• Nenhum resultado encontrado

O QUE ENTENDER POR ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "O QUE ENTENDER POR ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O QUE ENTENDER POR

ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

I n: WULF, Christ oph. Antropologia da educação.

Cam pinas, SP: Alínea, 2005, p. 17- 21.

Est e fragm ent o faz part e da Introdução do livro.

A ant ropologia da educação const itui um dom ínio prim ordial do saber ant ropológico at ual, caract erizado pelo pluralism o e pela diversidade. Assim sendo, nenhum a t eoria pedagógica produz sozinha o saber necessário à educação. O m esm o ocorre com o saber ant ropológico. A ant ropologia norm at iva, fundada sobre a validade universal das religiões e ideologias, não existe m ais. Pelo cont rário, t odo saber antropológico é plural e het erogêneo. É por isso que o saber produzido pela ant ropologia da educação é t am bém um saber relat ivo, fragm ent ado, provisório e lim it ado ( Wulf, 1997) .

O saber ant ropológico tem um papel im port ant e t ant o no cam po das ciências da educação quanto no dom ínio da pedagogia prát ica ( Wulf, 1995a) . Cada pesquisador, cada educador, cada professor possui um saber ant ropológico sem o qual ele não poderia li"h"lhu!'. Nos diferent es casos, t rat a- se de um saber antropológico t rabalhar. Com o t odo saber im plícit o, o saber ant ropológico não pode ser facilm ent e reflet ido. Não podem os m udá- lo sem um t rabalho profundo. Desse m odo, é necessário, t ant o aos que lidam com as ciências da educação quanto aos educadores, t om ar consciência dos post ulados ant ropológicos que fundam entam o t rabalho educacional. É por isso t am bém que é preciso est abelecer um a at itude ant ropológica para a pedagogia ou para a educação ( Wulf; Zirfas, 1994) .

(2)

2

t em po a relação com o t em po cria um a perspectiva nova, segundo a qual não exist e verdade em si e por si, e t odo conhecim ent o precisa ser considerado em sua relação com det erm inado cont ext o ( Kam per; Wulf, 1994) .

O saber ant ropológico é relat ivo. Não há m ais um sist em a de referências assegurado. Assim , ant ropologias norm at ivas não são possíveis. É por isso que o saber ant ropológico não pode m ais exigir um reconhecim ent o diferent e daquele possibilit ado às out ras disciplinas das ciências da educação. Essa igualdade de posição se j ust ifica m ais acent uadam ent e na m edida em que os nexos ent re o saber ant ropológico da pedagogia e das diferent es disciplinas das ciências sociais, que t êm relações com a educação, são vagos e incertos. O saber ant ropológico não est á ligado a um t ópico fixo, e não pode m ais ser definido de um a vez por t odas.

Além do m ais, o saber ant ropológico cria novas quest ões, perspect ivas e novos t em as nas ciências da educação. O fim da época em que dom inavam os sist em as ant ropológicos fechados sobre si m esm os oferece ocasiões para se produzir novos t em as. Algum as das novas perspect ivas, que em ergem dest a nova sit uação de cruzam ento ent re a ant ropologia e as out ras disciplinas conexas a educação, podem ser expost as sobre a form a de t eses ( Wulf, 1997) .

A antropologia pedagógica t orna- se um a antropologia h ist ór ica e cu lt u r a l da e du ca çã o, que leva em cont a a hist oricidade e a cult uralidade do

pesquisador e de seu obj et o. A ant ropologia hist órica e cult ural da pedagogia procura ainda relacionar suas perspect ivas e m ét odos com as perspect ivas e m ét odos de seu obj et o. Seu obj et ivo não é m ais a invest igação do hom em ou da criança com o seres universais, m ais de hom ens e crianças com o seres reais, dent ro de cont ext os hist óricos e sociais específicos. Nessa perspect iva, a idéia de um conceit o global de hom em perde o seu valor. A ant ropologia histórica e cult ural da educação não se lim ita a cert as cult uras e a cert as épocas. Na reflexão sobre a sua própria hist oricidade e cult uralidade, ela pode superar o eurocent rism o das ciências hum anas e o int eresse puram ent e historicist a da hist ória. Sendo assim , ela se envolve com problem as não resolvidos do present e e do fut uro ( Schäfer, Wulf, 1999; Bilst ein; Miller- Kipp, Wulf, 1999) .

