• Nenhum resultado encontrado

Lista Exercícios Faltas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista Exercícios Faltas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sistemas Elétricos de Potência 1 Lista de Exercícios No. 6

1) Determine a corrente de curto-circuito trifásico em Ampères e em p.u. no ponto F da figura abaixo (lado de AT do trafo), desprezando-se a corrente de carga antes da falta e admitindo-se tensão nominal no instante em que ocorre o defeito. Considere a potência base como 10 MVA e que todas as reatâncias já estão nas referidas bases.

Figura 1: Diagrama unifilar da rede elétrica do exercício 1 Resp.: a) Icc = 500,44 A; Icc(pu) = 5,98086 pu.

2) A partir do sistema elétrico apresentado a seguir, calcule o valor da corrente de curto-circuito trifásico em Ampères e em p.u. no ponto F, desprezando-se a corrente de carga antes da falta e admitindo-se tensão nominal no instante em que ocorre o defeito. Adote Sb = 150 MVA e Vb = 138 kV na linha.

Figura 2: Diagrama unifilar da rede elétrica do exercício 2 Resp.: Icc = 1394,6 A; Icc(pu) = 2,2222 pu

3) Dois geradores trifásicos, ligados a um mesmo barramento, estão conectados ao lado de baixa tensão de um trafo trifásico como mostrado na figura abaixo. O gerador 1 apresenta tensão nominal de 13,8 kV e potência nominal de 50MVA. O gerador 2 apresenta tensão nominal de 13,8 kV e potência nominal de 25MVA. Cada gerador tem reatância sub-transitória de 25%, considerando seus respectivos valores nominais. O trafo tem potência nominal de 75MVA e tensões nominais de 13,8/69 kV com reatância de 10%.

Figura 3: Diagrama unifilar da rede elétrica do exercício 3

Antes de ocorrer a falta trifásica (ponto F), a tensão de operação no lado de alta tensão do transformador é 66 kV, e a corrente de carga é desprezada (trafo em vazio). Assim, considerando como base, no circuito de alta tensão, 69 kV e 75MVA, calcule:

a) a corrente sub-transitória (em Ampères e em pu) no local do curto trifásico;

b) a corrente sub-transitória (em Ampères e em pu) no Gerador 1, considerando o curto no ponto F; c) a corrente sub-transitória (em Ampères e em pu) no Gerador 2, considerando o curto no ponto F.

Resp.: a) Icc = 1715,73 A; Icc(pu) = 2,734 pu. b) Icc = 5719,85 A; Icc(pu) = 1,8229 pu.; c) Icc = 2859,98 A; Icc(pu) = 0,91147 pu

(2)

4) Considere a seqüência fasorial a seguir:

Encontre as tensões de seqüência nula, direta e inversa para a fase A, e represente graficamente tais fasores.

Resposta: V0 = 40|00 (V); V1 = 260|00 (V); V2 = 180|1800 (V)

5) Certo sistema trifásico apresenta seqüência de fases A, B e C, e tem as seguintes componentes simétricas de correntes de linha:

Obtenha os fasores das correntes de linha IA, IB e IC do sistema. Resp.: IA = 10|00 (A); IB = 12,04 |-94,760 (A); IC = 18,97|161,570 (A)

6) Um gerador de pólos salientes sem amortecedores tem os valores nominais de placa de 20 MVA, 13,8 kV e uma reatância sub-transitória de eixo direto de 0,25 pu. As reatâncias de seqüência negativa e zero são, respectivamente, de 0,35 e 0,10 pu. O neutro do gerador está solidamente aterrado.

a) Determine as correntes de falta (ou curto, ou sub-transitória) de seqüência zero (I0), positiva (I1) e

negativa (I2) em p.u. e em Amperes quando ocorre um curto-circuito fase-terra na fase “a” do gerador

operando sem carga à tensão nominal.

b) Considerando o resultado do item a, calcule as correntes de falta nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) em p.u. e em

Amperes considerando o curto na fase “a”.

