• Nenhum resultado encontrado

O conceito de líder na liderança espiritual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O conceito de líder na liderança espiritual"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)Encontro Revista de Psicologia Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014. O CONCEITO DE LÍDER NA LIDERANÇA ESPIRITUAL RESUMO. Helen Fischer Günther Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC helen.fg@gmail.com. Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC 01cunha@gmail.com. Luiz Carlos Vicentini Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC lcvicentini@gmail.com. Eder Borba Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC eder.bg@gmail.com. Este artigo tem como objetivo responder à questão: qual é o conceito de líder no constructo da liderança espiritual? Para tanto, utilizou-se a revisão integrativa, que recuperou 85 artigos, dos quais 44 foram analisados. Percebe-se conexão entre a liderança espiritual e diversas outras abordagens de liderança, tais como liderança servidora, liderança ética, liderança transformacional e liderança autêntica. Nesse sentido, em alguns estudos, as fronteiras entre tais abordagens não está claramente definida, o que atrapalha a compreensão de cada uma e de seus aspectos distintivos. Conclui-se que o líder é quem compartilha uma visão com base em valores fundamentais, orienta o caminho, dá suporte e encoraja os seguidores, além de integrar toda a atuação com o sentido da vida. Palavras-Chave: liderança; líder; liderança espiritual; revisão integrativa.. ABSTRACT There is a need for empirical research on spirituality and leadership. This paper aims to answer the question: what is the concept of leader in the construct of spiritual leadership? For this, we used an integrative review, which brought 85 articles of which 44 papers were analyzed. The articles selected were published predominantly in the journal The Leadership Quarterly by author Louis Fry. We perceive the connection between spiritual leadership and a number of other approaches to leadership, such as servant leadership, ethical leadership, transformational leadership and authentic leadership. Accordingly, in some studies, the boundaries between these approaches is not clearly defined, which hinders the understanding of each one and their distinctive aspects. We conclude that the leader is the one who shares a vision based on core values, guiding the way, supports and encourages followers, in addition to integrate all the actions with the meaning of life. Keywords: leadership, leader, spiritual leadership; integrative review.. Anhanguera Educacional Ltda. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 4266 Valinhos, São Paulo CEP 13.278-181 rc.ipade@anhanguera.com Coordenação Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Artigo Original Recebido em: 24/03/2014 Avaliado em: 19/05/2014 Publicação: 10 de julho de 2014. 165.

(2) 166. O conceito de líder na liderança espiritual. 1.. INTRODUÇÃO Estudos mostram que empresas que apresentam aspectos relacionados à espiritualidade, tais como motivação, fé, esperança e senso de pertencimento têm desempenho diferenciado na produtividade e maior comprometimento dos empregados (FRY, 2003). A espiritualidade, também, está presente nas discussões sobre os escândalos corporativos dos últimos anos e vários autores propõem que o desenvolvimento de uma liderança ética e o uso de saberes organizacionais positivos pode reduzir os crimes organizacionais (TOOR; OFORI, 2009). Para Howard (2002) o interesse pela espiritualidade tem aumentado nas organizações, assim como as tentativas de apoiar o desenvolvimento espiritual dos líderes. Ao investigarem as percepções dos cientistas sociais sobre as razões para o crescente interesse pela espiritualidade no local de trabalho Dhiman e Marques (2011) identificaram sete fatores: . chegada do novo milênio;. . ansiedade causada pelas reestruturações corporativas;. . busca de sentido através do trabalho;. . busca de estabilidade em um mundo instável;. . movimento para a vida mais holística;. . maior influxo de mulheres no local de trabalho, e. . progressão dos países desenvolvidos de necessidades de subsistência para necessidades intelectuais.. Uma razão adicional apontada por Reave (2005) é que uma exploração mais profunda da relação entre espiritualidade e liderança pode fornecer um trampolim para o desenvolvimento de uma teoria de liderança que integra caráter e comportamento, motivação e desempenho. Nessa mesma direção, Bierly III, Kessler e Christensen (2000) consideram que intuição, fé, coragem e esperança são questões presentes nos debates sobre espiritualidade e, facilitam a tomada de decisões e as ações nas organizações. Essa articulação entre liderança e espiritualidade colocou em destaque questões morais e operacionais que resultaram na emergência de novas abordagens para o estudo da liderança (HOWARD, 2002). Uma destas abordagens e a Teoria da Liderança Espiritual proposta por Fry (2003). Esta teoria engloba valores, atitudes e comportamentos que são necessários para criar a sensação de bem-estar nas organizações (FRY, 2003). Tais aspectos contribuem para motivar intrinsecamente o líder e os liderados e para manter um sentido de vocação,. