• Nenhum resultado encontrado

11 AS INFLUÊNCIAS HELÊNICAS ENTRE OS JUDEUS

No documento A Bíblia Entre Os Dois Testamentos (páginas 52-60)

Por outro lado as influências helênicas marcaram determinantemente a vida e o cotidiano de muitos judeus, temos como exemplo os relatos nos livros apócrifos dos Macabeus, aceitos por uma boa parte da comunidade científica como relatos históricos.

Nestes registros consta que alguns dos judeus influenciados pela cultura grega, chegaram até a dissimular os sinais da circuncisão para participar dos jogos olímpicos nus. (I Macabeus

1:15)14

A bíblia relata no livro Atos dos Apóstolos, comprovando a existência da Cidade de Alexandria e ainda registra um judeu com o nome de uma divindade grega, que afirma a influência helenística sobre os judeus. Atos 18:24, “Ora

veio à Éfeso um judeu, chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente, versado nas Escrituras”.15

14 - Foi edificado em Jerusalém um ginásio como os gentios,

dissimularam os sinais da circuncisão, afastaram-se da aliança com Deus, para se unirem aos estrangeiros e venderam-se ao pecado.

15 - Apolo foi um dos baluartes na pregação do evangelho no período

52

A Judéia passou por um período agitado, com as guerras de disputas territoriais entre o Egito dos Ptolomeus e os Selêucidas, trouxeram grandes distúrbios à Judéia e afligiram diretamente os judeus.

Os registros nos livros dos Macabeus relatam a dramaticidade destes acontecimentos, principalmente quando os gregos profanaram o templo, oferecendo porcos no altar de sacrifícios, um animal imundo para os judeus, além de colocar no templo a estátua da principal divindade o deus grego Zeus.

Nestes fatos ocorridos surgem alguns heróis, entre eles o sacerdote Matatias Macabeus e seus filhos, com destaque os irmãos Judas e Jônatas Macabeus que tentam organizar a resistência para a independência da Judéia do jugo grego, embora tenham conseguido com muitas perdas por alguns anos.

Todavia nesta tentativa fracassada, a realidade fora cruel aos revoltosos e como consequência muitas vidas foram sacrificadas em vão nesta luta inglória.

Neste período de grandes incertezas que foi marcado pelas guerras e disputas, um perigo maior rondou aquela região e a soberania grega estava ameaçada, era o avanço das poderosas legiões romanas, cuja expansão daquele império, com suas avassaladoras campanhas militares,

53

impôs se um pesado jugo a todas as nações e reinos conquistados.

O império grego entrou em declínio e preparava para seu colapso total, por este motivo a grande preocupação dos exércitos de Antíoco IV foi concentrar todas suas forças e últimas reservas militares para defender seus territórios.

Nesta trégua no ano de 135 a.C, por estas circunstancias, ocorreu um breve período de paz para a Judéia, então João Hircano, não perdeu a oportunidade e se autodeclarou rei e sacerdote em Jerusalém.

Ele apesar de ser acusado de corrupto e oportunista, iniciou um curto período de total independência ao povo judeu com uma nova dinastia.

No ano de 128 a.C o rei Antíoco IV morreu em combate numa campanha militar contra os exércitos romanos. Este fato proporcionou algo

inédito, agraciou aos judeus com algo

extraordinário, uma Palestina com a Judéia momentaneamente livre e sem a dominação estrangeira.

Eles não perderam tempo, restauraram os rituais de sacrifícios e cerimoniais do templo, prenunciava uma nova fase para o povo judeu.

54

Houve um grande esforço para reunificar as ideias em torno de uma doutrina judaica, numa dispersão de seis séculos de diáspora havia criado várias versões conflitantes pela transmissão das leis oralmente.

Este período inédito na história judaica foi chamado de ―hasmoneu‖, derivado da ―Casa de Hasmon‖, como foi denominada esta dinastia iniciada por João Hircano e mais três filhos seus sucessores, governaram a Palestina entre 135 a 47 a.C., cunharam até moedas com a Judéia independente.

Elementos Gregos – As influências da filosofia grega que se aproximava do monoteísmo, com uma clara tendência para a imortalidade da alma, dava bastante ênfase sobre a consciência e dignidade humana e liberalismo de pensamento, notoriamente destacada na arte de fazer a política que já era chamado de democracia.

A língua grega ganhou corpo e abrangeu praticamente o mundo conhecido, com a tradução do Antigo Testamento para o grego, foi de fundamental importância para a pregação do evangelho.

A língua grega foi também muito importante para os discípulos e apóstolos que escreveram o Novo Testamento, junto com os termos adotados

55

por Paulo e outros pregadores do Novo Testamento para explicar o evangelho.