7) Um gerador de pólos salientes sem amortecedores tem os valores nominais de placa de 20 MVA, 13,8 kV e uma reatância sub-transitória de eixo direto de 0,25 pu. As reatâncias de seqüência negativa e zero são, respectivamente, de 0,35 e 0,10 pu. O neutro do gerador está solidamente aterrado.

a) Determine as correntes de falta de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. e em Amperes

quando ocorre um curto-circuito fase-fase entre as fases “b” e “c” do gerador operando sem carga à tensão nominal.

b) Considerando o resultado do item a, calcule as correntes de falta nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) em p.u. e em

Amperes considerando o curto bifásico entre as fases “b” e “c”.

8) Desprezando-se a corrente de carga antes da falta e admitindo-se tensão nominal no instante em que ocorre o defeito, para a figura abaixo, pede-se:

a) Calcule a corrente sub-transitória em Ampères e em p.u. quando ocorre um curto-circuito trifásico no ponto F da figura abaixo (lado de AT do trafo).

b) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um

curto-circuito fase-terra franco na fase “a” no ponto F indicado na figura abaixo.

c) Aproveitando o resultado do item b, calcule as correntes de falta nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) considerando o

curto na fase “a”.

d) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um

curto-circuito fase-fase franco na fase “b” e “c” no ponto F indicado na figura abaixo.

e) Aproveitando o resultado do item d, calcule as correntes de falta nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) considerando o

curto entre as fases “b” e “c”.

(3)

Figura 4: Sistema elétrico da questão 8

Resp.: a) Icc = 515,043|-90o A; Icc = 6,15536|-90o pu; b) I1=I2=I0=2,2221|-90o pu; c) Ifa=6,6663|-90o pu; Ifb = 0; Ifc = 0; d) I1=3,07768|-90o pu; I2=-3,07768|-90o pu; I0=0 pu; e) Ifa=0 pu; Ifb =-5,3307|0o pu; Ifc =5,3307|0o pu.

9) Repita a questão 8, mas agora considerando a falta “F” no ponto indicado pela figura 5.

Figura 5: Sistema elétrico da questão 9

10) Desprezando-se a corrente de carga antes da falta e admitindo-se tensão nominal no instante em que ocorre o defeito, para a figura abaixo, pede-se:

a) Calcule a impedância equivalente (de Thevenin) de seqüência positiva e negativa no ponto F da figura abaixo.

b) Calcule a impedância equivalente (de Thevenin) de seqüência nula no ponto F da figura abaixo.

c) Calcule a corrente sub-transitória em p.u. quando ocorre um curto-circuito trifásico no ponto F da figura abaixo (lado de BT do trafo).

d) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um curto-circuito fase-terra franco na fase “a” no ponto F indicado na figura abaixo.

e) Aproveitando o resultado do item d, calcule as correntes de falta em pu nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) considerando o

curto na fase “a”.

f) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um curto-circuito fase-fase franco na fase “b” e “c” no ponto F indicado na figura abaixo.

g) Aproveitando o resultado do item f, calcule as correntes de falta em pu nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) considerando o

curto entre as fases “b” e “c”.

h) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um curto-circuito fase-fase-terra franco na fase “b” e “c” no ponto F indicado na figura abaixo.

i) Aproveitando o resultado do item h, calcule as correntes de falta em pu nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) considerando o

curto fase-fase-terra entre as fases “b” e “c”.

Observação: Considere a potência base como 10 MVA e que todas as reatâncias já estão nas referidas bases.

(4)

11) Repita a questão 10, mas agora considerando a falta “F” no barramento entre o gerador e o primário do Trafo ligado em delta.

12) Desprezando-se a corrente de carga antes da falta e admitindo-se tensão nominal no instante em que ocorre o defeito, pede-se:

a) Calcule a corrente sub-transitória em p.u. quando ocorre um curto-circuito trifásico no ponto F (exatamente no

meio da linha 2) da figura abaixo.

b) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um curto-circuito fase-terra franco na fase “a” no ponto F (exatamente no meio da linha 2) indicado na figura abaixo.

c) Aproveitando o resultado do item b, calcule as correntes de falta em pu nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) considerando o

curto na fase “a”.

d) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um curto-circuito fase-fase franco na fase “b” e “c” no ponto F (exatamente no meio da linha 2) indicado na figura abaixo.

e) Aproveitando o resultado do item d, calcule as correntes de falta em pu nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) considerando o

curto entre as fases “b” e “c”.

f) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um curto-circuito fase-fase-terra franco na fase “b” e “c” no ponto F indicado na figura abaixo.

g) Aproveitando o resultado do item f, calcule as correntes de falta em pu nas três fases (Ifa, Ifb e Ifc) considerando o

curto fase-fase-terra entre as fases “b” e “c”.