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(3) Helen Fischer Günther, Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Luiz Carlos Vicentini, Eder Borba Gonçalves. 167. filiação e bem-estar, que cria congruência e aumenta os níveis de compromisso, produtividade e desempenho (FRY et al., 2011). A análise da literatura sobre o tema indica a necessidade de pesquisas empíricas sobre espiritualidade e o próprio líder (REAVE, 2005). Ferguson e Milliman (2008) sugerem que uma filosofia da liderança espiritual é necessária aos executivos para que possam articular comunicar e implementar valores verdadeiros, significativos e autênticos na organização. No entanto, para avançar nesses estudos, é necessário consolidar conhecimentos nucleares através da identificação de conceitos fundamentais, uma vez que não está claro na literatura sobre liderança espiritual o que é ser líder, quem é o líder e quais são suas características. O objetivo deste artigo é conceituar o líder na perspectiva da Liderança Espiritual. Para tanto, utiliza-se a revisão sistemática do tipo integrativa em bases de dados acadêmicas. Na próxima seção são apresentados os procedimentos metodológicos. Na seção três são analisadas as publicações selecionadas. E, na última seção, é realizada a síntese do conhecimento e proposto um conceito de líder dentro desse arcabouço teórico.. 2.. MÉTODO E PROCEDIMENTOS DA PESQUISA A resposta à questão de pesquisa apresentada foi obtida pela revisão integrativa, um método de revisão da literatura que permite analisar e sintetizar sistematicamente o conhecimento produzido e publicado sobre determinado tema (neste caso, o conceito de líder na liderança espiritual) (ATALLAH; CASTRO, 1998; CASTRO, 2001). O primeiro passo da revisão foi a definição da questão de pesquisa, apresentada na Introdução: Qual é o conceito de líder na Liderança Espiritual? Em seguida, realizou-se o planejamento da coleta de publicações, que iniciou com a definição do termo-chave para efetuar a busca nas bases de dados. O termo-chave utilizado foi “spiritual leadership”. Os resultados preliminares da aplicação deste termochave foram satisfatórios, o que não gerou a necessidade de alteração ou complemento do termo escolhido. Foram escolhidas as bases de dados SCOPUS, Web of Knowledge e Emerald, por serem reconhecidas como importantes nas Ciências Sociais. A pesquisa ocorreu em janeiro de 2013 e selecionou textos publicados entre 2002 e 2012. Os campos de pesquisa utilizados em cada base são apresentados no Quadro 1.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(4) 168. O conceito de líder na liderança espiritual. Quadro 1. Base de dados e respectivo campo utilizado para encontrar as publicações. Base de Publicações. Campo de pesquisa utilizado. Web of Knowledge. “Topic”. Emerald. “Abstract”. SCOPUS. “Abstract” “Health Sciences” e “Social Sciences and Humanities” Fonte: Dados primários.. Os resultados foram organizados em uma planilha com as seguintes colunas: código do artigo (numeração do artigo para contagem e conferência); título do artigo; base de dados onde o artigo foi encontrado; periódico onde o artigo foi publicado; ano; autores; se foi feito o download da versão completa; decisão sobre inclusão ou exclusão; motivo para exclusão. Artigos que foram encontrados em mais de uma base foram codificados na planilha como apenas um resultado e, no respectivo campo, foram identificadas as bases nas quais o artigo foi listado. A seleção dos artigos foi realizada por meio da análise dos resumos (e, quando necessário, do texto completo). Os conteúdos dos artigos selecionados foram analisados e comparados com o objetivo de obter a síntese do conhecimento produzido sobre o tema. Foram encontradas 125 publicações, cuja distribuição nas bases de dados está apresentada na Tabela 1. Tabela 1. Quantidade de resultados obtidos por base de dados. Base de Publicações. Quantidade de resultados encontrados. Web of Knowledge. 57. Emerald. 5. SCOPUS. 60. Total. 1251 Fonte: Dados primários.. O total de 125 artigos gerou 85 registros codificados, pois 40 artigos (32%) estavam presentes em duas bases de dados Dos 5 artigos encontrados na base Emerald, 4 estavam também na SCOPUS e, da soma de 120 artigos resultantes das buscas na SCOPUS e na Web of Knowledge, 36 (30%) se repetiram em ambas as bases. Emerald e Web of Knowledge não compartilharam nenhum artigo. Com base na análise dos resumos, foram incluídos no estudo 44 artigos (52%) e excluídos 41 artigos (48%). Do total de 41 artigos excluídos, 10 artigos (24,5%) foram excluídos porque não foi possível acessar o texto completo (o que representa uma. 1. Este número não contempla a verificação de repetição de artigos nas bases de dados.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(5) Helen Fischer Günther, Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Luiz Carlos Vicentini, Eder Borba Gonçalves. 