Top PDF O assessoramento da Presidência da República

O assessoramento da Presidência da República

O assessoramento da Presidência da República

em concreto.. Não trata do assessoramento cta Presidência da República em tese, mas do assessoramento de determinado chefe executivo, no caso, do President'e Getúli[r]

69 Ler mais

estudo de caso da Biblioteca da Presidência da República :: Brapci ::

estudo de caso da Biblioteca da Presidência da República :: Brapci ::

No que se refere à atividade promocional de relações públicas, a biblioteca oferece: treinamento de usuários por meio do “Programa de Ambientação da Presidência da República”, ou toda vez que é solicitada. Além disso, a biblioteca possui uma padronização no atendimento ao usuário e sempre participa de eventos permanentes realizados pela Presidência da República, a exemplo citamos: “Semana Pensa Vida”, “Semana do Servidor” e “Fóruns do Planalto”. Com exceção das atividades realizadas pela Presidência da República com o apoio da biblioteca, a unidade tem promovido eventos sociais, no dia do bibliotecário, para a classe de bibliotecários e profissionais afins. Em 2004, a comemoração do dia do bibliotecário foi marcada com o evento “A Biblioteca da Presidência da República na Era do Conhecimento”, em 2005, a
Mostrar mais

22 Ler mais

Presidentes fracos: legados de perda de poder para o cargo da Presidência da República

Presidentes fracos: legados de perda de poder para o cargo da Presidência da República

Mas não só para precedentes que atores políticos olham. Certamente a existência de precedentes facilita (ou dificulta) a tomada de decisões no futuro, mas outros fatores também são relevantes. O objetivo de parlamentares é, muitas vezes, tentar limitar o poder de agenda do presidente da República. Alguns fatores podem alterar essas oportunidades: a força do presidente naquele momento específico de seu mandato, a força e desenvoltura do senador que ocupa a presidência do Senado, a justificativa que foi usada. 45 Como veremos na seção 5, tentativas de devoluções ocorreram muitas vezes em relação a medidas impopulares adotadas pela Presidência da República. Tendo em vista que presidentes editam muitas medidas provisórias, será que há cálculos estratégicos do Congresso que indiquem esperar uma medida impopular para utilizá-la como justificativa para aumentar suas próprias prerrogativas? Veremos que isso parece ter ocorrido com a devolução da MP sobre desoneração da folha de pagamentos em 2015.
Mostrar mais

69 Ler mais

OS GASTOS SIGILOSOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA  Stefan Hanatzki Siglinski

OS GASTOS SIGILOSOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Stefan Hanatzki Siglinski

A pesquisa objetiva demonstrar a falta de transparência dos gastos realizados pela Presidência da República com o Cartão de Pagamento do Governo Federal e que a transparência integra a ideia de democracia, sendo um dos pilares do Estado Democrático. Para atingir o objetivo, utiliza-se fonte de pesquisa imediata formal, tipo de pesquisa, quanto à coleta de dados, bibliográfica, bem como método de abordagem dialético. Conclui-se que a expedição de lei vedando a classificação como sigilosos dos gastos pessoais realizados pela Presidência é medida necessária para preservar a ordem democrática.
Mostrar mais

20 Ler mais

TRANSIÇÃO JURÍDICO-POLÍTICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE

TRANSIÇÃO JURÍDICO-POLÍTICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE

não comporta toque pelo poder de reforma pela iniciativa dos congressistas ou da presidência da república, dispostas no § 4º do art. 60. Em outras situações, a Constituição impede a refor- ma de seu texto quando a sociedade esteja acometida por crises temporárias, como estado de sítio e estado de defesa, confor- me dispõe o §1º do art. 60. A Constituição fixou hipóteses nas quais considera que a situação de crise institucional instalada impede a saudável discussão do texto, colocando em risco sua estabilidade e segurança.

