• Nenhum resultado encontrado

Quantas línguas existem no mundo?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quantas línguas existem no mundo?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Direção de Serviços Região Algarve

Agrupamento de Escolas Silves Sul

Doc. 59

PGA - Prova Global do Agrupamento

Departamento de Português

Português- 7º Ano

Prova: B

Nome: Ano: Turma: Nº.:

Data: Assinatura do Professor Corretor:

Classificação:

GRUPO I – LEITURA Lê, com atenção, o texto que se segue:

5

10

15

Quantas línguas existem no mundo?

Ninguém sabe ao certo quantas línguas são faladas no mundo inteiro. Os linguistas – assim se chamam os estudiosos das línguas – estimam que existam de 3000 a

5000 línguas em todo o mundo. Mas muitas delas ainda são desconhecidas. E sabias que nem todas as línguas do mundo usam os mesmos sons que tão facilmente saem da nossa boca? Os bosquímanos, por exemplo, emitem complicados estalidos com a língua que são muito estranhos para os nossos ouvidos. Se um

bosquímano, por sua vez, ouvisse uma palavra como “extraordinariamente”, iria talvez rir até não poder mais. Por isso, se uma palavra é estranha ou não, é apenas uma questão de gosto... e de tradições, pois claro! As línguas mais faladas no mundo são o chinês, o inglês e o espanhol. Mas há algo que também pertence à língua, caso contrário, este livro não podia ser lido: a escrita. A certa altura, há já muito tempo, deixou de ser suficiente para os homens apenas falarem uns com os outros. Também queriam que aquilo que tinham para contar pudesse, de algum modo, ser conservado para a posteridade. Então, a partir deste desejo, a escrita começou a tomar forma. Os homens das cavernas já desenhavam cenas de caça nos rochedos, e a escrita evoluiu a partir desses símbolos. Os antigos egípcios utilizavam os seus famosos hieróglifos, com os quais podiam formar uma frase partindo da combinação de diferentes símbolos. Ainda demorou muito tempo até que se inventasse uma escrita que já não usasse imagens mas apenas símbolos para cada som.

(2)

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientações que te são dadas.

1. Para cada uma das afirmações que se seguem (de 1.1 a 1.7.), e de acordo com o sentido do texto, assinala com um X as verdadeiras e as falsas.

V F 1.1 Atualmente, conhecem-se todas as línguas faladas no mundo.

1.2 Aqueles que estudam as línguas chamam-se linguistas.

1.3 Todas as línguas do mundo utilizam os mesmos sons, embora combinados de forma diferente.

1.4 As línguas faladas por um maior número de pessoas são o chinês, o inglês e o português.

1.5 A escrita foi criada para que outros povos pudessem aprender línguas estrangeiras.

1.6 A escrita foi inventada pelos homens das cavernas.

1.7 Os hieróglifos eram símbolos utilizados pelos antigos egípcios para comunicarem.

2. Sublinha, para cada item, a opção que permite obter a afirmação adequada ao sentido do texto. ( TIREI UMA)

2.1. A palavra “emitem” (l. 6) pode ser substituída por

a. treinam. b. produzem. c. Imitam.

2.2. O pronome relativo “que” (l. 7) tem como antecedente

a.“Os bosquímanos”. b. “estalidos”. c. “estranhos”.

2.3. A expressão “ser conservado para a posteridade” (l. 14) significa que a. será guardado numa

capsula do tempo.

b. será preservado para as gerações futuras.

c. será mantido em segredo.

(3)

Lê com atenção, um excerto do conto “Mestre Finezas”, de Manuel da Fonseca. 5 10 15 20 25

A tesoura tinia e cortava junto das minhas orelhas. Eu não podia mexer-me, não podia bocejar sequer. “Está quieto, menino”, repetia mestre Finezas segurando-me a cabeça entre as pontas duras dos dedos: “Assim, quieto!” Os pedacitos de cabelo, espalhados pelo pescoço, pela cara, faziam comichão e não me era permitido coçar. Por entre as madeixas caídas para os olhos via-lhe, no espelho, as pernas esguias, o carão severo de magro, o corpo alto, curvado. Via-lhe os braços compridos, arqueados como duas garras sobre a minha cabeça. Lembrava uma aranha.

E eu - sumido na toalha, tolhido numa posição tão incómoda que todo o corpo me doía - era para ali uma pobre criatura indefesa nas mãos de mestre Ilídio Finezas.

Nesse tempo tinha-lhe medo. Medo e admiração. O medo resultava do que acabo de contar. A admiração vinha das récitas dos amadores dramáticos da vila.

Era pelo Inverno. Jantávamos à pressa e nessas noites minha mãe penteava-me com cuidado. Calçava uns sapatos rebrilhantes e umas peúgas de seda que me enregelavam os pés. Saíamos. E, no negrume da noite que afogava as ruas da vila, eu conhecia pela voz famílias que caminhavam na nossa frente e outras que vinham para trás. Depois, ao entrar no teatro, sentia-me perplexo no meio de tanta luz e gente silenciosa. Mas todos pareciam corados de satisfação.

Daí a pouco, entrava num mundo diferente. Que coisas estranhas aconteciam! Ninguém ali falava como eu ouvia cá fora. E mesmo quando calados tinham outro aspeto, constantemente a mexerem os braços. Mestre Finezas era o que mais se destacava. E nunca, que me recorde, o pano desceu, no último ato, com Mestre Finezas ainda vivo. Quase sempre morria quando a cortina principiava a descer e, na plateia, as senhoras soluçavam alto.