169. limitação ao estudo); 31 artigos (75,5%) foram excluídos porque tratavam de temas não relevantes para este estudo. Os resultados da revisão integrativa são apresentados na próxima seção.. 3.. RESULTADOS – VISÃO GERAL DAS PUBLICAÇÕES A Figura 1 apresenta a produção anual de artigos sobre liderança espiritual no período 2002 a 2012. A média de publicações no período foi de 4 artigos por ano. Há dois pontos mais elevados de produção nos anos de 2005 e 2009. O ano de 2005 foi importante para o desenvolvimento da Liderança Espiritual, pois foi publicada uma edição especial do periódico Leadership Quarterly intitulada “Toward a Paradigm of Spiritual Leadership”. O editor foi Louis Fry, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da abordagem da liderança espiritual. Antes de 2005 apenas 4,5% dos artigos sobre o tema haviam sido publicados. Após 2005, houve uma queda acentuada do número de artigos chegando ao patamar de 1 publicação em 2007. A partir de 2008, o número de artigos publicados voltou a crescer, mantendo uma produção de pelo menos 4 artigos por ano. Nos últimos 3 anos (20102012), o número de publicações sobre liderança espiritual ficou entre 5 e 7 artigos por ano.. Quantidade de artigos por ano. Fonte: Dados primários.. Figura 1. Quantidade de resultados obtidos por base de dados.. As fontes dos artigos analisados foram 3 anais de eventos e 43 periódicos. Quatro fontes concentram metade das publicações, conforme pode ser observado na Tabela 2.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(6) 170. O conceito de líder na liderança espiritual. Tabela 2. Quantidade de resultados por fonte de publicação. Fonte. Tipo. Quantidade Total. Quantidade Relativa. Leadership Quarterly. Periódico. 14. 33%. Journal of Business Ethics. Periódico. 4. 9%. Leadership and Organization Development Journal. Periódico. 2. 4,5%. Evento da International Society for the Systems Sciences. Evento. 2. 4,5%. Outros (22 fontes distintas). Evento Periódicos. 1 21. 49%. Total. 44. 100% Fonte: Dados primários.. É importante notar que a fonte mais frequente – Leadership Quarterly – que teve mais de 50% das publicações no ano de 2005, no triênio 2010-2012 publicou apenas 1 artigo. Estiveram envolvidos na publicação desses artigos 80 diferentes autores, representando em média, dois autores por artigo. Dezessete artigos (38%) foram produzidos por apenas um autor. Como autor principal, destaca-se Louis Fry com sete artigos (16%). Ele tem forte relação com o periódico mais expressivo (Leadership Quarterly), onde exerce a função de editor. Dos seus sete artigos, quatro foram publicados na Leadership Quarterly. Fred Walumbwa, Bruce Avolio, Joanna Crossman e Mark Kriger participaram da publicação de dois artigos cada um. Como Walumbwa e Avolio são pesquisadores importantes da abordagem da liderança autêntica, há indícios da conexão entre essa abordagem e a liderança espiritual.. 4.. O LÍDER NA LIDERANÇA ESPIRITUAL A análise dos textos buscou encontrar definições do conceito de líder no contexto da liderança espiritual. Não se considerou, por exemplo, as bases e os fundamentos da liderança espiritual derivados de fontes anteriores ou de outras abordagens sobre liderança. A ideia foi evitar desdobramentos e conjecturas sobre o conceito de líder derivados da liderança espiritual, pois se deseja mapear o conteúdo de modo mais direto. Dentre os artigos analisados, o mais citado e, aparentemente, o mais importante é o de Fry (2003). Este artigo menciona que os líderes devem entrar em contato com seus valores fundamentais e comunicá-los aos seguidores através da visão (que confere sentido à jornada) e ações pessoais. Com isso, cria-se um senso de sobrevivência espiritual através da vocação e filiação e é possível motivá-los.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(7) Helen Fischer Günther, Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Luiz Carlos Vicentini, Eder Borba Gonçalves. 171. O artigo discute como atender às necessidades fundamentais dos líderes e dos liderados de modo que eles se tornem mais comprometidos e produtivos. Os líderes espirituais e seus liderados compartilham cuidados genuínos, preocupação e apreciação de si mesmo e do outro, o que gera um senso de pertencimento (FRY, 2003). Os líderes devem estar em sintonia com as necessidades por desenvolvimento espiritual dos seguidores através dos valores espirituais universais de humildade, caridade e veracidade. Atitudes e comportamentos devem convergir para a incorporação dos valores de relacionados com o amor altruístico (FRY, 2003). O senso de direção é potencializado com a valorização do papel do liderado para a organização e delegação de atividades. Consequentemente, envolve libertar a organização do medo, coerção e controle excessivo. Por fim, a teoria propõe que o líder espiritual caminha na frente do outro quando este precisa de alguém para seguir, atrás do outro quando este precisa de encorajamento e, ao lado quando o outro precisa de um amigo (FRY, 2003). De maneira complementar Wolf (2004) resgata a