• Nenhum resultado encontrado

Adit. ao Bol. da PM n.º 119 10JUL Prova e Gabarito CAO QOPM II 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Adit. ao Bol. da PM n.º 119 10JUL Prova e Gabarito CAO QOPM II 2010"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

AJUDÂNCIA GERAL

Rio de Janeiro, 09 de julho de 2010.

ADITAMENTO AO BOLETIM DA POLÍCIA MILITAR

N.º 119

Para conhecimento desta Corporação e devida execução, torno público o seguinte:

.

DGEI – ESPM - CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS II/2010 (CAO-QOPM

II/2010) – PROCESSO SELETIVO – EXAME INTELECTUAL – PROVA E GABARITO –

PU-BLICAÇÃO

O Comandante Geral, no uso de suas atribuições gerais e atendendo proposta do Diretor

Geral de Ensino e Instrução, torna públicos as Provas e os Gabaritos do Exame Intelectual referente ao

processo seletivo para o curso em epígrafe, na forma que segue:

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Diretoria Geral de Pessoal

Centro de Recrutamento e Seleção de Praças

CONCURSO DE ADMISSÃO AO

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS II/2010 (CAO-QOPM II/2010)

EXAME INTELECTUAL DE

Administração na PMERJ, Planejamento Operacional, Investigação e Perícia Criminal e Legislação

PROVA “A”

Administração na PMERJ

Questão 1

Considere as normas e publicações sobre pessoal em vigor na PMERJ, especificamente as escalas de serviço da Corporação. I. Nas escalas de serviço de 24 horas consecutivas, deve-se proporcionar ao policial militar uma folga nunca inferior ao dobro do período trabalhado.

II. É permitida a utilização de regime de escalas de 24 x 48 horas apenas para os serviços de Guarda do Quartel e Estabeleci -mentos Prisionais.

III. É terminantemente proibida a adoção do regime de escala de 24 x 72 horas, sendo exceção as escalas das frações destacadas no interior do Estado.

IV. O serviço de guarda do quartel permite, durante o serviço de 24 horas, o máximo de 4 (quatro) horas de descanso a cada 2 (duas) horas de serviço.

Está correto apenas o que se afirma em (A) I e II.

(B) I e III. (C) III e IV. (D) II e IV.

Questão 2

Considerandose as normas administrativas relativas às férias dos policiais militares, avalie os itens abaixo e assinale V para ver -dadeiro e F para falso.

( ) As férias são um direito constitucional do policial militar e o gozo delas depende apenas de haver sido cumprido o prazo le -gal de aquisição, conforme o artigo 2º da Portaria nº 072/PMERJ, de 09 de dezembro de 1983.

( ) De acordo com o artigo 3º da Portaria nº 072/PMERJ, de 09 dez 83, o mês de março é o limite máximo para o início do gozo das férias após o término do ano a que elas se referem.

(2)

( ) O comandante, chefe ou diretor pode autorizar o parcelamento de férias por períodos inferiores a 10 (dez) dias, de acordo com o parágrafo único do artigo 9º, da Portaria nº 072/PMERJ, de 09 dez 83, com redação alterada pela portaria nº 080/PMERJ, de 10 jul 84.

Marque a opção cuja sequência está correta. (A) F – V – F – F

(B) F – V – F – V (C) V – V – F – V (D) V – F – V – F

Questão 3

Analise a situação fictícia abaixo e responda ao que se pede.

Caio Julio foi declarado Aspirante Oficial PM em 01 de dezembro e foi classificado e apresentado, de acordo com o prazo regula -mentar, ao Comandante do 49º BPM. No batalhão, assumiu a função de Oficial Subalterno da 10ª Companhia, além de concorrer ao serviço de escala de Oficial de Dia. Por ter sido praça (Cabo PM), tinha férias vencidas relativas ao ano em que prestou o con curso vestibular para o Curso de Formação de Oficiais da PMERJ. Como o então CB PM Caio Julio teve o nome incluído no ca -lendário de férias do batalhão em que trabalhara no mês de dezembro, requereu ao Comandante do 49º BPM o gozo das férias não gozadas como Cabo PM.

Em relação ao requerimento de férias do Asp Of PM Caio Julio, marque a alternativa correta.

(A) O amparo legal utilizado pelo Asp OF PM Caio Julio está insculpido na Portaria nº 104/PMERJ, de 14 mai 86 (e alterações), que trata da concessão de licenças e férias aos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro.

(B) O Asp Of PM Caio Julio poderá gozar as férias requeridas ou, se preferir, poderá contar em dobro o período das férias não gozadas, dia a dia, por ocasião da passagem para a inatividade, amparado no estatuto dos policiais militares e na Portaria nº 072/PMERJ, de 09 dez 83 (e alterações).

(C) O amparo legal utilizado pelo Asp Of PM Caio Julio encontra-se na Portaria nº 072/PMERJ, de 09 dez 83 (e alterações), a qual trata de férias na PMERJ, sendo, no caso, obrigatória a contagem em dobro, dia a dia, das férias não gozadas, tendo em vista haver expirado o prazo para gozo das férias em questão.

(D) O Asp Of PM Caio Julio terá seu requerimento indeferido pela autoridade competente por não haver expirado o prazo para o gozo das férias requeridas e poderá, ainda, gozar as férias relativas ao ano em que estiver trabalhando a partir de dezembro.

Questão 4

Em relação às normas em vigor para a concessão de licenças na PMERJ, considere as assertivas abaixo e marque V para verdadei -ro e F para falso.

( ) A licença para tratamento de saúde de pessoa da família depende de um requerimento do interessado, o qual origina um pro -cedimento apuratório e, por fim, do parecer médico sobre a verdadeira necessidade de acompanhamento do familiar pelo policial militar requerente, não sendo obrigatória a homologação por médico militar.

( ) A licença especial é concedida através de publicação em boletim ostensivo da PM. Após essa publicação, o comandante da OPM inclui o interessado na relação de controle da P/1 na sequência das licenças especiais concedidas anteriormente e, após o cômputo do número de interessados em relação ao percentual permitido, dá o início do gozo da licença especial aos que estiverem dentro dos limites permitidos, independentemente de data para início.

( ) A licença especial só pode ser iniciada nos meses de janeiro ou julho por se tratar de um afastamento total do serviço por seis meses, de acordo com as normas vigentes.

( ) A licença para tratar de interesse particular eleitoral, independe da estabilidade do policial militar, bastando a homologação da candidatura por partido político.

Marque a opção cuja sequência está correta. (A) F – V – F – V

(B) V – V – F – V (C) F – F – V – V (D) V – F – V – F

Questão 5

O Cap PM Serapião Giramundo é o comandante da 6ª Companhia destacada do 55º BPM, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Conhecedor das normas administrativas sobre pessoal em vigor na PMERJ, o Cap PM Serapião Giramundo determinou ao sargen -teante da companhia que adotasse a escala de 12 x 36 horas para o POG, no horário de 14 às 21 horas. Ao ser questionado pelo Comandante do batalhão sobre a adoção dessa escala de serviço, o Cap PM Serapião Giramundo apresentou argumentos e docu -mentos para justificar a decisão tomada.

Considerando as normas e publicações sobre escalas de serviço na PMERJ, analise as assertivas abaixo.

(3)

II. O Comandante do batalhão deverá determinar o cancelamento da adoção dessa escala para o POG (12 x 36 horas), indepen-dentemente de localização geográfica da companhia, tendo em vista não haver recuperação de efetivo.

III. O Capitão PM Serapião Giramundo está adaptando ao serviço de POG uma escala de serviço existente na PMERJ para outros serviços, tendo em vista a peculiaridade e especificidade da área de policiamento da companhia sob seu comando, contrarian -do a norma básica que prevê serviço diário com uma folga por semana.

IV. O Capitão PM Serapião Giramundo poderá adotar a escala da 12 x 36 horas para todos os serviços desenvolvidos pela Com-panhia por analogia com o serviço de POG, desde que autorizado pelo Comandante.

Está correto apenas o que se afirma em (A) I e II.

(B) I e IV. (C) II e III. (D) III e IV.

Questão 6

De acordo com as normas para licenças para tratamento de saúde própria, incapacidade física parcial e dispensas por prescrição médica, analise as assertivas abaixo.

I. Um policial militar lotado no EMG/PM-3 estava em seu horário de expediente, quando veio a sentir fortes dores e decidiu ir ao HCPM para ser atendido. Naquele nosocômio foi orientado a retornar a sua unidade, sem atendimento, pois fora comprovado que o caso não era de urgência.

II. O prazo máximo que deverão ser entregues as licenças para tratar de saúde própria e as incapacidades físicas parciais emiti -das pelo HCPM, HPM/Nit e PPM à subseção de perícias médicas é de 72 horas.

III. As dispensas por prescrição médica de até 72 horas poderão ser gozadas na própria OPM a critério do Comandante, Chefe ou Diretor da OPM, observadas as peculiaridades dos casos, ou poderá o policial militar responder o horário do expediente, duran -te o prazo da dispensa por prescrição médica, salvo se for sábado, domingo ou feriado.