(3)

3

fant asm as da onipot ência ou im pot ência da pedagogia, e de out ro, a t em at ização da t ensão entre a possibilida de de t or n a r o h om e m pe r fe it o e a h ipót e se con t r á r ia da im possibilida de de m u da r o h om e m, e de

m ost rar assim a possibilidade e os lim it es da educação e da form ação. Dessas t arefas, decorre um a focalização int ensiva na produção hum ana, at ravés do exam e e da conscient ização dos lim ites biológicos, sociais e cult urais do processo de form ação do hom em que é a educação. Nos últ im os anos, t em - se const at ado esses lim it es da produção hum ana. Eles aparecem nas expressões populares: "lim ites de crescim ent o , "a t ecnologia dos genes", "a sociedade em risco". A hum anização do m undo parece aum ent ar sim ult aneam ent e com o perigo de sua própria dest ruição ( Lüt h; Wulf, 1997) .

A ant ropologia da educação deve incluir um a cr ít ica a n t r opológica de

sua própria com preensão, que enfoque seu cam po de com pet ências e seus lim ites, Por exem plo, a crít ica da ant ropologia deve t rabalhar sobre as sim plificações que result am das com parações do hom em com o anim al da ant ropologia t radicional. Ela deve t am bém levar em cont a os e~ os decorrent es da dist inção popular ent re natureza c cultura. Ela deve ainda se encarregar de evit ar as reduções do hom em em nom e da obj et ividade. A crít ica ant ropológica exam ina os conceit os cent rais, os m odelos, os procedim ent os da ant ropologia pedagógica e ret 1et e sobre as condições de legit im idade dos conhecim ent os que ela produz ( Kam per; Wulf, 1994) .

A ant ropologia da educação t em por t arefa a análise, a organização, a reavaliação e a produção do saber através das ciências da educação, bem com o a desconstrução dos conceit os da educação, num a perspect iva ant ropológica. I sso pode se dar com a desconst rução da educação negat iva de Rousseau, da educação elem ent ar de Pest alozzi ou ainda da form ação universal de Von Hum boldt . At ravés de t ais procedim entos, pode se m ost rar, por exem plo, que, graças a um novo enfoque ant ropológico, novas dim ensões de velhos problem as podem ser descobert as. Assim , os cont ext os hist óricos podem ser exam inados sob um novo ângulo, perm it indo surgir, com a desconst rução, novos pont os de referência para a t eoria e a ação pedagógicas.

(4)

4

o desaparecim ent o dos pont os de referências universais. A ant ropologia da educação m ostra com o as conseqüências dessas dificuldades dependem da relação delas com suas próprias condições de produção. Ela é, port ant o, reflexiva.

As diferent es discussões que const it uem a ant ropologia da educação

são às vezes contradit órias. Discussão significa aqui as form as consistent es

de pensam ent o e de linguagem reveladoras dos cont ext os educacionais part iculares. Elas cont ribuem para a construção da percepção e criação de novas est rut uras e conceit os de educação; elas são expressão de prát icas do poder na sociedade, no m undo cient ífico e nas inst it uições pedagógicas. No quadro das ciências da educação, as discussões ant ropológicas apresent am quest ões, perspect ivas e conhecim ent os im port ant es para o pensam ent o e para a ação no cam po educat ivo ( Wulf, 1997) .

