• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO I ANO treze NOVEMBRO - DEZEMBRO I NUMERO 100

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO I ANO treze NOVEMBRO - DEZEMBRO I NUMERO 100"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1

BOLETIM INFORMATIVO I ANO TREzE - 2013 NOVEMBRO - DEzEMBRO I NUMERO 100

IMPRESSO

DESTAqUE

CâMARA DOS DEPUTADOS hOMENAgEIA BIOCOR INSTITUTO COM MEDALhA DO MéRITO LEgISLATIVO

ACONTECEU NO BIOCOR MISSA DE NATAL

PAPAI NOEL VISITA O BIOCOR INSTITUTO

CONFRATERNIzAçãO CORPO CLíNICO E COLABORADORES ACOLhIMENTO COM MúSICA

PALAVRA DO ESPECIALISTA RICARDO MELO

BIOCOR NA MíDIA

ANúNCIOS DE NOVEMBRO E DEzEMBRO

CORPO CLíNICO E ESPECIALIzANDOS APRESENTAçãO DAS MONOgRAFIAS FORMATURA DOS ESPECIALIzANDOS FORMANDOS 2013

CONVêNIOS

(2)

na sessão solene realizada no dia 04/12/2013 em Brasília/DF, a Câmara dos Deputados agraciou e homenageou o Biocor instituto com a Medalha do Mérito Legislativo em reconhecimento aos seus relevantes serviços na Saúde prestados ao Brasil.

a Medalha do Mérito Legislativo, criada há 20 anos, é entregue anualmente a personalidades que se destacaram nacionalmente.

O Fundador e Diretor-presidente do Biocor instituto, o cirurgião cardiovascular Mário Vrandecic, e a Diretora Médica da instituição, a cardiologista Erika Corrêa Vrandecic, estiveram presentes à sessão, tendo recebido a Medalha e as homenagens dos parlamentares.

CâMARA DOS DEPUTADOS hOMENAgEIA

BIOCOR INSTITUTO COM MEDALhA DO MéRITO LEgISLATIVO

Dr. Mario Vandrecic e Dra. Erika Vrandecic.

Foi celebrada, no dia 30 de novembro de 2013, missa especial na capela do quarto andar, como parte das comemorações de final de ano contando com a presença da Direção, médicos, colaboradores, pacientes, familiares e amigos. a bela celebração foi presidida pelo Padre alexandre, deixando uma mensagem de agradecimento, fé, esperança e fraternidade.

MISSA DE NATAL

Como parte das celebrações de final de ano do Biocor instituto, ocorreu no dia 21 de dezembro de 2013 a tão esperada visita do Papai noel, acompanhada da Patrulha da alegria, transmitindo aos pacientes, familiares, direção, médicos, colaboradores e a todos os demais que participaram deste momento, sua fraternal alegria além de desejar muitas realizações, paz, saúde, prosperidade e amor.

as crianças da Pediatria receberam lembrancinhas e um carinhoso e muito especial voto de Feliz natal.

O encantamento do encontro com o Papai noel

PAPAI NOEL VISITA O BIOCOR INSTITUTO

foi sentido por todos, crianças e adultos, deixando belas recordações deste momento mágico.

a Diretoria e toda a Equipe Biocor, bem como os pacientes e familiares, agradecem ao Papai noel e à Patrulha da alegria por esta especial visita de natal e aproveitam para desejar um Feliz natal!

Parabéns à Diretoria geral, Equipe CCQ e SnD pela organização desta bonita comemoração natalina, a qual foi acompanhada de um lanche especial.

Boas Festas!

(3)

Página 3

CONFRATERNIzAçãO CORPO CLíNICO E COLABORADORES

O Biocor instituto realizou, no dia 22 de novembro passado, sua confraternização de final de ano com o Corpo Clínico, Colaboradores, Enfermagem e amigos da instituição.

Como já é uma tradição, o evento que ocorreu no auditório Dr. Mario Vrandecic, contando com a presença do Diretor-geral e da Diretora Médica do Hospital, do Diretor Clínico, sempre com um expressivo número de médicos, membros da Equipe de Enfermagem, membros da Equipe de Fisioterapia, além dos assessores, Colaboradores, representantes da Sociedade, muitos amigos e familiares.