ideia de que o líder espiritual deve ser uma inspiração para as pessoas às quais está servindo. A autora usa o conceito de servir, uma ideia central na abordagem da liderança servidora proposta por Robert Greenleaf (1996). A comparação da liderança espiritual com outras abordagens de liderança procurando ora similaridades, ora distinções é uma característica presente em parte dos artigos analisados. A visão é uma característica recorrente nos artigos analisados. Avolio e Gardner (2005), por exemplo, consideram que o líder é um ser visionário com habilidade de articular um estado de futuro desejado com o qual os seguidores se identificam e se comprometem ao longo do tempo. Os autores apontam uma lacuna no trabalho de Fry (2003), relacionada à indefinição sobre se os componentes da liderança espiritual são atitudes, valores ou comportamentos, e qual o efetivo papel destes componentes na abordagem. O comportamento do líder é teorizado como dependente da observação pelo líder de sutis mudanças no seu entorno e no seu interior (pensamentos, sentimentos, intuições, aspirações, e imaginação criativa), uma aspiração pela transcendência e um profundo desejo de servir aos outros para eliminar ou diminuir o sofrimento. Kriger e Seng (2005) esse modelo que é uma extensão do modelo contingencial múltiplo de Yukl que inclui a liderança espiritual sob uma perspectiva multirreligiosa. Estabelece ditames internos como oração, meditação ou contemplação, normas éticas e exemplos morais, valores e atitudes, comportamento que direcionam a resultados como desempenho. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(8) 172. O conceito de líder na liderança espiritual. organizacional e satisfação ampla dos empregados. O líder espiritual é visto como integrador de seu ser com o ser dos demais através de imagens, pensamentos, sentimentos e comportamentos a fim de criar propósito compartilhado e significado. A ideia do líder espiritual como um visionário e integrador foi verificada por Fry, Vitucci e Cedillo (2005) em um estudo sobre a liderança espiritual no exército estadunidense no qual os autores desenvolveram um instrumento de coleta de dados para gerar testes estatísticos de validação. Este artigo resgata muitos dos conceitos de Fry (2003), como o de criar uma visão que desperte significado e senso de fazer a diferença. O artigo conclui que pessoas que estão empoderadas por líderes comprometidos atuam em todos os níveis organizacionais como coaches em uma organização de aprendizagem, e constantemente se esforçam para ouvir, experimentar, melhorar, inovar e criar novos líderes. Para atuar como integrador a partir de uma perspectiva espiritual, o líder deve estar em um estágio elevado de desenvolvimento (DENT; HIGGINS; WHARFF, 2005). Estes autores resgatam de Cook-Greuter (2002) e Wilber (2000) a ideia de que os líderes que se encontram em elevados estágios de desenvolvimento, ampliam a intuição e o conhecimento interior através de uma consciência compartilhada com um poder superior ou transcendental. O desenvolvimento espiritual é contínuo, e pode ser aprimorado por meio de atividades como meditação, reflexão e terapia. Líderes que estão mais dispostos a usar seus valores espirituais pessoais para tomar decisões de negócio e transformar organizações disseminam valores que se tornam o padrão a partir do qual todas as atividades organizacionais são mensuradas. Entretanto, os autores chamam a atenção para dois pontos: 1) é preciso ter cautela com falsos-líderes que podem assumir o crédito pelas ideias de outro e, no futuro, utilizá-lo como bode expiatório; e 2) os programas de formação devem ser elaborados e realizados para desenvolver a espiritualidade nas organizações, tanto para empregados quanto para líderes. A necessidade de envolver todos no processo de desenvolvimento é o tema principal do editorial da edição especial da Leadership Quarterly de 2005. Nele, Fry (2005, p. 620) chama a atenção para o fato de que o legado do líder “é perpetuado através da incorporação, pelos seguidores, dos princípios herdados em suas vidas na medida em que se tornam líderes”. Os líderes espirituais produzem nos seguidores confiança, motivação intrínseca e o comprometimento necessários para otimizar a performance organizacional e o bem-estar humano nas organizações de aprendizagem. Este é o rumo colocado para alcançar a excelência em performance no século 21.