• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Universidade Nova de Lisboa

NOVA Medical School |Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM)

Mestrado Integrado em Medicina

Regente: Professor Doutor Rui Maio

Orientador: Prof. Dr. António Mário Santos

Discente: Joana Laia Freire Gameiro | 2014258 | Turma 6

2019 - 2020

(2)

1 ÍNDICE

▪ INTRODUÇÃO 2

▪ ESTÁGIO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR 2

▪ ESTÁGIO DE PEDIATRIA 3

▪ ESTÁGIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 4

▪ ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL 5

▪ ESTÁGIO DE MEDICINA INTERNA 6

▪ ESTÁGIO DE CIRURGIA GERAL 7

▪ ELEMENTOS VALORATIVOS 7

▪ REFLEXÃO CRÍTICA 9

(3)

2 INTRODUÇÃO

O Estágio Profissionalizante (EP) é parte integrante do plano curricular do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), proporcionando a transição entre o ensino tutorado e o exercício da profissão. Desta forma, permite, ao estudante de medicina, a aquisição de competências clínicas, técnicas e sociais, bem como o desenvolvimento de autonomia imprescindíveis num jovem médico. O EP é organizado em 6 estágios parcelares: Medicina Geral e Familiar (MGF), Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia (GO), Saúde Mental, Medicina Interna e Cirurgia Geral, com o intuito de proporcionar uma formação abrangente nas diversas áreas da medicina.

Este relatório é constituído por uma introdução; seguida de uma breve descrição das atividades desenvolvidas e experiência adquirida nos diferentes estágios parcelares pela ordem em que foram realizados; posteriormente segue-se uma exposição dos elementos valorativos do meu percurso académico no presente ano e anteriores; finalizando com uma reflexão crítica, com a análise do cumprimento dos objetivos pessoais e específicos delineados, bem como a apreciação global do EP e do MIM. Em anexo, encontram-se ainda os certificados de atividades realizadas no âmbito curricular e extracurricular.

Tendo em conta o facto de considerar o 6º ano uma etapa fulcral para o meu desenvolvimento pessoal, académico e enquanto futura profissional de saúde, delineei objetivos de forma a potenciar a aprendizagem e experiência adquirida ao longo do ano. Destaco: aprimorar os meus conhecimentos científicos e práticos adquiridos anteriormente; aprofundar novos conhecimentos; colmatar hiatos teóricos e práticos de forma a potenciar um raciocínio clínico completo; adquirir atitudes e aptidões pessoais para me preparar e capacitar para a prática clínica, dando ênfase à empatia, solidariedade e comunicação interpessoal e interprofissional.

ESTÁGIO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR - 9/9/2019 a 4/10/2019

No âmbito de MGF, realizei o estágio no Centro de Saúde (CS) de Serpa e extensão Vales Mortos, sob tutoria da Dr.ª Graça Coelho. Estabeleci como objetivos pessoais, sistematizar a abordagem diagnóstica e de tratamento das patologias mais frequentes em MGF; participar em consultas de saúde de adulto; familiarizar-me com os Programas de Saúde Infantil; Planeafamiliarizar-mento Familiar; Saúde Materna; rastreios; contactar com apoios domiciliários; e perceber a importância da especialidade nas povoações isoladas, como Vales Mortos.

Durante 4 semanas, assisti a várias consultas externas, tendo adquirido autonomia crescente e conduzido algumas destas com supervisão à distância para discussão de hipóteses diagnósticas, exames complementares de diagnóstico (ECD) e proposta terapêutica. Realizei ainda, com supervisão da minha

(4)

3 tutora, outros procedimentos administrativos como certificados de incapacidade temporária, atestados de saúde e doença, bem como prescrição de receituário crónico. Pude também observar diferentes tipologias de consulta, como consulta de saúde do adulto, onde constatei que as patologias mais frequentes eram diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia e problemas osteoarticulares. Na consulta de saúde materna e de saúde infantil, consolidei conhecimentos acerca da vigilância da gravidez de baixo risco e da avaliação do desenvolvimento psicomotor infantil. Nas consultas de planeamento familiar, pude assistir e realizar colpocitologias e palpação mamária, bem como, aconselhamento contracetivo. Por fim, nas consultas abertas tanto no CS de Serpa como no Hospital São Paulo de Serpa, onde acompanhava a minha tutora no Serviço de Urgência (SU), pude observar e gerir patologias agudas com necessidade de avaliação e tratamento mais urgente.

