• Nenhum resultado encontrado

MO Arquitetura Ltda Copyright - Todos os direitos reservados. MO Arquitetura é uma marca registrada no INPI.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MO Arquitetura Ltda Copyright - Todos os direitos reservados. MO Arquitetura é uma marca registrada no INPI."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MO Arquitetura Ltda

© 2011 - 2015 Copyright - Todos os direitos reservados.

® MO Arquitetura é uma marca registrada no INPI.

(2)

_conceito

Com o objetivo da Exposição Universal de Londres em 1851¹, planejou-se construir um edifício com lay-out, materiais e processos de construção inteiramente novos. A inovação viria em aproveitar de maneira adequada as qualidades dos diversos tipos de materiais, modular, fabricar na industria e somente depois de pronto deveria ser transferido para o local do futuro edifício, apenas para concluir a montagem.

!

Naquela época, os novos projetos e as novas construções, foram remetida para o mundo das novas idéias e os profissionais envolvidos em sua maioria não tinham conhecimentos precisos dos novos materiais e de seus respectivos potenciais.

!

A situação atual está se tornando cada dia mais parecida com a anterior. As tecnologias tem avançado de maneira implacável e as cidades e edifícios necessitam de um conjunto d e s o l u ç õ e s q u e s o m e n t e o s arquitetos e urbanistas possuem.

!

É necessário utilizar a inovação como material de projeto, somente assim faz sentido todo o processo em suas diversas etapas, análise, projeto, fabricação, construção e gestão de qualidade.

1- Até o século XVIII o uso do ferro na arquitetura limitou-se a correntes, acessórios e pequenos itens. As primeiras colunas de ferro fundido, foram utilizadas por C. Wren na Câmara dos Comuns, em Londres (1706).

!

O Palácio de Cristal (135x555m) de 1851, é o primeiro projeto em grande escala no conceito projeto, fabricação e montagem.

!

A ponte Firth of Forth Bridge (1882-1890) foi construída ao mesmo tempo que a Torre Eiffel (1889), no entanto foi utilizado laminados de aço, enquanto a Torre foi construída em ferro forjado.

_bim

BIM (Building Information Model ou Building Information Modeling) que significa tanto Modelo de Informação da Construção quanto Modelagem de Informação da Construção é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um determinado projeto.

!

Os BIM são frequentemente vistos como a nova geração de ferramentas CAD. A necessidade de criar um modelo central representativo dos processos de construção, levou a que se percebesse a importância em abandonar a simples representação de elementos através de linhas, formas e texto, e se passasse a representar um modelo como uma associação de elementos individuais, através de uma modelação orientada por objetos.

!

Para tal, os elementos passam a ser definidos, sendo-lhes atribuído significado semântico e associadas propriedades. São estabelecidas ligações que definem o modo de interação dos elementos entre si e com o modelo global. Os objetos são organizados numa estrutura racional d i v i d i d a p o r e s p e c i a l i d a d e e e s t r a t i fi c a d a p o r n í v e l d e pormenorização.

!

N u m a t í p i c a a p l i c a ç ã o B I M a concepção do edifício é feita através da agregação dos elementos construtivos tanto em 2D como em 3D. Para cada elemento construtivo, por exemplo uma parede, é possível especificar não só os parâmetros geométricos como a espessura, o comprimento e a altura, como também outros parâmetros como o material da parede, as tramas de superfície, propriedades térmicas e acústicas, custos de material e custos de construção, entre outros, permitindo inclusive ao utilizador a introdução de parâmetros ao seu critério.

_internacional

Com participações em projetos e concursos na Europa, percebemos o quanto é importante o intercambio de conhecimentos entre os diversos continentes do mundo. Ao longo dos tempos, o continente europeu sempre se destacou por suas normativas e avanços tecnológicos, não só na Arquitetura e Urbanismo, mas em todas as áreas onde a tecnologia empurra o desenvolvimento.

!

Considerando nosso contato com esse universo enriquecedor, não poderíamos não levar em consideração em nossos novos projetos e desafios, essa excelente influência.

!

Na maioria dos casos, nossos projetos são analisados e complementados por Arquitetos Europeus, não apenas no sentido projetual, mas sim de uma maneira multi disciplinar, com conceitos estruturais, materialidade, eficiência energética, economia e avanços tecnológicos.