IV. Nos casos de concessão de Incapacidade Física Parcial indicando serviços internos não armados (SINA) pela clínica de Psi -quiatria, a OPM deverá recolher à reserva única do material bélico (RUMB) a arma de fogo do policial militar e apresentá-lo à DGP/DPA/SI (Seção de Identificação) para substituição do documento de identidade por outro que contenha a ressalva quanto à proibição do porte de arma.

Está correto apenas o que se afirma em (A) II e IV.

(B) II e III. (C) I e II. (D) I e IV.

Questão 7

De acordo com as normas para concessão de licenças aos policiais militares, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) O policial militar pode gozar mais de uma licença para tratar de interesse particular, desde que a soma da duração das Licen-ças para Tratar de Interesse Particular (LTIP) gozadas não ultrapasse dois anos.

( ) Todo policial militar em atividade poderá se candidatar a cargo eletivo, devendo apenas solicitar a Licença para Tratar de In-teresse Particular (LTIP) e, a partir da data de seu registro como candidato, a OPM dará início “ex officio” ao processo de licença do policial militar que será remetido à DGP, independentemente do tempo de efetivo serviço.

( ) O início da Licença para Tratar de Saúde de Pessoa da Família (LTSPF) não fica condicionada à data de concessão pela au -toridade competente.

( ) A partir da data da concessão, a fixação da data de início da LTIP será condicionada à necessidade de serviço, não podendo, no entanto, ser retardada por mais de três meses.

Marque a opção que apresenta a sequência correta. (A) V – V – F – V

(B) V – F – F – V (C) F – V – V – V (D) V – V – V – F

Questão 8

Analise a situação fictícia abaixo e responda ao que se pede.

(4)

-fe do Estado-Maior Operacional, à revelia do Comando Intermediário ao qual está subordinado o batalhão, solicitando e-fetivo de apoio para o evento formado por componentes dos batalhões de policiais burocratas (BPB).

Marque a opção correta.

(A) Por se tratar de um evento privado em local público, a PMERJ, através do comandante do batalhão, tem o dever legal de atuar com o policiamento ostensivo ordinário e o policiamento ostensivo extraordinário, tanto na área interna, quanto na externa, através do BPB, mesmo sem a interveniência do Comandante Geral.

(B) O comandante do batalhão agiu adequadamente ao solicitar o apoio do BPB ao Chefe do EMG Operacional, que é o responsável pelo emprego operacional dos BPB, conforme a NI nº 001/95, de 06 jul 95, do EMG/PM1, uma vez que se en -contravam esgotados os recursos humanos do batalhão.

(C) O comandante do batalhão agiu equivocadamente, uma vez que, segundo a NI nº 001/95, de 06 jul 95, do EMG/PM-1, o emprego operacional do BPB cabe ao Chefe do EMG, porém, não haviam sido esgotados todos os recursos humanos dis -poníveis na UOp, na região de policiamento ou no Comando Intermediário.

(D) Por se tratar de uma ordem direta do Comandante Geral, basta o Comandante do batalhão apoiado aguardar as medi-das do Chefe do EMG, sem acionar o Comando Intermediário.

Questão 9

O Cap PM Chefe da P/1 de um determinado batalhão sofreu uma inspeção inopinada do Chefe do EMG/PM-1. Ao ser questionado pelo Oficial Superior sobre o controle de licenças LTS e IFP da subunidade sob seu comando, o Cap PM demonstrou conhecer a função exercida ao fornecer informações de maneira rápida e pertinente. Contudo, houve uma informação fornecida que demons -trou desconhecimento de norma em vigor.

Considerando as publicações indicadas como bibliografia sobre controle de licenças LTS e IFP e normas para concessão de licen-ças na PMERJ disponibilizadas, avalie as assertivas abaixo.

I. A situação sanitária dos policiais militares se encontra plenamente atualizada, ainda que o Cap PM Chefe da P/1 não compareça à Seção de Perícias Médicas para acompanhar os casos de IFP e LTS com homologação não publicada em Bole-tim da PM.

II. As papeletas médicas de encaminhamento podem apresentar as atividades que o policial militar não pode exercer, as-sinadas, obrigatoriamente, por médicos militares, em substituição à ficha de inspeção de saúde.

III. As papeletas médicas de encaminhamento ou as fichas de inspeção de saúde, entregues na OPM pelo policial militar, após o atendimento médico, devem ser imediatamente arquivadas, considerando que o Órgão de Apoio de Saúde Pública, em Boletim Ostensivo da PM, registra o Movimento de Perícias Médicas, não havendo necessidade de publicação e controle pela OPM.

IV. O Cap PM chefe da P/1 afirmava conhecer todas as publicações relativas à concessão de IFP; porém, incorria em erro ao afirmar não haver qualquer publicação determinando o fornecimento de dados à Seção de Perícias Médicas que possam auxiliar a identificação de casos de simulação de doenças ou uso indevido de DPMS, IFP ou LTS.

Está INCORRETO apenas o que se afirma em (A) I, II e IV.

(B) II, III e IV. (C) I, III e IV. (D) I, II e III.

Questão 10

Sicrano é praça da PMERJ, casado com Beltrana, oficial da mesma corporação. No final do mês de julho, Beltrana recebeu a notícia de que seria mãe. Sicrano, marido dedicado e futuro pai, trabalha na Administração e procurou imediatamente sa -ber junto aos seus superiores as regras existentes e os direitos da esposa e da criança. Sicrano descobriu, por exemplo, que terá direito ao auxílio-natalidade.

Marque a opção correta sobre as licenças a que terão direito ele e a esposa com o nascimento do filho.

(A) Sicrano terá direito a 05 (cinco) dias de licença paternidade e Beltrana terá direito a 120 (cento e vinte) dias de licença maternidade.

(B) Sicrano terá direito a 05 (cinco) dias de licença paternidade e Beltrana terá direito a 180 (cento e oitenta) dias de li -cença maternidade.

(C) Sicrano terá direito a 08 (oito) dias de licença paternidade e Beltrana terá direito a 120 (cento e vinte) dias de licença maternidade.

(D) Sicrano terá direito a 08 (oito) dias de licença paternidade e Beltrana terá direito a 180 (cento e oitenta) dias de licença maternidade.

(5)

Em relação aos afastamentos dos policiais militares do serviço pelo corpo clínico de saúde, isto é, dispensas médicas, licen -ças para tratamento de saúde, baixas hospitalares, incapacidades físicas temporárias, marque V para verdadeiro e F para fal-so, de acordo com as normas em vigor na PMERJ.

( ) Os médicos residentes têm competência restrita para autorizarem afastamentos dos serviços temporários ou definiti -vos, considerando-se a formação acadêmica necessária ao exercício da profissão.

( ) Os policiais militares, quando inclusos no Movimento de Perícias Médicas, devem ser apresentados na Seção de Perí -cias Médicas 48 (quarenta e oito) horas antes do término da licenças para tratamento de saúde própria ou incapacidade física parcial.

( ) Nos casos de acidente de serviço, as dispensas por prescrição médica do serviço poderão ser de até 06 (seis) dias. ( ) Nos casos de concessão de duas dispensas por prescrição médica do serviço de 72 horas consecutivas, o paciente será encaminhado à JISE, para avaliação, ao término da segunda dispensa, persistindo a causa médica.

Marque a opção cuja sequência está correta.

(A) F – V – F – V (B) V – F – F – V (C) F – V – V – F (D) V – F – V – F

Questão 12

A Constituição Federal prevê no artigo 144 que cabem às polícias militares a polícia ostensiva e a preservação da ordem pú -blica. O policiamento ostensivo é uma das principais atividades desenvolvidas pela PMERJ no exercício legal da polícia os-tensiva. A ostensividade da Polícia Militar tem como uma de suas características a quantidade de policiais militares atuando na atividade externa, ou seja, nas ruas. A atuação do pessoal da atividade-meio no policiamento ostensivo tem regras especí-ficas.

Analise as assertivas abaixo, considerando as normas indicadas na bibliografia.

I. Os policiais militares que atuam na atividade-meio devem estar com armamento, particular ou da Corporação, de uso individual, durante o expediente, exceto o efetivo do rancho, da obra e os policiais militares com restrição médica ao uso de arma de fogo, em situações emergenciais.

II. O pessoal empenhado na atividade-meio não pode ultrapassar o limite mínimo de 15 (quinze) por cento em relação aos 85 (oitenta e cinco) por cento da atividade-fim.

III. A Portaria nº 027 – EME, de 16 Jun 77, em vigor, permite o emprego de, no máximo, 20% (vinte por cento) do efeti -vo da Corporação na atividade-meio, contrariando a norma interna da PMERJ.

IV. A atividademeio é um conjunto de ações, no âmbito interno, voltadas para permitir ou facilitar a realização da ativi -dade-fim.

Está INCORRETO apenas o que se afirma em

(A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I e IV.

Questão 13

As férias anuais remuneradas são um direito do trabalhador, modo geral reconhecido e concedido pelo empregador. Na PMERJ, as férias são previstas na Lei nº 443/81 e reguladas através da Portaria nº 072/PMERJ, de 09 de dezembro de 1983 e suas alterações, além de publicações em Boletins da PM.