A ant ropologia da educação é plural. Por isso, ela desconfia das consolidações precipit adas do seu saber e perm anece abert a para acolher o "diferent e". Graças a est e pluralism o ( que diverge de um a atit ude que nivela t udo) , um a abert ura original para o t rabalho interdisciplinar a leva a se int eressar m ais pela com plexidade do que pela redução do saber ant ropológico. O saber da educação constit ui- se a part ir de condições específicas definidas pela cultura e pela linguagem , sobret udo num m om ent o histórico em que as dim ensões "int ernacional" e "int ercult ural" assum em um lugar cada vez m ais im port ant e.

Atualm ent e, m uit os conhecim ent os transm it idos pelo sistem a educacional não correspondem às expect at ivas das pessoas; o que coloca o problem a da adequação do saber educacional com a realidade social, instit ucional e pedagógica. Na m edida em que o saber pedagógico cont ribui para a produção e a form ação da geração seguint e ( Liebau; Wulf, 1997) , ele deve im plicar a aut ocom preensão hum ana e a problem át ica da perfect ibilidade ou não- perfect ibilidade do hom em . No context o do saber da educação, essa problem át ica est á no cent ro da reflexão e da pesquisa ant ropológica.

(5)

5

relacionada com o aparecim ento dos novos m eios de com unicação e de suas conseqüências sociais; a segunda est á relacionada com o novo cont ext o econôm ico e dem o gráfico que caract eriza a Europa at ual. Desse novo cont ext o, result am conseqüências para a educação e a form ação, a aprendizagem e a confront ação com experiência prát ica ( Wulf, 1998; Dibie; Wulf, 1998; Morin; Wulf, 1997; St ing; Wulf, 1994) .

A ant ropologia da educação é em part e um a ant ropologia construt ivist a. I sso significa que ela não pret ende, em suas pesquisas e reflexões, ser capaz

de com preender o ser hum ano. Pelo cont rário, ela sabe que sua concepção de

hom em depende de condições part iculares, t ais com o os dados históricos e culturais, que não podem ser com preendidas senão com o const rução. Na m edida em que os sistem as dedut ivo- norm ativos da produção do saber ant ropológico da educação são superados, é necessário desenvolver um a ant ropologia histórica e cult ural da educação que se elabora num m ovim ent o const rut ivist a e reflexivo ( Paragrana, 1994, 1998) .

Num a perspect iva ant ropológica, os seguint es crit érios caract erizam a ant ropologia da educação: a corpor alidade, a est ét ica, a hist or icidade, a

plur alidade, a cult ur alidade, a int ercult ur alidade, a multi e

t r ansdisciplinaridade, a cr ít ica e a r eflexibilidade. No que concerne ao

cont eúdo, os problem as int ernos às ciências sociais revelam o quant o a pesquisa ant ropológica é indispensável para o saber educacional.

(6)

Referências

Documentos relacionados

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Desenvolvim ent o corporal de j undiás ( Rh a m dia qu e le n ) alim ent ados com diet as com plet as cont endo diferent es níveis de energia na fase de pós- larvas -

2019 ISSN 2525-8761 Como se puede observar si bien hay mayor número de intervenciones en el foro 1 que en el 2, el número de conceptos es semejante en estos espacios

escolhidos e t rat ados.. Nest es, os tratam ent os de orient ação com port am ent al foram pesquisados de oito a 10 vezes m ais do que os dem ais t rat am ent os, representando 71%

O primeiro componente é o alternante, na medida em que a Pedagogia da Alternância requer que esta pessoa em formação tenha condições e capacidades de se assumir como

assent am ent o de m ais fam ílias. Tam bém os fazendeir os est avam pr epar ados par a um acor do que. per m anecesse nesses lim it es. Er a a som br a dos acor dos ant er ior

Adem ais, dende o nacem ent o da aut onom ía galega, no ano 1981, desenvolvér onse difer ent es planos de nor m alización lingüíst ica, que t eñen a súa base na Lei de Nor

os sent im ent os m ais nat urais do hom em e possibilit a um efet ivo dist anciam ent o em relação aos seus sem elhant es. É im port ant e indicarm os t am bém com o Rousseau