Desta forma, este estágio permitiu-me uma maior compreensão da especialidade e do seu impacto na vida do doente, constituindo um alicerce fundamental no apoio aos utentes e às suas famílias, acompanhando-os regularmente e oferecendo cuidados de natureza preventiva e curativa, bem como física e emocional, independentemente da idade, sexo ou estatuto socioeconómico.

Pelo facto de ter estagiado no CS de Serpa e numa das suas extensões, contactei com uma realidade diferente daquela que me foi dada a conhecer em Lisboa na USF Fonte Luminosa (5º ano). Trata-se de uma população, maioritariamente envelhecida, com poucos recursos e literacia em saúde, pelo que me foi possível observar em primeira mão a necessidade de uma abordagem holística que tem em conta não só as doenças do utente, como também o seu contexto psicossocial e económico, permitindo-me também treinar a adaptação do discurso.

Durante este estágio, apresentei, em conjunto com os meus colegas Carolina Baltazar e José Abrantes, os temas Emergências oncológicas, Vacinas extra-Plano Nacional de Vacinação e o poster “Sabe o que anda a beber?” (ANEXO 1) propostos pelos profissionais de saúde do CS de Serpa.

ESTÁGIO DE PEDIATRIA - 7/10/2019 a 1/11/2019

No âmbito de Pediatria, realizei o estágio parcelar no Hospital Dona Estefânia (HDE), na Unidade de Adolescentes (UA), sob tutoria da Dr.ª Leonor Sassetti. Estabeleci como objetivos, sistematizar a abordagem diagnóstica e de tratamento das principais patologias da criança e adolescente, em contexto de consulta, internamento e SU, consolidando os conhecimentos teóricos adquiridos previamente; melhorar as minhas competências interpessoais; e contactar com as várias vertentes da especialidade.

Durante o estágio, tive a oportunidade de assistir diariamente à reunião clínica entre os diversos serviços e semanalmente a várias sessões clínicas, elaboradas por vários serviços. No internamento, observei

(5)

4 6 crianças em cardiologia pediátrica do Hospital de Santa Marta e 14 adolescentes no internamento da UA, destacando em ambos a grande diversidade de patologias observadas. Relativamente às consultas, participei em 18 consultas de adolescentes, onde as principais patologias observadas foram as perturbações do comportamento alimentar, nomeadamente anorexia nervosa; e 4 consultas de imunoalergologia, onde a principal patologia observada foi a rinite alérgica. No SU, completei 24 horas distribuídas pelas 4 semanas de estágio, tendo observado 27 crianças e adolescentes maioritariamente com patologia infecciosa.

Durante a permanência na UA, senti-me bem inserida e enquadrada na equipa, sendo estimulada constantemente para aproveitar todas as oportunidades de aquisição de conhecimento. Para além do mais, pelo contacto que me foi permitido com os adolescentes e as suas famílias, acredito ter enriquecido a minha capacidade de comunicação com o doente e a sua família, bem como a capacidade de compreender o doente de forma holística e a importância do apoio e colaboração da família na sua terapêutica.

No fim do estágio, elaborei e apresentei, em conjunto com os meus colegas André Pita e Carolina Baltazar, o seminário “Nunca mais quero passar por isto outra vez…” – a propósito de um caso clínico de intoxicação medicamentosa voluntária por paracetamol. Este seminário baseou-se num caso clínico que acompanhámos e que me mostrou uma realidade consideravelmente diferente da que até então tinha experienciado.

ESTÁGIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA - 4/11/2019 a 29/11/2019

No âmbito de GO, realizei o estágio parcelar no Hospital Vila Franca de Xira, sob orientação da Dr.ª Carla Nunes e da Dr.ª Rita Silva. Estabeleci como objetivos, consolidar conhecimentos, capacidades e atitudes adquiridos na unidade curricular de GO do 4º ano; sistematizar a abordagem diagnóstica e de tratamento das principais patologias da mulher grávida e não grávida; compreender quais as situações cuja prevenção, diagnóstico precoce e referenciação são fundamentais; familiarizar-me com rastreio ginecológico, planeamento familiar e acompanhamento obstétrico; reconhecer gravidez de risco, bem como sinais e sintomas de trabalho de parto.