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(9) Helen Fischer Günther, Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Luiz Carlos Vicentini, Eder Borba Gonçalves. Existe. uma. forte. relação. entre. liderança. espiritual. e. 173. aprendizagem. organizacional. Berson, Nemanich e Waldman (2006) contribuem para este tema ao propor que o líder espiritual e outras formas de liderança positiva incentivam a aprendizagem de indivíduos e equipes afrouxando o controle e criando um ambiente de apoio seguro onde as pessoas sentem que podem correr riscos, cometer erros, criar diálogos e serem apoiadas. A relação entre liderança espiritual e aprendizagem e transformação é reforçada por Burkhart, Sollari-Twadell e Haas (2008) quando definem líder espiritual como aquele indivíduo que, através de seu trabalho, promove o crescimento espiritual dos outros. Os líderes espirituais criam um ambiente onde as pessoas podem refletir sobre experiências do trabalho e encontrar um significado mais profundo nas experiências e, assim, fornecer e promover cuidado espiritual. Os líderes espirituais requerem educação contínua, informativa e transformadora, e reflexão espiritual experiencial. O processo reflexivo contribui para transformar cura e sofrimento em crescimento espiritual. Rego, Cunha e Oliveira (2008) resgatam a teoria de Maslow sobre a “Eupsychian Management” e assumem que a eficácia de um líder está fundamenta na dimensão espiritual do próprio líder. O modo como os líderes se comportam afeta a espiritualidade no trabalho e, consequentemente, o comportamento dos seguidores. Ao discutirem as ações dos líderes espirituais, Rego, Cunha e Oliveira (2008) resgatam as cinco práticas dos líderes eficazes propostas por Kouzes and Posner (1995): 1) desafiar o processo; 2) inspirar visão compartilhada; 3) permitir que os outros atuem; 4) modelar o caminho; e 5) encorajar o coração. São práticas eficazes porque Por fim, os autores apontam a liderança espiritual como uma abordagem mais holística que auxilia a integrar os componentes da vida humana no local de trabalho: corpo (físico), mente (pensamento lógico e racional), coração (sentimentos e emoções) e espírito (SENDJAYA; SARROS; SANTORA, 2008). Fry e Cohen (2009) propõem que os líderes atuais têm necessidade de desenvolver novos modelos de negócio que acentuem a liderança ética, bem-estar do empregado, sustentabilidade e responsabilidade social sem sacrificar a rentabilidade, o crescimento da receita e outros indicadores financeiros. Como os líderes têm um papel importante na criação e sustentação da cultura de uma organização, devem fazer o que é preciso para deixar claro a todos os interessados que a cultura organizacional e a ética são indissociáveis. Isso deve ser demonstrado através de atitudes e comportamentos dos líderes e produz um senso de pertencimento, e de bem-estar espiritual que dá a sensação de ser compreendido e apreciado. Nesse sentido, o líder espiritual entende que o futuro. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(10) 174. O conceito de líder na liderança espiritual. da organização depende de sua reputação e demonstra perseverança para detectar problemas e encontrar soluções. Indicadores como comprometimento do empregado, bem-estar psicológico, produtividade e retenção refletem como os líderes espirituais se relacionam com as pessoas. Cada um se sente responsável pelo desempenho da empresa. As experiências combinadas de vocação e filiação resultam no crescimento espiritual e bem-estar que contribuem para que os empregados apresentem elevados níveis de comprometimento. Líderes espirituais são como os líderes de nível 5 de Jim Collins (2001), são humildes, motivam os seguidores, criam uma visão de longo prazo, desafiadora, desejável e diferente, com base em elevados padrões de excelência e altos ideais, e têm seguidores que estão empenhados em atender e superar os níveis de desempenho necessários para atingir o futuro desejado (FRY; COHEN, 2009). Já Karadag (2009) nos diz que o líder espiritual tenta reforçar o senso de pertencimento dos seguidores na organização. Ao mesmo tempo, cria fé nos seguidores e oferece um ambiente tranquilo. Tal união estimula os dois determinantes vitais da cultura organizacional: aspectos de gestão e de valor. Ghasemi (2009) apresenta o conceito de líder como aquele que cria o clima de aprendizagem em que é o instrutor, o aluno, o mentor e o discípulo, o coach e o aprendiz. O líder generaliza esse clima para toda a organização e acaba por gerar mais eficiência e eficácia nas operações.. 5.. SÍNTESE DO CONHECIMENTO: PROPOSTA PARA O CONCEITO DE LÍDER Ao resgatar a essência dos principais aspectos analisados na seção anterior, pode-se descrever o líder na liderança espiritual como empático e conhecedor, praticante, defensor e disseminador de seus valores mais fundamentais. O líder consegue comunicar, de maneira simples e direta, seus valores aos seguidores e consegue materializá-los na visão organizacional e exemplo pessoal. Os valores essenciais são aqueles tratados na literatura como “valores espirituais universais”: humildade, caridade, veracidade e amor altruístico. Tais valores carregam um conteúdo pessoal formativo e moral, que se estabelece no início da vida do indivíduo, como propõem algumas abordagens psicológicas. Entretanto, não é suficiente proclamar e propagar os valores, as atitudes e os comportamentos do líder precisam refleti-los. O líder espiritual necessariamente está envolvido com a cultura organizacional e em sua modelagem. Ele deve inspirar as pessoas, conferir senso de direção e valorizar o. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(11) Helen Fischer Günther, Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Luiz Carlos Vicentini, Eder Borba Gonçalves. 