• Nenhum resultado encontrado

BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS: tudo que você precisa saber

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS: tudo que você precisa saber"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS:

tudo que você precisa saber

(2)

Sumário

Introdução ... 03

O que são os benefícios flexíveis? ... 06

Quais são as principais vantagens e desvantagens? ... 10

Conclusão ... 21

Como implantar um programa de benefícios flexíveis? ... 16

(3)
(4)

4

Introdução

O universo corporativo reconheceu há tempos a importância do capital humano para o crescimento e sucesso dos negócios — foi a partir deste consenso que as políticas para atração e retenção de talentos ganharam destaque dentre as estratégias de gestão de muitas empresas. A oferta de uma carteira de benefícios interessante aos colaboradores passou a ser um diferencial competitivo no mercado e, neste contexto, surgiu o modelo de benefícios flexíveis, capaz de atender de forma mais assertiva as necessidades e expectativas de cada profissional.

Porém, como todo modelo de gestão, os benefícios flexíveis exigem cuidados na definição das regras do programa, bem como durante a fase de implementação. Há muitas vantagens na adoção deste tipo de prática,

(5)

Introdução

além da própria atração e retenção de talentos, como, por exemplo, a possibilidade de racionalizar custos, impactos positivos nos indicadores de satisfação e motivação internas, melhorias no clima organizacional e, ainda, o fortalecimento da imagem e da reputação da empresa como inovadora e atenta aos interesses de seus colaboradores. Essa política de benefícios demonstra aderência à realidade pessoal de cada profissional, permitindo adequações e variações, de acordo com as preferências e necessidades do momento.

Neste ebook, vamos apontar todas as vantagens e citar as desvantagens e riscos que devem ser mitigados. Também falaremos sobre as etapas para a estruturação do programa de benefícios flexíveis, desde a concepção dos conceitos e procedimentos, até a implantação junto aos colaboradores.

(6)
(7)

O que são os benefícios flexíveis?

Podemos descrever os benefícios flexíveis como os benefícios concedidos por uma empresa, como plano de saúde, assistência odontológica, seguros de vida e de acidentes pessoais, além de benefícios sociais e incentivos à educação. A principal diferença neste conceito está na possibilidade de o colaborador escolher livremente, dentro de um portfólio preestabelecido, os benefícios que mais lhe interessam — esse modelo permite um maior alinhamento entre esses benefícios e o perfil do profissional.

PRINCIPAIS TIPOS DE BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS

Em linhas gerais, nas empresas que já possuem o programa de benefícios flexíveis, quando o colaborador é admitido, recebe uma pontuação de acordo com a faixa salarial e o cargo que será exercido. Como todos os benefícios têm um valor em pontos,

(8)

8

O que são os benefícios flexíveis?

cabe ao colaborador definir o melhor pacote para o seu momento de vida. Há uma série de outras opções, como reembolso de combustível, estacionamento, parcerias com academias ou assessorias esportivas, cartão de descontos para compras, programa de previdência privada, bolsas para realização de cursos ou estudo de idiomas, auxílio-creche e vale-cultura, mencionando apenas algumas alternativas.

É possível ainda flexibilizar cada benefício de modo que os colaboradores possam escolher entre três ou quatro opções de plano de saúde ou odontológico, cinco valores de vale-refeição, quatro propostas de seguro de vida e estacionamento, por exemplo. Se houver saldo positivo de pontos, o profissional pode solicitar a diferença na forma de restituições para despesas de saúde e de educação. Além disso, parte destes benefícios pode ser estendida aos dependentes. O recomendável é que, ao menos uma vez por ano, o colaborador possa realizar alterações no pacote escolhido.

BENEFÍCIOS LEGAIS E ESPONTÂNEOS

É preciso esclarecer as diferenças entre benefícios legais e espontâneos. Os legais estão previstos na legislação trabalhista ou previdenciária, ou ainda, nas convenções coletivas negociadas junto aos sindicatos de cada

(9)

O que são os benefícios flexíveis?

categoria. Esses benefícios são concedidos através da folha de pagamento e geram encargos sociais, como, por exemplo, 13° salário, férias remuneradas e abono, repouso semanal remunerado, auxílio-doença, FGTS, adicional sobre horas extras e de periculosidade.