Observação: Considere a potência base como 10 MVA e que todas as reatâncias já estão nas referidas bases.

Figura 7: Sistema Elétrico da questão 12

13) Repita a questão 12, mas agora considerando a falta “F” no barramento entre o gerador G3 e o lado de baixa tensão do Trafo ligado em delta.

(5)

14) Desprezando-se a corrente de carga antes da falta e admitindo-se tensão nominal no instante em que ocorre o defeito, para a figura 8 abaixo, pede-se:

a) Calcule a impedância equivalente (de Thevenin) de seqüência positiva e negativa no ponto F da figura abaixo. b) Calcule a impedância equivalente (de Thevenin) de seqüência nula no ponto F da figura abaixo.

c) Calcule a corrente sub-transitória em p.u. quando ocorre um curto-circuito trifásico no ponto F da figura abaixo. d) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um curto-circuito fase-terra franco na fase “a” no ponto F indicado na figura abaixo.

e) Aproveitando o resultado do item d, calcule a corrente de falta em pu na fase “a” (Ifa) considerando o curto na fase

“a”.

f) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um curto-circuito fase-fase franco na fase “b” e “c” no ponto F indicado na figura abaixo.

g) Aproveitando o resultado do item f, calcule as correntes de falta em pu nas fases “b” e “c” (Ifb e Ifc) considerando o

curto entre as fases “b” e “c”.

h) Calcule as correntes de seqüência zero (I0), positiva (I1) e negativa (I2) em p.u. quando ocorre um curto-circuito fase-fase-terra franco na fase “b” e “c” no ponto F indicado na figura abaixo.

i) Aproveitando o resultado do item h, calcule as correntes de falta em pu nas fases “b” e “c” (Ifb e Ifc) considerando o

curto fase-fase-terra entre as fases “b” e “c”.

Observação: Considere a potência base como 100 MVA e que todas as impedâncias já estão nas referidas bases.

Figura 8: Sistema elétrico do exercício 14 Dados de Linhas:

LINHA 1:

Impedância de seq. Positiva e negativa: z1 = z2 = j 0,05 pu Impedância de seq. Nula: zo = j 0,15 pu

LINHA 2:

Impedância de seq. Positiva e negativa: z1 = z2 = j 0,025 pu Impedância de seq. Nula: zo = j 0,075 pu

LINHA 3:

Impedância de seq. Positiva e negativa: z1 = z2 = j 0,025 pu Impedância de seq. Nula: zo = j 0,075 pu

Referências

Documentos relacionados

A passagem 2 ocorre abaixo da pressão do ponto triplo, uma vez que uma substância pura não pode existir na fase líquida abaixo destas pressões (do ponto triplo), como se ilustra

Estas simulações consideram a aplicação de curto-circuito mono- fásico e de curto-circuito trifásico no ponto de conexão do gerador fotovoltaico (barra 6 do sistema da Figura

O que diferencia o cálculo das Necessidades de Financiamento do Setor Público – NFSP entre os conceitos de operacional e nominal, a partir do critério “abaixo da linha”,

Para cada curva abaixo, determine um ponto onde ocorre uma auto-intersec¸c˜ ao... Desenhe

As equações da linha de corrente, da linha de emissão e da linha de trajetória que passa no ponto (x, y) = (2, 2).. Questão 3.6 A equação geral de um campo de velocidade é

Um bloco de massa 5,00 kg é lançado sobre um plano inclinado do ponto A, com velocidade inicial de 8,00 m / s, como indicado na figura acima.. (Espcex (Aman)) Em um parque

(FEI-SP) Num polígono regular, o número de diagonais de um polígono é o triplo de seu número n de lados.. Na figura abaixo.. Na figura abaixo, AD é bissetriz. Determine o valor

Determine se os campos abaixo são ou não conservativos no domínio