• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO Atividade de Ciências Profª Nathália Sampaio ATIVIDADE 06/2021 INSTRUMENTOS ÓPTICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO Atividade de Ciências Profª Nathália Sampaio ATIVIDADE 06/2021 INSTRUMENTOS ÓPTICOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PERÍODO: de 15/04 a 30/04 DEVOLUÇÃO: até 02/05/2021

Antes de iniciar a atividade, leia atentamente as seguintes instruções:

• O material a seguir deve ser lido na íntegra e com bastante atenção.

• Após a leitura, o(a) aluno(a) deverá responder a atividade presente no seguinte formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaDEMlO0rso470hGEtBFuoNlbAFbOGaOikya 0oGGxEkbk3vQ/viewform?usp=sf_link

Não é necessário imprimir estas páginas, mas cada aluno(a) poderá fazer anotações no caderno de Ciências sobre elas, se quiser.

MATERIAL PARA CONSULTA

Leia atentamente as informações a seguir, adaptadas dos livros: SILVA JÚNIOR, César da et al. Ligamundo: Ciências: 5º ano: ensino fundamental. São Paulo: Saraiva, 2017. p. 175-177 e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris - Ciências: Vida na Terra: 7º ano - ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: Ática, 2015. Cap. 1. p. 15-19. Você também poderá consultar outras fontes de informação: livros, cadernos e sites de pesquisa.

INSTRUMENTOS ÓPTICOS

Observar seres e objetos faz parte da natureza humana desde os tempos mais remotos.

Entretanto, nem tudo é possível enxergar usando apenas os nossos olhos: alguns objetos são muito pequenos e outros estão muito distantes de nós.

Os instrumentos ópticos são utilizados no nosso cotidiano e baseiam-se no uso de lentes e/ou espelhos para permitir, facilitar ou aperfeiçoar a visualização de determinados objetos, que vão desde seres minúsculos, como alguns tipos de bactérias, até enormes planetas e estrelas. As lentes são de material transparente, por isso são atravessadas facilmente pela luz. Alguns tipos de lente, além disso, podem fornecer imagens aumentadas de objetos.

Existe uma infinidade de instrumentos ópticos. Podemos citar: olho humano, máquina fotográfica, óculos, lupa, microscópio óptico, telescópio, projetores, etc.

(2)

O olho humano

O olho humano é formado basicamente por três partes:

Cristalino - funciona como uma lente e está situado na região anterior do globo ocular;

Retina - localizada no fundo do globo ocular e funciona como um anteparo sensível à luz;

Nervo óptico - parte que recebe as sensações luminosas recebidas pela retina.

Quando os raios de luz provenientes de um objeto atravessam o cristalino, formam uma imagem real e invertida localizada exatamente sobre a retina para que ela seja nítida. A retina transmite as informações ao cérebro, através do nervo óptico, que processa uma inversão da imagem fazendo que nós vejamos o objeto na sua posição normal. Mas e quando os objetos são pequenos demais para serem vistos a olho nu?

Para ver o que é pequeno

Observe a figura a seguir, a qual representa o tamanho aproximado de células e de seus componentes.

Para vermos objetos pequenos, precisamos usar instrumentos ópticos de aumento, como a lupa e o microscópio composto.

(3)

chamada de microscópio simples e é usada para observar objetos próximos, fornecendo uma imagem ampliada deles.

Na figura abaixo, você pode observar as partes de um microscópio óptico composto. O material a ser examinado – que pode ser uma gota de água contendo organismos muito pequenos (microrganismos) – é posto sobre uma lâmina de vidro. Dependendo do material utilizado, pode ser necessário cortá-lo em lâminas muito finas para que a luz o atravesse.

Em seguida, põe-se um pouco de água sobre o material. Às vezes também são usados corantes, produtos que tingem certas partes da célula e criam um contraste que facilita a observação. Cobre- se então o material com uma lâmina de vidro muito fina, a lamínula. A luz emitida por uma lâmpada ou refletida por um espelho atravessa o material e passa pela lente objetiva, que está mais próxima do material a ser examinado.

A maioria dos microscópios possui um conjunto de três objetivas, cada uma com capacidade de aumento diferente: pode haver, por exemplo, uma objetiva que aumente 10 vezes, outra que aumente 40 vezes e uma terceira que amplie 100 vezes a imagem do objeto.

Depois da luz atravessa a ocular, lente que fica próxima dos olhos do observador. O aumento total que o microscópio permite é o produto (multiplicação) entre a capacidade de ampliação da lente ocular e a capacidade de ampliação da lente objetiva. Portanto, se a ocular aumenta 10 vezes e a objetiva aumenta 40 vezes, a imagem observada vai ser ampliada 400 vezes.