22 Ler mais

Efeitos hipotensores de exercícios aeróbios e resistidos realizados por funcionários da Presidência da República

Efeitos hipotensores de exercícios aeróbios e resistidos realizados por funcionários da Presidência da República

Propósito: Comparar os efeitos hipotensores de exercícios aeróbio com os efeitos dos exercícios resistidos e se podem ser mantidos durante as atividades realizadas ao longo dia de trabalho dos Funcionários da República. Métodos: A amostra foi composta por 15 voluntários hipertensos “bordeline” e fisicamente ativos (42.9±6.2 anos; 81.4±15.4 kg; 172.7±9.2 cm; 26.8±3.7 kg/m 2 e pressão arterial média de 90.0±9.6 mmHg) submeteram-se, em dias separados, a quatro sessões experimentais de exercícios: 1) Teste com uma repetição máxima (1RM); 2) 20 min de corrida em esteira (20Est); 3) 20 min de exercício resistido (20Res); 4) dia controle (Con). As sessões aplicadas na esteira ergométrica foram realizadas a 70% da freqüência cardíaca de reserva e as sessões de exercícios resistidos foram realizadas em forma de circuito, sendo executadas 20 repetições a 40% de 1RM, alterando-se exercícios entre membros superiores e inferiores A aferição da pressão arterial sistólica (PAS) e da pressão arterial diastólica (PAD) foi realizada durante 20 min em repouso pré-exercício (Pré Exerc), bem como a cada 15 min durante uma hora de recuperação pós-exercício (Rec), pós-prandial, 240 min e 420 min no local de trabalho, utilizando-se o aparelho de mensuração da pressão arterial com insuflação automática (Microlife, BP 3AC1-1). Adicionalmente, a pressão arterial e as respectivas variações dos deltas em relação ao repouso foram mensuradas entre o 15 0 , 30 0 , 45 0 ,60 0 min, pós-prandial,240 min e 420 min da Rec em relação ao Pré Exerc foram utilizados para comparação. Resultados: a hipotensão pós-exercício (HPE) foi observada após sessões de 20Est, 20Res e Con. Foram observadas diferenças na PAS entre Con e aeróbio Rec30, Rec60, pós-prandial, Rec240 e Rec420 (p<0,05) e entre controle e resistido Rec30, Rec45, Rec60, Rec240 e Rec420 (p<0,05), bem como para a PAD e entre controle e resistido Rec15, Rec60 (p<0,05) entre Con e aeróbio Rec60 (p<0,05), e entre aeróbio e resistido Rec15 (p<0,05). Em relação ao dia controle, a HPE foi observada após a execução da corrida em esteira e exercício resistido (p<0,05) durante o dia de trabalho dos funcionários da Presidência da República, do qual apresentou valores mínimos e máximos de PAM após 20Res (2.9±2.4 e 6.3±0.8 mmHg) na Rec45 e 420min, e de após 20Est (3.9±0.5 e 7.1±0,5 mmHg) nas Rec15 e 240min. Conclusão: As sessões de exercícios 20 minutos de corrida em esteira e 20 minutos exercício resistido (circuito), apresentaram HPE semelhante, podendo ser uma forma de tratamento não farmacológico da pressão arterial em indivíduos hipertensos bordeline durante o dia de trabalho.
Mostrar mais

82 Ler mais

Parecer e Anteprojeto da Reforma Administrativa - Presidência Da República

Parecer e Anteprojeto da Reforma Administrativa - Presidência Da República

Art. 91. O Ministério da Fazenda providenciará a abertura, no Banco do Brasil S. A ., de contas especiais para cada um dos Ministérios e órgãos diretamente subordinados à Presidência da República e ao Conselho de Ministros, as quais serão movi­ mentadas, por meio de cheques, ordens de pagamento e de supri­ mento, pelos respectivos Ministros de Estado ou dirigentes dos referidos órgãos, ou pelas autoridades a que os mesmos delegarem competência expressa para êsse fim.

45 Ler mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Governo Fernando Henrique Cardoso

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Governo Fernando Henrique Cardoso

Uma das principais estratégias foi a concepção e a implementação do Programa de Ação Integrada (PAI), que outorga a bolsa-escola às famílias que retiram as crianças do mercado de traba[r]

81 Ler mais

Análise dos conteúdos implícitos no discurso dos candidatados à Presidência da República

Análise dos conteúdos implícitos no discurso dos candidatados à Presidência da República

Resumén: Em este artículo se analisa, desde la perspectiva de la Lingüística Pragmática, los contenidos implícitos em el discurso de los candidatos a la presidencia de la República Federativa del Brasil em 2010 para discutir la forma en que son importantes en la formación del discurso político. Com este fin, se valdrá la pena el discurso producido en el primer debate transmitido por la cadena de televisión aberta, los cuatro candidatos que tuvieron mayor intención de voto según las encuestas llevadas a cabo em la primera vuelta de las elecciones.

