• Nenhum resultado encontrado

Cláudia Graner Módes. O MOVIMENTO ESCOTEIRO NO GRUPO 5 DE AGOSTO DE RIO VERDE-GO: uma prática pouco conhecida 1.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cláudia Graner Módes. O MOVIMENTO ESCOTEIRO NO GRUPO 5 DE AGOSTO DE RIO VERDE-GO: uma prática pouco conhecida 1."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Trabalho Científico Decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Interamericana - Creada por Ley nº Nº 4.200/2010

Credenciamento Res. nº 209/2016. Assunção - PY. www.interamericana.edu.py

Cláudia Graner Módes

O MOVIMENTO ESCOTEIRO NO GRUPO 5 DE AGOSTO DE RIO VERDE-GO: uma prática pouco conhecida1.

Minuta descritiva decorrente da pesquisa científica apresentada ao Programa de Pós-Graduação e Extensão Universitária da Universidad Interamericana. Curso de Mestrado em Ciências da Educação, área de concentração: Educação.

Período de Realização: 05/Jul/2017 a 05/Jul/2019 Orientador (a): Dra Aida Asunción Arias Gonzáles Coorientador(a): Dr Jair Pereira de Melo Júnior

RESUMO

Nesta tese, foi proposto conhecer e descrever os princípios e métodos do Movimento Escoteiro no Grupo 5 de Agosto, através da percepção dos integrantes do grupo, em relação à formação dos mesmos e a importância da existência do grupo para a cidade de Rio Verde-GO, assim como a contribuição do método escoteiro na formação das crianças e adolescentes. Toda a investigação aconteceu no município de Rio Verde, localizado no sudoeste goiano, com os participantes do Grupo Escoteiro 5 de Agosto. Os resultados da pesquisa se deram em percentuais, onde 95% do ramo lobinho associam escotismo às brincadeiras e acampamentos. Todos os participantes consideram importante a existência do Grupo 5 de Agosto e estão satisfeitos em participarem. Todos concordam que o escotismo influencia na aprendizagem sobre o respeito à natureza e contribui no aprimoramento das próprias virtudes. O resultado desta pesquisa contribui com o sistema de ensino tradicional na perspectiva de ampliar o conhecimento de práticas educativas que acontecem na educação não formal e apoia a formação integral dos jovens.

Palavras-chave: Método escoteiro. Práticas educativas. Formação integral.

THE SCOUT MOVEMENT IN THE “5 DE AGOSTO” GROUP FROM RIO VERDE-GO: a not very well known practice.

ABSTRACT

(2)

This thesis proposed to study and describe the principles and methods of the educational practices of the Scout Movement in the “5 de Agosto” scout´s group, through the perception of the members of the group, in relation to their formation and the importance of the group's existence for the city of Rio Verde- GO. As well as the contribution of the scout method in the development of children and adolescents. The entire study took place in the city of Rio Verde, located in the southwest of Goiás state and with the participants of the Scout Group “5 de Agosto”. The results of the research were presented in percentages, where 95% of the Lobinho Scout branch associated scouting with games and camping. All participants have considered the “5 de Agosto scout Group to be important and are happy to be part of it. Everyone agrees that Scouting influences learning respect for nature and contributes to the improvement of their own virtues. The result of this research adds to the traditional education system in perspective of the growth in the knowledge of educational practices that take place in non-formal education and supports the integrate training of young people.

Key words: Scout methodology. Educational practices. Integrate training.

EL MOVIMIENTO SCOUT EN EL GRUPO “5 DE AGOSTO” DE RIO VERDE-GO: una práctica no muy conocida.

