de Jesus, foram determinantes na política, eram em maior número no sinédrio e decidiram pela prisão e morte de Cristo. 4. Os Essênios Não há registro algum sobre os essênios no Novo Testamento, mas segundo os historiadores, afirmava se que havia 4.000 ou mais essênios, que eram participantes de uma seita ascética com sede na beira ocidental do mar morto. Calculava se que muitos dos essênios viviam nas vilas e cidades espalhadas pela Palestina. Eram austeros na vida em comum, seguiram o conceito de comunidade na distribuição e aquisição de bens, abstinência, meditação, trabalho zeloso e o celibato. 5. Os Herodianos Eram os partidários desta dinastia, formada pelos Herodes, estas pessoas que faziam parte deste partido político que não estava ligado a 63.

(65) A BÍBLIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS. Ezequiel Camilo da Silva. nenhuma religião; Esperaram que estes reis cumprissem a realização da esperança da nação. 6. Os Zelotes Legalistas, fiéis pietistas, messianistas nacionalistas, intolerantes dos judeus impiedosos e de Israel na subjugação aos romanos. Quem foram os Zelotes?! - Foi um grupo de judeus radicais em sua oposição à Roma que dominava a Palestina e subjugava o povo de Deus. Os zelotes estimulavam e agitavam o povo conduzindo os a revolta contra os romanos, o que provocou a utópica Guerra judia (anos 66-70), que terminou com a destruição de Jerusalém e do templo por obra de Tito Flávio. Nos evangelhos eles não são nomeados, embora a um dos doze, Simão, seja dado o apelido de Zelotes (Luc 6,15 - Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Zelotes ou "fervorosos". Este movimento unia o fervor religioso com o compromisso social. Segundo eles, os sacerdotes e os demais líderes religiosos estavam preocupados demais com o poder e não faziam nada para libertar a terra prometida da dominação dos romanos.. 64.

Referências

Documentos relacionados

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Gabinetes Modelo : BP1009 Small Form Factor (SFF) ou SLIM Desk (Y7301) disponíveis nas cores Preto/Prata, Preto, ou Cool Gray; Opção para Tool-Free (não requer uso de

occurring in more than just enterprise and technology companies (2002: US – 83% / Europe – 47%).. • In the UK, France and Germany

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)