!

Dessa mesma forma, ocorre o contrário, os novos projetos e desafios enfrentados por nossos colaboradores europeus, em sua maioria, são remetidos a nossa análise e estudo, e assim contribuímos também de maneira multi disciplinar, influenciados é claro pela tão famosa escola de arquitetos brasileiros.

!

Com esse intercambio cultural e projetual, as percepções e analises ganham uma importância e tamanho que fogem aos padrões habituais, e comprovadamente a qualidade final das intervenções, resultam em um trabalho muito interessante.

!

Escritórios de Arquitetura com os quais mantemos convênio:

!

www.meridatoscano.com www.wapoestudio.com www.lblarquitectura.com

(3)

_história

Fundada em 2011 na Espanha, a MO Arquitetura conta com uma equipe com mais de 10 anos de experiências profissionais e acadêmicas nas diversas áreas da arquitetura e urbanismo, tanto no Brasil como no exterior.

!

Dentre elas destacam-se o biênio 2009-11, onde participaram do Mestrado (máster oficial) MIATD - Máster Innovación en Arquitectura, Tecnologia y Diseño, pela Universidad de Sevilla, na Espanha.

!

Anteriormente, por mais de 10 anos, a c u m u l a r a m e x p e r i ê n c i a s e m desenvolvimento e coordenação de projetos de condomínios verticais e horizontais para as principais construtoras e incorporadoras do Brasil, em um dos maiores escritórios de arquitetura do interior do estado de São Paulo, a Rivaben Arquitetura, de propriedade do arquiteto e amigo Fernando Rivaben. www.rivaben.com.br

!

Pertencemos a nova geração de Arquitetos e Urbanistas brasileiros, adicionamos uma grande experiência internacional, com participações em viagens, congressos, exposições e concursos por diversos países do mundo, como a Espanha, Portugal, Itália, França, Suíça, Inglaterra, Alemanha, Austria, Hungria, Republica Checa, Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Estados Unidos e África do Sul. Buscamos assim, desenvolver projetos em diversas escalas e programas como equipamentos públicos e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais, com soluções globais e percepção regional.

_Marina Modulo

Arquiteta e Urbanista formada em 2005 pelo Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto / SP.

!

Pós-Graduação em 2006-2007 pela Universidade Castelo Branco de Uberlândia/MG, Lighting Design - Projetos Luminotécnicos (interrompido)

!

Mestrado em 2009-2011 pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Sevilla, Espanha. MIATD - Máster Innovación en Arquitectura, Tecnologia y Diseño.

!

_Ronaldo Leão

Arquiteto e Urbanista formado em 2005 pelo Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto / SP.

!

Mestrado em 2009-2011 pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Sevilla, Espanha. MIATD - Máster Innovación en Arquitectura, Tecnologia y Diseño.

!

Pós-Graduação em 2014 pela UPC, Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha. - LA CERTIFICACION LEED / US GREEN BUILDING COUNCILL

(4)

_Projetos e Colaborações

Portes du Soleil / Copema Tipo: Edifício Multifamiliar, 4 pp Área Construída: 29.500m² Área Unidade: 155m²

Endereço: Av Prof. João Fiusa Cidade: Ribeirão Preto Empresa Arquitetura: Rivaben

Sur Le Jardin / Copema

Tipo: Edifício Multifamiliar, 2 pp Área Construída: 23.500m² Área Unidade: 250m²

Endereço: R. Cel Luiz da Silva Batista Cidade: Ribeirão Preto

Empresa Arquitetura: Rivaben

Manhattan / Cosil e Stéfani Nogueira Tipo: Edifício Multifamiliar, 4 pp Área Construída: 31.500m² Área Unidade: 175m²

Endereço: Av Prof. João Fiusa Cidade: Ribeirão Preto Empresa Arquitetura: Rivaben

Desenvolvimento de Estudos, Viabilidade, Aprovação do Projeto Legal, Pré-Executivo, Executivo, Detalhamento, Compatibilização e Coordenação de todos os Projetos Complementares.