RESUMEN

Esta tesis propuso conocer y describir los principios y métodos de las prácticas educativas del

Movimiento Scout en el Grupo 5 de Agosto, a través de la percepción de los integrantes del grupo, en relación a su formación y la importancia de la existencia del grupo para la ciudad de Río Verde- GO. Así como, la contribución del método scout en la formación de niños y adolescentes. Toda la investigación se llevó a cabo en el municipio de Río Verde, situado en el suroeste de Goiás con los participantes del Grupo Scout 5 de Agosto. Los resultados de la investigación se mostraron en porcentajes, donde 95% del Club Scout Lobinho asocia el método scout con juegos y campamentos. Todos los participantes consideran importante la existencia del “Grupo 5 de Agosto” y están felices de participar. Todos los participantes estan de acuerdo que el Método Scout influye en el aprendizaje del respeto por la naturaleza y contribuye a la mejora de sus propias virtudes. El resultado de esta investigación agrega valor al sistema educativo tradicional en la perspectiva de ampliar el conocimiento de las prácticas educativas que se dan en la educación no formal y agrega en la formación integral de los jóvenes.

Palabras Clave: Método Scout. Prácticas educativas. Formación integral.

Introdução

Nesta sociedade cheia de informações e conhecimentos, existem organizações educativas paralelas à escola, o Movimento Escoteiro é uma destas organizações, com método educativo próprio, porém pouco conhecido e divulgado na cidade de Rio Verde-GO.

À medida em que se aprofundou o estudo sobre esta organização, o movimento escoteiro, percebe-se que ela oferece a educação não formal, visto que, ao observar a sala de aula, percebe-se existem outras práticas educativas que contribuem para atender os desafios no processo da formação integral das crianças e jovens.

Sabe-se que o conhecimento pode ser adquirido além dos muros da escola. Portanto a importância de conhecer as práticas educativas do Movimento Escoteiro 5 de Agosto de Rio

(3)

Verde, considerando que o grupo escoteiro é como uma referência para as famílias e população de Rio Verde-GO.

Esta pesquisa tem como ponto relevante compreender a proposta pedagógica do grupo 5 de Agosto e sua contribuição, enquanto educação não formal, na formação integral dos jovens que auxilia na edificação moral, intelectual e do caráter dos integrantes do movimento escoteiro.

Assim, o interesse nesta pesquisa é conhecer o método escoteiro no grupo 5 de Agosto com o olhar dos teóricos Pestalozzi e Montessori para entender as práticas educativas do método no viés da pedagogia da autonomia de Freire, através da percepção dos integrantes do grupo. Tal estudo é fundamental para mostrar os benefícios da prática desse movimento escoteiro e seu impacto educativo para a população da cidade de Rio Verde-GO.

Objetivo Geral

- Conhecer e investigar a prática pedagógica educativa do Movimento Escoteiro no grupo 5 de Agosto de Rio Verde - GO.

Objetivos Específicos

• Relatar a construção histórica do Grupo Escoteiro 5 de Agosto através de documentos escritos.

• Conhecer o método escoteiro, considerando a abordagem de autoeducação de Maria Montessori.

• Conhecer a influência da prática pedagógica do grupo 5 de Agosto na formação integral dos seus participantes.

• Verificar a importância do grupo escoteiro 5 de Agosto para a cidade de Rio Verde-GO. Metodologia

A metodologia utilizada para realizar este trabalho foi a pesquisa bibliográfica e exploratória. A fonte para a descrição bibliográfica descritiva se deu com o acesso e estudo dos documentos históricos do grupo 5 de Agosto e estudo em material do escotismo e publicações. Com a exploração dos dados coletados dos participantes, fez-se a análise para obter os resultados.

A pesquisa foi desenvolvida para conhecer a prática pedagógica do grupo escoteiro 5 de Agosto de Rio Verde-GO. O modelo não é experimental, realizou-se o estudo bibliográfico e exploratório de abordagem qualitativa/quantitativa. O que se fez foi coletar informações através

(4)

da aplicação do questionário previamente elaborado; após a coleta das informações, elaborou-se os gráficos para analisar os resultados e fazer a respectiva discussão.