Já os benefícios espontâneos são aqueles concedidos por liberalidade da empresa, ou seja, não estão relacionados a obrigações legais.

Esse tipo de benefício é oferecido em forma de serviços ou facilidades para os colaboradores e tem a intenção de garantir condições seguras de atendimento em casos de imprevistos e emergências, além de propiciar qualidade de vida, bem-estar, oportunidades de aprendizado e incentivo à cultura.

Essa personalização garante maiores índices de satisfação, já que os benefícios são verdadeiramente valorizados pelos colaboradores que, de certo modo, fazem um autogerenciamento das facilidades oferecidas. Diversas empresas já adotaram o modelo de benefícios flexíveis e obtiveram ótimos resultados — entre elas estão a Hewlett-Packard (HP) Brasil, a SAP, a GVT e a DuPont, empresa do setor de indústria química.

(10)
(11)

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

Os benefícios flexíveis são uma tendência que está cada vez mais ganhando força entre as estratégias relacionadas à gestão de pessoas, exatamente por reconhecer as diferenças entre os profissionais, estilos de vida, prioridades e preferências.

VANTAGENS

O modelo de gestão com benefícios flexíveis traz consigo muitas vantagens. Dentre as principais estão:

Maximizar o valor percebido pelo colaborador;

Facilitar o controle e aumentar a eficiência dos custos;

(12)

12

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

Conquistar uma diferenciação no mercado empregador;

Fomentar a imagem de empresa inovadora (“marca empregadora”);

Otimizar os processos de recrutamento e seleção;

Atrair e reter talentos;

Evidenciar os custos de cada benefício;

Incrementar a remuneração indireta, sem incidência de encargos;

Reduzir as taxas de rotatividade e absenteísmo;

(13)

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

Aumentar a produtividade individual e coletiva;

Mudar o comportamento em relação ao uso e valorização dos benefícios;

Atender às necessidades dos colaboradores de acordo com o perfil ou fase da vida.

DESVANTAGENS

Esse tipo de plano pode também apresentar algumas desvantagens e riscos que devem ser observados e avaliados pela empresa durante a construção do programa — eles estão relacionados a entraves e interpretações da legislação trabalhista brasileira. O principal aspecto a ser ressaltado é que a atual legislação considera que todo trabalhador é igual e, portanto, tem direito às mesmas condições.

É bom lembrar que o parágrafo 2º do artigo 458 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante que alguns benefícios específicos pagos pela empresa não são considerados como salário.

(14)

14

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

COMO EVITAR RISCOS?

É preciso contar com uma assistência jurídica para mitigar todos os riscos de futuras reclamações, como a alegação de cessão de direitos diferentes para profissionais que exercem o mesmo cargo.

Um outro fator importante é que o programa de benefícios flexíveis deve ser, sempre que possível, estendido a todos os colaboradores da empresa, evitando qualquer caracterização de discriminação e, claro, a insatisfação de alguns.

O programa também não pode gerar diferenças de oportunidades entre profissionais com o mesmo cargo ou faixa salarial. Inclusive, colaboradores afastados por doença ou acidente do trabalho, devem continuar participando do programa ofertado normalmente.

Para maior segurança da empresa, já que é possível haver descontos em folha de pagamento, referentes a contribuição do colaborador, o ideal é que o programa de benefícios seja negociado com a representação

(15)

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

dos empregados e sindicato, a fim de documentar as regras e procedimentos no próprio Acordo Coletivo da categoria. Individualmente, cada colaborador deve oficializar a opção pelos benefícios e a ciência do desconto em folha, em formulário específico, que será arquivado no prontuário.

