• Nenhum resultado encontrado

O QUE É UMA IGREJA RELEVANTE?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O QUE É UMA IGREJA RELEVANTE?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O QUE É UMA IGREJA RELEVANTE?

Mt 9.35-36

35 Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas.

36 Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor

INTRODUÇÃO

1. Preocupado nas características que tornam uma igreja relevante, o pastor Paschoal iniciou um estudo e chegou à conclusão inicial de três perspectivas diferentes:

a) Quais as abordagens históricas sobre uma igreja relevante? O Pr.

Paschoal pesquisou da perspectiva histórica das igrejas cristãs da América- Latina e do Brasil.

b) Quais as abordagens sociológicas sobre uma igreja relevante? O Pr. Paschoal realizou pesquisas diversas de posicionamentos diferentes de sociólogos sobre o tema.

c) Quais as abordagens teológicas sobre uma igreja relevante?

2. Ao observar as três perspectivas acima, o Pr. Paschoal percebeu que em cada época e região a noção do que é uma igreja relevante difere. Em cada momento da vida e seu contexto, a importância da igreja tem uma perspectiva diferente.

3. Alguns sociólogos afirmaram que a igreja perderia sua relevância e desapareceria da face terra, porque as ciências sociais tomariam tal espaço

(2)

que a função das igrejas se esvairia. No entanto, outros sociólogos defenderam uma visão contrária, de que a igreja jamais perderia sua relevância e, portanto, jamais desapareceria, porque a ciência é uma moral sem ética que precisa da fé para dizer quais são seus limites.

4. Ao voltar os olhos para a bíblia, entende-se que a maneira de Jesus entender a relevância da igreja é simples: ela é relevante na medida em que traz Sua resposta para as necessidades dos indivíduos em todas as suas dimensões.

5. Jesus, qual é a Sua resposta para o coração aflito? Para aquele que sofre injustiça? Qual a Sua resposta para aquele que sofre de enfermidade? Qual a Sua resposta para a questão moral e ética de uma sociedade? Qual é a Sua resposta, Jesus?

6. Na medida em que os fiéis compreendem as respostas de Jesus para os dilemas do próprio tempo, eles se tornam igreja relevante.

I. A IGREJA RELEVANTE É AQUELA QUE REVELA AS RESPOSTAS DE JESUS PARA TODAS AS DIMENSÕES HUMANAS:

Mt 9.35-36

35 Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas.

36 Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor

1. A primeira lição a partir da Palavra de Deus tem a ver com a atitude que temos de imitar em Jesus. A resposta de Jesus só alcança os indivíduos na

(3)

medida em que Sua igreja tem a sensibilidade para ouvir o grito de socorro do seu próximo. O evangelista Mateus ensina que Jesus era capaz de ouvir o grito de socorro e compreender que aquele que grita por socorro é como uma ovelha cansada, desgarrada, perdida, exausta, quase morta, por ter sido esfolada pela vida, à espera ansiosa de um pastor que a encontre.

Independentemente de quais são as circunstâncias que fazem com que uma ovelha se perca do rebanho o pastor vai atrás dela, porque se importa com sua vida. O verdadeiro pastor tira carrapicho da lã da ovelha. Deus trabalha conosco do mesmo modo.

Em um contexto onde havia muita religiosidade em Israel, onde havia o templo funcionando em Jerusalém e milhares de peregrinos visitando o local, Cristo observava esse movimento através das aldeias – Ele pregava a Palavra fora do templo – e disse que aqueles religiosos eram como ovelhas sem pastor, e deles se compadeceu.

A igreja relevante se envolve com os dilemas e dores do próximo, pois, entende que as dores dos irmãos são dela.

O conceito de família da modernidade e da pós-modernidade apregoado pela mídia e veículos que não professam o verdadeiro cristianismo denigrem a função estabelecida por Deus, de que família é formada pelo pai, pela mãe e pelos filhos. Os valores do mundo desprezam o conceito bíblico de família. Portanto, a igreja precisa estar atenta e vigilante para não perder seu verdadeiro propósito, que é ser família de Cristo. Cabe à igreja se fortalecer nos mandamentos de Deus, sem deixar que concepções e teorias mundanas ditem à igreja como ela deve se comportar. Uma igreja relevante precisa ter o amor de Jesus.

Infelizmente, membros da igreja têm comportamentos aterradores. Por isso, mais do que nunca, a igreja precisa de verdadeiros servos de Cristo, que estejam sensíveis para ouvir os gritos às vezes quase inaudíveis do seu próximo – inclusive dentro do ambiente religioso. Estes servos sensíveis à voz

(4)

de Deus e do próximo, muitas vezes, terão de tomar atitudes difíceis, práticas, que vão além do confronto, como nos casos de abuso sexual no ambiente familiar.

II. JESUS ESTÁ ATRÁS DE FILHOS QUE ESTEJAM SENSÍVEIS PARA OUVIR O PEDIDO DE SOCORRO DAS OVELHAS DESGARRADAS:

Mt 9.37-38

37 Então disse aos discípulos:

— A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos.

38 Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.

1. Deus despeja Seu poder na medida em que Seus filhos estão disponíveis para fazer a diferença nessa terra. Ele não derrama Seu poder para que Seus filhos parados, sem multiplicar e sem ajudar ao próximo.

2. É importante que a família de Cristo esteja unida, trabalhando para Sua igreja em ministérios distintos.

3. O foco da igreja é ouvir os gritos de socorro, venham eles de qualquer parte.

4. Como ser uma igreja que se preocupa em ser uma resposta de Jesus para as demandas do próprio tempo? Afinal, Jesus tem uma resposta para todos os tempos, já que Sua Palavra dura para sempre.

CONCLUSÃO

(5)

1. A igreja só será relevante se for resposta de Jesus para os dilemas do mundo.

2. Jesus precisa de filhos que estejam atentos para ouvir os gritos quase sem esperança das famílias, da fome, do medo do futuro, do grito diante do sentimento de impotência por causa da drogadição de um ente querido.

3 As respostas não vêm de fulano ou de beltrano, mas de Jesus. É Ele quem fornece as respostas, conselhos e mandamentos de como devem agir os Seus filhos.

4. Ao ver um coração sensível, Jesus derrama Sua graça sobre aquele que será a porta da paz pela qual Ele derramará a Sua paz. Jesus precisa de servos dispostos para caminhar em Seu nome na terra.

5. A grande pergunta de Jesus à igreja contemporânea é: Quem está sensibilizado para ouvir o grito de socorro das ovelhas desgarradas?

Referências

Documentos relacionados

É o nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial — muitas delas, inclusive, não têm agências para atender

Podemos achar que optar livremente por certas coisas em certas circunstâncias é muito difícil (entrar numa casa em chamas para salvar uma criança, por exemplo,

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

A implementação da pesquisa como prática de formação é difícil, mais pela concepção restrita dada à pesquisa pelas “comunidades científicas” do que pela

Antes de mostrarmos a rela¸ c˜ ao entre regularidade de uma curva e existˆ encia de reparametriza¸c˜ oes por comprimento de arco dessa curva, notemos uma propriedade sim- ples

Visitantes não essenciais de fora da fazenda não devem ser permitidos na fazenda. Uma única entrada/saída da fazenda

O homem, pelo lado do corpo, que é matéria geneticamente herdada, é corruptível, mas só equivocadamente tal corrupção receberá o nome de morte, pois ao contrário

Em termos práticos, diferente do tripé ensino, pesquisa e extensão que serve de fundamento para a ideia de universidade no Brasil, a proposta é edificada no tripé