Marque a opção correta quanto à condição especial de férias na PMERJ.

(A) O calendário de férias dos órgãos de apoio de ensino deve ser elaborado calcado nas atividades do ano letivo.

(B) As férias relativas a um determinado período de trabalho poderão ser concedidas com início em um exercício e con -clusão no exercício posterior.

(C) As férias e as licenças especiais que o policial militar deseje gozar fora do Estado do Rio de Janeiro ou do país precisam ser requeridas com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data prevista para o início, conforme as normas em vi -gor.

(6)

Questão 14

Sobre o tempo de serviço do policial militar, assinale V para verdadeiro e F para falso, de acordo com a Lei nº 443, de 01 jul 81 (Estatuto dos Policiais Militares).

( ) É computado como tempo de efetivo serviço o tempo em que o policial militar se encontrar em gozo de licença espe-cial ou férias.

( ) O tempo de efetivo serviço é apurado e totalizado em dias, sendo usado para a apuração do tempo de serviço em anos o divisor 360 (trezentos e sessenta).

( ) Os tempos relativos a férias e licenças especiais não gozadas, contados em dobro, são computados como “anos de ser-viço” apenas quando da passagem para a inatividade.

( ) O tempo de efetivo serviço prestado às Forças Armadas ou de serviço público em qualquer esfera (Municipal, Estadu -al ou Feder-al) poderá ser superposto ao tempo de serviço contado a partir do ingresso na PMERJ.

Marque a opção que apresenta a sequência correta. (A) V – F – V – F

(B) F – V – F – V (C) V – F – F – V (D) F – V – V – F

Planejamento Operacional

Questão 15

Os indicadores estratégicos de criminalidade que terão metas para fins de aplicação do Sistema de Gerenciamento implanta -do no território -do Esta-do -do Rio de Janeiro, por impactarem mais fortemente a sensação de segurança, serão, dentre outros,

(A) homicídios dolosos e apreensão de armas. (B) roubos e furtos de veículos e roubos em coletivos. (C) latrocínio e roubos a estabelecimentos financeiros. (D) roubos a transeuntes e roubos de celulares.

Questão 16

Considerando o Decreto No 41.930 de 25 de junho de 2009, que dispõe sobre a criação e implantação das RISP e das CISP,

assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as assertivas a seguir.

( ) As AISP se caracterizam pela articulação territorial, no nível tático-operacional, entre a PCERJ e PMERJ, e devem contemplar a área de atuação de um Batalhão de Polícia Militar, articulado com os limites de no mínimo 02 (duas) circuns -crições de delegacias policiais.

( ) As CISP caracterizam a menor instância de apuração dos indicadores de criminalidade, constituindo, ainda, a esfera de Integração territorial, no nível operacional, das companhias Integradas da PMERJ com as Delegacias de Polícia da PCERJ.

( ) As RISP, objetivando a articulação territorial regional, no nível operacional, da PCERJ com a PMERJ, sempre que possível, deverão coincidir com a circunscrição de uma Delegacia de Polícia.

Marque a sequência correta.

(A) V – V – F (B) V – F – F (C) F – V – V (D) F – F – V

Questão 17

Em relação aos procedimentos a serem adotados pelas UOp e UOpE durante o desenvolvimento de ações de policiais milita-res diurnas, vespertinas e/ou noturnas, no interior de áreas especiais críticas, estão corretas as afirmativas abaixo, EXCETO:

(7)

(B) Os Cmt de UOp e UOpE deverão remeter semanalmente, até às 16h do penúltimo dia útil de cada semana, para o res -pectivo Cmdo Itrm, a programação semanal das operações policiais militares a serem desencadeadas na semana subsequen-te.

(C) Havendo confronto armado entre marginais da lei ou outro fato, à noite, no interior de áreas especiais críticas, o oficial supervisor ou oficial de operações deverá assumir o comando a fim de ser feita a incursão.

(D) Em caso de ferimento ou morte de policial militar do grupo de incursão em confronto com marginais, ficando caracte-rizado que este se deu por inobservância do uso correto ou falta de colete, capacete e escudo balístico, o Cmt da Operação será responsabilizado administrativamente.

Questão 18

Os Planos de Articulação e Desdobramento de áreas (PAD) visam demonstrar a distribuição dos meios disponíveis atuais da Corporação tanto materiais, como humano, numa distribuição por área de responsabilidade. Para a confecção da Articula -ção, devem ser utilizados, dentre outros, os seguintes dados:

(A) número de escolas e delegacias policiais da área. (B) densidade demográfica e índice pluviométrico.

(C) número de conjuntos residenciais e população desabrigada. (D) efetivo da UOp e número de estabelecimentos comerciais.

Questão 19

O Plano de Segurança Física da OPM (PSF), documento orientador das atividades da OPM, no que se refere à segurança fí -sica do aquartelamento,

(A) será elaborado pela P/3 em articulação com a P/2 e P/4.

(B) deverá prever procedimentos em três situações: normal, anormal e crítica.

(C) visa a estabelecer rotinas para salvaguardar especificamente as instalações físicas do aquartelamento . (D) é específico para a UOp que possua estabelecimento(s) prisional(is) em sua área de policiamento.

Questão 20

O Plano Geral de Policiamento (PGP), documento orientador das atividades das UOp na execução do POO,

(A) será elaborado pelas UOp e aprovado pelo EMG-PM/3.

(B) terá caráter permanente e será alterado sempre que se fizer necessário. (C) deverá ser numerado por tópicos.

(D) deverá ter as alterações necessárias à sua atualização aprovadas pelo Cmt da UOp.

Questão 21

O Chefe da 3ª Seção do EstadoMaior da OPM é o auxiliar do comandante na elaboração, coordenação, controle e supervi -são do planejamento referente à rotina operacional.

Compete ao P/3, além de outras atribuições,

(A) organizar os quadros e indicadores estatísticos previstos de modo a poder acompanhar, cronologicamente,a evolução operacional de sua OPM.

(B) coordenar o cerimonial militar, no âmbito do escalão considerado, em ligação com os demais oficiais do Estado-Maior da OPM.

(C) controlar todo o material de comunicações da OPM, zelando pela sua conservação e manutenção. (D) coordenar o funcionamento das salas e/ou centros de operações da UOp ou UOpE.

Questão 22

Nas ocorrências em que haja delinquentes armados ou não, no interior de prédios residenciais, estabelecimentos comerciais ou financeiros, favelas e outras edificações com ou sem reféns, oferecendo resistência, colocando em risco a vida de tercei -ros, é um procedimento relativo à UOp da A Pol em tela,

(A) tentar iniciar negociação e solicitar orientação e apoio do BOPE, até a chegada da tropa especializada. (B) permitir que um Policial Militar se ofereça para ser trocado por refém.

(C) isolar as pessoas residentes do prédio/residência/ estabelecimento onde o(s) delinqüente(s) está(ao) confinado(s), vi-sando a garantir a segurança com o mínimo de circulação de pessoas.

(8)

Questão 23

Marque a opção correta.

(A) O Plano de Operações (POp) é elaborado sem prever data de execução (situação hipotética). (B) A Ordem de Operações (O Op) é expedida com base no Plano Geral de Policiamento (PGP). (C) A Ordem de Policiamento (O Pol) será sempre formulada no nível tático.

(D) A Ordem de Serviço (OS) é um documento expedido para pormenorizar as ações de combate à criminalidade ou em casos de perturbação da ordem pública.

Questão 24

Em relação às Operações de Ação Repressiva, analise as assertivas abaixo.

I. A Rep 1 - Vasculhamento. II. A Rep 2 - Busca e Captura. III. A Rep 4 – Cerco (amplo e restrito).

Está correto o que se afirma em

(A) I e II apenas. (B) I e III apenas. (C) II e III apenas. (D) I, II e III.

Questão 25

Sobre a Supervisão de Alto Escalão, é correto afirmar:

(A) Tem a finalidade de apoiar o policiamento. (B) Subdivide-se em do Cmt Geral e do EMG. (C) Fiscaliza o cumprimento das escalas.

(D) Deve verificar o armamento e o equipamento dos homens e viaturas.

Questão 26

Em relação ao serviço de Radiopatrulha, é correto afirmar:

(A) Tem o objetivo de complementar o policiamento ostensivo das UOp. (B) Atua em áreas caracterizadas por forte incidência criminal.

(C) É executado em roteiros.

(D) Exerce ação repressiva e é controlado pelo Centro de Operações.

Investigação e Perícia Criminal

Questão 27

De acordo com o Boletim de Instrução Policial n.º 01/06 (BIP n.º 01/2006 - “Reprodução Simulada”/Definições e Orienta-ções), para o bom êxito e oferecimento de uma conclusão segura na execução de uma reprodução, o Perito recorrerá, obriga-toriamente, com a colaboração do solicitante dos exames, a alguns requisitos iniciais e fundamentais.

Assinale a opção que NÃO se inclui nesses requisitos.

(A) Ter a posse dos autos, para permitir que sejam compulsados os seus registros, relatórios, termos de declarações, depoi-mentos e ainda, para que sejam identificados, o local do evento, as pessoas que participaram do fato, as armas, instrudepoi-mentos e meios utilizados quando da ocorrência, etc.

