• Nenhum resultado encontrado

ONDE RECEBER AJUDA QUANDO ESTAMOS FERIDOS. Na reunião passada, Deus nos trouxe a mensagem sobre o Passo 1:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ONDE RECEBER AJUDA QUANDO ESTAMOS FERIDOS. Na reunião passada, Deus nos trouxe a mensagem sobre o Passo 1:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Série: O Caminho para a Recuperação - Parte 02/09 Escrito por Rick Warren (com adaptações)

IEC Dinamérica , 06 de maio de 2012.

ONDE RECEBER AJUDA QUANDO ESTAMOS FERIDOS

...Pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11.6b

Na reunião passada, Deus nos trouxe a mensagem sobre o Passo 1:

“Reconheço que não sou Deus. Admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer coisas erradas e que a minha vida está fora de controle”.

Hoje veremos o Passo 2:

O segundo passo é o que chamo de Passo de Esperança. O passo 1 diz que eu tenho que admitir que eu sou incapaz, que não tenho poder. O Passo 2 diz: há um poder e esta é uma boa notícia. Existe um poder com o qual você pode se conectar a fim de lidar com aquilo que, por si mesmo, você não é capaz de lidar.

É SINCERAMENTE CRER QUE DEUS EXISTE, QUE SOMOS IMPORTANTES PARA ELE E QUE ELE TEM PODER PARA NOS AJUDAR NA RECUPERAÇÃO.

Este segundo passo é baseado em Hebreus 11.6b, conforme lido acima

No primeiro passo, vimos que todos nós precisamos de recuperação porque não somos perfeitos. O mundo é imperfeito. Todos nós já fomos magoados, temos vícios, hábitos que gostaríamos de mudar. Todo mundo precisa de recuperação.

Os passos são os mesmos, independentemente do seu problema, seja uma mágoa, um hábito, ou uma dificuldade.

Na reunião passada, falamos que a raiz que causa todo problema é o nosso desejo de controlar as coisas. Quanto mais inseguro você é, mais você deseja controlar as coisas.

Você deseja controlar a vida de outras pessoas, quer controlar o seu ambiente – Resumindo, você está desejando ser Deus. Você quer ser o centro do seu universo.

(2)

Quando nós tentamos controlar tudo, o resultado acaba sendo fadiga, frustração e fracasso.

Como é que saímos dessa armadilha? Como é que escapamos dessas coisas?

Nós temos que vencer a NEGAÇÃO. A NEGAÇÃO É O QUE IMPEDE DE NOS MOVER EM DIREÇÃO À RECUPERAÇÃO.

Nós desculpamos a nós mesmos: “Não existe problema... Realmente, eu estou bem... Não se trata de um problema. Eu posso resolver isso”.

Nós desculpamos a nós mesmos e acusamos os outros: “Se meus filhos fizessem apenas fazer a parte deles, nossa família estaria bem”. E nós brincamos com o jogo de acusações. Nós acusamos e nos desculpamos. Estamos bem míopes.

Se nos perguntam: - “Como você está?”

Dizemos: - “Bem, até agora eu estou bem, debaixo das minhas circunstâncias... Até agora está tudo bem”.

- Qual é o antídoto para a negação? O que nos faz finalmente encarar os nossos problemas?

O antídoto para a negação é a dor.

Nós raramente mudamos quando vemos a luz. Mudamos quando sentimos o calor. Nós não mudamos até que o nosso medo de mudança seja excedido pela nossa dor. A maioria das pessoas raramente move-se em direção à recuperação até que seja forçada a fazê-lo, pois não existe outra opção.

Deus usa três maneiras para destruir a negação. São situações que chamam nossa atenção, para nos forçar a movermo-nos na direção da recuperação e nos manter longe de coisas que têm prejudicado as nossas vidas.

(3)

2. Confrontação: Alguém se preocupa conosco o suficiente para dizer: “Você está ‘pisando na bola’”. Alguém que nos ama o suficiente para nos confrontar com a verdade e dizer: “Você está perdendo tudo, você está perdendo a sua família, você está quase perdendo a sua saúde, você está quase perdendo o seu trabalho.”

3. Tragédias: Espero que Ele não tenha que usar esse método em nossas vidas. Quando o fundo desaba; fisicamente, emocionalmente, espiritualmente, financeiramente, socialmente, e nós caímos, o que geralmente acontece é: Deus dá um passo atrás e deixa-nos sentir o impacto total de nossas próprias decisões.

Três fases importantes nesse passo:

I. DEVEMOS RECONHEÇER A EXISTÊNCIA DE DEUS.

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas... Romanos 1.20

Diz o tolo em seu coração: 'Deus não existe. Salmo 14.1 “A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido algum.” – Bertrand Russel – filósofo ateu.

O ponto é que Deus transforma vidas em nossos dias. Ele existe! Crer em Deus fará toda diferença em nossa vida. Nossos dias, nossas noites, nossas decisões, nossas motivações, nossos sonhos, nossa vida, a eternidade, tudo será visto de forma diferente.

II. COMPREENDA O CARÁTER DE DEUS.

Ele é a imagem do Deus invisível... Colossenses 1.15

O segundo passo nessa recuperação não é somente reconhecer a Sua existência, mas compreender o Seu caráter. Como Ele realmente é?

