Top PDF Tumor epidermóide intramedular: relato de caso.

Tumor epidermóide intramedular: relato de caso.

Tumor epidermóide intramedular: relato de caso.

RESUMO - É relatado um caso raro de tumor epidermóide intramedular, estendendo-se entre os níveis da segunda e quarta vértebras torácicas, em uma paciente de 15 anos do sexo feminino, tratado cirurgicamente com sucesso. São discutidos o quadro clínico e a etiopatogenia e é feita breve revisão da literatura. PALAVRAS-CHAVE: tumor intramedular, tumor epidermóide, tumor dermóide.

3 Ler mais

Tumor de células gigantes do colo do fêmur: relato de caso.

Tumor de células gigantes do colo do fêmur: relato de caso.

Os autores apresentam um caso de uma paciente portadora de tumor de células gigantes do colo do fêmur esquerdo com invasão progressiva de tecido ósseo adjacente. Foi tratado ini- cialmente com esvaziamento por meio de curetagem local e enxertia autóloga com tabiques da fíbula, eletrofulgurac¸ão e preenchimento com metilmetacrilato. A paciente evoluiu com recidiva da lesão tumoral local após um ano, foi necessária uma nova intervenc¸ão cirúrgica, com ressecc¸ão em bloco da parte proximal do fêmur e fixac¸ão de endoprótese não convenci- onal. São discutidos os aspectos clínicos e a abordagem terapêutica. O relato tem por func¸ão demonstrar a necessidade de abordar o tumor de células gigantes do colo do fêmur, em obediência aos princípios oncológicos de ressecc¸ão óssea, com prioridade para a total exé- rese do tumor e sua extensão local, preservac¸ão da integridade do membro e demonstrac¸ão da total falha de tentativas preservadoras no caso de acometimento do colo femoral.
Mostrar mais

5 Ler mais

Tumor de Wilms extra-renal: relato de caso.

Tumor de Wilms extra-renal: relato de caso.

Um caso de tumor de Wilms extra-renal de localização retroperitoneal em uma paciente do sexo feminino de dois anos de idade é apresentado, associado a revisão de literatura. Foram realizados exames de radiografia simples do abdome, urografia excretora, ultra-sonografia e tomografia computadorizada sem e com con- traste, que evidenciaram a presença de massa retroperitoneal adjacente ao rim direito. A paciente foi sub- metida a intervenção cirúrgica, com ressecção de toda a massa, sendo o diagnóstico de tumor de Wilms confirmado com exame anatomopatológico. O tumor de Wilms extra-renal é uma entidade extremamente rara e maligna, descrito na literatura principalmente sob a forma de relato de caso. Pode ocorrer no retrope- ritônio, útero e ovários, canal inguinal, testículos, pele, e até mesmo no tórax. O mecanismo exato que poderia explicar a ocorrência deste tumor em tecido extra-renal não foi bem estabelecido ainda. O diagnóstico é feito através do estudo anatomopatológico da lesão, geralmente após intervenção cirúrgica.
Mostrar mais

3 Ler mais

Anestesia para craniotomia em paciente acordado: relato de caso.

Anestesia para craniotomia em paciente acordado: relato de caso.

Relato de caso: Após seleção do paciente e preparo psicológico, foi esclarecida e aceita a proposta de exérese de lesão parietal esquerda em estado vígil. Administraram-se propofol e remifentanil em perfusão contínua para manter o escore de Ramsay entre 2-3. Foi feito um bloqueio bilateral do escalpo com ropivacaína. Foi instalado o fixador de Mayfield e os campos cirúrgicos foram ajustados para manter vias aéreas e olhos acessíveis para o mapeamento com eletroestimulação e exérese da lesão. Para incisão da dura-máter foi aplicada uma compressa com lidocaína 2% por três minutos. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. O paciente recebeu alta hospitalar no sétimo dia de internação sem apresentar complicação.
Mostrar mais

4 Ler mais

Neuroartropatia de Charcot: realinhamento do pé diabético por meio de osteossíntese com parafusos intramedulares – relato de caso.

Neuroartropatia de Charcot: realinhamento do pé diabético por meio de osteossíntese com parafusos intramedulares – relato de caso.

O diabetes mellitus é uma doenc¸a grave que afeta uma grande parcela da populac¸ão. A neu- roartropatia de Charcot é uma das grandes complicac¸ões que podem levar a deformidades osteoarticulares, incapacidade funcional, úlceras e infecc¸ão no tornozelo e no pé. O reali- nhamento do pé por meio de artrodeses apresenta elevado índice de falha do implante por causa da descarga de peso em um pé insensível. O objetivo deste relato de caso é descre- ver o uso bem-sucedido de osteossíntese intramedular com parafusos de compressão para estabilizac¸ão do pé com deformidade em paciente diabético com neuroartropatia.
Mostrar mais

5 Ler mais

Hemangioma cavernoso intramedular: relato de caso.