(B) Verificar a existência ou não, nos autos, de documento contendo elaboração de quesitos pertinentes ao esclarecimento técnico do fato.

(C) Comunicar à autoridade solicitante, para que seja providenciado o material (armas, instrumentos, veículos, etc.) que foi utilizado na prática do feito, assim como a convocação tanto das pessoas que nele atuaram, no local da reprodução, no dia da sua realização, quanto das pessoas que atuarão como figurantes.

(9)

Questão 28

Durante a efetivação da diligência, esmiuçada no BIP n.º 01-2006, alguns procedimentos deverão ser adotados, EXCETO: (A) Antes de iniciado o trabalho pericial, deve o Perito, juntamente com a autoridade solicitante, reunir as pessoas que participarão do ato, para esclarecer que o rito não permite a interferência de qualquer pessoa que busque desqualificar o que foi declarado pelos envolvidos.

(B) Na tomada de declarações dos envolvidos, deve o Perito determinar que cada um dê a sua versão do fato, registrando o posicionamento e possível movimentação da pessoa, direcionando o depoimento do envolvido e interferindo nesse, sem -pre que se fizer necessário.

(C) As pessoas envolvidas no fato ocorrido, objeto de perícia de reprodução, devem ser ouvidas em separado, sendo as demais colocadas distantes do local, em área em que não possam ouvir ou visualizar o que se passa durante cada interrogató -rio.

(D) Registrarem os Peritos cena por cena da realização do feito, utilizando o recurso fotográfico e/ou de gravação de ví -deo.

Questão 29

A Nota de Instrução n.º 003/2008 (NI n.º 03/2008) regula os procedimentos a serem adotados pela Corporação para a efeti -vação de solicitação de exames periciais, de natureza castrense ao Centro de Criminalística. O acionamento para o local de infração penal de natureza castrense que exija a IMEDIATA PRESENÇA do Perito Militar, NÃO se dará quando efetuado

(A) por Presidente de Auto de Prisão em Flagrante de Delito (APF). (B) por Comandante, Chefe ou Diretor.

(C) pela Supervisão de Oficiais, Oficial de Dia ou Oficial mais antigo da OPM que esteja representando o Comandante, Chefe ou Diretor (ACIONAMENTO APÓS O EXPEDIENTE).

(D) pela Supervisão de Graduados.

Questão 30

Em relação ao Termo de Colheita de Evidências, abordado na NI n.º 03/2008, assinale a opção correta.

(A) É preenchido em 03 vias pelo Perito Militar no local em que se deu o exame pericial.

(B) Uma via recibada pelo Perito Militar será entregue à autoridade solicitante ou seu representante.

(C) Os vestígios coletados pelo Perito Militar, após seu adequado acondicionamento, serão entregues à autoridade solici-tante ou ao seu represensolici-tante para a devida arrecadação e citados devidamente no Termo de Colheita de Evidências.

(D) É preenchido em uma única via.

Questão 31

Nos casos de acidente de trânsito sem vítima cujas viaturas tenham sido removidas, com base nas Leis Federais nº 5.970/73 (para remoção veículos civis)e 6.174/74 (para remoção veículos militares), art. 1º e parágrafo únicos, respecti -vamente, permanecendo a necessidade de realização do exame pericial da(s) viatura(s) envolvida(s), o Comandante, Chefe ou Diretor agendará a ida do Perito Militar à sua OPM durante o horário de expediente, instaurando, em seguida, o devido Inquérito Técnico, cujo encarregado ratificará, através de ofício, a solicitação de exame pericial pretérita, no prazo máximo

de

(A) dez dias úteis, a contar da data de acionamento dos Peritos. (B) quinze dias úteis, a contar da data de acionamento dos Peritos. (C) dez dias úteis, a contar da data do acidente.

(D) quinze dias úteis, a contar da data do acidente.

Questão 32

Os prazos estabelecidos na NI n.º 03/2008 para os presidentes de Auto de Prisão em Flagrante e os encarregados de procedi-mentos apuratórios para a ratificação através de ofício de solicitação de exame pericial são

(A) de 10 (dez) e 05 (cinco) dias úteis, respectivamente, para o encaminhamento do ofício, no qual fará constar os quesitos a serem respondidos pelos Peritos Militares no Laudo Pericial a ser realizado.

(B) de 05 (cinco) e 10 (dez) dias úteis, respectivamente, para o encaminhamento do ofício, no qual fará constar os quesitos a serem respondidos pelos Peritos Militares no Laudo Pericial a ser realizado.

(10)

(D) de 05 (cinco) e 03 (três) dias úteis, respectivamente, para o encaminhamento do ofício, no qual fará constar os quesi-tos a serem respondidos pelos Periquesi-tos Militares no Laudo Pericial a ser realizado.

Questão 33

Quando do acionamento efetuado por encarregados de procedimentos administrativos (IPM, Sindicância, Averiguação, In-quérito Técnico) para Exames Periciais que não necessitem da presença imediata do Perito Militar, em consonância com o que prescreve a NI n.º 03/2008, só NÃO se adota

(A) oficiar ao Chefe do Centro de Criminalística solicitando a nomeação de 02 (dois) oficiais Peritos Militares para atua -rem no exame solicitado.

(B) explicitar no ofício o tipo de exame pericial a ser realizado.

(C) explicitar no ofício os quesitos a serem respondidos, na forma dos artigos 316 e 317 do Código Processual Penal Mili -tar (CPPM).

(D) explicitar prazo máximo para a confecção da peça técnica.

Questão 34

Segundo consta na NI n.º 03/2008,

(A) o solicitante de perícia em áudio deve apresentar claramente, nos quesitos que irá propor, sua real pretensão.

(B) a reprodução simulada se define como Corpo de Delito Facultativo e Complementar, sendo, por consequência, auxili-ar da investigação objetiva.

(C) nos casos de avaliação indireta, é facultativo que sejam fornecidos pelo solicitante, todos os dados do objeto a ser ava -liado.

(D) a reprodução simulada pode preceder a investigação subjetiva.

Questão 35

De acordo com a NI n.º 03/2008, nos casos de acidentes de trânsito com vítima envolvendo viaturas da corporação,

(A) os solicitantes, por estarem na esfera de competência da justiça comum, deverão encaminhar a ocorrência normalmen-te à circunscricional (delegacia) da área de policiamento de suas UOp.

(B) em nenhuma hipótese, o Centro de Criminalística, através de seus Peritos Militares, realizará o exame.

(C) caso a autoridade policial não acione o perito oficial do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), o solicitante deverá fazer constar em documento a motivação da autoridade em não realizar aquele procedimento.

(D) os solicitantes deverão acionar, de imediato, o Centro de Criminalística, independente do acionamento do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

Legislação

Questão 36

NÃO é hipótese de prisão cautelar prevista aplicável ao Direito Processual Penal Comum:

(A) prisão preventiva.

(B) prisão por sentença condenatória recorrível. (C) prisão temporária.

(D) prisão cautelar do art. 18 do CPPM.

Questão 37

O Oficial da PM Sete da Silva Um foi submetido a um Conselho de Justificação ante ao fato de ter chegado ao conhecimen -to da Administração que, na data de 14 de setembro de 2002, fora protagonista de um grave fa-to atentatório a disciplina mi-litar e pundonor policial mimi-litar. A submissão a Conselho de Justificação deu-se em 20 de setembro de 2008.

Durante a instrução, a defesa, em razões, na data de 14 de outubro de 2008, alega matéria de mérito a qual deve ser observa-da, de plano, pelo Colegiado.

Assinale a matéria de mérito alegada.

(11)

(C) Decadência. (D) Prescrição.

Questão 38

Um policial militar da ativa, em serviço, encontrou, após justa e legal abordagem, o valor de R$ 2.000,00 (Dois mil reais) nas vestes do civil J. Sete, quando também observa uma senhora aproximar-se, junto com outra, dizendo: “Ele me roubou. Tirou de mim R$ 2.000,00”. Imediatamente, deu voz de prisão ao civil que fora revistado.

Pode-se identificar, em tese, na questão,

(A) o flagrante próprio. (B) o flagrante presumido. (C) o flagrante diferido. (D) o flagrante impróprio.

Questão 39

Os institutos do relaxamento de prisão e da revogação da prisão, constantes no CPPM, têm o mesmo sentido?

(A) Sim, pois em todos a autoridade de polícia judiciária há de colocar o indiciado em liberdade. (B) Sim, pois todas são determinadas só pelo Juiz-Auditor da Vara.

(C) Não, pois só a liberdade provisória pode ser aplicada pelo Juiz de Direito competente.

(D) Não, pois o relaxamento da prisão aplica-se ao caso de prisão que não obedeça às formulações do art. 243 do CPPM, notadamente quanto à legalidade; e a revogação da prisão tem total ligação com a ausência de motivos fáticos que impõem a prisão preventiva, visto o art. 259 do CPPM.

Questão 40

Sobre o Inquérito Policial Militar, pode-se afirmar que

(A) poderá ser iniciado por Portaria do promotor natural, em face do Poder investigativo do Ministério Público.

