• Nenhum resultado encontrado

Arq. NeuroPsiquiatr. vol.59 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. NeuroPsiquiatr. vol.59 número4"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Arq Neuropsiquiat r 2001;59(4):985-986

NEUROLOGIC AND NEUROSURGICAL EM ERGENCIES.

JULIO CRUZ

(EDITOR). ISBN 0-7216-6105-X.

ONE VOLUM E (22 X 28.5 CM ), 569 PAGES. PHILADELPHIA, PENNSYLVANIA, 1998: W. B. SAUNDERS

COM PANY (THE CURTIS CENTER, INDEPENDENCE SQUARE WEST, PHILADELPHIA, PENNSYLVANIA 19106,

U.S.A.).

ANÁLISES DE LIVROS

This book int roduced t he t erm “ Neuroemergencies” in t he int ernat ional medical lit erat ure. It is t he first t ext book w it h a broad w orldw ide dist ribut ion, t o fully cover t he ent ire spect rum of Neu-roemergency M edicine, from init ial evaluat ion and management t hrough all phases of hospit alizat ion, up t o Neurorehabilit at ion. Wit h 54 cont ribut ors represent ing t he Unit ed St at es, Brazil, It aly, France, Germany, and Japan, t he book st rongly addresses unbiased, comprehensive, clinically relevant informat ion, accor-ding t o high st andards t hat have been set by t he Int ernat ional Societ y for Neuroemergencies (ISONEUREM ).

Bot h adult and pediat ric issues are fully covered in 20 chap-t ers, including: 1) Inichap-t ial Evaluachap-t ion and M anagemenchap-t of Neuroe-mergencies; 2) Acut e Respirat ory Failure in NeuroeNeuroe-mergencies; 3) Cardiovascular Disorders Related to Neuroemergencies; 4) Acute Seizure Disorders; 5) Infect ious and Parasit ic Emergencies of t he Cent ral Nervous Syst em; 6) Neuroemergencies During Pregnancy;

7) Neuro-Opht halmologic Emergencies; 8) Acut e St roke M anage-ment ; 9) Parasurgical M anageanage-ment of Aneurysmal Subarachnoid Hemorrhage; 10) Surgical M anagement of Spont aneous Int ra-cranial Hemorrhage; 11) Cervicocerebral Int ervent ional Neurora-diology; 12) Pediat ric Neuroemergencies Wit h Int racranial Hyper-t ension; 13) AcuHyper-t e Neuromuscular Diseases; 14) TraumaHyper-t ic ders of t he Peripheral Nervous Syst em; 15) Acut e Spinal Disor-ders; 16) Severe Acut e Brain Traum a; 17) Int racranial Tum or Em ergencies; 18) Pit uit ary Em ergencies; 19) Neuroem ergency Nursing; 20) Neurorehabilit at ion.

Because of it s broad coverage, t his book represent s and upda-t ed source of relevanupda-t informaupda-t ion for all neuroprofessionals, es-pecially t hose involved w it h Neuroemergency M edicine.

JULIO CRUZ ANTONIO SPINA-FRANCA

NEUROGERIATRIA.

CARLOS UM BERTO PEREIRA , ANTONIO DE SOUZA ANDRADE FILHO.

UM VOLUM E

(21 X 28 CM ) ENCADERNADO, COM 402 PÁGINAS. ISBN 85 7309 499 0. RIO DE JANEIRO, 2001:

LIVRA-RIA E EDITORA REVINTER LTDA (RUA DO M ATOSO 170, 20270-130 RIO DE JANEIRO RJ. FAX 21 502

6830. E-M AIL: livraria@revint er.com.br).

Prepararam est e livro o neurocirurgião Carlos Umbert o Perei-ra, Professor Adjunt o do Depart ament o de M edicina da Universi-dade Federal de Sergipe, e o neurologista Antonio de Souza Andra-de Filho, Professor Adjunt o do Depart ament o Andra-de Neuropsiquiat ria da Faculdade de M edicina da Universidade Federal da Bahia. Co-ordenaram eles a dist ribuição da mat éria que o livro cont ém e escolheram aqueles que discorreram sobre cada um dos t emas. Assim, os 54 capít ulos dest e livro foram escrit os por 69 especia-list as, ent re eles cont ando-se t ambém os seus dois edit ores. A mat éria de cada capít ulo é apresent ada dent ro do mesmo foco cent ral: most rar aspect os de doenças do sist ema nervoso que, do ponto de vista neurológico, se tornam mais expressivos ou apare-cem com a idade. Na realidade, esse é o objet o da neurogeriat ria. A vast idão da mat éria que, port ant o, engloba a neurogeriat ria é mot ivo dos capít ulos que se sucedem nest e livro.

