• Nenhum resultado encontrado

1º ROTEIRO ROTEIRO EFETIVAMENTE SEGUIDO NO

No documento Download/Open (páginas 149-152)

PILOTO OBJETIVO DAS QUESTÕES BASE CONCEITUAL

Descreva os principais aspectos de sua trajetória profissional que culminaram com o seu ingresso na organização.

Eu gostaria de começar, iniciar as perguntas queria que você descrevesse os principais aspectos da sua trajetória profissional que culminaram com seu ingresso aqui na universidade, em que momentos de sua carreira você disse olha eu quero ser servidora?

Compreender a trajetória profissional do entrevistado que culminou com seu ingresso na organização.

(Gestão Pública e suas transformações, Reformas administrativas, nova gestão pública) CARVALHO et al, 2008; BRESSER-PEREIRA, 1998; ABRÚCIO, 1997.

Já na organização quais foram as principais atividades que desempenhou? Descreva os desafios e dificuldades que enfrentava.

Então nesse período... quais as principais atividades que você desempenho? ...lá você era coordenadora também?

Compreender como foi designado para realizar as primeiras atividades e tarefas se houve algum preparo prévio, treinamento etc. Buscar identificar no depoimento relacionado às atividades desenvolvidas elementos que explicam empiricamente o momento vivido (Reformas Gerenciais)

(Gestão Pública e suas transformações, Reformas administrativas, nova gestão pública) CARVALHO et al, 2008; BRESSER-PEREIRA, 1998; ABRÚCIO, 1997. Descreva a trajetória (acontecimentos importantes) que em sua opinião culminaram na sua nomeação para ser o gestor de sua área. PA: Como assim? Que características são essas?

E é isso que eu queria te perguntar então já que esse é o seu grande desafio a gestão hoje que você tava falando. Eu queria que você descrevesse pra mim o que culminou assim os principais acontecimentos que fizeram com que você assumisse... chegasse à coordenação do CODEP.

Compreender o processo que levou o indivíduo a assumir a carreira gerencial, compreender o processo de seleção de gestores da organização.

(Reforma Gerencial da Administração Pública) BRESSER-PEREIRA.

Em que momento de sua carreira o servidor ou técnico da área se tornou um gerente? Como se deu esse aprendizado?

E aí quero fazer uma terceira pergunta é::: em que momento da sua carreira porque assim em algum momento da sua carreira você era servidora e hoje você é gestora e::: em que momentos você percebeu que houve essa transformação de servidor para gestor? É quando você se viu diferente e como se deu esse aprendizado de que forma você

Compreender como o gestor que antes era membro da equipe passou a se enxergar como gerente. Em que momento da carreira o indivíduo aprendeu a ser gerente. Identificar elementos de aprendizagem individual e coletiva que contribuíram para esse processo.

(Aprendizagem,

Aprendizagem Gerencial) BITENCOURT, 2004; SILVA 2001; RUAS, 2005.

136

1º ROTEIRO ROTEIRO EFETIVAMENTE SEGUIDO NO

PILOTO OBJETIVO DAS QUESTÕES BASE CONCEITUAL

aprendeu a gerenciar de que forma é::: aquele servidor que lá começou no DAA né hoje olha pra trás e fala nossa naquele momento... um episodio alguma coisa que culminou com que você se tornasse um gestor.

O que é gerenciar pra você? ::: eu queria que você me resumisse assim o que é gerenciar pra você?

Compreender como o gerente enxerga a própria função. (Perfil do gestor) ODERICH, 2005; (Competências Gerenciais) RUAS, 2005; 2000; (Revolução Gerencial) DRUCKER, 1999; (papéis gerenciais) MINTZBERG apud SILVA (2005)

Relate um episódio desafiador com o qual se deparou durante o período de sua gestão.

E::: eu queria agora que você me relatasse um episodio que tenha sido desafiador durante o seu período de gestão... que você considerou como um desafio.

Identificar episódios do cotidiano de trabalho que o gestor considera desafiante. Identificar eventos que acontecem de forma não-programada e que culminam no desenvolvimento de habilidades e competências para sua resolução. RUAS, 2005 (Competências Gerenciais vislumbradas no desenvolvimento das atividades gerenciais);

Quais são as suas maiores dificuldades no desempenho da função gerencial? Relate um episódio de frustração com a carreira gerencial.