175. seguidor e sua contribuição para a organização, auxiliando-o a descobrir isso, se necessário. Uma das maneiras de reconhecer a boa atuação do liderado é a delegação adequada de atividades. Visionário, o líder tem a habilidade de articular o futuro desejado e auxiliar os seguidores a se identificarem e se comprometerem com a organização. O líder espiritual é capaz de perceber sutis mudanças em seu entorno e em sua vida interior (a chamada conversa interior) e cultiva um profundo desejo de servir aos outros para eliminar ou diminuir o sofrimento. De uma perspectiva positiva, ele deseja, genuinamente, contribuir para melhorar a vida dos que estão a sua volta. Uma das principais características do líder espiritual é ser um integrador de equipes. Essa integração é promovida, sobretudo, por meio da descoberta e comunicação de um propósito significativo compartilhado. Eles, também, aprofundam a intuição e o autoconhecimento e desenvolvem a consciência de um poder superior ou transcendental. Naturalmente, pelo uso de seus valores espirituais pessoais no ambiente de negócio, transformam as pessoas e as organizações e incutem novas referências de valores para as atividades. Os. líderes. espiritualizados. despertam. a. motivação. intrínseca. e. o. comprometimento necessário para otimizar a performance organizacional e o bem-estar humano nas organizações de aprendizagem. Eles incentivam a aprendizagem de indivíduos e equipes com controle mais fluido, disponibilizando apoio e criando um ambiente seguro e dialógico. Por meio de seu trabalho, o líder, na liderança espiritual, promove o crescimento espiritual das pessoas com as quais se envolve. Transcendem os objetivos organizacionais para chegar a patamares de propósito na vida. Desta forma, comunicam sentido à atuação dos liderados. Basicamente, os líderes espiritualizados compartilham uma visão com base em valores fundamentais, modela o caminho, encoraja os liderados e integra a atuação ao sentido da vida. Com isso, eles exercem um papel fundamental na criação e sustentação da cultura de uma organização e constroem empresas de alta performance que têm foco na importância do indivíduo. O resultado é um alto nível de comprometimento e produtividade, elevados padrões de excelência e desempenho, sustentados por valores universais.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(12) 176. O conceito de líder na liderança espiritual. 6.. CONSIDERAÇÕES FINAIS No campo de estudos sobre liderança uma abordagem emergente é a da liderança espiritual. Ela tem duas características marcantes: 1), que compreende incorpora os valores, as atitudes e os comportamentos necessários para motivar intrinsecamente o líder e os demais liderados; e 2), desenvolvendo um senso de sobrevivência espiritual através da descoberta de propósitos significativos do senso de propósito e do senso de pertencimento ao grupo ou organização (FRY, 2003). Tal campo tem obtido crescente atenção tanto da academia, quanto das nas empresas. No entanto, há necessidade de avanço do conhecimento sobre espiritualidade e liderança, notadamente o papel do líder nesse processo, em que novas abordagens para o desenvolvimento e transformação organizacional podem emergir. Objetivou-se conceituar o líder na perspectiva da Liderança Espiritual. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática do tipo integrativa em três expressivas bases de dados acadêmicos e científicos. Analisou-se um conjunto de 44 artigos para obter o conceito de líder na liderança espiritual. Pode-se dizer que o líder é quem compartilha uma visão com base em valores fundamentais, orienta o caminho, dá suporte e encoraja os seguidores, além de integrar toda a atuação com o sentido da vida. Quando se instaura a cultura de confiança e zelo decorrente da atuação do líder, as equipes são empoderadas e usufruem do clima de segurança e tolerância ao erro. Em alguns tipos de negócio específicos, como organizações intensivas em conhecimento, têm muito a ganhar com a liderança espiritual, uma vez que necessitam desse ambiente para compartilhar e criar conhecimento, seu principal recurso produtivo. Percebe-se conexão entre a abordagem da liderança espiritual e diversas outras abordagens de liderança, tais como liderança servidora, liderança ética, liderança transformacional e liderança autêntica. Nesse sentido, em alguns estudos, as fronteiras entre tais abordagens não está claramente definida, o que atrapalha a compreensão de cada uma e de seus aspectos distintivos.. REFERÊNCIAS ATALLAH, Alvaro N.; CASTRO, Adelmar A. Revisão Sistemática da Literatura e Metanálise. In: Evidências para melhores decisões clínicas. São Paulo, Lemos Editorial, 1998. Disponível em: <http://www.centrocochranedobrasil.org.br/apl/artigos/artigo_530.pdf >. Acesso em: 3 jul. 2012. ALTMAN, Yochanan. In search of spiritual leadership: Making a connection with transcendence. Human Resource Management International Digest, v. 18, n. 6, 2010, p. 35-38.