O evento teve início com as boas vindas do Dr. Mario Vrandecic, Diretor-geral do Biocor instituto, sendo aberta a palavra aos médicos representantes do Corpo Clínico, além das Enfermeiras, Fisioterapeutas, SnD, Farmácia, Colaboradores e assessores que

apresentaram suas mensagens de final de ano, bem como seus melhores votos para 2014.

após estas manifestações, o Diretor-geral do Biocor instituto, Dr. Mario Vrandecic, fez uma avaliação geral do ano de 2013, destacando o início da utilização da estrutura ampliada para 320 suítes, a atualização tecnológica contínua, além de uma análise das atividades realizadas, o desempenho geral alcançado, os resultados obtidos, as conquistas e as premiações recebidas, os desafios internos e externos, a comunicação com nossos clientes, e, sobretudo, as oportunidades de melhorias identificadas.

Foi, ainda, comemorada a manutenção das certificações do Biocor segundo as normas iSO’s 9001 (qualidade), 14001 (meio ambiente) e 27001 (segurança da informação); OHSaS 18001 (saúde e segurança ocupacional); Ona nível iii (nível máximo de excelência); QSP 31000, baseada na iSO 31000 (gestão de risco); niaHO (acreditação internacional norte-americana), FnQ e o projeto para certificação iSO 50.001 (eficiência energética), além da certificação de conformidade a 100% dos requisitos legais, entre outros.

a análise dos resultados clínicos, comparáveis com Centros de Referência nacionais e internacionais, serviu para demonstrar que o Hospital e o Corpo Clínico estão no caminho certo, contudo, sempre há espaço para melhorias, inovações e refinamento de práticas.

Por fim, o Dr. Mario Vrandecic concluiu sua apresentação reiterando que os nossos esforços estão voltados para a boa gestão de riscos e a segurança do nosso paciente, sabendo que os “riscos somos nós” e a atuação em equipe é um dos diferenciais do Biocor instituto, estando à nossa frente uma grande oportunidade de crescimento sustentável para o Hospital e os profissionais de saúde.

neste momento, foram renovados votos de Boas Festas e um ano novo de muitas realizações, com paz e saúde a todos.

Os presentes, então, seguiram para o coquetel servido no hall do auditório, prosseguindo com a confraternização junto com seus familiares.

Mais uma vez, esta bonita cerimônia demonstrou a unidade, a integração e a forte confiança mútua da família Biocor.

Feliz natal e muito sucesso em 2014!

Dr. Mario Vrandecic, Dr. Carlos Álvaro, Dr. Marco Antônio Percope e Dr. Estêvão Urbano Polliane, Simoni, Dr. Mario Vrandecic, Nicole, Gustavo, Ricardo e Anderson.

Carolina, Elisa, Selma, Dr. Mario Vrandecic, Maria da Gloria, Maria Luíza e Geane.

A benção do Padre Alexandre

(4)

Ricardo Melo é diretor do instituto Ricardo Melo, palestrante de renome internacional e autor de 6 livros. Tem uma coluna diária na Rádio Liberdade e é amigo do Biocor instituto. Leia

outros artigos no site: www.institutoricardomelo.com.br

no dia 24 de dezembro de 2013, o Biocor instituto recebeu a visita de três ilustres músicos, brindando-nos, através da música com muita alegria e descontração para os pacientes, familiares, médicos e colaboradores da instituição.

Estiveram presentes os músicos: Sr. Harrison Ribeiro dos Santos com a Flauta, o Sr. Roberto Costa de andrade com o Violão e o Sr. Jose alexandre da Cruz com a Escaleta (teclado de sopro).

Foi mais um marco especial do programa de humanização e acolhimento solidário que são alguns dos diferenciais permanentes do Biocor instituto.

ACOLhIMENTO COM MúSICA

Músicos Roberto Costa, Harrison dos Santos e José Alexandre

Muito se fala sobre a importância de termos coragem para aceitarmos novos desafios e não termos medo de ir adiante. Muito se fala sobre a magia de viver de forma aventureira sem se preocupar aonde estamos indo e o que virá após o próximo passo. Enfim, muito se fala sobre lançar-se na vida, dizendo SiM a tudo que aparece, a título de vivermos novas experiências. nós mesmos aqui na coluna já falamos da importância de estarmos abertos a situações tais como as descritas. Entretanto, como devemos sempre buscar o equilíbrio, hoje gostaria de falar sobre o inverso: a importância de dizermos nÃO a determinadas situações.