Hemangioma cavernoso intramedular: relato de caso.

tradural e intradural já foram relatados. No presen- te relato, descrevemos um caso de angioma caver- noso, revisamos a literatura relacionada à patologia e discorremos sobre seus aspectos clínicos, diagnós- ticos e terapêuticos. A apresentação clínica mais comum é a de síndrome medular de evolução lenta

3 Ler mais

Tumor fibroso solitário da meninge: relato de caso.

Tumor fibroso solitário da meninge: relato de caso.

não é incomum. O acometimento da meninge pelo TFS é raro, havendo relato de apenas vinte e seis casos na lit erat ura. Apresent amos o caso de uma pacient e de 25 anos, sexo feminino, com crises convulsivas t ônico- clônicas generalizadas desde há seis anos. Durante a investigação, foi diagnosticado tumor em região occipital esquerda. A pacient e foi submet ida à craniot omia occipit al, com exérese complet a do t umor. O diagnóst ico hist opat ológico e im uno-hist oquím ico f oi de t um or f ibroso solit ário da m eninge. Após seguim ent o pós- operatório por três anos, a paciente mantém o exame neurológico sem alterações e não apresenta evidência de recidiva nos cont roles t omográficos. É apresent ada t ambém uma breve revisão da lit erat ura.
Mostrar mais

5 Ler mais

Tumor desmóide tratado com tamoxifeno: relato de caso.

Tumor desmóide tratado com tamoxifeno: relato de caso.

tumor desmóide intra-abdominal na FAP com Sulindac, 150 mg duas vezes ao dia. Se o tumor continua a crescer na observação clínica e tomográfica deve-se adicionar o tamoxifeno, 80 mg/dia. Se o tumor estabiliza deve- se então continuar as medicações, mas reduzir a dose do tamoxifeno após 6 meses e ir retirando o medica- mento progressivamente. Se o tumor continua a crescer ou se está sintomático, deve-se considerar a quimio- terapia. Se um tumor desmóide é encontrado durante laparotomia e pode ser ressecado com um mínimo de intestino delgado e baixas complicações isto pode ser feito. Porém, se a excisão completa é impossível, melhor obter espécime para histologia e estudos para receptores estrogênicos.
Mostrar mais

4 Ler mais

Tumor de células gigantes do seio frontal: relato de caso.

Tumor de células gigantes do seio frontal: relato de caso.

Apresentamos um caso de tumor de células gigantes do seio frontal, num paciente do sexo masculino de 54 anos de idade. É tumor de localização rara, sendo o terceiro caso relatado na literatura mundial, com documentação radiográ- fica e confirmação histopatológica. O paciente foi submetido a intervenção cirúrgica, com curetagem dos seios frontais e colocação de uma prótese, falecendo por supressão abrupta voluntária de corticosteroides.

4 Ler mais

Tumor de células granulares da laringe na infância: relato de caso.

Tumor de células granulares da laringe na infância: relato de caso.

pacientes mais jovens que a do caso apresentado. Além disto, as características macroscópicas são diferentes das apresentadas pelo TCG. Os hemangiomas são o segundo tumor mais freqüente da infância, porém muito menos comum que o papiloma. A maioria das lesões é do tipo capilar e em 50% dos casos apresentam associação com hemangioma cutâneo. Causam estridor bifásico e dispnéia, com sintomas nos primeiros meses de vida. Este tumor se apresenta como lesão de superfície lisa, avermelhada ou azulada, geralmente localizada em subglote próximo à comissura posterior, e com tendência a resolução espontâ- nea após 12 a 18 meses. As características macroscópicas são semelhantes às do TCG, porém seu local de origem difere do caso apresentado. Além disto, a faixa etária de aparecimento é menor e dificilmente persiste até o início da adolescência sem provocar sintomas.
Mostrar mais

6 Ler mais

Carcinoma epidermóide oral em paciente jovem: relato de caso e revisão da literatura.

Carcinoma epidermóide oral em paciente jovem: relato de caso e revisão da literatura.

uma criança com 13 anos. Ainda sobre a etiologia do caso, outra hipótese sugerida foi a infecção pelo cito- megalovírus. Essa possibilidade, todavia, é apenas especulativa, pois a positividade para o citomegaloví- rus foi sorológica, não havendo sinais indicativos de que a paciente apresentasse infecção oral por esse vírus. Além disso, os tipos virais mais freqüentemente associados ao CE são o vírus Epstein-Barr 12 e diversos

4 Ler mais

Parkinsonismo associado a tumor cerebral relato de caso.

Parkinsonismo associado a tumor cerebral relato de caso.

zação do tumor na região fronto-temporal sugeria que processos fisiopatológicos da natureza dos mencionados estavam implicados na gênese da SP. A segunda condição que pode determinar o aparecimento de SP é aquela em que o processo expansivo está localizado na fossa posterior e exerce compressão direta sobre o mesencéfalo afetando os neurônios nigrais 9; essa situação é mais rara porém, já em 1893, Blocq e Marinescu (cit. por F a h n 4

4 Ler mais

Tumor endometrioide borderline de ovário em adolescente: relato de caso.