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(13) Helen Fischer Günther, Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Luiz Carlos Vicentini, Eder Borba Gonçalves. 177. AVOLIO, Bruce J.; GARDNER, William L. Authentic leadership development: Getting to the root of positive forms of leadership. The Leadership Quarterly, v. 16, 2005, p. 315-338. AYDIN, Bulent; CEYLAN, Adnan. The effect of spiritual leadership on organizational learning capacity. African Journal of Business Management, v. 3, n. 5, 2009, p. 184-190. FERNANDO, Mario, BEALE, Frederick, GEROY, Gary D. The spiritual dimension in leadership at Dilmah Tea. Leadership and Organization Development Journal, 2009. BENEFIEL, Margaret. The second half of the journey: Spiritual leadership for organizational transformation. The Leadership Quarterly, v. 16, 2005, p. 723-747. BERSON, Yair et al Leadership and organizational learning: A multiple levels perspective. The Leadership Quarterly, v. 17, 2006, p. 577-594. BIERLY III, Paul E.; KESSLER, Eric H.; CHRISTENSEN, Edward W. Organizational learning, knowledge and wisdom. Journal of Organizational Change Management, v.13, n.6, 2000, p.595-618. BROWN, Michael E.; TREVIÑO, Linda. Ethical leadership: A review and future directions. The Leadership Quarterly, v. 17, 2006, p. 595-616. BURKE, Robert. Leadership and spirituality. Foresight, v. 8, n.6, 2006, p. 14-25. BURKHART, Lisa; SOLLARI-TWADELL, P. Ann; HAAS, Sheila. Addressing spiritual leadership: An organizational model. Journal of Nursing Administration , v. 38, n. 1, 2008, p. 33-39. CALDEIRA, Silvia, HALL, Jenny. Spiritual leadership and spiritual care in neonatology. Journal of Nursing Management, 2012, n. 20, p. 1069-1075. CASE, Peter; FRENCH, Robert; SIMPSON, Peter. From theoria to theory: Leadership without contemplation. Organization, v. 39, n. 3, 2012, p. 345-361. CHEN, Chin-Yi, YANG, Chin-Fang. The Impact of Spiritual Leadership on Organizational Citizenship Behavior: A Multi-Sample Analysis. Journal of Business Ethics, v. 105 2012, p. 107-114. COLLINS, Jim. Good to Great. NewYork: Harper Business, 2001. CROSSMAN, Joanna. Conceptualising spiritual leadership in secular organizational contexts and its relation to transformational, servant and environmental leadership. Leadership and Organization Development Journal, v. 31, n. 7, 2010, p. 596-608. CROSSMAN, Joanna. Environmental and Spiritual Leadership: Tracing the Synergies from an Organizational Perspective. Journal of Business Ethics, v. 103, 2011, p. 553-565. DENT, Eric. B.; HIGGINS, M. Eileen; WHARFF, Deborah M. Spirituality and leadership: An empirical review of definitions, distinctions, and embedded assumptions. The Leadership Quarterly, v. 16, 2005, p. 625-653. DHIMAN, Satinder; MARQUES, Joan. The role and need of offering workshops and courses on workplace spirituality. Journal of Management Development, v. 30, n. 9, 2011, p. 816 – 835. ENDO, Tetsuya; PAULES, P. Michael. International Comparative Study of Key Persons on Local Government Organizations-Conceptual and Practical Analysis of Leadership Development through Strategic Human Resource Training in Local Government Administration to Meet the Demands of the Future Borderless Global Economy. PROCEEDINGS OF 2010 INTERNATIONAL CONFERENCE ON PUBLIC ADMINISTRATION (6TH), v. III, 2010, p. 313-322. FERGUSON, Jeffery; MILLIMAN, John. Creating Effective Core Organizational Values: A Spiritual Leadership Approach. International Journal of Public Administration, v. 31, n. 4, 2008, p. 439-459. FRY, Louis W. Toward a theory of spiritual leadership. The Leadership Quarterly, v. 14, n. 6, dez. 2003, p. 693–727. ______. Introduction to The Leadership Quarterly special issue: Toward a paradigm of spiritual leadership. The Leadership Quarterly, v. 16, n. 5, 2005, p. 619-622. ______. Spiritual leadership as a paradigm for organizational transformation and recovery from extended work hours cultures. Journal of Business Ethics, v. 84, 2009, p. 265-278. FRY, Louis W. VITUCCI, Steve; CEDILLO, Marie. Spiritual leadership and army transformation: Theory, measurement, and establishing a baseline. The Leadership Quarterly, 2005, v. 16, p. 835-862. FRY, Louis W.; SLOCUM JR., John W. Maximizing the Triple Bottom Line through Spiritual Leadership. Organizational Dynamics, v. 37, n. 1, 2007, p. 86-96. FRY, Louis W.; HANNAH, Sean T.; NOEL, Michael; WALUMBWA, Fred O. Impact ofspiritual leadership on unit performance. The Leadership Quarterly, v. 22, n. 2, 2011, p. 259-270. FRY, Louis W.; KRIGER, Mark. Towards a theory of being-centered leadership: Multiple levels of being as context for effective leadership. Human Relations, v. 62, n. 11, 2009, p. 1667-1696. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(14) 178. O conceito de líder na liderança espiritual. GHASEMI, Hamidreza. Toward spiritual system in organization through spiritual leadership. 