(B) poderá ser instaurado mediante Portaria, em face de requisição do Juiz Auditor ou do Conselho de Justiça, quando sur-girem novas provas.

(C) deverá ser instaurado tão logo a autoridade de polícia judiciária tenha ciência da prática da infração, designando--se, pois, o seu Encarregado.

(D) seu arquivamento se aperfeiçoa por ato do Comandante da OPM.

Questão 41

São alguns dos princípios basilares da Administração Pública: (A) legalidade e eficiência.

(B) impessoalidade, publicidade e supremacia dos interesses particulares. (C) finalidade, motivação e sigilo.

(D) legalidade, moralidade e discricionariedade.

Questão 42

Assinale a resposta INCORRETA.

(A) A prisão prevista no art. 18 do CPPM aplica-se só aos casos de delito propriamente militar.

(B) O delito de fuga de preso, na modalidade culposa, consuma-se no momento em que o preso sai da esfera de vigilância dos policiais militares responsáveis pela sua guarda ou condução, sendo possível, portanto, a tentativa.

(C) O crime propriamente militar é entendido como infração penal, prevista no CPM, específica e funcional, do ocupante da graduação ou posto.

(D) A lesão corporal e a participação em rixa são delitos impropriamente militares.

Questão 43

(12)

Tendo em vista o amplo debate a respeito da hipótese na literatura indicada, o fato é passível de (A) apuração em Inquérito Policial, pois a hipótese configura crime comum.

(B) apuração primária em Sindicância.

(C) investigação em sede de Inquérito Policial Militar, pois houve ferimento ao art. 9º, II, c, do CPPM. (D) investigação em sede de Inquérito Policial Militar, pois houve ferimento ao art. 9º, III, c, do CPPM.

Questão 44

Como é interpretada a hipótese da detenção preventiva do art. 18 do CPPM de 1969, determinada pela autoridade encarrega-da do IPM, na vigência encarrega-da Constituição de 1988?

(A) É acolhida, quando o indiciado responde por crime propriamente militar, até o prazo de 30 (trinta) dias, comunicando-se à autoridade judiciária militar e ao Ministério Público.

(B) Não é acolhida, considerando que equivale à medida cautelar ex officio, que só poderia ser decretada por autoridade judiciária mediante provocação do ministério Público ou representação do Encarregado do IPM.

(C) É acolhida genericamente para os crimes militares, considerando que não se trata de medida restritiva de liberdade, porque detenção em quartel não é prisão.

(D) Não é acolhida pela CRFB/88, em face do consagrado princípio da presunção de inocência.

Questão 45

O Soldado PM José da Silva, militar sem estabilidade, e o Tenente PM Tomaz Duomo, ambos integrantes do X Batalhão de Polícia Militar, juntamente com o Coronel Magno Pontes, da Reserva Remunerada da PMERJ, estando todos eles alcooliza -dos e arma-dos, envolveram-se em grave escândalo, em via pública, além de atos de indisciplina, ofensas aos superiores e outros desatinos que afetam o decoro da classe militar, sendo reincidentes em fatos dessa natureza.

Apurados os fatos e instaurados os PAD contra eles, ao final, as respectivas comissões, por coerência e isonomia, julgaram procedentes as acusações formuladas e propuseram suas demissões.

A quem competirá decidir sobre a possível perda da graduação e do posto de cada um desses militares?

(A) Ao Comandante-Geral, para todos os envolvidos.

(B) Ao Secretário de Estado de Segurança, só para o Coronel Magno. (C) Ao Corregedor Interno, para o Soldado PM José da Silva.

(D) Ao Comandante-Geral, para o caso do Soldado PM José da Silva e ao Tribunal de Justiça, para o caso dos Oficiais.

Questão 46

Em uma Sindicância, é certo que o ato final a ser exibido pelo Sindicante é o parecer.

Com efeito, dentro da bibliografia adotada, pode-se classificar o parecer como ato administrativo

(A) normativo. (B) punitivo. (C) enunciativo. (D) ordinatório.

Questão 47

Considere as afirmativas abaixo enunciadas:

I. Motivo não tem o mesmo significado jurídico de causa.

II. A presunção de legitimidade dos atos administrativos é absoluta.

III. Competência é poder atribuído ao agente da Administração para o desempenho específico de suas funções.

IV. Fato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que age nesta qualidade para adquirir, resguardar, transferir, modificar direitos ou impor obrigações.

V. Finalidade do ato tem ampla ligação com o interesse público a atingir.

(13)

(A) I e IV. (B) II e V. (C) III e V. (D) IV e V.

Questão 48

Na deserção, há duas figuras – a do desertor que se apresenta voluntariamente, após a prática do delito; e a do que é preso durante, por exemplo, uma ronda policial de rotina.

Com efeito, qual o nome específico dado à segunda figura?

(A) Agrimensor. (B) Estertor. (C) Emansor. (D) Capturado.

Questão 49

O Sgt PM Deutério não comparece ao serviço de Operador da SOp para o qual estava devidamente escalado no dia 08 de agosto de 2008, às 19h.

Será, em tese, considerado desertor em

(A) 15 de agosto de 2008. (B) 16 de agosto de 2008. (C) 17 de agosto de 2008. (D) 19 de agosto de 2008.

Questão 50

Analise as seguintes proposições:

I. Ao acusado em PAD não é dado o mesmo dever processual da testemunha.

II. Submetido um policial militar, sem estabilidade, a CRD, não se faz mais necessária, como ato primeiro no processo, a sua apresentação à Subseção de Perícias Médicas para a realização de inspeção de saúde por Junta previamente constituída. III. Toda vez que a defesa requerer uma prova, a sua produção, se possível, deverá ser obrigatória.

IV. Quando houver, no mesmo caso, praças com estabilidade e sem estabilidade, a hipótese é de submissão à Comissão de Revisão Disciplinar.

Está INCORRETO apenas o que se afirma em

(A) II. (B) III e IV. (C) I. (D) IV.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Diretoria Geral de Pessoal

Centro de Recrutamento e Seleção de Praças

CONCURSO DE ADMISSÃO AO

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS II/2010 (CAO-QOPM II/2010)

EXAME INTELECTUAL DE

Administração na PMERJ, Planejamento Operacional, Investigação e Perícia Criminal e Legislação

(14)

Administração na PMERJ

Questão 1

As férias anuais remuneradas são um direito do trabalhador, modo geral reconhecido e concedido pelo empregador. Na PMERJ, as férias são previstas na Lei nº 443/81 e reguladas através da Portaria nº 072/PMERJ, de 09 de dezembro de 1983 e suas alterações, além de publicações em Boletins da PM.

Marque a opção correta quanto à condição especial de férias na PMERJ.

(A) As férias e as licenças especiais que o policial militar deseje gozar fora do Estado do Rio de Janeiro ou do país precisam ser requeridas com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data prevista para o início, conforme as normas em vigor.

(B) As férias relativas a um determinado período de trabalho poderão ser concedidas com início em um exercício e conclusão no exercício posterior.

(C) Os policiais militares especialistas da QPMP-6 (saúde) têm direito a 30 (trinta) dias de férias regulamentares, sendo 15 (quinze) dias a cada semestre ininterrupto de trabalho direto e habitual tanto com Raios X ou outras substâncias radioativas, quan -to próximos às fontes de radiação, a serem gozadas logo após o término daquele semestre.

(D) O calendário de férias dos órgãos de apoio de ensino deve ser elaborado calcado nas atividades do ano letivo.

Questão 2

Sicrano é praça da PMERJ, casado com Beltrana, oficial da mesma corporação. No final do mês de julho, Beltrana recebeu a notí-cia de que seria mãe. Sicrano, marido dedicado e futuro pai, trabalha na Administração e procurou imediatamente saber junto aos seus superiores as regras existentes e os direitos da esposa e da criança. Sicrano descobriu, por exemplo, que terá direito ao auxíli -o-natalidade.

Marque a opção correta sobre as licenças a que terão direito ele e a esposa com o nascimento do filho.

(A) Sicrano terá direito a 08 (oito) dias de licença paternidade e Beltrana terá direito a 120 (cento e vinte) dias de licença mater -nidade.

(B) Sicrano terá direito a 05 (cinco) dias de licença paternidade e Beltrana terá direito a 120 (cento e vinte) dias de licença ma -ternidade.

(C) Sicrano terá direito a 05 (cinco) dias de licença paternidade e Beltrana terá direito a 180 (cento e oitenta) dias de licença maternidade.

(D) Sicrano terá direito a 08 (oito) dias de licença paternidade e Beltrana terá direito a 180 (cento e oitenta) dias de licença ma -ternidade.

Questão 3

De acordo com as normas para licenças para tratamento de saúde própria, incapacidade física parcial e dispensas por prescrição médica, analise as assertivas abaixo.

I. Um policial militar lotado no EMG/PM-3 estava em seu horário de expediente, quando veio a sentir fortes dores e decidiu ir ao HCPM para ser atendido. Naquele nosocômio foi orientado a retornar a sua unidade, sem atendimento, pois fora comprovado que o caso não era de urgência.