Tumor endometrioide borderline de ovário em adolescente: relato de caso.

Malignant endometrioid ovarian tumors are rare epithelial neoplasias among young patients. Whereas endometrioid ovarian carcinomas are more common among women in their fifth and sixth decades of life, borderline endometrioid tumors affect 22 to 77 year-old women. The present study reports a rare case of borderline endometrioid tumor in a 16 year-old patient. Since yolk sac and Sertoli-Leydig cell tumor may morphologically mimic endometrioid tumor, both the use of immunohistochemistry and morphological aspects were essential to establish the differential diagnosis.
Mostrar mais

6 Ler mais

Tumor placentário diagnosticado durante a gravidez: relato de caso.

Tumor placentário diagnosticado durante a gravidez: relato de caso.

The most frequently nontrophoblastic tumor of the placenta found is chorioangioma, with an incidence of about 1%. When they are small, they do not significantly affect the fetus, but the large ones can cause intrauterine growth restriction, polyhydramnios, premature delivery, congestive heart failure and fetal death. The authors report a case of chorioangioma in a 28-year-old woman, second gestation, whose diagnosis was established at the 32 nd week by ultrasound and confirmed

5 Ler mais

Tumor de glândula ceruminosa com invasão intracraniana: relato de caso.

Tumor de glândula ceruminosa com invasão intracraniana: relato de caso.

Um dos fatores limitantes à cirurgia é a anatomia do meato auditivo externo, que torna difícil a ressecção de todo o tumor com margem de segurança de tecidos não acometidos. A infiltração óssea, cartilaginosa, de vasos sanguíneos, da parótida e perineural, torna esses tumores praticamente irressecáveis. A radioterapia isoladamente tem pouco a oferecer, entretanto, pode ser útil, especialmente no alívio da dor e nas metástase, quando associada a cirurgia 5,19,20 . Entretanto,

6 Ler mais

Tumor de Bednar (dermatofibrossarcoma protuberante pigmentado): relato de um caso.

Tumor de Bednar (dermatofibrossarcoma protuberante pigmentado): relato de um caso.

raro, o diagnóstico é estabelecido pelo exame histopa- tológico e estudo imuno-histoquímico. O tratamento recomendado é a cirurgia micrográfica de Mohs, mas, por ser um tumor agressivo com potencial para metás- tases, deve ser acompanhado por período prolonga- do, havendo relatos de recorrências até 23 anos após a retirada da lesão inicial. 9

4 Ler mais

Tumor miofibroblástico inflamatório da bexiga em criança: relato de caso.

Tumor miofibroblástico inflamatório da bexiga em criança: relato de caso.

Neste artigo relatamos o caso de uma criança atendida no Hospital Universitário e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com diagnóstico de TMI de bexiga, enfo- cando os achados radiológicos e diagnós- tico diferencial da doença.

3 Ler mais

Tumor amorfo calcificado do coração: relato de caso.

Tumor amorfo calcificado do coração: relato de caso.

Os achados patológicos deste caso são característicos do TAC cardíaco. Clinicamente, síncope é o sintoma mais comum. Reynolds et al. [2] relataram 11 casos de TAC cardíaco na Mayo Clinic, todos evoluindo de forma benigna. Ho et al. [1] descreveram um caso de diagnóstico semelhante que envolvia grande parte do ventrículo esquerdo com calcificação difusa importante do miocárdio, sendo aquela paciente encaminhada para transplante cardíaco por impossibilidade de ressecção de todas as áreas afetadas.

4 Ler mais

Metástase intramedular de carcinoma da tireóide: relato de caso.

Metástase intramedular de carcinoma da tireóide: relato de caso.

madamente metade dos casos relatados de MIM, o tumor primário estava localizado no pulmão. O se- gundo sítio mais freqüente de origem das MIM foi a mama. Vários outros tumores sólidos, como o carci- noma de cólon e o melanoma, podem ocasionalmen- te gerar uma MIM 2 . Em levantamento bibliográfico

4 Ler mais

Cisticercose intramedular: relato de caso e revisão da literatura.

Cisticercose intramedular: relato de caso e revisão da literatura.

Os autores relatam um caso raro de neurocisticercose intramedular em um paciente do sexo masculino, de 36 anos de idade. Foram realizadas tomografia computadorizada e ressonância magnética do crânio, que evidenciaram múltiplas lesões de tamanhos variados, com realce periférico após injeção de meio de con- traste. Também foi realizada ressonância magnética da coluna cervical, que evidenciou formação cística com escólex em seu interior ao nível de C5-C6 na região intramedular.

3 Ler mais

Show all 10000 documents...