6 Ler mais

PROJETO DE WEB TV NO ÂMBITO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

PROJETO DE WEB TV NO ÂMBITO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O presente projeto tem a sua génese nas experiências por mim adquiridas em diversas campanhas políticas em que tive oportunidade de participar nos últimos 3 anos. Entre Agosto e Outubro de 2009 assumi funções de Diretor/Produtor da Web TV de campanha do Dr. Isaltino Morais nas eleições autárquicas em Oeiras. Nessas eleições, Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Oeiras com 41,52% dos votos. Entre Fevereiro e Março de 2010, assumi a função de coordenador da equipa de Audiovisuais e Multimédia da campanha de Pedro Passos Coelho nas eleições internas do PSD. O candidato, acabou por vencer essas eleições com maioria absoluta, tendo conquistado o voto de 61,06% dos militantes do partido. Pedro Passos Coelho é, hoje em dia, o Primeiro-Ministro de Portugal. Entre Novembro de 2010 e Janeiro de 2011, assumi funções de Diretor/Produtor da Web TV de campanha do professor Aníbal Cavaco Silva, nas eleições Presidenciais de 2011, tendo este sido reeleito Presidente da República com 52,94% dos votos.
Mostrar mais

96 Ler mais

O jogo das identidades como fator de mobilização político-eleitoral nas campanhas de Dilma Rousseff e Rosalba Ciarlini em 2010

O jogo das identidades como fator de mobilização político-eleitoral nas campanhas de Dilma Rousseff e Rosalba Ciarlini em 2010

As vozes sociais que emergem desse dizer apontam para a necessidade de ruptura com ideias conservadoras, na medida em que atribuem valor positivo às eleições de um operário para ocupar a cadeira da presidência da República, fato inédito até 2002, e de uma mulher, acontecimento inédito até então. No entanto, em função do caráter internamente dialogizado de todo dizer, como coloca Bakhtin (1990), pode-se perceber a articulação de múltiplas vozes, que se confrontam na arena discursiva. Nesse sentido, percebe-se que ressoam da fala do narrador vozes sociais que apontam para a ruptura com as ideias conservadoras, de resistência à presença da mulher nas esferas públicas da sociedade, bem como vozes sociais que reforçam tais ideias, ao reproduzir estereótipos historicamente associados ao gênero feminino, como pode-se constatar em: Experimentar o olhar feminino cuidando das nossas crianças. Experimentar um jeito ainda mais sensível de governar. O cuidado com as crianças e o jeito mais sensível são marcas identitárias atribuídas a Dilma ao longo de várias propagandas, remetendo sempre à identidade de mãe, de avó, colocadas em evidência nos discursos veiculados pela propaganda da candidata ao longo de praticamente toda campanha – o que é reforçado exaustivamente pela linguagem não-verbal (Imagem 11).
Mostrar mais

174 Ler mais

Políticas assistenciais e a produção de sujeitos vulneráveis: o processo de desinstitucionalização produzindo zonas de abandono social

Políticas assistenciais e a produção de sujeitos vulneráveis: o processo de desinstitucionalização produzindo zonas de abandono social

Em abril de 2014, foi instaurado um Grupo de Trabalho constituído por representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Ministério da [r]

24 Ler mais

Ciência e ideologia na escola de 1. grau: o ensino de ciências físicas e biológicas em Goiás

Ciência e ideologia na escola de 1. grau: o ensino de ciências físicas e biológicas em Goiás

em convênio com o MEC-PREMEN e com a SEPLAN (Secretaria do Planeja- mento da Presidência da República), para atender ~s necessidades da Secretaria da Educação. Não[r]

205 Ler mais

O JUSCELINO KUBITSCHEK DA PENA AUTOBIOGRÁFICA: entre a memória e o mito político.

O JUSCELINO KUBITSCHEK DA PENA AUTOBIOGRÁFICA: entre a memória e o mito político.