Saber quando dizer nÃO é tão importante quanto saber quando dizer SiM. Deveríamos em tese nos posicionarmos de forma negativa sempre que surgissem situações que fossem contra nossos princípios mais profundos, todas as vezes que o desconforto gerado pelo SiM fosse muito maior que o esperado. não tenho dúvidas que não é nada simples ter a coragem de dizer nÃO em muitas situações, ainda mais quando elas podem nos

O PODER DE DIzER NãO!

prejudicar de alguma forma. Mas é aí que mora o perigo. O prejuízo em aceitar tudo, de qualquer maneira, pode ser muito maior que colocar um basta em determinado contexto ou mesmo sequer permitir que esse venha a nascer.

aprenda a dizer “não”! Dizer “não” para um comportamento eticamente errado, “não” para relacionamentos destrutivos, “não” para comer determinados alimentos que afetem nossa qualidade de vida e mesmo dizer “nÃO para maus pensamentos é algo muito importante. Mahatma ghandi dizia que seu poder interior vinha de seu forte compromisso em seguir seus princípios mais profundos, de respeito a vida e a si mesmo e que ninguém jamais poderia realmente estar em paz enquanto suas escolhas fossem pautadas em princípios de qualquer ordem.

Em síntese: ele dizia nÃO para tudo que ia contra seus valores essenciais.

E então, você precisa dizer “nÃO ao que em sua vida? Seus valores essenciais lhe pedem para que tipo de nova conduta se estabeleça em seu caminho? no início pode parecer muito difícil seguir esses princípios, mas quando eles realmente são de interesse universal, sempre somos os primeiros a nos beneficiar. imagine-se mais congruente, feliz e em paz por saber se posicionar em relação ao que é importante para você. Vale ou não vale à pena?

Portanto, diga “não”para tudo o que não faz sentido

em sua vida e faça de 2014 um ano maravilhoso!

(5)

Página 5

BIOCOR NA MíDIA

Anúncios publicAdos em novembro e dezembro nAs revistAs:

fornecedores hospitAlAres (itmidiA), revistA encontro, revistA viver brAsil e JornAl belvedere.

APRESENTAçãO DAS MONOgRAFIAS

Os alunos dos Cursos de Especialização do Biocor instituto em Medicina e Fisioterapia - Turma 2013, apresentaram no dia 20 de novembro, no auditório Mario Vrandecic, suas monografias científicas como conclusão do Programa de Pós graduação. Foram apresentados 24 estudos, sendo 04 da Fisioterapia e 20 da Medicina, com os temas específicos nas áreas de: arritmia, Cardiologia, Cirurgia geral, Ecocardiografia, Hematologia, Medicina intensiva adulto, nefrologia e neurocirurgia.

Todos os projetos de pesquisa foram elaborados dentro de rigorosos critérios técnico- científicos, sempre sob orientações de preceptores e previamente analisados e autorizados pelo Comitê de Ética em Pesquisa e pelo Comitê de Ética Médica do Biocor instituto.

a Banca Examinadora dos trabalhos foi coordenada pelo Dr. Eugênio Marcos goulart, médico e assessor Estatístico do Biocor instituto e composta pelos seguintes membros: Dr. Eduardo Szuster - Cardiologista intensivista, Dr. glauberson Cardoso Vieira, Cardiologista / intensivista - Coordenador da Especialização em Cardiologia

Clínica, Dr. Hélcio Tavares, nefrologista, Coordenador da nefrologia e da Especialização Médica em nefrologia, Dr. Joel Teles Correa de Oliveira - Cardiologista e intensivista / Coordenador do Centro de Terapia intensiva e Coordenador da Especialização Médica em Terapia intensiva, pelo Dr. nestor ivan Saavedra Teran - Cardiologista e intensivista, Coordenador da Especialização Médica em Cardiologia Clínica, Dra. Rossana Dall`Orto Cardiologista e intensivista, Coordenadora da Especialização Médica em Cardiologia Clínica e Dra. Patrícia Corrêa Brandão de abreu - Fisioterapeuta / Coordenadora da Equipe de Fisioterapia e da Especialização em Fisioterapia Respiratória.

Os profissionais integrantes das bancas examinadoras destacaram a qualidade técnica de todas as monografias, tendo recebido meritória aprovação.

Parabéns aos Médicos e Fisioterapeutas do Curso de Especialização – Turma 2013!

a formatura dos Especializandos da Turma de 2013 aconteceu no dia 28 de novembro do corrente.

Com alegria celebramos 2013, mais um importante ano para todos nós.

Confirmamos nosso pioneirismo crescendo em estrutura, tecnologia e capacitação, preparando um 2014 ainda melhor!

