• Nenhum resultado encontrado

AÇÕES PREVENTIVAS – UMA FORMA DE COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPT

Esta ação justifica-se, devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo Zika vírus no País, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação. Neste contexto, a nossa escola decidiu voltar suas ações preventivas por meio da execução deste projeto, é difundir esta campanha por todos os bairros no envolto da escola com o fim de despertar a comunidade para a luta contra o mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika vírus e Chikungunya

Objetivo geral

Trabalhar junto à comunidade escolar, visando sensibilizá-las quanto à importância de combater o mosquito Aedes aegypti motivando a adoção de hábitos de higiene local, manutenção e prevenção na proliferação na infestação do causador da Dengue, Zika vírus e Chikungunya.

Objetivos específicos

Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social; Sensibilizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção do Aedes aegypti;

Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti;

Diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor;

Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças;

Ter cuidado com o armazenamento dos resíduos, aprendendo a selecionar e armazenar os materiais reutilizáveis e os resíduos orgânicos;

Esclarecer sobre os verdadeiros problemas causados pelo mosquito Aedes aegypti e o Zika vírus;

Reconhecer os sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika;

Desenvolver com os alunos uma ação crítica, reflexiva e educativa como também os tornar multiplicadores desta ação;

Conhecer a origem do mosquito Aedes aegypti;

Metodologia

Ensino médio diurno

Os trabalhos serão desenvolvidos por área de conhecimento de forma interdisciplinar.

Área das Ciências da Natureza

Construção de mosquiteiro, para vigiar e identificar o processo de formação do mosquito e descobrir possíveis focos dos mesmos. Os alunos estudarão a construção, preparação e apresentarão os resultados. Estudar a distância, deslocamento e expectativa de vida do mosquito. Conhecer e cuidar os recursos hídricos a fim de usufruí-los de maneira responsável quanto a erradicação do mosquito Aedes Aegypti.

Área da Matemática

Por meio da construção do mosquiteiro, os alunos estudaram as figuras planas, cilindros, volume etc.

Área das Ciências Humanas

Conhecer a história/origem do mosquito localizando seus principais pontos de vivência e sua intervenção na sociedade.

Área das Linguagens

Elaboração de cartilhas informativas, cuja produção seja exposta através de vídeos.

Ensino médio noturno

As atividades serão desenvolvidas pelas áreas de conhecimento de forma interdisciplinar.

Área das Linguagens

Produção de paródias musicais contextualizando a atual situação sobre o mosquito Aedes aegypti e o Zika vírus, a fim de sensibilizar os educandos sobre as doenças provocadas pelo referido mosquito. Será lançada a proposta de utilização de músicas e modificação de suas letras, produzindo motivação e desenvolvimento de linguagem oral e escrita, criatividade, análise crítica e reflexão. Será escolhida a forma de apresentação, podendo usar de questão teatral, coreográfica, humorística, ou que envolva diversos meios multimídia.

De cada turma haverá a escolha, por meio de banca, da melhor paródia. Esta concorrerá a um prêmio a ser divulgado.

Área das Ciências da Natureza

Desenvolvimento de um repelente natural caseiro e/ou inseticida natural; Através de pesquisas diversas, criando conhecimento sobre a produção de inseticida natural que, de forma saudável e sustentável, previna a comunidade do mosquito Aedes Aegypti. A receita a ser realizada será escolhida e produzida por todos os alunos, de forma conjunta dentro do ambiente escolar e com ingredientes de fácil manuseio e comum aos seus lares

Ensino Fundamental – Anos Finais

No ensino fundamental, anos finais, o trabalho é interdisciplinar.

Atividades: Criação de história em quadrinhos a fim de conscientizar os a sobre a seriedade do problema;

Coleta de materiais que estejam no pátio da escola que possam ser usados para reprodução do mosquito;

Incentivar os alunos envolvidos com arte para que estes produzam com sua criatividade trabalhos como composições, paródias e artes plásticas.

Localizar por mapeamento, por meio das estatísticas, onde ocorrem os mais numerosos casos de Zika vírus, Dengue e febre Chikungunya

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

As atividades aqui compelidas terão abrangência a todos os alunos do ensino fundamental.

Sensibilizar professores e comunidade escolar sobre o mosquito Aedes aegypti através de vídeos e palestras com profissional da saúde da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde - Alegrete, culminando com a visita do personagem de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Construção de material informativo para sensibilizar a comunidade escolar. Para produção de um folder, o segundo ano criará as ilustrações, sendo que o quarto e o quinto ficarão responsabilizados pelos textos. Já ao terceiro, haverá proposta de elaboração de um álbum seriado cuja temática será fundamentada na história, desenvolvimento e influência do mosquito na sociedade.

Organizar uma ronda pela escola e arredores para identificação de possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Devidamente protegidos com materiais apropriados ao caso, coletar resíduos que ofereçam suspeitas acerca da reprodução do vetor.

Culminância

Depois de desenvolvidas as ações que envolveram os trabalhos de campo, que promoveram incentivo para filmagens, fotografia e artes diversas, foi organizada uma mostra de materiais multimídia acerca dos trabalhos desenvolvidos.

Descreva as ações realizadas na escola sobre o mosquito da Dengue?

Atividades desenvolvidas pela Área de Ciências da Natureza no que se refere ao Projeto Dengue.

6º ano: A Água no Planeta, consumo, cuidados, Dengue e doenças relacionadas à água. Leitura de textos informativos relacionados a presença da água na atmosfera, as chuvas e o acúmulo de águas em locais de risco de proliferação da Dengue.

7º ano: Dengue e seus meios de proliferar. Etapas do Desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti. Construção de maquete para exemplificar possíveis focos de mosquito da Dengue.

8º ano: Dengue e os riscos à saúde. Pesquisa referente a transmissão da Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti durante o período da Gravidez. Pesquisa com o auxílio dos nets da escola, construção de relatórios e Powerpoint explicativo.

9º ano: construção de folders explicativos sobre a Dengue.

Como você avalia a ação na sua sala de aula?

Foi satisfatória, pois considerei os pontos elencados abaixo: Avaliação contínua, contemplando a participação oral e escrita;

Organização, assiduidade e observação da participação e envolvimento nas atividades propostas;

Diagnóstico individual a respeito do seu próprio desempenho apontando acertos, erros e dificuldades;

Acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura atitudinal;

Coloque um registro da sua atividade desenvolvida (fotos, trabalhos, desenhos, jogos, etc).

Professores responsáveis: Quelen de Souza

Iri dos Santos Carmem Rodrigues Ana Lúcia Oliveira Daniela Ross, Daniele Pilecco Viviane Ferreira Clarisse Nunes Angelita Rodrigues Marana Mendonça Alice Almeida Luana Lampert Ana Queila Venes.

Justificativa

Pela necessidade de trabalhar a consciência ecológica e envolver temas como a água, consumo consciente, lixo e mosquito, que precisam de auxílios informativos, monitoria de trabalhos, projetos e feiras de exposição.

Definição de atividades/ações

Palestras;

Projeto Aluno Agente;

Circuito de caça aos criadouros;

Confecção de panfletos e plaquinhas para distribuição e colocação na escola e arredores;

Confecção de um protótipo do mosquito da Dengue, fixado na entrada da escola; Conscientização referente aos temas água e lixo;

Capítulo 21