Durante este estágio, tive a oportunidade de participar em várias vertentes da especialidade que me permitiram verificar o quão abrangente e completa é. Relativamente a ginecologia, participei em 25 consultas externas, sendo a maioria consultas de seguimento pós-operatório, onde realizei o exame ginecológico sob supervisão; 15 consultas de pavimento pélvico, sendo a principal patologia observada o prolapso pélvico anterior ou cistocelo; 8 consultas de colo do útero, tendo observado várias colposcopias; e 11 consultas de senologia, onde me familiarizei com a gestão do doente com patologia mamária, realizando o exame objetivo da mama, análise de ECD e discussão do plano terapêutico. Relativamente a obstetrícia, observei 13 consultas

(6)

5 externas das quais 9 foram consultas de seguimento de gravidez de alto risco e 4 foram consultas de referenciação dos cuidados de saúde primários para planeamento do parto. No internamento, acompanhei a observação de 10 mulheres no puerpério, onde sistematizei o exame físico na puérpera e as recomendações necessárias para uma boa transição para ambulatório; e 9 no internamento de GO, onde acompanhei a observação de mulheres propostas para indução de parto, bem como a avaliação pré e pós-operatória de mulheres com patologia ginecológica. Tive ainda a oportunidade de observar vários ECD, nomeadamente histeroscopias, ecografias ginecológicas e obstétricas, bem como amniocenteses, consolidando as indicações necessárias para cada um destes ECD e compreendendo as principais dificuldades na sua realização. No bloco operatório e sala de partos, observei 4 cirurgias ginecológicas, entre elas 2 histerectomias por via abdominal e por via vaginal; observei 5 cesarianas, tendo participado em 3 delas; 5 partos eutócicos e 1 parto distócico por ventosa. No SU, completei um total de 48 horas distribuídas por 4 dias e acompanhei a observação de 25 mulheres com diversos motivos de ida ao SU. Na vertente ginecológica, na maioria dos casos por metrorragia e vulvovaginites; e na a vertente obstétrica, diagnóstico de gravidez, algias pélvicas e a iniciação de trabalho de parto espontâneo.

No fim do estágio, elaborei e apresentei, com a minha colega Ana Rita Martins, o seminário “Abordagem à doente com úlcera genital”. Este estágio permitiu-me não só desenvolver competências técnicas e científicas, como também explorar as múltiplas vertentes desta especialidade. Destaco também a vertente humana que acarreta e o primeiro contacto com a vida, que para mim, continua a ter impacto.

ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL - 2/12/2019 a 10/1/2020

No âmbito de Saúde Mental, realizei o estágio parcelar no serviço de pedopsiquiatria do HDE, sob orientação do Dr. Juan Sanchez. Estabeleci como objetivos, identificar e distinguir sintomas de perturbação psiquiátrica do funcionamento psicológico normal; melhorar as minhas capacidades comunicativas e empáticas tanto com a criança ou adolescente como com a sua família; ter em conta o contexto socioeconómico e familiar em que o doente se insere, identificando situações individuais e sociais de risco; avaliar a capacidade funcional do doente; realizar o registo observacional da criança de modo a obter um diagnóstico global; saber os princípios gerais da atuação nas patologias pedopsiquiátricas mais comuns, incluindo situações de urgência e emergência, sendo capaz de propor terapêutica adequada; e saber aplicar as regras básicas de referenciação de uma criança com problemas de saúde mental.

No decorrer do estágio, participei em consultas externas de pedopsiquiatria, reuniões de equipa e interequipas, onde se apresentaram projetos como o “+CONTIGO”, um projeto de prevenção e pósvenção de suicídio em adolescentes e “Legitimar utopias – decreto de lei 54/18” cujo objetivo era simplificar este

(7)

6 decreto de lei que traduz a articulação entre as escolas e os hospitais; seminários teórico-práticos como “Abordagem de perturbações psiquiátricas em contexto de SU” e “Estigma da Doença Mental”; e sessão formativa de internos de pedopsiquiatria, com o tema “Patologia psicossomática e vinculação”. Nas consultas externas, acompanhei o meu tutor na observação de 58 crianças dos 3 aos 16 anos, maioritariamente do sexo masculino (76%), sendo a patologia mais frequente a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (50%), seguida de perturbação de desafio e oposição (8%) e de perturbação da ansiedade (7%).

Durante este estágio, tive a oportunidade de conhecer múltiplos contextos sociais. Concluí que a intervenção precoce é fundamental para a saúde mental e física destas crianças. Enquanto noutras especialidades é possível diferenciar entre os fatores de risco genéticos e ambientais. Em pedopsiquiatria, esta distinção torna-se muito ténue e complexa dado que o ambiente, ou seja, a dinâmica familiar, é maioritariamente criado pelos mesmos responsáveis pela transmissão genética. Na sessão formativa sobre “Patologia psicossomática e vinculação” foi referida uma frase que considero de extrema importância: “a segurança é também saber que há hipótese de rutura e reparação”. Frequentemente, é precisamente esta segurança que falta a muitas destas crianças e como tal desenvolvem mecanismos mal adaptativos que culminam em psicopatologia como a única forma através da qual conseguem processar determinados eventos de vida e contextos sociais.

ESTÁGIO DE MEDICINA INTERNA - 20/1/2020 a 9/3/2020

No âmbito de Medicina Interna, realizei o estágio parcelar no serviço de medicina 7.2 do Hospital Curry Cabral, sob orientação da Dr.ª Ana Rodrigues. Estabeleci como objetivos, aumentar a minha autonomia na anamnese, exame físico, pedido de ECD, diagnóstico e proposta terapêutica das situações clínicas mais frequentes no doente adulto, bem como identificar e hierarquizar a abordagem de situações de emergência médica e de risco eminente de vida; ser útil enquanto elemento da equipa médica, elaborando diários clínicos, notas de alta e de transferência e obtendo os consentimentos informados necessários; transmitir ao doente e aos seus familiares os diagnósticos, terapêuticas e prognósticos relevantes; melhorar as minhas capacidades comunicativas e empáticas com doentes, colegas e outros profissionais; e desenvolver a sensibilidade particular para a abordagem de doentes em fim de vida.

Durante o estágio tive a oportunidade de participar em várias das valências desta especialidade, nomeadamente nas consultas externas de medicina interna, onde acompanhei a observação de 5 doentes com múltiplas comorbilidades; nas consultas de doenças autoimunes, onde acompanhei a observação de 12 doentes, sendo a patologia mais frequente o lúpus eritematoso sistémico; e na consultoria, tendo acompanhado a observação de doentes noutros serviços, em particular ortopedia e cirurgia. Assisti diariamente à reunião clínica que ocorria às 8h30, antes de se iniciarem as atividades clínicas previstas, bem

(8)

7 como a várias sessões clínicas, onde pude aprofundar conhecimento desta e de outras especialidades, esclarecendo dúvidas e sistematizando temas como “Insulinoterapia: o que há de novo?”, “Exame objetivo da mão”, “Cirurgia da mão”, “Infeções respiratórias na grávida”, “Coronavirus – COVID-19”, “Peritonite bacteriana espontânea” e “PCR para ajuste da antibioterapia nas exacerbações da DPOC”. Os alunos do 6º ano tiveram ainda a oportunidade de rever alguns dos temas propostos na ficha da unidade curricular sob a forma de exposição teórica seguida da resolução e discussão de casos clínicos, algo que considerei muito útil não só para a prática clínica como também para a preparação para a Prova Nacional de Acesso à especialidade (PNA). Semanalmente, acompanhei a minha tutora no SU, maioritariamente no Serviço de Observação, tendo contactado com uma maior variedade e gravidade de patologias em contexto agudo.

No âmbito das atividades diárias em internamento, gostaria de destacar a autonomia e confiança que me foi dada e o quanto isso contribuiu para a minha aprendizagem e para o meu desenvolvimento como futura médica. Diariamente, realizei de forma autónoma a anamnese, exame objetivo e escrevi os diários clínicos dos doentes, discutindo a interpretação e realização de ECD e terapêutica com a restante equipa no final de todas as manhãs. A maioria dos doentes internados eram idosos com muitas comorbilidades, enquadrando-se numa situação de grande fragilidade. Neste contexto, o bom senso clínico é uma prioridade e é essencial que esteja presente em toda e qualquer intervenção médica. Neste estágio, mais do que em qualquer outro, pude presenciar várias decisões clínicas, que embora difíceis de tomar, tiveram constantemente em conta o bem-estar e conforto do doente, bem como as suas crenças.

No fim do estágio, elaborei e apresentei em conjunto com os meus colegas Carolina Baltazar, Diana Serra, Diogo Santos e Margarida Espanhol a sessão clínica com o tema “Valvulopatias”.

ESTÁGIO DE CIRURGIA GERAL - 1/6/2020 a 19/6/2020

No contexto da pandemia COVID-19, o meu estágio de cirurgia realizou-se à distância através de reuniões bissemanais com o Dr. Pedro Amado. Nestas reuniões apresentámos e discutimos temas como “Refluxo gastroesofágico”, “Neoplasia gástrica” e “Diverticulite”, com possibilidade de esclarecimento de dúvidas, algo que considerei extremamente útil para a preparação para a PNA. No minicongresso, apresentei em conjunto com as minhas colegas Ana Rita Martins e Madalena Malato o tema “Tumores hepáticos benignos”.

ELEMENTOS VALORATIVOS

Por considerar que “O médico que só de medicina sabe, nem de medicina sabe”, ao longo de 6 anos complementei a minha formação pessoal e académica com atividades extracurriculares, tendo como

(9)

8 principal objetivo o meu desenvolvimento e crescimento como pessoa e futura médica, na sociedade e no meio profissional. Para completar e colmatar lacunas do conhecimento teórico e prático, os estágios que frequentei ao longo do 6º ano, foram acompanhados de palestras, formações e workshops das especialidades cujo estágio estava a decorrer. Durante o estágio de Pediatria, XXVI Jornadas de Pediatria Leiria e Caldas da Rainha e “Saúde da criança e do adolescente: cefaleias, obesidade e enurese”; em GO, “Workshop Ginecologia e Obstetrícia”; em Psiquiatria, “Psichiatry Pitstop – Lisboa”; e em Medicina Interna, “O valor do diagnóstico para o sistema nacional de saúde e para o cidadão” (ANEXO 2 a 6). Também frequentei formações que potenciavam o meu estudo para a PNA quer através de breves apresentações teóricas seguidas de resolução de casos clínicos, bem como workshops tais como, “Palestra de Neurorradiologia”, “Urgências em ORL” e “CRITIC: Curso Rápido de Intervenção e Técnicas no doente Crítico” (ANEXO 7 a 9).

Para enriquecimento pessoal optei por palestras em várias áreas nomeadamente investigação, comunicação, GO, desporto e saúde mental (ANEXO 10 a 20). Saliento o curso de verão “ESMO-ESO Course on Medical Oncology for Medical Students” (ANEXO 21) que decorreu de 18 a 23 de Julho de 2019 em Valência, que me permitiu aumentar os meus conhecimentos em oncologia e conviver com estudantes de medicina de toda a Europa.

Ao longo dos 6 anos de Medicina, fiz parte da comissão organizadora do XV Hospital da Bonecada no departamento de “Formação e inscrições” (ANEXO 22) em 2016; da Associação de Estudantes (AEFCM) como vogal da direção da AEFCM na área de valorização do sócio, entre outras colaborações (ANEXO 23) em 2016/2017. Destaco o projeto de voluntariado “Marca Mundos” no qual participei no decorrer do ano letivo de 2016/2017 e que não só me permitiu dar um pouco do pouco que sabia através da participação em vários rastreios de prevenção da hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade (ANEXO 24), como também me proporcionou a possibilidade de fazer voluntariado internacional na Indonésia, numa campanha de prevenção da diabetes mellitus durante o verão de 2017 (ANEXOS 25, 26 e 27). Durante o projeto de voluntariado na Indonésia fui ainda convidada para participar noutro projeto de voluntariado denominado “Defosty (Dedication for Society)” (ANEXO 28), que consistia na realização de circuncisões a todos os rapazes de 11 anos pertencentes à região de Bulukumba, tendo participado em várias circuncisões sob orientação de um dos médicos responsáveis. Toda esta experiência deu-me uma perspetiva completamente diferente da que tinha até então, passando a valorizar o que anteriormente tinha considerado como garantido.

A prática de desporto também foi algo que me acompanhou durante toda a faculdade. Fiz parte da equipa de voleibol feminino da AEFCM durante os 6 anos de faculdade (ANEXO 29). No 4º ano iniciei a prática de Systema, uma arte marcial Russa, que continuo a praticar atualmente e este ano participei em duas provas de OCR (Obstacle Course Race) “OCR Police Challenge” e “Stone Race”. Apesar de ter sido um desafio conciliar

(10)

9 os treinos de voleibol e de systema, com os estágios, sobretudo à periferia e com o estudo intensivo que nos é exigido, o desporto acabou por se tornar essencial para o meu desenvolvimento na faculdade permitindo-me manter a saúde permitindo-mental e motivação para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

REFLEXÃO CRÍTICA

Após o fim do EP, realizando uma análise retrospetiva do que me foi permitido experienciar durante este ano atípico nos vários estágios parcelares, a minha apreciação global é bastante positiva. Tendo em conta os objetivos estabelecidos para o EP e para cada estágio parcelar, citados anteriormente em cada uma das secções, considero ter cumprido a maioria dos objetivos a que me propus. De seguida destacarei os que considero não ter cumprido e uma breve justificação para o seu incumprimento. Relativamente ao estágio de MGF, não contactei com tantos apoios domiciliários como pretendia, tendo apenas realizado 2 durante as 4 semanas de estágio. Quanto ao estágio de Pediatria, a especialização dos cuidados prestados no HDE, permite a vivência da diferenciação da Pediatria médica. No entanto, atendendo ao carater profissionalizante e generalista do estágio de 6º ano, dificulta a observação de casos mais comuns e a visão mais abrangente da especialidade. Este ponto foi parcialmente colmatado com a participação em consultas e internamento de outras subespecialidades pediátricas, nomeadamente consultas de imunoalergologia e internamento de cardiologia, bem como com a frequência no SU. Contudo, para anos futuros, gostaria de sugerir a participação noutras subespecialidades como endocrinologia, nefrologia, hematologia, ortopedia, neurologia, nutrição e desenvolvimento. Relativamente a GO, iniciei o estágio com alguma expectativa que considero ter sido superada, sendo um dos estágios mais completos que tive e que mais me satisfez. Quanto a saúde mental, iniciei o estágio com pouca expectativa e pedopsiquiatria foi uma das especialidades que mais me surpreendeu pela positiva, permitindo-me crescer não só como futura médica, mas sobretudo enquanto pessoa, ao perceber um pouco das adversidades que alguns jovens encontram no início da sua vida e o quão determinantes estas são para o seu desenvolvimento. Quanto a medicina interna, as atividades realizadas no âmbito do internamento constituíram, sem dúvida, os momentos mais importantes do meu estágio e que mais contribuíram para a aquisição de autonomia. Destaco ainda a importância de gestão de expectativas e prognósticos, algo que considero que tenho de melhorar, mas que espero consegui-lo no decorrer da prática clínica.

Findo o 6º ano e refletindo sobre este ano atípico, concluo que perante todas as adversidades que nos foram impostas mostrámos que conseguimos perseverar. Afinal, e embora a falta de comunicação, na minha opinião, demonstrada neste último ano, foi precisamente para ultrapassar dificuldades que a NMS|FCM nos preparou.