Aquelas desgraças aconteciam-lhe porque era justo e tomava, de gosto, o partido dos fracos. E, para que os fracos vencessem, Mestre Finezas não tinha medo de nada nem de ninguém. Heroicamente, de peito aberto e com grandes falas, ia ao encontro da morte.

Eu arrepiava-me todo. Uma noite Mestre Finezas morreu logo no primeiro ato. Foi um desapontamento. Todos criticaram pelo corredor, no intervalo. “O melhor artista morreu mal entra em cena!... Não está certo! Agora vamos gramar quatro atos só com canastrões!”, dizia o doutor delegado a meu pai.

Mas a cena tinha sido tão viva e a sua morte tão notada durante o resto do espetáculo que, no outro dia, me surpreendi ao vê-lo caminhando em direção à loja.

Manuel da Fonseca, Aldeia Nova, Leya, 2009

(4)

1. Atenta na seguinte afirmação: “E eu (…) era para ali uma pobre criatura indefesa nas mãos do mestre Ilídio Finezas” (linhas 7-8).

1.1. Explica o seu significado.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

1.2. Refere duas razões que levam o narrador a fazer esta afirmação.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

2. Lê a frase: “Via-lhe os braços compridos, arqueados como duas garras sobre a minha cabeça.” (linhas 5-6).

2.1. Identifica o recurso expressivo presente nesta frase.

____________________________________________________________________________________

3. O narrador admirava mestre Finezas. Qual o motivo? Justifica a afirmação com uma passagem textual.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

4. Carateriza física e psicologicamente a personagem, Mestre Ilídio Finezas.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

(5)

1. Reescreve as frases seguintes, substituindo as expressões sublinhadas pela forma adequada do pronome pessoal em adjacência verbal.

Faz apenas as alterações necessárias.

1.1. Não tive escolha.

___________________ 1.2. Dei a comida ao cão. ____________________

2. Identifica a função sintática sublinhada em cada uma das frases da coluna A, escrevendo o número respetivo constante na coluna B. Usa o retângulo abaixo para registares as tuas respostas.( AQUI DEIXARIA AS 5)

COLUNA A COLUNA B

a. “A tesoura tinia.” 1. Complemento Oblíquo

b. “Está quieto, menino”, 2. Complemento Direto

c. “Agora vamos gramar quatro atos.” 3. Predicativo do Sujeito d. “Mestre Finezas é um grande homem.” 4. Sujeito

e. Carlitos foi ao espetáculo. 5. Vocativo

a. ______ b. ______ c. ______ d. ______ e. _______

3. De entre as seguintes frases apenas uma não é ligada por coordenação. Identifica-a, sublinhando a alínea correta.

a) Não li o livro todo, logo o teste correu-me mal. b) Quando visito a minha avó, fico muito satisfeito. c) Fomos à biblioteca e requisitámos cinco livros.

d) Entrei no autocarro, mas o meu passe tinha caducado.

4. Preenche os espaços com os verbos, conjugando-os no tempo e modo indicados.

a. Achas que daqui a uns anos as pessoas ____________________ (verbo falar no futuro do indicativo) do Mestre Finezas?

b. Naquela noite, nós _____________________ (verbo caminhar no pretérito perfeito do indicativo) bastante até chegar ao teatro!

(6)

GRUPO IV - EXPRESSÃO ESCRITA

Elabora um texto de opinião coerente e bem estruturado que obedeça a uma introdução, a um desenvolvimento e a uma conclusão e em que reflitas sobre a possibilidade certas profissões, poderem desaparecer num futuro próximo como, por exemplo, o ardina, o amolador de tesouras, facas e reparador de guarda-chuvas, o engraxador de sapatos

Para elaborares o teu texto, poderás ter em conta:  A importância destas profissões;

 Razões para o seu desaparecimento e consequências da sua extinção.

Observações:

1. Redige um texto com um mínimo de 160 palavras e um máximo de 220. 2. Se escreveres menos de 60 palavras, o texto será cotado com 0 ( zero ) pontos.

_______________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(7)

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Os flushcoins que ficaram disponíveis para usar essa semana, me dão acesso há visualização de 5 imagens, 2 vídeos, 1 website e 1 episódio de podcast para

Cada povo utilizava o Tengwar de seu jeito diferente, podendo existir até mesmo mais de um modo para a mesma língua, como ocorre, por exemplo, com o Sindarin.. Existem modos

2 Não disponível para o eTGE e chassis para carroçarias especiais (por exemplo, túnel de vento, plataforma, autocaravanas), bem como veículos sem rádio e veículos preparados

É requerido um despojamento das obras da carne e um revestimento do fruto do Espírito Santo, e isto não é feito apenas por palavras, mas pela efetiva operação do

Interessados em ficar no novo ashram de Badrinath, participar de peregrinações com um acharya para o norte ou para o sul da Índia e o Sri Lanka, devem contatar o autor pelo

Nesse seleto grupo, os 50 maiores vendedores de touros taurinos (ra- ças europeias e sintéticas) somam a venda de 7.035 exemplares em 2016, com média de touros vendidos anual-

Computado os escores médios das palavras no conjunto de treinamento, o programa deverá inferir o sentimento de um segundo conjunto de comentários, chamado de conjunto de teste..

Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas..