• Nenhum resultado encontrado

Uma das grandes marcas neste tempo de Natal é o brilho das luzes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uma das grandes marcas neste tempo de Natal é o brilho das luzes."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Muito brilho, mas uma só luz

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrá- rio, terá a luz da vida. João 8.12

Uma das grandes marcas neste tempo de Natal é o brilho das lu- zes. Aonde quer que vamos, lá estão os luminosos, pisca-piscas e, para os mais modernos, leds enfeitando e iluminando casas, pra- ças, monumentos, lojas e tantos outros lugares que as pessoas, com mui- ta criatividade, enchem de brilho para dizer que o Natal está chegando.

No primeiro Natal, uma luz muito brilhante também teve grande desta- que e exerceu um importante papel: a estrela que guiou os reis magos (Mt. 2:1-12). Há algumas teorias a respeito do que seria essa estrela que sinalizou o caminho até Belém e, consequentemente, até Jesus. Alguns teólogos e estudiosos da Bíblia dizem que essa estrela não passa de um mito; outros afirmam que a estrela na verdade era um anjo, que, por ser tão brilhante, parecia um astro celeste.

Uma teoria muito interessante diz que, nos primeiros anos da era cristã, um fenômeno astronômico de singular grandeza ocorreu: alguns plane- tas do Sistema Solar ficaram alinhados por alguns meses, dando a impres- são de que um astro de

grande porte havia se formado. Esse alinha- mento, somado ao re- flexo da luz do Sol, dava a impressão de ser uma grande estrela até então não identifi- cada nem visualizada.

A verdade é que algo com o aspecto de uma estrela surgiu no céu e indicou aos reis magos o caminho até Jesus o Senhor da luz.

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 396 • 11 DE DEZEMBRO DE 2011

(2)

Quase dois mil anos depois, vivemos um tempo em que há muitas luzes in- dicando inúmeros caminhos. Os atrativos e apelos visuais são incalculáveis e nossa atenção é atraída o dia todo por muitas coisas que tentam nos seduzir.

A luz é um dos símbolos do Natal, já que Jesus assim se identificou, confor- me o capítulo 8 do Evangelho de João. Por isso, durante o Advento, faze- mos uso na igreja de uma coroa com velas que são acesas progressivamen- te, sinalizando que a luz de Cristo mais uma vez vai brilhar em nossos co- rações. Mas o que as luzes que iluminam o comércio no Natal querem si- nalizar? Será que todas essas luzes apontam o caminho para Cristo ou ser- vem apenas para nos atrair para dentro das lojas, mercados e shoppings?

Nós, que temos o entendimento de que a luz do Natal deve indicar ape- nas a fonte de toda luz, que é o próprio menino Deus, devemos ter um consciência cristã coerente e não podemos nos entregar plenamente aos atrativos e apelos das luzes que tentam iluminar o mundo. Nossa postura é determinante para que aqueles que ainda vivem nas trevas percebam por meio de nós e possam compreender que há muitas luzes indicando diversos caminhos e destinos, mas só uma delas pode clarear nossa visão para enxergar o verdadeiro sentido do Natal.

Que Deus nos ilumine e nos use para sermos farol na vida de muitos e muitas que precisam da luz de Cristo!

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

O Senhor não brilha sobre nós, exceto quando tomamos Sua Palavra como nossa luz.

João Calvino, teólogo cristão francês (1509-1564)

Igreja Metodista participa de projeto em favor da educação A Igreja Metodista firmou

uma parceria com a Edi- tora Abril no seu proje- to Educar para Crescer, cujo objetivo é estimular boas práticas e destacar a importância da educa- ção para o crescimento

do Brasil e de seus cidadãos. Centenas de folders serão distribuídos em todo o país, com dicas que vão auxiliar os pais a acompanhar o processo de educação de seus filhos.

Leia a seguir a mensagem da Coordenação Nacional de Educação Cristã, do Projeto Sombra e Água Fresca e dos departamentos nacionais de Es- cola Dominical e de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista:

(3)

“Ajudar a criança a aprender é a nossa missão! E que missão! Pois ajudar a criança a aprender é criar condições para que ela possa ir à escola e absor- ver o que for ensinado. Ensinar é prover um estudo que faça sentido para a criança, que a ajude a superar suas dificuldades, a valorizar a vida e a fazer um mundo melhor. E a Bíblia nos ensina nesse sentido: ‘Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todas as pessoas, educando-nos para que (...) vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente’ (Tt. 2:11-12).

“Aprendemos com Jesus sobre o Reino de Deus e Ele nos ensina com proprie- dade (Marcos 10.13-16), porque Ele:

• Sabia o que queria – anunciar o amor de Deus a todas as pessoas;

• Conhecia o que desejava compartilhar – a vida plena e abundante;

• Utilizava ampla metodologia – as palavras, a convivência e o diálogo;

• Dava atenção aos(às) ouvintes – crianças, mulheres, homens, autorida- des, religiosos(as) e pessoas mais simples.

“Jesus também ensina com afeto e ações, pois acolhe pessoas, mostrando-nos que é possível superar as limitações humanas pela graça de Deus e pela espe- rança de que a vida pode ser transformada pelo nosso agir (Rm. 12:2). A edu- cação, o aprendizado, começa na infância e é fundamental para a transfor- mação da pessoa num adulto responsável. Ajudemos as crianças a crescer!”

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site http://educarparacrescer.abril.com.br/

Texto adaptado do site da 3ª. Região Eclesiástica

Prega expressamente em favor da educação. Com dom ou sem dom, tens de fazê-lo; de outra forma, não estás chamado para ser um pregador metodista.

John Wesley, fundador do metodismo (1703-1791)

ESPAÇO DOS MINISTÉRIOS

Entendes o que lês?

“E disse: Como poderei entender, se al- guém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse” (At. 8: 31).

No caminho de Jerusalém para Gaza, o apóstolo Filipe encontrou um eunuco etíope que, sentado em seu carro, lia o texto de Isaías. Compelido pelo Espírito Santo, Filipe se aproximou do homem e lhe perguntou se entendia o que esta- va lendo. A resposta do eunuco foi a do versículo acima. Como poderia enten-

der se ninguém lhe ensinasse? St Philip Baptizing the Eunuch of Candace (Claude Vignon - 1638)

(4)

A leitura da Palavra de Deus é fundamental para o crescimento espiritu- al de todo cristão. É a Palavra que vivifica, liberta e restaura nossas vidas.

Mas, muitas vezes, não conseguimos entender passagens da Bíblia por- que nos falta conhecimento, seja com relação à linguagem, seja com rela- ção ao contexto da época. Por isso, torna-se necessária a ajuda de alguém que possa comentar, explicar o que está obscuro, destacar o que é impor- tante, para que o leitor possa ler e entender por si próprio as Escrituras.

A Escola Dominical foi criada com a finalidade específica de ser um es- paço para discussão e reflexão dos textos bíblicos. Além disso, nela cul- tivamos a comunhão entre os irmãos, pois podemos conversar sobre te- mas da atualidade ou sobre situações cotidianas e, juntos, descobrir qual a melhor atitude que um cristão deve tomar.

Hoje em dia, muitas igrejas não têm ou deixaram de ter Escola Domini- cal, justamente porque ela promove um esclarecimento de dúvidas e um confronto de ideias à luz da Palavra. Além disso, é um espaço democráti- co em que todos podem falar e ser ouvidos, algo que muitos pastores ego- cêntricos têm medo que aconteça.

Felizmente, a Igreja Metodista se interessa pelo crescimento espiritual de seus membros e estimula o ensino das Sagradas Escrituras na Escola Do- minical e estudos bíblicos.

E você, tem aproveitado o privilégio de congregar numa igreja que tem Escola Dominical? Tem interesse em aprender mais da Palavra, amadu- recer na fé? Não deixe de aproveitar este momento para conhecer mais a Deus e aprender a caminhar de acordo com Seus ensinamentos.

Por Flávia Gonçalves, membro do Ministério de Educação Cristã Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Bruno Estrozi, D. Herodias Dias da Silva, Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), Maria Lígia, D. Marília (mãe da Raquel), Davi (filho da Ana, sobrinha da D. Gercina) e Tatiana Estrozi;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;

• Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo Adriel Maia, da nossa Região;

• Pelo Concílio Geral extraordinário que ocorrerá em 17 de dezembro de 2011.

Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin de- vem procurar o Pr. Tiago.

(5)

Avisos

Gincana em prol da Missão Metodista em Eldorado

Participe da gincana promovida pelo Ministério de Ação Social. Estamos arrecadando vários itens para serem enviados à comunidade em Eldora- do. Mais informações com Carla Stracke.

Dízimos e ofertas

Sua contribuição é fundamental para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se um dizimista regular, solicite o envelope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Festa de fim de ano em Santana de Parnaíba

Dia 17 de dezembro, a partir das 18h00, nossa Congregação em Santa- na de Parnaíba fará sua festa de fim de ano. Todos os irmãos e irmãs es- tão convidados para compartilhar desse momento de grande alegria e ce- lebração.

Programação de fim de ano da I.M. em Itaberaba

11/12 (hoje pela manhã) Após a Escola Dominical, o Bazar de Natal;

11/12 (hoje à noite) Cantata de Natal das crianças;

17/12 (sábado, às 18h00) Festa de Natal na Congregação em Santana de Parnaíba;

18/12 (domingo, às 19h00) Cantata de Natal do Coral: “O Seu Reino Será sem Fim”;

24/12 (sábado, às 20h00) Culto de Natal;

25/12 (domingo) Pela manhã, não haverá Escola Dominical;

25/12 (domingo, às 19h00) Culto solene;

31/12 (sábado, às 21h30) Culto de Fim de Ano;

1º./12 (domingo) Pela manhã, não haverá Escola Dominical 1º./12 (domingo, às 19h00) Culto solene.

Aniversariantes

12/12 Almir José Melo de Oliveira, Lucas Spedo Laguna e Letícia de Oliveira Beloni

15/12 Geraldo Faustino Rosa e Arthur Ricardo C. Silva

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br Escala de serviço

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO Tiago/Danilo Danilo/Tiago

GUARDADOR DOS CARROS Danilo Sanguin Dinho

MINISTÉRIO INFANTIL Cantata de Natal Apresentação do Coral

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pra.Laura/Flávia Gonçalves Pr. Tiago/Roseli de Brito

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pra. Laura

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração 16h30

Mentoria Espiritual 20h

Culto de Libertação 20h

Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.

metodistaitaberaba.com.br ou

http://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11h

Tiago Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h

Tiago 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago

Referências

Documentos relacionados

Reunir com os alunos e outros colegas para socialização dos registros, avaliação e novos encaminhamentos que contribuam para o sucesso do

 Sentido de desorientação: um idoso com demência pode revelar-se desorientado relativamente às mais diversas situações – pode não saber em que dia da semana ou mês está;

Tendo em vista que os jovens têm um contato muito intenso com essa temática, vale a pena trazer outras perspectivas sobre o assunto para a sala de aula, de modo que os estudantes

Efectiva- mente, assim é, porque nós estamos aqui a dar graças a Deus pela vida e pelo trabalho do nosso querido padre Vítor Feytor Pinto, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, mas

- Conversar com as crianças sobre como pode- mos fazer a felicidade das pessoas, mudando, assim suas histórias..

Constituído como uma entidade sem fins lucrativos, o InternetLab atua como ponto de articulação entre acadêmicos e representantes dos setores público, privado e da sociedade

RODOLFO – Júlia, dizer quando eu não saberia porque acredito que sempre fui apaixonado por você?. Não tenho receio de dizer que você sempre foi a mulher da

(Uma casa vazia, as paredes com um papel de parede importado, muito clássico e caro, mostrando toda a opulência do local a anos atrás, atualmente a velhice do papel