Foi realizada a coleta de informações utilizando como critério o tempo de inserção do membro escotista no movimento escoteiro; todos os integrantes do grupo 5 de Agosto de Rio Verde-GO com um ano ou mais no movimento escoteiro, foram convidados a participar da pesquisa. Foi realizada a coleta de informações de todos os ramos escoteiros, através da aplicação do questionário sobre as práticas do movimento escoteiro e a vivência dos escoteiros no grupo ao qual pertence.

Os sujeitos envolvidos na pesquisa somam trinta participantes, distribuídos em ramos escoteiros: ramo lobinho (nove), ramo escoteiro (sete), ramo sénior (cinco), ramo pioneiro (um) e participantes escotistas chefes (oito) do grupo escoteiro 5 de Agosto de Rio Verde-GO.

Resultados

A partir das análises dos resultados da investigação das concepções e práticas pedagógicas do movimento escoteiro do Grupo 5 de Agosto de Rio Verde-GO percebeu-se que os participantes têm o escotismo como o espaço que aprende com jogos, brincadeiras, atividades ao ar livre na companhia de chefe escoteiro.

Observou-se que o Movimento Escoteiro mantém vivo o seu ideal e seu método, atravessando gerações e gerações e se mantém aberto e ativo. Sendo este um método de educação não formal com as práticas do escotismo que possibilita e oportuniza a complementação da educação formal. E temos também no método do escotismo prática de atividades educativas que contemplam os valores dos quatro pilares da educação.

Considerações Finais

A presente pesquisa tem a contribuição de oferecer atividades diversas, motiva os participantes a pensar o que está acontecendo em sua cidade e sua região e também influencia o integrante do grupo a desgrudar um pouco dos eletrônicos. Nessa perspectiva, deduz-se que é uma entidade de complementação educacional e uma referência para as famílias.

Verificou-se ainda, a percepção dos participantes sobre o movimento, que estão muito satisfeitos em sua maioria e que o conhecimento é otimizado de forma criativa, que trabalha com o relacionamento interpessoal, o que favorece a educação com a participação do meio social.

(5)

Manifestou-se uma preocupação quanto ao número atual de integrantes do movimento, devido ao fato de que houve uma redução de participantes nos últimos anos, o que não é um argumento conflitante e sim de preocupação, pois os integrantes consideram importante a existência do grupo escoteiro, embora se saiba que o objetivo do método não é atender a todos, mas, sim, trabalhar com grupos menores pela proposta do Projeto Educativo dos Escoteiros.

Quanto às contribuições de valores do movimento para os participantes, os princípios e objetivos do Movimento Escoteiro estão em consonância com as Leis de Diretrizes da educação brasileira, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e este movimento compartilha vários conceitos presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais, onde o ensino de valores veiculado pelo movimento influencia a vivência de crianças e adolescentes participantes.

Verificou-se, assim, que o Método Escoteiro é formado por um conjunto de métodos educacionais guiados por valores éticos, que contribuem para a formação do crescimento de crianças e jovens como pessoa, ser humano e, portanto, participantes do seu papel social perante sua comunidade e diante do mundo, para uma sociedade equilibrada.

Notou-se, também, que os participantes exprimiram a necessidade de preparar os jovens retomando os valores enfraquecidos pela sociedade, porém desejados e necessários para as mudanças sociais do século XXI, para a construção da fraternidade, cidadania, criatividade, ética, a compreensão, a amizade ao próximo e com os povos e a esperança no ser humano.

Esta pesquisa evidenciou a importância de se propor atividades que retomam a aprendizagem e o conhecimento de forma significativa através de uma Pedagogia Libertadora e incentivadora da autonomia, tendo a parceria do Método Escoteiro, a contribuição da educação não formal e institucionalizada com objetivos e princípios próprios e normalmente oferecida pelo terceiro setor, com o trabalho de adultos voluntários, como é o caso do Movimento Escoteiro.

Com base neste estudo, o presente trabalho é apenas um estudo inicial sobre a influência do escotismo em Rio Verde e suas contribuições, enquanto educação não formal, na formação dos jovens.

Sugere-se que o método escoteiro seja conhecido por um maior número de jovens, podendo despertar neles o interesse em ingressar no movimento, visando acrescentar a eles mudanças positivas que contribuam para sua formação integral.

Tal divulgação só poderá ser possível com forte apoio das instituições e dos órgãos públicos e uma possível divulgação na mídia, ou na divulgação informal, bem como, e principalmente, o auxílio dos pais e adultos comprometidos e responsáveis, que buscam orientar

(6)

os jovens a seguir um estilo de vida saudável, disciplinado, com respeito aos outros, a si mesmo e ao meio em que vive.

Em uma sociedade sedentária e ligada à tecnologia e eletrônicos é de extrema importância compartilhar lições sociais e ambientais, além de exercitar corpo e mente das crianças e jovens que estão em processo de formação.

Cronograma da Pesquisa

Cronograma de pesquisa realizada: Meses - 2017 à 2019 Atividades de Pesquisa Realizadas 01 02 07 08 10 11 01 06 10 11 12 07 Leituras e confecção do Pré projeto de pesquisa a ser desenvolvido. x x x x Levantamento de fontes e pesquisas em livros, pesquisa de dados oficiais público, periódicos, bibliotecas, internet, pesquisa de campo pública. x x x x x x x x

Classificação das fontes bibliográficas, dados oficiais e documentos oficiais públicos, análise e leitura critica e transcrição.

x x x

Redação/ Correção/

Entrega. x x

Defesa Pública x

Referências bibliográficas básicas

BADEN POWELL, R. S. S. Guia do chefe escoteiro. 4.ed. Curitiba: Editora Escoteira, União dos Escoteiros do Brasil, 1982.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BLOWER, B. D. A. Histórias do escotismo brasileiro: os primórdios do escotismo no Brasil. Tomo I – 1919-1924. Rio de Janeiro: CCME, 1999.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001.

BRANDÃO, C.; FREIRE, P. Educar para transformar. São Paulo: Mercado cultural, 2005.

FREIRE, P. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Editora Centauro, 2005.

(7)

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 25.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001b.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro do oprimido. 13.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da solidariedade. São Paulo: Villa das Letras Editora, 2009. INCONTRI, D. Pestalozzi - educação e ética. São Paulo: Scipione, 1996.

MONTESSORI, M. Mente absorvente. Rio de Janeiro: Portugália Editora (Brasil), 1961.

MONTESSORI, M. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965. PESTALOZZI, J. H. Antologia de Pestalozzi. Tradução de Lorenzo Luzuriaga. Buenos Aires: Losada, 1946.

ROHURS, H. Maria Montessori. (Org.) Tradução de: Danilo Di Manno de Almeida, Maria Leila Alves. Recife: Editora Massangana, 2010. 142p.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004. SOËTARD,M. Johann Pestalozzi. Recife: Editora Massangana, 2010.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL. Por princípios, organizações e regras. Curitiba, PR: Editora Escoteira, 2013.

Referências

Documentos relacionados

Para atingir o objectivo pretendido, que é saber quais as diferenças entre os resultados dos esforços e das armaduras numa laje vigada de betão armado obtidos a partir

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

O objetivo deste artigo é analisar como as redes sociais podem complementar o aprendizado dentro e fora da sala de aula, apresentando seus benefícios, as barreiras para

Mais do que definir a última etapa da vida, trata-se de impor estilos de vida, criando uma série de regras e comportamento e de consumo de bens específicos que indicam

Sua duração está limitada pelas condições da ascendência histórica do sistema, “[...] enquanto a expansão e a acumulação tranqüilas proporcionarem a margem de lucro

É possível construir curvas de diâmetro constante a partir de triângulos irregulares, porém, para que um triângulo possa ser usado como referência para a

Podemos considerar alguns aspectos positivos da Informática na Educação como: criação de ambientes virtuais de aprendizagem que contribuem para a construção do

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público, pelo presente Edital, as normas do