(4)
(5)

Para ver o que está longe

Vimos que as lupas e os microscópios compostos são usados para ver objetos ou organismos muito pequenos. Os binóculos podem ser usados para observar cenas não muito distantes, como passarinhos em uma árvore, ou jogadas em um estádio de futebol. Mas como enxergar o que está longe de nós?

Há muito tempo as pessoas observam o céu e os astros. Um astro é qualquer corpo celeste encontrado no Universo. O estudo das estrelas, dos planetas e de outros astros deu origem à

(6)

Astronomia. Essa Ciência também ajuda a compreender um pouco mais a origem, a formação e a composição do Universo.

Uma das formas de explorar o espaço é estudá-lo daqui, da superfície da Terra. Para isso, é preciso fazer muitas observações e medidas e, depois, analisá-las por meio de cálculos matemáticos.

Inicialmente, as observações do céu eram realizadas a olho nu, sendo possível visualizar algumas estrelas, a Lua, os cometas e os meteoros e alguns planetas do Sistema Solar. Com base nas informações obtidas com essas observações, os povos da Antiguidade fizeram as primeiras previsões sobre os movimentos dos astros, identificaram as estações do ano etc. Posteriormente, foram desenvolvidos equipamentos, como lunetas e telescópios, que permitiram observar objetos a grandes distâncias.

A luneta astronômica é um instrumento óptico usado para visualizar a imagem ampliada de corpos celestes, os quais estão muito distantes do observador. Seu princípio de funcionamento é o mesmo do microscópio. Porém, ao contrário dele, o objeto está muito distante da lente objetiva. Por isso as lentes usadas na sua construção são apropriadas para fornecer uma imagem nítida, porém invertida, de objetos distantes da objetiva.

A luneta terrestre e o binóculo são adaptações da luneta astronômica. Eles são construídos de modo que forneçam uma imagem não invertida dos objetos.

Os telescópios são aprimoramentos das lunetas astronômicas, nos quais se utiliza também um espelho especial, que auxilia na obtenção de uma imagem melhor dos corpos celestes.

Atualmente, é possível estudar o Universo enviando ao espaço foguetes, sondas e satélites, que obtêm imagens e amostras de rochas de outros astros, por exemplo. Além destes instrumentos, podemos usar computadores e aparelhos de telefone celular para buscar elementos no céu.

(7)

REFERÊNCIAS

UNIDADE 9: Ampliando nossos sentidos. Ampliando nossos sentidos. In: SILVA JÚNIOR, César da et al. Ligamundo: Ciências: 5º ano: ensino fundamental. São Paulo: Saraiva, 2017. p. 175-177.

ESTUDANDO a célula. In: GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris - Ciências: Vida na Terra: 7º ano - ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: Ática, 2015. Cap. 1. p. 15-19.

MATERIAL COMPLEMENTAR

Os materiais a seguir têm como objetivo enriquecer seu aprendizado, por isso, não é obrigatório acessá-los.

Vídeo 1: “Instrumentos ópticos – 5º ano - Ciências”, disponível no canal LEDI, no Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=0-QQoB4TuIY

Vídeo 2: “Instrumentos óticos para visualização à distância”, disponível no canal Khan Academy Brasil, no Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=AHwmqX0a_bM

Vídeo 3: “Principais observatórios do mundo?”, disponível no canal Khan Academy Brasil, no Youtube. https://youtu.be/Qz2-5pi1PcM

Referências

Documentos relacionados

O sangue chega ao coração pelo átrio direito por meio das veias cavas. Esse sangue é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esse sangue desoxigenado segue, então, para

Dessa forma, encontramos as duas raízes que formam o conjunto solução da equação dada neste exemplo. O conjunto solução que resolve a equação, que torna

Porém, ele de fato surgiu no século XVIII como desdobramento da Revolução Industrial na Inglaterra e do surgimento do liberalismo clássico, tendo como principal

Uma pessoa com hipermetropia tem seu ponto próximo a 75 cm. Utilizando óculos de leitura, a distância do ponto próximo do sistema lente-olhos é deslocado para 25 cm. Isto é, se

Com esses compostos, o corpo também elimina água e o excesso de sais.. Ela compõe o sangue, as células e outras estruturas do corpo. Ao longo do dia, perdemos água

MARQUE A ALTERNATIVA EM QUE A DIVISÃO SILÁBICA (EM PEDAÇOS) DA PALAVRA ESPERANÇA ESTÁ CORRETA. A) ESCREVA UMA LISTA DOS ENFEITES QUE VOCÊ ESTÁ VENDO NA ÁRVORE DE NATAL. B) ESCREVA

Acutângulo quando tem três ângulos agudos. Retângulo quando tem um ângulo reto. Obtusângulo quando tem um ângulo obtuso.. Em um triângulo retângulo os lados que formam o ângulo

Outro protozoário que pode ser adquirido por meio de água, frutas ou verduras contaminadas é a Giardia lamblia, causadora da enfermidade denominada giardíase. O