II. O prazo máximo que deverão ser entregues as licenças para tratar de saúde própria e as incapacidades físicas parciais emiti -das pelo HCPM, HPM/Nit e PPM à subseção de perícias médicas é de 72 horas.

III. As dispensas por prescrição médica de até 72 horas poderão ser gozadas na própria OPM a critério do Comandante, Chefe ou Diretor da OPM, observadas as peculiaridades dos casos, ou poderá o policial militar responder o horário do expediente, duran-te o prazo da dispensa por prescrição médica, salvo se for sábado, domingo ou feriado.

IV. Nos casos de concessão de Incapacidade Física Parcial indicando serviços internos não armados (SINA) pela clínica de Psi -quiatria, a OPM deverá recolher à reserva única do material bélico (RUMB) a arma de fogo do policial militar e apresentá-lo à DGP/DPA/SI (Seção de Identificação) para substituição do documento de identidade por outro que contenha a ressalva quanto à proibição do porte de arma.

Está correto apenas o que se afirma em (A) II e IV.

(B) I e IV. (C) I e II. (D) II e III.

Questão 4

(15)

-ando na atividade externa, ou seja, nas ruas. A atuação do pessoal da atividade-meio no policiamento ostensivo tem regras específicas.

Analise as assertivas abaixo, considerando as normas indicadas na bibliografia.

I. Os policiais militares que atuam na atividade-meio devem estar com armamento, particular ou da Corporação, de uso individual, durante o expediente, exceto o efetivo do rancho, da obra e os policiais militares com restrição médica ao uso de arma de fogo, em situações emergenciais.

II. O pessoal empenhado na atividade-meio não pode ultrapassar o limite mínimo de 15 (quinze) por cento em relação aos 85 (oitenta e cinco) por cento da atividade-fim.

III. A Portaria nº 027 – EME, de 16 Jun 77, em vigor, permite o emprego de, no máximo, 20% (vinte por cento) do efeti -vo da Corporação na atividade-meio, contrariando a norma interna da PMERJ.

IV. A atividademeio é um conjunto de ações, no âmbito interno, voltadas para permitir ou facilitar a realização da ativi -dade-fim.

Está INCORRETO apenas o que se afirma em

(A) III e IV. (B) I e IV. (C) II e III. (D) I e II.

Questão 5

Considere as normas e publicações sobre pessoal em vigor na PMERJ, especificamente as escalas de serviço da Corpora -ção.

I. Nas escalas de serviço de 24 horas consecutivas, deve-se proporcionar ao policial militar uma folga nunca inferior ao dobro do período trabalhado.

II. É permitida a utilização de regime de escalas de 24 x 48 horas apenas para os serviços de Guarda do Quartel e Estabe -lecimentos Prisionais.

III. É terminantemente proibida a adoção do regime de escala de 24 x 72 horas, sendo exceção as escalas das frações des-tacadas no interior do Estado.

IV. O serviço de guarda do quartel permite, durante o serviço de 24 horas, o máximo de 4 (quatro) horas de descanso a cada 2 (duas) horas de serviço.

Está correto apenas o que se afirma em

(A) I e III. (B) I e II. (C) II e IV. (D) III e IV.

Questão 6

Sobre o tempo de serviço do policial militar, assinale V para verdadeiro e F para falso, de acordo com a Lei nº 443, de 01 jul 81 (Estatuto dos Policiais Militares).

( ) É computado como tempo de efetivo serviço o tempo em que o policial militar se encontrar em gozo de licença espe-cial ou férias.

( ) O tempo de efetivo serviço é apurado e totalizado em dias, sendo usado para a apuração do tempo de serviço em anos o divisor 360 (trezentos e sessenta).

( ) Os tempos relativos a férias e licenças especiais não gozadas, contados em dobro, são computados como “anos de ser-viço” apenas quando da passagem para a inatividade.

( ) O tempo de efetivo serviço prestado às Forças Armadas ou de serviço público em qualquer esfera (Municipal, Estadu -al ou Feder-al) poderá ser superposto ao tempo de serviço contado a partir do ingresso na PMERJ.

Marque a opção que apresenta a sequência correta. (A) F – V – V – F

(B) V – F – V – F (C) V – F – F – V (D) F – V – F – V

Questão 7

(16)

Caio Julio foi declarado Aspirante Oficial PM em 01 de dezembro e foi classificado e apresentado, de acordo com o prazo regula -mentar, ao Comandante do 49º BPM. No batalhão, assumiu a função de Oficial Subalterno da 10ª Companhia, além de concorrer ao serviço de escala de Oficial de Dia. Por ter sido praça (Cabo PM), tinha férias vencidas relativas ao ano em que prestou o con -curso vestibular para o Curso de Formação de Oficiais da PMERJ. Como o então CB PM Caio Julio teve o nome incluído no ca-lendário de férias do batalhão em que trabalhara no mês de dezembro, requereu ao Comandante do 49º BPM o gozo das férias não gozadas como Cabo PM.

Em relação ao requerimento de férias do Asp Of PM Caio Julio, marque a alternativa correta.

(A) O amparo legal utilizado pelo Asp Of PM Caio Julio encontra-se na Portaria nº 072/PMERJ, de 09 dez 83 (e alterações), a qual trata de férias na PMERJ, sendo, no caso, obrigatória a contagem em dobro, dia a dia, das férias não gozadas, tendo em vista haver expirado o prazo para gozo das férias em questão.

(B) O Asp Of PM Caio Julio poderá gozar as férias requeridas ou, se preferir, poderá contar em dobro o período das férias não gozadas, dia a dia, por ocasião da passagem para a inatividade, amparado no estatuto dos policiais militares e na Portaria nº 072/PMERJ, de 09 dez 83 (e alterações).

(C) O Asp Of PM Caio Julio terá seu requerimento indeferido pela autoridade competente por não haver expirado o prazo para o gozo das férias requeridas e poderá, ainda, gozar as férias relativas ao ano em que estiver trabalhando a partir de dezembro. (D) O amparo legal utilizado pelo Asp OF PM Caio Julio está insculpido na Portaria nº 104/PMERJ, de 14 mai 86 (e alterações), que trata da concessão de licenças e férias aos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro.

Questão 8

O Cap PM Serapião Giramundo é o comandante da 6ª Companhia destacada do 55º BPM, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Conhecedor das normas administrativas sobre pessoal em vigor na PMERJ, o Cap PM Serapião Giramundo determinou ao sargen-teante da companhia que adotasse a escala de 12 x 36 horas para o POG, no horário de 14 às 21 horas. Ao ser questionado pelo Comandante do batalhão sobre a adoção dessa escala de serviço, o Cap PM Serapião Giramundo apresentou argumentos e docu -mentos para justificar a decisão tomada.

Considerando as normas e publicações sobre escalas de serviço na PMERJ, analise as assertivas abaixo.

I. O Comandante do batalhão poderá aprovar a utilização de tal escala para o serviço de POG apesar de contrariar frontalmente as normas em vigor na PMERJ, tendo em vista as características da Unidade Operacional e o poder discricionário da Administra -ção.

II. O Comandante do batalhão deverá determinar o cancelamento da adoção dessa escala para o POG (12 x 36 horas), indepen-dentemente de localização geográfica da companhia, tendo em vista não haver recuperação de efetivo.

III. O Capitão PM Serapião Giramundo está adaptando ao serviço de POG uma escala de serviço existente na PMERJ para ou-tros serviços, tendo em vista a peculiaridade e especificidade da área de policiamento da companhia sob seu comando, contrarian-do a norma básica que prevê serviço diário com uma folga por semana.

IV. O Capitão PM Serapião Giramundo poderá adotar a escala da 12 x 36 horas para todos os serviços desenvolvidos pela Com-panhia por analogia com o serviço de POG, desde que autorizado pelo Comandante.

Está correto apenas o que se afirma em (A) I e IV.

(B) III e IV. (C) II e III. (D) I e II.

Questão 9

Analise a situação fictícia abaixo e responda ao que se pede.

O Chefe do EMG Operacional recebeu a determinação do Comandante Geral da PMERJ para tomar imediatas medidas operacio-nais, objetivando proporcionar policiamento para um evento comemorativo privado em local público (estádio de futebol). O even-to será noturno e tem a previsão de público de 35.000 (trinta e cinco mil) pessoas. O comandante do batalhão, em cuja área ocor-rerá o evento, ciente do espetáculo, determinou ao P/1 que fossem escalados todos os policiais militares da atividade-meio da Uni-dade Operacional no policiamento ostensivo ordinário, durante o dia do evento. Em seguida, encaminhou ofício diretamente ao Chefe do Estado-Maior Operacional, à revelia do Comando Intermediário ao qual está subordinado o batalhão, solicitando efetivo de apoio para o evento formado por componentes dos batalhões de policiais burocratas (BPB).

Marque a opção correta.

(A) O comandante do batalhão agiu equivocadamente, uma vez que, segundo a NI nº 001/95, de 06 jul 95, do EMG/PM-1, o em-prego operacional do BPB cabe ao Chefe do EMG, porém, não haviam sido esgotados todos os recursos humanos disponíveis na UOp, na região de policiamento ou no Comando Intermediário.

