• Nenhum resultado encontrado

20 ISAAC NEWTON E AS PROFECIAS DE DANIEL

No documento A Bíblia Entre Os Dois Testamentos (páginas 108-117)

O ilustre cientista inglês Sir Isaac Newton, como um profundo estudioso das Escrituras Sagradas, fez uma interpretação das profecias contidas no Livro de Daniel.

Sir Isaac Newton,23 autor da física clássica

foi um devoto cristão, nesta interpretação do Livro

23 - Isaac Newton - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Sir Isaac

Newton. Nascimento 4 de janeiro de 1643 Woolsthorpe-by- Colsterworth, Inglaterra – Morte 31 de março de 1727 (84 anos) Londres – Nacionalidade – Inglês – Ocupação Cientista. Principais interesses Ciência, química, física, mecânica e matemática, foi o

108

de Daniel, está fornecendo as introspecções que ainda hoje são consideradas como profundas. A seguir estamos considerando em nossos registros trechos do livro escrito por Isaac Newton; na primeira parte este cientista destaca uma descrição detalhada e minuciosa de como foram escritos os livros das Escrituras Sagradas e cita algumas ocorrências pertinentes ao período pós cativeiro babilônico que estão registrados nos Livros apócrifos dos Macabeus, na segunda parte há comentários sobre as interpretações dos sonhos e visões do Livro de Daniel:

“As Profecias escritas pelo próprio Daniel em

diferentes ocasiões; os seis primeiros, uma coleção de escritos históricos de outros autores. O quarto capítulo é um Decreto de Nabucodonosor. O primeiro capítulo foi escrito depois da morte de Daniel, pois aí se diz que Daniel viveu até o primeiro ano do reinado de Ciro, isto é, até o primeiro ano do domínio deste rei sobre os Persas e os Medas e o terceiro ano sobre a Babilônia. E, pelo mesmo motivo, o quinto e sexto capítulos também foram escritos após a morte de Daniel, pois terminam com estas palavras: "E Daniel

descobridor de Ideias notáveis Lei Fundamental da Dinâmica, Lei da Gravitação Universal, Cálculo embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.

109

permaneceu sempre em dignidade, durante o reinado de Dario e o reinado do persa Ciro" (Daniel 6:28). Também estas palavras deveriam ter sido adicionadas pelo coletor dos escritos, que suponho tenha sido o próprio Ezra. Parece que os Salmos, compostos por Moisés, Davi e outros, foram colecionados por Ezra pois, na coleção, encontro alguns até da época do cativeiro de Babilônia, mas nenhum posterior. Ezra os reuniu num grande volume que conhecemos atualmente como livro dos Salmos. Depois disto, Antíoco Epifânio saqueou o Templo, proibiu os Judeus de respeitar a Lei, sob pena de morte, e mandou queimar todos os livros sagrados que fossem encontrados. Nesses distúrbios, é bem provável que o livro das Crônicas dos Reis de Israel se haja perdido por completo. Passada a opressão, Judas Macabeu recolheu todos os escritos que foi possível encontrar (cf. 2 Macabeus 2:14).”24

“As profecias de Daniel ligam-se todas umas

às outras, como se fosse simples parte de uma profecia geral, dadas em várias épocas. A primeira deve ser compreendida em primeiro lugar; e cada uma das que se seguem adicionam algo de novo às anteriores. A primeira foi dada num sonho a Nabucodonosor, rei da Babilônia, no segundo ano

24 - OBSERVAÇÕES SOBRE AS PROFECIAS DE DANIEL E O

APOCALIPSE DE SÃO JOÃO, POR Sir Isaac Newton. TRADUZIDAS DA EDIÇÃO INGLESA DE 1733, POR JULIO ABREU FILHO - RUA ALFERES MAGALHÃES, 304 SÃO PAULO – BRASIL, p. 14.