Muito obrigado aos Médicos, aos Colaboradores, às Operadoras, aos demais Parceiros e, sobretudo, aos Pacientes, seus familiares e a toda a Sociedade.

Feliz Natal e um excelente Ano Novo!

BIOCOR INSTITUTO

UM ANO DE MUITOS

AGRADECIMENTOS

(6)

no dia 21 de novembro de 2013, ocorreu no auditório Mario Vrandecic a cerimônia de formatura dos 28 (vinte e oito) alunos do Curso de Especialização – Turma 2013, entre Médicos e Fisioterapeutas nas seguintes especialidades:

arritmia Clínica, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia geral, Ecocardiografia, Fisioterapia Respiratória, Hematologia, Medicina intensiva adulto, nefrologia e neurocirurgia.

O evento contou com a participação do Diretor geral e da Diretora Médica do Biocor instituto, os Formandos, seus familiares e amigos, preceptores, membros do Corpo Clínico, colaboradores e Corpo administrativo.

a solenidade foi aberta pelo Dr. Mario Vrandecic, Diretor geral do Biocor instituto, que levou uma mensagem otimista aos Formandos, parabenizando-os pelo belo caminho trilhado e incentivando-os a perseverem na educação continuada para que sejam agentes de melhoria e de valorização da assistência à saúde. assim, em nome do Biocor prestou as homenagens pela conclusão desta importante etapa na formação profissional e pelo esforço nesta conquista de novas competências.

O paraninfo da turma, Professor norman José de andrade giugni, Delegado Regional em Minas gerais da associação dos Diplomados da Escola Superior de guerra – aDESg, proferiu uma empolgante palestra focada nas ações que levam ao sucesso profissional, interagindo com os formandos e todos os presentes, levando cada um a refletir sobre o seu papel na construção de uma sociedade melhor. Enfim, foi um espetáculo de cultura, competência e sensibilidade.

a entrega dos certificados aos Formandos foi feita pelos membros da mesa composta pelo Dr. Mario Vrandecic (Diretor geral), Prof.

norman José de andrade giugni (Delegado da aDESg/Mg e paraninfo da Turma 2013),

Dra. Erika Correa Vrandecic (Diretora Médica e Coordenadora da Cardiologia Clínica), Dr. Flávio Justo Maciel (preceptor da Especialização Médica), Dr. glauberson Cardoso Vieira (Coordenador da Especialização Médica em Cardiologia), Doutor nestor ivan Saavedra – Coordenador do Curso de Especialização Médica em Cardiologia, Dra.

Patrícia Correa Brandão abreu (Coordenadora da Especialização em Fisioterapia Respiratória) e Doutor Eugênio Marcos goulart – Médico e assessor Estatístico do Biocor instituto. Em seguida, os oradores dos Formandos tiveram a oportunidade de expressar toda a emoção dos Formandos pela conclusão da especialização. Representando a Turma dos Especializandos em Medicina discursou o Dr. álvaro gabriel Durães Fonseca Júnior, e pela Turma de Fisioterapia Respiratória falou a Fisioterapeuta Fernanda Ribas Bernardes. O grupo Musical Valeria Barbosa, com solo da soprano Marlene das graças Santos, da Contralto Maria Lúcia Oliveira,do tenor João Câncio araújo do Baixo israel Balabran, da tecladista Valéria Barbosa, do trompetista Engenheiro gilson Queiróz, e do Violinista Capitão José Ramos trouxeram ainda mais brilho a toda a cerimônia, tendo como ponto alto a execução da canção “amigos para sempre”.

aos Formandos que completaram, com muito mérito, esta importante etapa na formação profissional, recebam de toda a Equipe do Biocor instituto os merecidos Parabéns votos de muito Sucesso!

FORMATURA DOS ESPECIALIzANDOS 2013

Professor e Paraninfo Norman José de Andrade Giugni

Dr. Paulo Mallard, Dr. Cleber Vieira, Dra. Tamara Carvalho, Dr. Fábio Teixeira, Dr. Guilherme Medrado

(7)

Página 7

aRRiTMia

Priscila Reis Martins CaRDiOLOgia

álvaro gabriel Durães Fonseca Júnior andré Meneses Rezende

anna Ximenes alvim Carla Franco Bomtempo

Claúdia gomes Domingues Barcelos Frederico Lemos de almeida

Luis Henrique Brito Silva natália Patez affonso Patrícia Figueiredo Fontes Rômulo de Souza Rocha Simone Donnard Santos