Prim eiram ent e, a propedêut ica neurológica e o exam e do fundo de olho são analisados. Líquido cefalorraqueano, neuror-radiologia e neuroprot eção ocupam os t rês capít ulos seguint es. Seguem-se capít ulos sobre aspect os clínicos na prát ica geri-át rica, cefaléia, síncopes, delírio, epilepsia, sono e apnéia do sono. Após, vem a mat éria dos dist úrbios do moviment o: doença de Parkinson, com cinco capít ulos; doença de Hunt ingt on; prions; t remores, dist onias e discinesias.

Dando cont inuidade, vêm t rês capít ulos sobre t umores int ra-cranianos e um sobre aneurismas. Eles ant ecedem aqueles de int eresse à pat ologia encéfalo-vascular: hipert ensão art erial, aci-dent e vascular cerebral, hemorragia cerebelar, fibrilação at rial e

acident e cerebrovascular isquêm ico, doença at erom at osa da carót ida, insuficiência vert ebrobasilar.

Seguem-se t emas relacionados a nervos cranianos: síndromes vert iginosas, alt erações audit ivas (com a presbiacusia), paralisia facial neuralgia do t rigêmeo. Polineuropat ias, neuropat ia diabé-t ica e síndrome do diabé-t únel do carpo são analisados a seguir.

Demência vascular e doença de Alzheimer se sucedem, dest a últ ima sendo focalizados: diagnóst ico e t rat ament o, aspect os da reabilit ação.

Temas sobre pat ologia raquimedular dão cont inuidade ao rol: mielopat ia esquist ossomót ica, t rauma raquimedular, espondilo-list ese degenat iva lombossacra, canal medular est reit o, hérnia discal lombar.

Trauma craniano, hemat oma subdural crônico e hidrocéfalo de pressão normal são os próximos t emas, seguidos das menin-git es. Seguem-se: psicot erapia, depressão e reabilit ação.

O últ imo capít ulo t rat a da neurogeriat ria e a ét ica.

Índice remissivo encerra a obra, facilit ando sua consult a pe-los int eressados em t emas específicos. Ent ret ant o, é necessário que neurologist as e neurocirurgiões int eressados em neuroge-riat ria t omem conheciment o do cont eúdo de cada um dos t ext os do livro, para devidament e aproveit arem o esforço dos colegas que os prepararam valendo-se t ant o da lit erat ura como, princi-palment e, da sua experiência no assist ir o idoso com problemas da alçada neurológica.

(2)

986 Arq Neuropsiquiat r 2001;59(4)

CONDUTAS EM EM ERGÊNCIAS NEUROLÓGICAS.

HÉLIO A G TEIVE, ÉDISON M ATTOS NM ÓVAK

(EDS)

.

UM VOLUM E (12 X 19 CM ) EM BROCHURA, COM 204 PÁGINAS. ISBN 85 7450 072 0. SÃO PAULO,

2001: LEM OS EDITORIAL (RUA RUI BARBOSA 70, 01326-010 SÃO PAULO SP. FAX 11 3371 1855.

E-M AIL: lemos@lemos.com.br).

Como no Prefácio salient a o Prof. Dr. Lineu César Werneck – chefe do Serviço de Neurologia do Hospit al de Clínicas da Univer-sidade Federal do Paraná (UFPR0, est e livro t em como finalidade permit ir aos médicos resident es e aos médicos plant onist as uma font e de consult a rápida diant e de emergências neurológicas mais comuns. As condut as delineadas nest e livro t êm como pont o de part ida a experiência vivida nesse modelar serviço de neurologia, ao qual t ambém pert encem os edit ores, ambos Professores Ad-juntos da UFPR, Hélio Afonso Guizzoni Teive e Édison M atos Nóvak. Eles se valeram de sua experiência clínica t ant o para o preparo dos t ext os do livro, como para a escolha dos colegas que com eles colaboraram e que est ão ligados ao mesmo serviço de neuro-logia a que pert encem. Result a que há uniformidade de concei-t os e de conduconcei-t as em relação a cada uma das condições de emer-gência analisadas no livro, dist ribuídas em dezesseis t ópicos.

Est ado de mal epilépt ico é o primeiro t ópico, preparado por Luciano de Paola. Acident e vascular encefálico é o segundo, pre-parado por Nóvak junt o com Viviane Flumignan Zét ola. Ambos t ambém prepararam os dois t emas seguint es: hemorragia int ra-parenquimat osa encefálica e hemorragia subaracnóidea. Teive e Alessandra Zanat t a prepararam o capít ulo sobre a condut a em est ados de coma. Hipólit o Carraro Jr, Alexandra Zanat t a e Pat rí-cia Coral, com Teive discorrem sobre a condut a frent e a hipert en-são int racraniana.