No primeiro século os romanos cultos já conheciam tanto o grego e também latim. O dialeto grego usado no quinto século a.C, na época da glória de Atenas, tornou-se o dialeto ―Koiné‖ (comum) do primeiro século.

O dialeto da literatura clássica de Atenas foi modificado e enriquecido pelas mudanças que sofreu nas conquistas de Alexandre Magno no período entre 338 e 146 a.C. O Novo Testamento foi escrito nesse dialeto "comum".

As influências exercidas pela cultura helenística em geral com seu espírito cosmopolita, superou todas as barreiras, o judeu helenizado que serviria como ponte entre o judeu e gentio e a busca da salvação do mundo romano;

Por um lado a filosofia grega trouxe uma marcante e positiva contribuição, destacando e revelando o melhor que o homem poderia fazer na busca de Deus pelo intelecto.

Entretanto, também pode contribuir negativamente, pois, nunca trouxe uma resposta aos reclamos dos corações e deixou de aproximar o homem a seu Deus como seu criador e seu salvador pessoal.

56

12 - OS ROMANOS

Após esta etapa no ano 63 a.C. iniciou o domínio dos romanos, com a ocupação vitoriosa pelo poderoso exército romano comandado pelo imponente general Pompeu, dez anos depois Herodes Antipas, que recebeu o título de Herodes ―O Grande‖ e foi constituído rei pelos novos dominadores.

A imposição de uma paz relativa ocorreu na Palestina, sob a égide desta nova potência tão poderosa e avassaladora.

Este grande império denominado de ferro, oriundo da península itálica chamado de Roma, com os seus exércitos compostos pelas temíveis legiões, derrotaram os gregos e tornaram senhores do mundo conhecido de então.

Esta campanha vitoriosa romana teve seu ápice no ano de 63 ªC, quando o general romano Pompeu general Damasco em seguida invadiu a Judéia e sitiou Jerusalém, derrubou seus muros com as máquinas de guerra, profanou o templo, penetrando no lugar santíssimo e o incendiou. Os judeus tentaram em vão uma resistência, mas foram impotentes diante de tão grande poderio e doze mil judeus foram massacrados pelos romanos, com outra multidão de judeus sendo sumariamente deportada para Roma como

57

escravos, então a Judéia passou as mãos de mais uma potencia estrangeira e foi definitiva anexada, se transformou em província romana.

Enquanto, que em Roma no seio do poder, houve uma disputa determinante que definiu para quem iria tomar as rédeas da direção do império romano, na qual a participação de alguns personagens se tornou decisiva, ocorreram até disputas amorosas, muitas lutas que resultaram em guerras, batalhas cruciais e intrigas políticas, entre Júlio César, Cássio, Brutus, Otávio e Marco Antonio e a formosa rainha egípcia Cleópatra. Estes fatos culminaram com o assassinato de Julio César pelo seu filho adotivo Brutus, numa conspiração e cilada urdida em pleno senado romano, a vitória de Otávio sobre Marco Antonio em batalha naval, que por sua vez é atraído e se apaixona por Cleópatra.

Finalmente esta rainha do Egito que foi subjugado pelos exércitos romanos, deu cabo com sua própria vida, deixando se picar por uma víbora.

Lembrando que Otávio vitorioso nestas campanhas tornou se o grande ditador de Roma, em 27 ªC., consolidado no poder, se autodeclarou com o título de César Augusto, foi aclamado o todo poderoso imperador de Roma e governou este império desde este período até o nascimento de Jesus Cristo e parte de sua vida terrestre.

58

Os Romanos e a Sua Política - Cristo veio ao mundo na época em que o império romano dominava o mundo conhecido. Todas as nações e reinos estavam subjugados e todas as leis e regras emanavam de um único centro de poder que era Roma.

Era possível obter cidadania romana, ainda que a pessoa não fosse romana. O Império Romano mostrou as tendências de unificar os povos de raças diferentes sob o comando de uma única organização política e um único poder, o romano.

Havia uma relativa paz na terra quando Cristo nasceu. Os soldados romanos asseguravam esta paz nas estradas da Ásia, África e Europa. Construíram excelentes estradas ligando Roma a todas as partes do Império. As estradas principais foram construídas com pavimentação de pedras e concreto.

As estradas romanas forneceram conforto e segurança nos transportes, tinham uma ótima infraestrutura para atender estas cidades em pontos estratégicos que estavam localizadas nos caminhos, por isso foram indispensáveis para a evangelização do mundo no primeiro século.

59

No documento A Bíblia Entre Os Dois Testamentos (páginas 52-60)