Com esses cuidados, a empresa é capaz de definir políticas de benefícios para um programa atraente, customizado e valorizado pelos profissionais. Essa prática faz com que todos os colaboradores possam ter uma carteira em sintomia com suas necessidades, de modo que os benefícios sejam realmente percebidos.

E, assim, os indicadores de satisfação, motivação e engajamento também serão influenciados. Vale lembrar que equipes motivadas são mais produtivas, criativas e dispostas a enfrentar desafios.

(16)
(17)

Como implantar um programa de benefícios flexíveis?

Para a elaboração de um programa de benefícios flexíveis, é preciso que a empresa reforce esse novo conceito em sua cultura, envolvendo todos os gestores e níveis hierárquicos.

PESQUISE ANTES ESCOLHER OS BENEFÍCIOS OFERTADOS

O primeiro passo para a construção da estratégia consiste em realizar algumas pesquisas junto aos colaboradores, além de analisar as melhores práticas de mercado. Com essas informações em mãos, você compreenderá as preferências e necessidades dos colaboradores.

(18)

18

Como implantar um programa de benefícios flexíveis?

Essa avaliação deve considerar divisões por faixa etária, escolaridade, existência de dependentes e função exercida, de forma a criar subgrupos. É preciso frisar que o mesmo processo deve ser conduzido para a flexibilização dos benefícios dos executivos.

CONSTRUA UM PORTFÓLIO DE BENEFÍCIOS

Depois da coleta de dados, você será capaz de construir o portfólio de benefícios e definir se todos serão flexíveis e se alguns permanecerão fixos — neste ponto, é importante atentar para a legislação trabalhista. A partir deste planejamento inicial, inicie as buscas por fornecedores e parceiros, que serão responsáveis por oferecer os serviços planejados e observar os orçamentos.

Com os valores disponíveis, é momento de comparar os custos que envolvem os benefícios fixos e flexíveis, realinhando se necessário a proposta, evitando assim prejuízos aos colaboradores e tornando o programa financeiramente viável. Somente assim, será praticável a contratação dos

(19)

Como implantar um programa de benefícios flexíveis?

Durante toda a elaboração do projeto é essencial formar uma equipe de trabalho, definir claramente os objetivos a serem alcançados, criar cronogramas e acompanhar cada etapa do desenvolvimento.

E, antes da implementação, é fundamental contar com uma estratégia particular de divulgação e comunicação, envolvendo, inicialmente, todos os colaboradores.

DIVULGUE INTERNAMENTE E EXTERNAMENTE OS BENEFÍCIOS DISPONÍVEIS

Neste caso, utilize de forma inteligente os canais internos de comunicação, como newsletters, e-mails, reuniões gerenciais, palestras para esclarecimentos de dúvidas e, até mesmo, o tradicional mural de avisos, para garantir que a informação seja compreendida com clareza. Essa estratégia deve ter também um apelo motivacional, reforçando a questão da valorização do trabalhador como indivíduo.

Cuide também da divulgação externa, com a intenção de reforçar a imagem e a reputação da empresa, como boa empregadora, na hora de divulgar uma nova vaga. Para tanto, é necessário investir nas redes

(20)

20

Como implantar um programa de benefícios flexíveis?

sociais, páginas corporativas e sites dedicados, como o próprio LinkedIn, que se tornou a rede de contatos profissionais mais utilizada por candidatos e recrutadores.

É importante lembrar que depois da implementação, o programa poderá passar por atualizações, sempre com a finalidade de aprimorar práticas e regras, de modo a conquistar a adesão e a satisfação dos profissionais.

Para tanto, é essencial que o pacote de benefícios seja reavaliado periodicamente, garantindo que, ao longo do tempo, continue atendendo às expectativas e aos anseios das equipes.

(21)
(22)

22

Conclusão

Empresários e gestores que adotam uma gestão com foco em pessoas e em resultados devem considerar a utilização do modelo de benefícios flexíveis, no sentido de atentar para as reais necessidades dos colaboradores, visando satisfação, qualidade de vida, educação e crescimento profissional. Atualmente, as políticas que envolvem remuneração e benefícios são responsáveis diretas pelo processo de atração e retenção de talentos, além de favorecer a criação de uma reputação diferenciada perante o mercado, contribuindo para que a empresa se torne uma referência para potenciais candidatos.