Trauma craniano é capít ulo de aut oria de Walt er Oleschko Arruda. Sérgio M ont eiro de Almeida, aqueles sobre meningit es bact erianas agudas, encef alit e herpét ica e líquido cef alorra-quidiano. O manejo da compressão medular espinhal aguda é apresent ado por M arcelo Tessari e Alessandra Zanat t a, com Teive. Os aspect os clínicos e o manejo da crise miast ênica são apre-sent ados por Ênio A. Comerlat t o e Rosana Hermínia Scola. Eles mesmos apresent am os aspect os clínicos e a condut a na síndrome de Guillain-Barré.

Cefaléias na sala de emergência é capít ulo da aut oria de Pedro André Kow acs e Elcio Juliat o Piovesan. Teive com Daniel S. de Sá prepararam o t ema acerca da reação aguda dist ônica e o respec-t ivo prorespec-t ocolo de respec-t rarespec-t amenrespec-t o. Derespec-t erminação da morrespec-t e encefálica, de Carlos Eduardo S Silvado é o capít ulo com que se encerra est e livro.

Oport una e at ualizada list a de referências bibliográficas en-cerra cada um dos capít ulos. Como út il Apêndice, ao final do livro const a a Escala de Coma de Glasgow.

Como salient am Teive e Nóvak na Int rodução, o livro apre-sent a orient ações gerais básicas em emergências neurológicas, result ant es da experiência vivida em cada um dos set ores do ser-viço a que pert encem. Como eles, compart ilho a esperança de que est e m anual possa signif icat ivam ent e cont ribuir para a melhoria das condições de at endiment o da maioria das emer-gências neurológicas em nosso meio.

Concluo a análise dest e pequeno manual de bolso, grande no seu cont eúdo, recomendando que ele passe a fazer part e da bagagem de mão dos nosso resident es de neurologia e de seus precept ores. Ainda, recomendo a leit ura at ent a dest e manual aos responsáveis pelos sist emas de residência em neurologia de nos-so país, part icularment e daqueles ligados à Academia Brasileira de Neurologia, ou a ela afiliados. Est a últ ima recomendação t em dois mot ivos: o primeiro é o de est imular o conheciment o do t ema e a homegenização de condut as; o segundo, o de est imular out ros serviços de neurologia que sejam t ão ricos de experiência acumulada na área, para que t ambém preparem os seus respec-t ivos manuais, esperando que sejam respec-t ão adequados e úrespec-t eis como est e.

ANTONIO SPINA-FRANÇA

SEBAST IÃO EU RICO D E M ELO -SO U Z A

O livr o T r at ament o das D oenças N eur ológicas cont ém o fundament al em N eur ologia,

N eurocirurgia e N eurologia Infantil e inclui alguns temas importantes de Psiquiatria e Clínica Médica.

O s temas são apresentados em 271 capítulos, que podem ser consultados quando da elaboração de

diagnósticos e condutas de diferentes patologias, tanto na rotina quanto nas emergências. O s

capí-tulos foram escritos por 90 autores nacionais e 7 estrangeiros, todos renomados profissionais, que

aliar am consist ência t eór ica e apr esent ação didát ica.

Trata-se de uma obra diferenciada, indicada por especialistas e extremamente útil para intensivistas,

clínicos gerais e todos aqueles profissionais que atendem pacientes neurológicos em primeira instância.

É consider ada a maior obr a br asileir a, no gêner o, por sua abr angência. Tem sido adot ada no

ensino de graduação e de pós-graduação e recomendada, também, pela Comissão de Educação

Médica da Academia Brasileira de N eurologia para os candidatos à prova de Título de Especialista.

Referências

Documentos relacionados

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Embora as ligações metálicas sejam, em geral, mais fracas que as covalências, o imenso número de átomos encadeados torna maior a resistência mecânica nos metais do que

Foram encont rados regist ros f eit os com base em Tít ulos t ulos Provisórios, ov só os, Tít ulos t ulos de de Posse, osse, Tít ulos t ulos Int endenciais, Escrit ura de compra e

En nuest ro caso la anat om ía pat ológica puso en evidencia modificaciones morfológicas en las que se dest acan: 1) f lorida reacción inf lam at oria, ext ensa (af ect ando m

Considering t he impact of cyst icercosis on public healt h, especially t he neurological form, neurocyst icercosis (NC), t he frequency of ant i-cyst icercus ant ibody posit ivit y

Considering t he impact of cyst icercosis on public healt h, especially t he neurological form, neurocyst icercosis (NC), t he frequency of ant i-cyst icercus ant ibody posit ivit y

Considering t he impact of cyst icercosis on public healt h, especially t he neurological form, neurocyst icercosis (NC), t he frequency of ant i-cyst icercus ant ibody posit ivit y

Considering t he impact of cyst icercosis on public healt h, especially t he neurological form, neurocyst icercosis (NC), t he frequency of ant i-cyst icercus ant ibody posit ivit y