(11)

10 ANEXOS

Anexo 1 - Poster "Sabe o que anda a beber?" 11

Anexo 2 - XXVI Jornadas de Pediatria Leiria e Caldas da Rainha 11

Anexo 3 - Saúde da criança e do adolescente: cefaleias, obesidade e enurese 12

Anexo 4 - Workshop Ginecologia e Obstetrícia 12

Anexo 5 - Psichiatry Pitstop 12

Anexo 6 - Conferência “O valor do diagnóstico para o sistema nacional de saúde e para o cidadão” 14 13

Anexo 7 - Palestra de Neurorradiologia 13

Anexo 8 - Urgências de ORL 13

Anexo 9 - CRITIC: Curso Rápido de Intervenção e Técnicas no doente Crítico 14

Anexo 10 - iMed Conference Lisbon 2019 14

Anexo 11 - Webinar 1º Congresso Nacional Imunoalergologia 14

Anexo 12 - Symbio Wired 15

Anexo 13 - Como comunicar em videochamadas by Speak & Lead 15

Anexo 14 - Redação científica 15

Anexo 15 - FutureMD - Frente a frente com o futuro 16

Anexo 16 - Mutilação genital feminina 16

Anexo 17 - Nutrição e performance desportiva 16

Anexo 18 - Psicologia desportiva 16

Anexo 19 - Como manter a saúde mental na quarentena 17

Anexo 20 - Burnout em Medicina 17

Anexo 21 - ESMO-ESO Course on Medical Oncology for Medical Students 17

Anexo 22 - Comissão Organizadora XV Hospital da Bonecada 18

Anexo 23 - Vogal da Direção da AEFCM na área de valorização do sócio, entre outras colaborações 18 Anexo 24 - Rastreios Médicos Santarém, Saldanha, Alvalade e Colombo 19

Anexo 25 - Missão de voluntariado internacional - Indonésia 20

Anexo 26 - Seminar Heroes for Life "How to Prevent, Control & Treat Diabetes Mellitus 20

Anexo 27 - Heroes for Life Project 21

Anexo 28 - Defosty (Dedication for Society) 21

(12)

11 Anexo 1 - Poster "Sabe o que anda a beber?"

(13)

12

Anexo 3 - Saúde da criança e do adolescente: cefaleias, obesidade e enurese

(14)

13

Anexo 6 - Conferência “O valor do diagnóstico para o sistema nacional de saúde e para o cidadão”

14

(15)

14

Anexo 9 - CRITIC: Curso Rápido de Intervenção e Técnicas no doente Crítico

Anexo 10 - iMed Conference Lisbon 2019 Anexo 11 - Webinar 1º Congresso Nacional

(16)

15

Anexo 12 - Symbio Wired

Anexo 13 - Como comunicar em videochamadas

by Speak & Lead

(17)

16

Anexo 15 - FutureMD - Frente a frente com o futuro Anexo 16 - Mutilação genital feminina

(18)

17

Anexo 19 - Como manter a saúde mental na

quarentena

Anexo 20 - Burnout em Medicina

(19)

18

Anexo 22 - Comissão Organizadora XV Hospital da Bonecada

(20)

19

(21)

20

Anexo 25 - Missão de voluntariado internacional - Indonésia

(22)

21

Anexo 27 - Heroes for Life Project

(23)

22

Referências

Documentos relacionados

Since significant differences in eGFR between nonover- weight and overweight/obese children were observed for all estimations including CysC, and considering that obesity might be

Despite the apparent ease of the depicted pro- cess, there are some drawbacks [4] that prevent its out-of-the-box adoption in the in- surance legacy systems domain: The generation of

Com este trabalho pretendemos reflectir sobre o modo como a crise ambiental, em conjunto com a ciência ecológica, contribuiu para uma consolidação da reflexão ética e o

Tendo como conceito de base a narrativa, este projecto procurará implementar no vídeo um novo tipo de experiência interactiva, cujo espectador, através dos seus movimentos, será

Para cada área disciplinar (Medicina Oral, Odontopediatria, Periodontologia, Dentisteria Operatória, Prostodontia Removível, Prostodontia Fixa, Endodontia, Ortodontia,

Foi contabilizado o número de consultas realizadas por cada área disciplinar e quantas/quais foram realizadas como operador ou assistente.. A revisão bibliográfica

It is a puzzling fact that the Greek term for Nature ‘physis’ could be used to refer to (inter alia) i) reality as a whole, ii) the nature (essence) of something, iii) to

In this work we have presented numerical comparisons between three harvesting policies: the optimal policy with variable effort (using stochastic control theory), the sub-optimal