Na verdade, a transição de um modelo de benefícios tradicional para um de benefícios flexíveis, demonstra a intenção da empresa em se adequar às novas

(23)

Conclusão

demandas trazidas pela atual sociedade e, consequentemente, por seus profissionais. Aspectos como saúde e segurança financeira passaram a compartilhar espaço com outros interesses, como a possibilidade do trabalho remoto ou home office, horários de trabalho mais flexíveis, bolsas para realização de especializações ou MBAs, intercâmbios e experiências internacionais, além da previdência privada.

Além disso, os programas que permitem o gerenciamento dos pontos pelo profissional, garantem também a correta valorização dos benefícios e, quando existe a possibilidade de transformar os pontos residuais em outros benefícios ou reembolsos, essa valorização se torna ainda mais evidente. Neste caso, muitos profissionais conseguem organizar suas carteiras de modo a conseguir bônus que podem ser utilizados para realização de projetos pessoais.

Ou seja, através dos benefícios flexíveis, a empresa dá ao colaborador a chance de usufruir do programa da melhor forma possível e de acordo com seus planos e necessidades. Esse tipo de política produz grandes impactos no engajamento e no comprometimento de todos.

(24)

24

Conclusão

Entretanto, para que o programa seja eficiente e traga os resultados esperados, é fundamental partir de uma análise aprofundada sobre as expectativas e interesses das equipes, que suportará a definição sobre os benefícios a serem ofertados no portfólio geral.

É adequado contar com o suporte de uma consultoria especializada, capaz de auxiliar o RH a estruturar um programa abrangente, integrando diversos interesses e possibilidades, motivando e incentivando todos os colaboradores.

(25)

A Brasil Benefícios é uma corretora de seguros, especializada na gestão de benefícios empresariais. Possui um processo de vendas consultivo, com corretores capacitados para contatar as empresas, avaliar o perfil e as preferências dos colaboradores e, somente então, oferecer pacotes customizados. A Brasil Benefícios tem como principais produtos planos de saúde empresarial, seguro saúde, planos odontológicos, seguro de vida em grupo e previdência privada — trabalhando com operadoras mais reconhecidas e renomadas do mercado, como Allianz, Bradesco Saúde, Porto Seguro, Amil, Sul América, Golden Cross, Medial Saúde, Odontoprev, Mapfre Seguros e Icatu Seguros.

Por meio de uma parceria estratégica, a Brasil Benefícios integrou seus produtos aos da Ticket Serviços S.A., em 2014, passando a ofertar também o Ticket® Restaurante, Ticket® Alimentação, Ticket® Cultura e vale-transporte. Assim, o cliente pode ter acesso a todas as alternativas, através de um único contato.

Com a experiência de 5 anos no mercado, a especialização da Brasil Benefícios permite selecionar as melhores soluções para sua empresa e gerenciar de forma efetiva, os programas de benefícios empresariais e flexíveis, liberando a equipe de RH para realização de tarefas mais relevantes ao negócio. Além de garantir a construção

(26)

Referências

Documentos relacionados

Intercâmbio na Irlanda: tudo que você precisa saber ilhas aran, irlanda3. A

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter

• Inserção de filtro em veia cava, a maior veia do abdômen para impedir que os coágulos sanguíneos se desloquem para os pul- mões causando uma embolia pulmonar. • Meias

Quais são os principais indicadores que você precisa acompanhar O que fazer com esses dados.. Como organizar

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se

Com o outsourcing de TI, a empresa não precisa se preocupar com esse aspecto, pois sua parceira cuida de tudo para oferecer tecnologia de ponta para os seus clientes... VANTAGENS

Nos próximos tópicos, falaremos sobre o momento ideal para fazer um intercâmbio, como escolher o destino e o programa mais adequado aos seus objetivos.. Boa leitura e

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para