Observe este versículo: Colossenses 1.15 - "Ele é a imagem do Deus invisível..." Se você deseja saber como Deus é, simplesmente olhe para Jesus, pois Ele é a expressão visível do Deus invisível.

(4)

...Tu viste os meus problemas, o meu coração apertado. Salmo 31.7 (BV)

Tu bem sabes como fui insensato, ó Deus... Salmo 69.5  Deus conhece a nossa situação.

Ele é como um pai que ama e compreende seus filhos, pois Ele sabe que não passamos de um punhado de pó. Salmo 103.13b-14 (BV)

... Eu amei você com amor eterno. Jeremias 31.3

Deus, no entanto, mostrou seu grande amor por nós enviando Cristo para morrer por nós enquanto éramos pecadores. Romanos 5.8 (BV)

Deus pode mudar a nós e a nossa situação também.

Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para ajudar aqueles que crêem nele. Foi esse mesmo grandioso poder, que levantou a Cristo dentre os mortos... Efésios 1.19-20 (BV)

Muitos dos que têm trabalhado nos Doze Passos dos Alcoólicos Anônimos sabem que este Passo 2 é o Passo do Poder Superior. Eu gostaria de apresentá-lo ao seu Poder Superior hoje. O nome dele é Jesus Cristo. Ele é aquele poder com o qual você pode se conectar, porque Ele sabe acerca de sua situação e Ele se preocupa com você. A melhor notícia de todas é que Ele tem o poder para fazer todas as coisas.

Jesus respondeu: O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus. Lucas 18.27 (NTLH)

III. ACEITE A AJUDA DE DEUS.

Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Filipenses 2.13

(5)

Não é suficiente simplesmente crer em Deus. A maior parte de nós crê, mas isso não tem acabado com a mágoa. Nós devemos nos conectar com o poder de Deus e essa atitude é mais do que crer.

Aqui está o que Deus tem para oferecer:

Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. – 2ª Timóteo 1.7 (NTLH)

Nós não conseguiremos sozinhos; nós precisamos de Deus em nossas vidas. Ele não é o culpado pelas coisas ruins que tem acontecido conosco. Muito pelo contrário! Ele deseja reverter essa situação e trazer os melhores anos de sua vida.

Aqui está o ponto:

Quanto mais nós adiamos a nossa dor, mais distante fica a nossa recuperação. Se nós simplesmente continuamos a viver no passado, a tendência é que vamos repeti-lo.

Crescimento espiritual é o processo de expandir aquele pára-brisa e diminuir o tamanho do espelho retrovisor, a fim de que possamos viver no presente. Como é que se faz isso? Nós reconhecemos que Deus existe. Nós compreendemos como Ele é, que Ele se preocupa conosco, entende-nos, ama-nos e quer ajudar-nos.

Conclusão:

Há um princípio no universo que realmente pode parecer muito simples, mas é profundo.

Tenho aprendido que as coisas funcionam melhor quando estão conectadas. Aparelhos de som, televisões, rádios; as coisas funcionam melhor quando conectadas à energia, pois sem ela, por melhor que seja, o aparelho não tem serventia alguma.

Deus deseja que eu e você estejamos conectados a Ele.

Como podemos nos conectar ao Poder de Deus? É fácil!

DEVEMOS CRER E RECEBER o poder de Deus sobre nossas vidas!

Quando vocês passarem por águas profundas - grandes dificuldades - Eu estarei ao seu lado; quando tiverem de atravessar grandes rios - problemas difíceis - não se

(6)

afogarão; quando tiverem de passar pelo fogo - os sofrimentos e perseguições - não se queimarão, as chamas não farão mal a vocês. Por que Eu sou o Senhor seu Deus. Isaías 43.2-3 (BV)

Onde você está machucado hoje?

Você está nesse momento atravessando águas profundas? Você sente como se estivesse afundando pela última vez?

Você está atravessando um incêndio e o calor está ameaçando a sua vida? Você está pensando que vai ser queimado ou vai se queimar?

Você se sente como se estivesse preso em um buraco e diz: "Eu simplesmente não tenho o poder para mudar. Eu me sinto incapaz".

Há um Poder Supremo no qual você pode se conectar. Seu nome é Jesus Cristo. O nome acima de todo o nome. Eu convido você a abrir o seu coração e a sua vida para Ele hoje. Dê agora mesmo o segundo passo.

Referências

Documentos relacionados

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 17. —Ernesto Strubhar Lista

A boa notícia: hoje os saltos não apenas oferecem muito mais equilíbrio aos sapatos como também, a moda – já há algumas estações trazendo modelos de salto mais grosso –

Através da inteligência emocional as pessoas podem apren- der a reconhecer suas emoções, perceber a dos outros e es-.. colher um comportamento mais leve em

[r]

Mais de 200 atendimentos foram feitos este ano pelo Linha Rara, serviço telefônico criado pelo Instituto Vidas Raras para ajudar pessoas com doenças raras, assim como seus

Glaucia Roberta Rocha Fernandes, Telma de Lurdes São Bento Ferreira e Vera Lúcia

A mulher perguntou como o amigo tinha se jus- tificado, e o homem respondeu que o amigo tinha a sensação de que não estava fazendo nada errado, que a relação anterior che- gara ao

Dica: Calcule quantas calorias você realmente está queimando com seus exercícios (você pode encontrar muitos recursos on-line ou pedir ajuda para um profissional) e comparar com as