(B) O comandante do batalhão agiu adequadamente ao solicitar o apoio do BPB ao Chefe do EMG Operacional, que é o respon sável pelo emprego operacional dos BPB, conforme a NI nº 001/95, de 06 jul 95, do EMG/PM1, uma vez que se encontravam es -gotados os recursos humanos do batalhão.

(17)

(D) Por se tratar de um evento privado em local público, a PMERJ, através do comandante do batalhão, tem o dever legal de atu-ar com o policiamento ostensivo ordinário e o policiamento ostensivo extraordinário, tanto na área interna, quanto na externa, através do BPB, mesmo sem a interveniência do Comandante Geral.

Questão 10

Considerando-se as normas administrativas relativas às férias dos policiais militares, avalie os itens abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) As férias são um direito constitucional do policial militar e o gozo delas depende apenas de haver sido cumprido o prazo legal de aquisição, conforme o artigo 2º da Portaria nº 072/PMERJ, de 09 de dezembro de 1983.

( ) De acordo com o artigo 3º da Portaria nº 072/PMERJ, de 09 dez 83, o mês de março é o limite máximo para o início do gozo das férias após o término do ano a que elas se referem.

( ) O policial militar movimentado pode gozar férias antes da apresentação, conforme a previsão do caput do artigo 5º da Portaria nº 072/PMERJ, de 09 dez 83.

( ) O comandante, chefe ou diretor pode autorizar o parcelamento de férias por períodos inferiores a 10 (dez) dias, de acordo com o parágrafo único do artigo 9º, da Portaria nº 072/PMERJ, de 09 dez 83, com redação alterada pela portaria nº 080/PMERJ, de 10 jul 84.

Marque a opção cuja sequência está correta. (A) V – F – V – F

(B) F – V – F – F (C) V – V – F – V (D) F – V – F – V

Questão 11

O Cap PM Chefe da P/1 de um determinado batalhão sofreu uma inspeção inopinada do Chefe do EMG/PM1. Ao ser questiona -do pelo Oficial Superior sobre o controle de licenças LTS e IFP da subunidade sob seu coman-do, o Cap PM demonstrou conhecer a função exercida ao fornecer informações de maneira rápida e pertinente. Contudo, houve uma informação fornecida que de -monstrou desconhecimento de norma em vigor.

Considerando as publicações indicadas como bibliografia sobre controle de licenças LTS e IFP e normas para concessão de licen -ças na PMERJ disponibilizadas, avalie as assertivas abaixo.

I. A situação sanitária dos policiais militares se encontra plenamente atualizada, ainda que o Cap PM Chefe da P/1 não compareça à Seção de Perícias Médicas para acompanhar os casos de IFP e LTS com homologação não publicada em Bole-tim da PM.

II. As papeletas médicas de encaminhamento podem apresentar as atividades que o policial militar não pode exercer, as-sinadas, obrigatoriamente, por médicos militares, em substituição à ficha de inspeção de saúde.

III. As papeletas médicas de encaminhamento ou as fichas de inspeção de saúde, entregues na OPM pelo policial militar, após o atendimento médico, devem ser imediatamente arquivadas, considerando que o Órgão de Apoio de Saúde Pública, em Boletim Ostensivo da PM, registra o Movimento de Perícias Médicas, não havendo necessidade de publicação e contro-le pela OPM.

IV. O Cap PM chefe da P/1 afirmava conhecer todas as publicações relativas à concessão de IFP; porém, incorria em erro ao afirmar não haver qualquer publicação determinando o fornecimento de dados à Seção de Perícias Médicas que possam auxiliar a identificação de casos de simulação de doenças ou uso indevido de DPMS, IFP ou LTS.

Está INCORRETO apenas o que se afirma em (A) II, III e IV.

(B) I, II e III. (C) I, III e IV. (D) I, II e IV.

Questão 12

De acordo com as normas para concessão de licenças aos policiais militares, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) O policial militar pode gozar mais de uma licença para tratar de interesse particular, desde que a soma da duração das Licen-ças para Tratar de Interesse Particular (LTIP) gozadas não ultrapasse dois anos.

( ) Todo policial militar em atividade poderá se candidatar a cargo eletivo, devendo apenas solicitar a Licença para Tratar de In-teresse Particular (LTIP) e, a partir da data de seu registro como candidato, a OPM dará início “ex officio” ao processo de licença do policial militar que será remetido à DGP, independentemente do tempo de efetivo serviço.

( ) O início da Licença para Tratar de Saúde de Pessoa da Família (LTSPF) não fica condicionada à data de concessão pela au -toridade competente.

(18)

Marque a opção que apresenta a sequência correta. (A) F – V – V – V

(B) V – V – V – F (C) V – F – F – V (D) V – V – F – V

Questão 13

Em relação aos afastamentos dos policiais militares do serviço pelo corpo clínico de saúde, isto é, dispensas médicas, licen ças para tratamento de saúde, baixas hospitalares, incapacidades físicas temporárias, marque V para verdadeiro e F para fal -so, de acordo com as normas em vigor na PMERJ.

( ) Os médicos residentes têm competência restrita para autorizarem afastamentos dos serviços temporários ou definiti -vos, considerando-se a formação acadêmica necessária ao exercício da profissão.

( ) Os policiais militares, quando inclusos no Movimento de Perícias Médicas, devem ser apresentados na Seção de Perí cias Médicas 48 (quarenta e oito) horas antes do término da licenças para tratamento de saúde própria ou incapacidade físi -ca parcial.

( ) Nos casos de acidente de serviço, as dispensas por prescrição médica do serviço poderão ser de até 06 (seis) dias. ( ) Nos casos de concessão de duas dispensas por prescrição médica do serviço de 72 horas consecutivas, o paciente será encaminhado à JISE, para avaliação, ao término da segunda dispensa, persistindo a causa médica.

Marque a opção cuja sequência está correta. (A) F – V – F – V

(B) F – V – V – F (C) V – F – F – V (D) V – F – V – F

Questão 14

Em relação às normas em vigor para a concessão de licenças na PMERJ, considere as assertivas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) A licença para tratamento de saúde de pessoa da família depende de um requerimento do interessado, o qual origina um procedimento apuratório e, por fim, do parecer médico sobre a verdadeira necessidade de acompanhamento do familiar pelo policial militar requerente, não sendo obrigatória a homologação por médico militar.

( ) A licença especial é concedida através de publicação em boletim ostensivo da PM. Após essa publicação, o coman -dante da OPM inclui o interessado na relação de controle da P/1 na sequência das licenças especiais concedidas anteriormente e, após o cômputo do número de interessados em relação ao percentual permitido, dá o início do gozo da licença es -pecial aos que estiverem dentro dos limites permitidos, independentemente de data para início.

( ) A licença especial só pode ser iniciada nos meses de janeiro ou julho por se tratar de um afastamento total do serviço por seis meses, de acordo com as normas vigentes.

( ) A licença para tratar de interesse particular eleitoral, independe da estabilidade do policial militar, bastando a homolo-gação da candidatura por partido político.

Marque a opção cuja sequência está correta.

(A) V – V – F – V (B) F – F – V – V (C) V – F – V – F (D) F – V – F – V

Planejamento Operacional

Questão 15

Os Planos de Articulação e Desdobramento de áreas (PAD) visam demonstrar a distribuição dos meios disponíveis atuais da Corporação tanto materiais, como humano, numa distribuição por área de responsabilidade. Para a confecção da Articu-lação, devem ser utilizados, dentre outros, os seguintes dados:

(19)

(D) densidade demográfica e índice pluviométrico.

Questão 16

O Plano Geral de Policiamento (PGP), documento orientador das atividades das UOp na execução do POO,

(A) deverá ter as alterações necessárias à sua atualização aprovadas pelo Cmt da UOp. (B) será elaborado pelas UOp e aprovado pelo EMG-PM/3.

(C) deverá ser numerado por tópicos.

(D) terá caráter permanente e será alterado sempre que se fizer necessário.

Questão 17

Em relação às Operações de Ação Repressiva, analise as assertivas abaixo.

I. A Rep 1 - Vasculhamento. II. A Rep 2 - Busca e Captura. III. A Rep 4 – Cerco (amplo e restrito).

Está correto o que se afirma em

(A) I, II e III. (B) I e III apenas. (C) I e II apenas. (D) II e III apenas.

Questão 18

O Chefe da 3ª Seção do EstadoMaior da OPM é o auxiliar do comandante na elaboração, coordenação, controle e supervi -são do planejamento referente à rotina operacional.

Compete ao P/3, além de outras atribuições,

(A) coordenar o funcionamento das salas e/ou centros de operações da UOp ou UOpE.

(B) organizar os quadros e indicadores estatísticos previstos de modo a poder acompanhar, cronologicamente,a evolução operacional de sua OPM.

(C) controlar todo o material de comunicações da OPM, zelando pela sua conservação e manutenção.

(D) coordenar o cerimonial militar, no âmbito do escalão considerado, em ligação com os demais oficiais do Estado-Maior da OPM.

Questão 19

Em relação ao serviço de Radiopatrulha, é correto afirmar:

(A) Atua em áreas caracterizadas por forte incidência criminal. (B) Exerce ação repressiva e é controlado pelo Centro de Operações. (C) Tem o objetivo de complementar o policiamento ostensivo das UOp. (D) É executado em roteiros.