110

de seu reinado. Tendo o rei esquecido do sonho que havia tido, a mesma foi dada novamente a Daniel, também num sonho, que o revela então à Nabucodonosor. Assim Daniel tornou-se famoso por seu saber e pela faculdade de revelar coisas secretas, de tal modo que Ezequiel, seu contemporâneo, no décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor, assim fala ao rei de Tiro: "Porque és mais sábio que Daniel, nenhum segredo há oculto para ti" (Ezeq. 28:3). E o mesmo Ezequiel, noutra passagem, reúne Daniel a Noé e a Jó, como os mais distinguidos pelos favores de Deus (Ezeq. 14:14, 16, 18, 20). E no último ano de Baltazar, dele disse a rainha-mãe ao rei: "No teu reino há um homem que tem em si o espírito dos deuses santos; e no tempo de teu pai, manifestaram-se nele a ciência e a sabedoria; por isto até o rei Nabucodonosor, teu pai, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos agoureiros; porque um espírito superior aos dos outros, e prudência, e inteligência, e interpretação de sonhos, e declaração de segredos, e solução de dificuldades, tudo se achou nele, isto é, Daniel, a quem o rei pôs o nome de Baltazar" (Daniel v. 11, 12). Tinha Daniel o maior prestígio. . .” 25

25 - OBSERVAÇÕES SOBRE AS PROFECIAS DE DANIEL E O

APOCALIPSE DE SÃO JOÃO, POR Sir Isaac Newton. TRADUZIDAS DA EDIÇÃO INGLESA DE 1733, POR JULIO ABREU FILHO - RUA ALFERES MAGALHÃES, 304 SÃO PAULO – BRASIL, p. 26.

111

Ilustrações sobre as visões e a profecias interpretadas pelo profeta Daniel

A visão era de uma grande estátua de um homem de aspecto terrível, sua cabeça era de ouro, o peito e os braços de prata, o quadril de bronze, as pernas de ferro e os pés em parte de ferro e barro.

112

Uma pedra arremessada sem mãos golpeou a estátua em seus pés e a reduziu a pó. Transformando-se numa montanha que encheu a terra.

O senhor disse a Daniel a interpretação que as quatro partes representaram quatro reinos que dominarão o mundo. O primeiro é a Babilônia sob o reinado de Nabucodonosor e aqueles outros três reinos seguintes seria cada vez mais inferior, como indicado pelo valor dos metais.

Mas o reino do ferro seria muito forte e destruirá muitos outros reinos. O barro e o ferro que compõe os pés com os dez dedos do pé seriam separados e não se juntarão mais, porque o ferro e o barro não misturam.

A pedra representa um reino ajustado acima pelo Deus dos Céus que destruirá em partes e consome todos estes reinos e que reinará para sempre e jamais será destruído. (Dan. 2:31 - 45).

113

21 - CONCLUSÃO

Este trabalho, só foi possível a sua realização pelo desejo que se manifestou em nós no sentido de adquirir mais conhecimento a respeito desta história tão fascinante sobre este longo período de transformações e mudanças radicais no cenário histórico da humanidade.

Todavia ao longo deste processo os judeus, remanescentes Israel, conseguiram superar estes quatro séculos, com fé e determinação, foram guiados pela crença nas Escrituras Sagradas, fiéis ao único e verdadeiro Deus, nas profecias que anunciavam a vinda do Messias.

Por isso, apesar de nossas falhas e dificuldades em somar ainda além dessas, outras informações, preparamos este resumo que, como resultado de tudo o que juntamos e conseguimos; então nos restou compartilhar este trabalho com os leitores, nossos amigos e irmãos de fé.

114

22 - BIBLIOGRAFIA

1 – TOGNINI, Enéas. Resumo Histórico - livro "O Período Inter bíblico".

2 – JOSEFO, Flavio. HISTÓRIA DOS JUDEUS. 3 – Wikipédia, A Enciclopédia Livre da Internet. 4 – NEWTON, Isaac. AS PROFECIAS DE DANIEL E O APOCALIPSE DE SÃO JOÃO, Traduzidas da Edição Inglesa de 1733, por Julio Abreu Filho - São Paulo – Brasil, p.p. 14 e 26. 5 – Biblia Sagrada – Edição Almeida Revisada – Internet – Bíblia Online.

6 - Bíblia Católica Online – Internet.

No documento A Bíblia Entre Os Dois Testamentos (páginas 108-117)