Lumiere / Cosil

Tipo: Edifício Multifamiliar, 4 pp Área Construída: 13.500m² Área Unidade: 110m²

Endereço: R. Elzira Samarco de Palma Cidade: Ribeirão Preto

(5)

_Projetos e Colaborações

Velazquez / Stéfani Nogueira Tipo: Edifício Multifamiliar, 2 pp Área Construída: 24.500m² Área Unidade: 245m²

Endereço: Av Prof. João Fiusa Cidade: Ribeirão Preto Empresa Arquitetura: Rivaben

Matisse / Stéfani Nogueira Tipo: Edifício Multifamiliar, 2 pp Área Construída: 20.500m² Área Unidade: 205 m²

Endereço: Av Prof. João Fiusa Cidade: Ribeirão Preto Empresa Arquitetura: Rivaben

Aroeira / Stéfani Nogueira Tipo: Edifício Multifamiliar, 4 pp Área Construída: 13.700m² Área Unidade: 100m²

Endereço: Av José Ferreira dos Reis Cidade: Sertãozinho

Empresa Arquitetura: Rivaben

Desenvolvimento de Estudos, Viabilidade, Aprovação do Projeto Legal, Pré-Executivo, Executivo, Detalhamento, Compatibilização e Coordenação de todos os Projetos Complementares.

Frankfurt / JV Dias

Tipo: Edifício Multifamiliar, 4 pp Área Construída: 11.500m² Área Unidade: 105m²

Endereço: R. Cav.. Torquato Rizzi Cidade: Ribeirão Preto

(6)

_Projetos e Colaborações

Complexo Civitas / Contruplan e Bild Tipo: Hotel 4*, Hotel 3* e Flat (residencial) Área Construída: 13.500m²

Área Unidade: variável

Endereço: Av. Wladimir Meirelles Ferreira Cidade: Ribeirão Preto

Empresa Arquitetura: Rivaben

Desenvolvimento de Estudos, Viabilidade, Aprovação do Projeto Legal, Pré-Executivo, Executivo, Detalhamento, Compatibilização e Coordenação de todos os Projetos Complementares.

Terra Brasilis / Rossi

Tipo: Condominio Residencial - 74 unid. Área Gleba: 46.000m²

Área Unidades: 14.500m²

Endereço: R. Thomaz Nogueira Gaia Cidade: Ribeirão Preto

(7)

_Entidades e Associações Nacionais

MO Arquitetura Ltda

© 2011 - 2015 Copyright - Todos os direitos reservados.

® MO Arquitetura é uma marca registrada no INPI.

_Endereço

BRASIL

Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1660

Sala 208 • Jd. Botânico

Ribeirão Preto/SP • CEP 14.021-630

Tel. (16) 3878.1009

!

ESPANHA

Calle Jesús de Gran Poder, 45

Búzon 282 • Sevilla • CP 41.002

Tel. +34 666.758.987

!

!

contato@moarquitetura.com

!

facebook/moarquitetura

!

www.moarquitetura.com

Referências

Documentos relacionados

Uma vez que os óleos essenciais são extremamente concentrados e poderosos, o uso contínuo não diluído de óleos essenciais pode provocar sensibilização na pele, é

Como a diluição indicada para fazer um óleo de massagem é de 3%, isso equivale a 18 gotas de Óleo Essencial para 20ml de base carreadora.. Logo, você deve usar 9 gotas de cada um

Por isso, se você quer aprender como preparar receitas incríveis de sopas de legumes, continue sua leitura e conheça nesse ebook as 10 melhores receitas de sopa de

Agora que você entende a importância de adicionar folhas e vegetais para a sua dieta, confira algumas das melhores e mais saborosas receitas de saladas para

O problema é que o nosso cérebro entende que, se você não precisa lembrar constantemente de algo, isso não precisa ficar guardado na memória, e deve ser tirado para

Você também pode mistura-lo á água e utilizar esse líquido para regar a sua horta sem molhar as folhas e frutos ou, ainda, espalhar a borra depois de seca sobre o

Quando falamos sobre ensinar o seu cão, seja com relação ao local para fazer suas necessidades ou até mesmo para outras coisas, é importante ressaltar que

dos seus débitos interfere no seu score de crédito, porém, isso não quer dizer que você não pode recuperar a sua pontuação perdida, mas para isso você precisa voltar