Questão 20

Considerando o Decreto No 41.930 de 25 de junho de 2009, que dispõe sobre a criação e implantação das RISP e das CISP,

assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as assertivas a seguir.

( ) As AISP se caracterizam pela articulação territorial, no nível tático-operacional, entre a PCERJ e PMERJ, e devem contemplar a área de atuação de um Batalhão de Polícia Militar, articulado com os limites de no mínimo 02 (duas) circuns -crições de delegacias policiais.

( ) As CISP caracterizam a menor instância de apuração dos indicadores de criminalidade, constituindo, ainda, a esfera de Integração territorial, no nível operacional, das companhias Integradas da PMERJ com as Delegacias de Polícia da PCERJ.

( ) As RISP, objetivando a articulação territorial regional, no nível operacional, da PCERJ com a PMERJ, sempre que possível, deverão coincidir com a circunscrição de uma Delegacia de Polícia.

(20)

(A) F – V – V (B) V – F – F (C) V – V – F (D) F – F – V

Questão 21

Marque a opção correta.

(A) A Ordem de Operações (O Op) é expedida com base no Plano Geral de Policiamento (PGP).

(B) A Ordem de Serviço (OS) é um documento expedido para pormenorizar as ações de combate à criminalidade ou em casos de perturbação da ordem pública.

(C) A Ordem de Policiamento (O Pol) será sempre formulada no nível tático.

(D) O Plano de Operações (POp) é elaborado sem prever data de execução (situação hipotética).

Questão 22

Sobre a Supervisão de Alto Escalão, é correto afirmar:

(A) Subdivide-se em do Cmt Geral e do EMG.

(B) Deve verificar o armamento e o equipamento dos homens e viaturas. (C) Fiscaliza o cumprimento das escalas.

(D) Tem a finalidade de apoiar o policiamento.

Questão 23

Os indicadores estratégicos de criminalidade que terão metas para fins de aplicação do Sistema de Gerenciamento implanta-do no território implanta-do Estaimplanta-do implanta-do Rio de Janeiro, por impactarem mais fortemente a sensação de segurança, serão, dentre outros,

(A) roubos e furtos de veículos e roubos em coletivos. (B) roubos a transeuntes e roubos de celulares. (C) latrocínio e roubos a estabelecimentos financeiros. (D) homicídios dolosos e apreensão de armas.

Questão 24

Nas ocorrências em que haja delinquentes armados ou não, no interior de prédios residenciais, estabelecimentos comerciais ou financeiros, favelas e outras edificações com ou sem reféns, oferecendo resistência, colocando em risco a vida de tercei-ros, é um procedimento relativo à UOp da A Pol em tela,

(A) isolar as pessoas residentes do prédio/residência/ estabelecimento onde o(s) delinqüente(s) está(ao) confinado(s), vi-sando a garantir a segurança com o mínimo de circulação de pessoas.

(B) determinar de imediato, o comparecimento ao local de um Oficial Superior para assumir o comando das operações. (C) permitir que um Policial Militar se ofereça para ser trocado por refém.

(D) tentar iniciar negociação e solicitar orientação e apoio do BOPE, até a chegada da tropa especializada.

Questão 25

O Plano de Segurança Física da OPM (PSF), documento orientador das atividades da OPM, no que se refere à segurança fí -sica do aquartelamento,

(A) deverá prever procedimentos em três situações: normal, anormal e crítica.

(B) é específico para a UOp que possua estabelecimento(s) prisional(is) em sua área de policiamento. (C) visa a estabelecer rotinas para salvaguardar especificamente as instalações físicas do aquartelamento . (D) será elaborado pela P/3 em articulação com a P/2 e P/4.

(21)

Em relação aos procedimentos a serem adotados pelas UOp e UOpE durante o desenvolvimento de ações de policiais mili -tares diurnas, vespertinas e/ou noturnas, no interior de áreas especiais críticas, estão corretas as afirmativas abaixo, EXCE-TO:

(A) Havendo confronto armado entre marginais da lei ou outro fato, à noite, no interior de áreas especiais críticas, o oficial supervisor ou oficial de operações deverá assumir o comando a fim de ser feita a incursão.

(B) Os Cmt de UOp e UOpE deverão remeter semanalmente, até às 16h do penúltimo dia útil de cada semana, para o res -pectivo Cmdo Itrm, a programação semanal das operações policiais militares a serem desencadeadas na semana subsequen-te.

(C) Em caso de ferimento ou morte de policial militar do grupo de incursão em confronto com marginais, ficando caracte-rizado que este se deu por inobservância do uso correto ou falta de colete, capacete e escudo balístico, o Cmt da Operação será responsabilizado administrativamente.

(D) O oficial supervisor ou de operações deverá observar o conhecimento do terreno por parte da tropa envolvida, procu -rando identificar e ocupar os pontos considerados estratégicos.

Investigação e Perícia Criminal

Questão 27

Em relação ao Termo de Colheita de Evidências, abordado na NI n.º 03/2008, assinale a opção correta.

(A) Os vestígios coletados pelo Perito Militar, após seu adequado acondicionamento, serão entregues à autoridade solici-tante ou ao seu represensolici-tante para a devida arrecadação e citados devidamente no Termo de Colheita de Evidências. (B) É preenchido em 03 vias pelo Perito Militar no local em que se deu o exame pericial.

(C) É preenchido em uma única via.

(D) Uma via recibada pelo Perito Militar será entregue à autoridade solicitante ou seu representante.

Questão 28

Os prazos estabelecidos na NI n.º 03/2008 para os presidentes de Auto de Prisão em Flagrante e os encarregados de proce -dimentos apuratórios para a ratificação através de ofício de solicitação de exame pericial são

(A) de 10 (dez) e 05 (cinco) dias úteis, respectivamente, para o encaminhamento do ofício, no qual fará constar os quesitos a serem respondidos pelos Peritos Militares no Laudo Pericial a ser realizado.

(B) de 05 (cinco) e 03 (três) dias úteis, respectivamente, para o encaminhamento do ofício, no qual fará constar os quesi-tos a serem respondidos pelos Periquesi-tos Militares no Laudo Pericial a ser realizado.

(C) de 03 (três) e 05 (cinco) dias úteis, respectivamente, para o encaminhamento do ofício, no qual fará constar os quesi-tos a serem respondidos pelos Periquesi-tos Militares no Laudo Pericial a ser realizado.

(D) de 05 (cinco) e 10 (dez) dias úteis, respectivamente, para o encaminhamento do ofício, no qual fará constar os quesitos a serem respondidos pelos Peritos Militares no Laudo Pericial a ser realizado.

Questão 29

De acordo com a NI n.º 03/2008, nos casos de acidentes de trânsito com vítima envolvendo viaturas da corporação,

(A) os solicitantes deverão acionar, de imediato, o Centro de Criminalística, independente do acionamento do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

(B) os solicitantes, por estarem na esfera de competência da justiça comum, deverão encaminhar a ocorrência normalmen-te à circunscricional (delegacia) da área de policiamento de suas UOp.

(C) caso a autoridade policial não acione o perito oficial do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), o solicitante deverá fazer constar em documento a motivação da autoridade em não realizar aquele procedimento.

(D) em nenhuma hipótese, o Centro de Criminalística, através de seus Peritos Militares, realizará o exame.

Questão 30

Quando do acionamento efetuado por encarregados de procedimentos administrativos (IPM, Sindicância, Averiguação, In-quérito Técnico) para Exames Periciais que não necessitem da presença imediata do Perito Militar, em consonância com o que prescreve a NI n.º 03/2008, só NÃO se adota

(A) explicitar no ofício o tipo de exame pericial a ser realizado. (B) explicitar prazo máximo para a confecção da peça técnica.

Referências

Documentos relacionados

Edinilsa Ramos de Souza e os outros autores do artigo observaram, neste estudo, que fatores como capacidade de reagir a situações difíceis, grau de satisfação com a

( ) Os policiais são indivíduos adestrados pelo Estado a se afirmarem enquanto tais para desvestir uma indumentária total de super-homem, a ponto de não verem mais como

Sobre a elaboração do planejamento estratégico, marque a única alternativa CORRETA: (a) O aumento do nível de incerteza faz com que o planejamento estratégico se torne

(e) é toda a atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente ou por meio de seus delegados, com objetivo de satisfazer concretamente às necessidades

(d) O dever de conduta ética é fruto do princípio constitucional da moralidade administrativa e impõe ao servidor que exija do destinatário do seu serviço (serviço público)

(d) quando retornar à ativa ou ser convocado para o desempenho de cargo ou comissão na Corporação, por ocasião de sua apresentação, mediante requerimento e a critério

(b) A gratificação é cabível quando o servidor exerce determinado cargo por um tempo superior ao tem- po previsto pela lei como tempo de serviço e o adicional é a

Sobre as Normas Técnicas das Inspeções de Saúde da Perícia Menor e para os Controles Periódicos Simples e Especiais da Portaria PMERJ nº 0349/2010, marque a alternativa CORRETA:.. (