Tiago Teixeira Correa de Barros CiRURgia CaRDiOVaSCULaR

guilherme guimarães Medrado de Castro CiRURgia gERaL

Cleber alves Vieira Fábio Teixeira Fernandes ECOCaRDiOgRaFia

Bruno Santana Chaves Mariana Magalhães andrade

FORMANDOS 2013

FiSiOTERaPia RESPiRaTÓRia ana Flávia nunes Faiad Fernanda Ribas Bernardes

Sarah Paim da Costa Sturzeneker Talita de Carvalho Martins

HEMaTOLOgia

Tamara alves Carvalho MEDiCina inTEnSiVa aDULTO

Eduardo Rodrigues assunção Oliveira Julio Marcio Moreira de Castro

Lucas Espíndola Borges nEFROLOgia

Wesley Schunk Cunha nEUROLOgia

Paulo Mallard Scaldaferri

Professor Norman, Sra. Adriana, Dr. Mario e Dra. Erika Vrandecic, Formandos 2013.

Formandas da Cardiologia e Arritmia

Dra. Patrícia Corrêa e formandas da Fisioterapia Respiratória

Dra. Patrícia Corrêa e Sra. Heloisa Vrandecic

(8)

CONVêNIOS

• aaSMED CEFET BaMBUÍ

• agROS

• aLLianZ SaÚDE (agF)

• aMagiS

• aMiL aSSiSTÊnCia MÉDiCa

• aMiL PLanOS POR

aDMiniSTRaÇÃO

• aMMP

• aRCELORMiTTaL aBEB

• aRCELORMiTTaL TUBaRÃO (CST)

• aSSEFaZ

• BanCO CEnTRaL

• BH TRanS

• BRaDESCO SaÚDE

• CaaRF (UnaFiSCO Mg)

• CaBEFE

• CaPESaÚDE

• CaSSi

• CaSU

• CEMig SaÚDE

• CEniBRa

• CLiniCa DO SOnO

• CnEn

• COnSTRUTORa MEnDES JUniOR

• COPaSa / COPaSS

• CORREiOS SaÚDE (ECT)

• DESBan

• EMBRaTEL

• FaSSinCRa

• FiDEnS

• FiOPREV

• FUnDaÇÃO FiaT

• FUnDaÇÃO LiBERTaS SEgURiDa-

DE SOCiaL (PREViMinaS)

• FUnDaÇÃO SaUDE iTaÚ

• FUnDaFFEMg

• gaMa SaUDE

• gEaP

• gOLDEn CROSS

• gOOD LiFE

• inFRaERO

• inTERMÉDiCa

• iPSM

• MaRÍTiMa SaÚDE

• MEDiaL SaÚDE

• MEDiSERViCE

• nOTRE DaME

• OMinT

• PaSa / VaLE

• PETROBRáS - BR DiSTRiBUiDORa

• PETROBRáS - REgaP

• PLan aSSiSTE PROCURaDORia Da

REPUBLiCa

• PLan aSSiSTE PROCURaDORia

DO TRaBaLHO

• PROMED

• SaMP

• SÃO BERnaRDO SaÚDE

• SaÚDE CaiXa

• SaÚDE SiSTEMaS

• SiSTEMa PaULiSTa

• ST JUDE MEDiCaL

• SUL aMÉRiCa

• TEMPO SaÚDE (UniBanCO)

• UnaFiSCO - SaÚDE

• UniMED

• USiSaÚDE (F.S.F.X.)

• ViTaE

• ViVaMED

CONVêNIOS COM SISTEMA DE CARTãO DE DESCONTO

• aFaBB (BanCO BRaSiL)

• aMBEP (PETROBRáS)

• aSTaP (PETROBRáS)

• niPOMED

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

- Solo deve ser considerado do ponto de vista multifuncional- solo é vida e afeta a vida de todos os segmentos sócias sob diversos aspectos- a sociedade é que vai

profundidade da raiz pivotante e a tolerância ao déficit hídrico. Raiz

Médias seguidas de mesma letra, maiúscula na coluna e minúscula na linha, não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. CV a :

Potencialidades e desafios na utilização de coberturas vegetais em condições edafoclimáticas na Amazônia Taxas de liberações diárias de fósforo de resíduos vegetais nos

No tocante à psicodinâmica, a abordagem permite a compreensão da relação entre a organização, a subjetividade e as relações de prazer e sofrimento, ao tratar dos

Em seguida aborda-se estresse e seu contexto geral: tipologias de estresse, estresse ocupacional, fontes de tensão no trabalho, sintomas de estresse, estratégias de