53rd Annual Conference of the International Society for the Systems Sciences 2009: Making Liveable, Sustainable Systems Unremarkable 2, 2009, p. 869-880. GREENLEAF, Robert K. On becoming a servant leader. San Francisco: Jossey-Bass, Inc, 1996. HACKETT, Rick D.; WANG, Gordon. Virtues and leadership An integrating conceptual framework founded in Aristotelian and Confucian perspectives on virtues. Management Decision, v. 50, n. 5, 2012, p. 868-899. HOWARD, S. A spiritual perspective on learning in the workplace. Journal of Managerial Psychology, v. 17, n.3, 2002, p. 230-242. HUANG, Yueh-Chuen, SHIH, Hui-Chuan. The prosocial and moral character of the spiritual leader. Social Behavior and Personality, v. 39, n. 1, 2011, p. 33-40. HSU, Chien-Tien; YANG, Mei-Yu, LAI, His-Fang. The relationships between psychological contract breach and counterproductive work behaviors: Investigating the mediation and the moderated mediation effects. Academy of Management 2011 Annual Meeting - West Meets East: Enlightening. Balancing. Transcending, AOM, 2011. JAVANMARD, Habibollah. The impact of spirituality on work performance. Indian Journal of Science and Technology, v. 5, n. 1, 2012, p. 1961-1966. JUE, Arthur L. The demise and reawakening of spirituality in western entrepreneurship. Journal of Human Values, v. 13, n. 1, 2007, p. 1-11. KARADAG, Engin. Spiritual leadership and organizational culture: A study of structural equation modeling. Educational Sciences: Theory & Practice, v. 9, n. 3, 2009, p. 1391-1405. KRIGER, Mark; SENG, Yvonne. Leadership with inner meaning: A contingency theory of leadership based on the worldviews of five religions. The Leadership Quarterly, v.16, 2005, p.771-806. LUCKCOCK, Tim. Spirited leadership and the struggle for the soul of headteachers: Differentiating and balancing nine types of engagement. Educational Management Administration and Leadership, v. 38, n. 4, 2010, p. 405-422. MCKENNA, Bernard; ROONEY, David; BOAL, Kimberley B. Wisdom principles as a metatheoretical basis for evaluating leadership. The Leadership Quarterly. v. 20, 2009, p. 177-190. MOSS, Simon A.; DOWLING, Nicki; CALLANAN, John. Towards an integrated model of leadership and self regulation. The Leadership Quarterly. v. 20, 2009, p. 162-176. NGUNJIRI, Faith W. Lessons in spiritual leadership from Kenyan women. Journal of Educational Administration, v. 48, n. 6, 2010, p. 755-768. POLAT, Soner. The level of faculty members' spiritual leadership (SL) qualities display according to students in faculty of education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v.15, 2011, p.2033-2041. REAVE, Laura. Spiritual values and practices related to leadership effectiveness. The Leadership Quarterly. v. 16, n. 5, 2005, p. 655-687. REED, Lora L.; VIDVER-COHEN, Deborah. COLWELL, Scott R. A New Scale to Measure Executive Servant Leadership: Development, Analysis, and Implications for Research. Journal of Business Ethics, v. 101, 2011, p. 415-434. REGO, Arménio; PINA E CUNHA, Miguel; OLIVEIRA, Miguel. Eupsychia Revisited: the Role of Spiritual Leaders. Journal of Humanistic Psychology, v. 48, n. 2, 2008, p. 165-195. SANKARAN, Shankar. Leadership theories and stories: An open-space exploration. 55th Annual Meeting of the International Society for the Systems Sciences, 2011, p. 854-863. SENDJAYA, Sen; SARROS, James C.; SANTORA, Joseph C. Defining and Measuring Servant Leadership Behaviour in Organizations. Journal of Management Studies, v. 45, n. 2, 2008, p. 402-424. TOOR, Shamas-ur-Rehman; OFORI, George. Ethical Leadership: Examining the Relationships with Full Range Leadership Model, Employee Outcomes, and Organizational Culture. Journal of Business Ethics, v. 90, n. 4, 2009, p. 533-547. WHITTEMORE, Robin. Combining Evidence in Nursing Research. Nursing Research, v. 54, n. 1, jan-fev 2005, p. 56-62. WOLF, Emily J. Spiritual leadership: a new model. Healthcare executive, mar/abr, 2004, p. 22-25.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 17, Nº. 26, Ano 2014  p. 165-178.

(15)

Referências

Documentos relacionados

No que se refere à escala de Liderança Transformacional, a análise fatorial exploratória apontou para uma solução fatorial com três fatores: liderança trans- formacional,

Abordaremos também diferentes visões e dinâmicas nas quais um líder atua, ceremos as características individuais do líder e qual é o seu papel no mundo competitivo de

Uma liderança mal desempenhada traz para as organizações baixa produti- vidade, desmotivação, ambiente ruim para trabalhar, pessoas desinteressadas traba- lhando como robôs, apenas

Já os objetivos foram identificar as características presentes na liderança militar e descrever como a liderança transformacional e a teoria do caminho-meta são necessárias para que

OBJETIVO: sem objetivo, o grupo se perde, o líder não sabe para onde liderar seu grupo!. Um

(Revista Ideia Sustentável, 2014, p. Para tornar o tema intrínseco à cultura da organização, é preciso inseri-lo na missão e visão, com metas mensuráveis em todos os níveis e

Para além desta capacidade científica, os professores do DMIST que publicam regularmente na Área de Probabilidades e Estatística têm uma vasta experiência na leccionação

No  caso  dos  alemães,  os  resultados  foram  ainda  mais  diferentes,  isto  é,  as  variáveis  idade,  naturalização,  o  fato  de  ter  estudado  no