E::: queria que você me relatasse agora as maiores dificuldades no desempenho de sua função, que você considera como dificuldades e se você tem um episódio para relatar que você tenha sido frustrante pra você que você não tenha conseguido realizar algo.

Compreender se as dificuldades que se apresentam para a função gerencial estão relacionadas à falta de preparo para assumir a função, inexperiência ou outro motivo. Correlacionar esses episódios com situações que se apresentaram como frustrantes para o gestor. (Competências a partir da abordagem francesa do termo, noção de incidente) ZARIFIAN, 1999 apud FLEURY; FLEURY, 2001;

Quando sente dificuldade em realizar sua função a quem recorre?

E ai como você tem feito para solucionar esses problemas no caso a quem você recorre quando esta diante dessa dificuldade,

Compreender como o gestor lida com os episódios desafiantes e frustrantes de sua carreira, a quem ele recorre, se

RUAS, 2005

(Competências Gerenciais vislumbradas no

137

1º ROTEIRO ROTEIRO EFETIVAMENTE SEGUIDO NO

PILOTO OBJETIVO DAS QUESTÕES BASE CONCEITUAL

desses problemas? E o episodio frustrante? há algum aprendizado a partir da reflexão sobre esses processos.

desenvolvimento das atividades gerenciais);

O que tem feito para solucionar os desafios e os problemas da sua prática gerencial?

Realizada na pergunta anterior. Idem acima.

RUAS, 2005

(Competências Gerenciais vislumbradas no desenvolvimento das atividades gerenciais);

O que o Sr. (a) acha que faz de melhor no desempenho de sua função? Por quê?

Então e::: o que você acha que faz de melhor no desempenho de sua função? E por que?

Compreender como o gestor se enxerga a partir do desempenho de sua função, identificando o que ele faz de melhor no desempenho de suas atividades.

(Perfil do gestor) ODERICH, 2005; (Competências Gerenciais) RUAS, 2005; 2000; (Revolução Gerencial) DRUCKER, 1999; (papéis gerenciais) MINTZBERG apud SILVA (2005)

Quais os aspectos de sua trajetória profissional e acadêmica que contribuíram para sua atuação como gestor?

(realizada como pergunta acessória, pois a entrevistada respondeu a partir da pergunta anterior) ...você é bióloga de formação né?

Identificar elementos da formação acadêmica do gestor que contribuíram para a prática profissional. Compreender como a experiência acumulada em sua carreira lhe forneceu bases para a atuação gerencial.

(Aprendizagem gerencial) BITENCOURT, 2004; SILVA 2001

Em que aspectos a sua experiência gerencial lhe auxilia a atuar com sua equipe? Como se dá essa atuação?

No caso da relação com equipe em que aspecto a sua experiência gerencial lhe auxiliou atuar com sua equipe como e essa atuação da gerente com a equipe dela?

Compreender como o gestor lida no dia-a-dia com sua equipe de trabalho. Quem ele considera sua equipe de trabalho e como a percebe.

RUAS, 2005

(Competências Gerenciais vislumbradas no desenvolvimento das atividades gerenciais);

Pela sua experiência como gestor o que o Sr (a) considera como um Gestor Ideal?

E::: pela sua experiência que você nos relatou desde quando você começou lá na gestão ambiental e::: o que você considera como gestor ideal? Existe ou não um gestor

Buscar elementos nos depoimentos do gestor que possibilitem a construção mínima de um perfil gerencial.

(Competências,

Competências Gerenciais) BRANDÃO, 2003; GUIMARÃES, 2001; BITENCOURT, 2001;

138

1º ROTEIRO ROTEIRO EFETIVAMENTE SEGUIDO NO

PILOTO OBJETIVO DAS QUESTÕES BASE CONCEITUAL

ideal? RUAS, 2005.

Em que aspectos a carreira de gestor impactou em sua vida profissional?

Então pra finalizar que aspectos da carreira de gestão impactaram na sua vida profissional? ... toda essa trajetória de gestão impactou na sua carreira? Foi bom para o seu crescimento?

Identificar se a atuação gerencial possibilitou um crescimento profissional e pessoal para o indivíduo e em que aspectos ocorreu esse crescimento.

RUAS, 2005 (Competências Gerenciais vislumbradas no desenvolvimento das atividades gerenciais); ROTEIRO MODIFICADO

No documento Download/Open (páginas 149-152)