O político mineiro pessedista Juscelino Kubitschek de Oliveira, em um momento de comoção social e orfandade política do país, seria o único governador de estado a prestar, em agosto de 1954, homenagens póstumas a Getúlio Vargas no Palácio do Catete, ao lado do líder trabalhista João Goulart. Em 1955, um ano após esse traumático episódio, JK conseguiu, apesar das discordâncias, a homologação de sua candidatura à presidência da República pelo PSD e acabou sendo vitorioso no pleito. JK enfrentou uma tentativa de golpe, em novembro de 1955, para impedir a sua posse e a do vice-presidente da República João Goulart, este estigmatizado por setores civis e militares como herdeiro político do legado trabalhista de Getúlio Vargas e defensor do nacionalismo. E no ano de 1956 ele assumiu, em meio aos desdobramentos do “mar de lama” do segundo Governo Vargas, o mais alto cargo da vida pública brasileira para cumprir o mandato presidencial.
Mostrar mais

27 Ler mais

OS PALÁCIOS ORIGINAIS DE BRASÍLIA

OS PALÁCIOS ORIGINAIS DE BRASÍLIA

[...] A sua escada de honra e o monumental átrio possuem um harmonioso conjunto de objetos artísticos e guarnições de alegorias em bronze nas portas de madeira nacional trabalhadas em alto-relevo. O mobiliário antigo, e belo, que pode ser considerado uma verdadeira relíquia pela sua raridade e pelo alto valor que representa, é distribuído pelos vários salões que são o da Capela, o Azul, o de Honra, Pompeano, Amarelo, Mourisco e de Banquetes. No primeiro plano está situado o salão da Imprensa, destinado aos representantes de todos os jornais do Rio de Janeiro que lá comparecem para registrar as notícias políticas; o Salão Silva Jardim, no qual se destaca o belo quadro que representa o Juramento da Constituição Republicana Brasileira; o da Biblioteca, o do Estado-Maior da Presidência; o do Secretário e dos Oficiais-de-Gabinete da Presidência e, finalmente, o grande salão de audiências, onde trabalha S. Excia. o presidente da República [...] O palácio possui um extenso e belíssimo parque, que se estende até a Praia do Flamengo, com cascatas e rios artificiais resguardados por grandes árvores. 127
Mostrar mais

598 Ler mais

Administração Pública — Custos. Racionalização

Administração Pública — Custos. Racionalização

ELIAS MOACY DE OLIVEIRA FREITAS Técnico de Adm inistração.. Da Assessoria Especial da Presidência da República.[r]

10 Ler mais

Maria Celina Soares D’Araujo e Guilherme Leite Ribeiro

Maria Celina Soares D’Araujo e Guilherme Leite Ribeiro

Em praticamente todos esses estudos pouco se atenta para a composição socioeconômica desses quadros. Tampouco há detalhamento para a partici- pação das regiões no governo, aspecto que evidencia a diversidade do país em termos de concentração de riqueza e de população. As instituições partidárias, o Congresso, a Presidência da República, ainda que de forma deveras procedente, têm sido o foco de análise. As observações sobre as biografias desse grupo e suas conexões federativas são escassas. A grande maioria dos ministros aqui estudada, oriunda de todas as regiões, é branca e masculina, envelhecida (a grande maioria com mais de 50 anos) e tem histórico escolar de excelência, muito acima da maioria da população brasileira. Cerca de 60% têm pelo menos curso superior completo e cerca de um quarto obteve o título de doutor. Trata-se de uma elite social e intelectual que, sem surpresa, espelha o caráter masculino e branco da sociedade e da política brasileiras. Nosso ministério é praticamente tão branco quanto o da Argentina, país de maioria branca segundo as fontes oficias do governo.
Mostrar mais

23 Ler mais

Análise bioética sobre o uso de mosquitos transgênicos no controle da dengue no município de Juazeiro - Bahia

Análise bioética sobre o uso de mosquitos transgênicos no controle da dengue no município de Juazeiro - Bahia

Além disso, a lei também cria o Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), órgão de assessoramento superior do Presidente da República para a formulação e implementação da P[r]

89 Ler mais

Show all 4085 documents...