• Nenhum resultado encontrado

DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS

Estratégias

Sensibilizar professores, alunos sobre a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Exibição de polígrafos sobre a doença e como evitá-la.

Leitura de noticiários sobre a Dengue. Pesquisa na internet sobre a Dengue.

Justificativa

Tendo em vista a epidemia que assola o Brasil e a necessidade de esclarecimento à população escolar,torna-se de alta relevância este projeto. Faz-se necessário a utilização de métodos de pesquisa para o melhor conhecimento dos hábitos de dispersão do Aedes aegypti juntamente com sua capacidade de disseminar a doença.

Metodologia

Noção de Vírus / Pesquisas Confecção de cartazes

Localização da África e do continente Folder informativo em espanhol

Dengue comum e Dengue Hemorrágica / qual é a sua diferença A história de onde surgiu o Zika Vírus

Sintomas (pesquisa)

1 - Descreva as ações realizadas na escola sobre o mosquito da Dengue? Conversa inicial formal com os alunos sobre o projeto.

Pesquisa sobre a diferença do mosquito dengue e aedes Produção textual.

Histórias em quadrinhos Mural sobre o assunto.

Caminhada e panfletagem na comunidade feita pelos alunos de conscientização Distribuição de material, distribuído pela Secretaria de Saúde

Rodas de conversas com a comunidade escolar sobre a dengue. Gráficos.

Trabalhos com material reciclável

Participação da Estratégia da família, pelos profissionais da saúde, com palestras, jogos didáticos, com a prática de atividade física com os alunos.

2 - Como você avalia a ação na sua sala de aula?

Avaliação direta, indireta e continuada, realização de trabalhos. Participação dos alunos em palestras, conscientização e cuidados higiene e saúde junto dos alunos

SONDAGEM DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA 4º ANO

Escola:________________________________________________ Professora:______________________________ Data:__/__/2012 Nome:__________________________________Turma:_______Ano

Atividade Diagnóstica de Português e Matemática

Numa tarde ensolarada, João e sua mãe saíram a passeio pelas alamedas da vizinhança em direção à praça. João se divertia pedalando a nova bicicleta que ganhara de Natal, enquanto sua mãe admirava-o com orgulho.

Lá chegando, a mãe acomodou-se em seu banco predileto enquanto João circulava animadamente ao redor da praça. Por alguns instantes a mãe não o enxergava oculto pelas grandes árvores, mas ficava sossegada, pois conhecia a habilidade de João.

Cada vez que passava pelo banco da mãe João acenava e ela olhava-o envaidecida.

Depois de passar várias vezes pela mãe, o menino resolver demonstrar aquilo que tinha aprendido.

-Muito bem!

Alguns minutos depois, o filho volta dizendo: - Mamãe, sem as duas mãos!

E a mãe apreensiva, lhe disse:

-Cuidado, querido, não a deixe embalar na descida.

Mais alguns minutos e ela se vira a direita para vê-lo, vindo em sua direção. Agora, equilibrando-se sobre a bicicleta:

-Veja, mãe, sem um pé! E na volta seguinte:

-Mãããeee, sem os dentes!! Pobre Joãozinho...

1. Marque x na resposta certa: a. O texto fala sobre:

( ) As aventuras de João com sua bicicleta. ( )O tombo de João.

( )A mãe de João. ( ) A vida de João.

b. A história acontece: ( )Numa rua movimentada. ( )Num parque da cidade. ( )Numa praça.

( ) Numa vila.

c. A mãe de João estava apreensiva por que? ( ) O menino não queria ir embora.

( ) O menino poderia cair da bicicleta. ( ) O menino tinha desaparecido.

( )O menino não sabia andar de bicicleta.

( ) O menino quebrou a perna. ( ) O menino chorou para mãe.

( ) O menina caiu da bicicleta e quebrou os dentes. e. O nome João é um substantivo:

( )próprio ( ) comum

f. Apalavra bicicleta é um: ( ) adjetivo

( ) substantivo comum

1. Continue a escrever o diálogo abaixo entre João e sua mãe: -Mãããeee, sem os dentes!

Pobre Joãozinho... Matemática 1. Pense e responda a. 2 dezenas + 45 unidades=... b. 1 dezena + 27 unidades=... c. 2 dúzias + 3 dezenas =... d. 6 dezenas + 2 dúzias=... 1. Problematizando

a. Para a festa de aniversário de Luciana sua mãe comprou 130 balões azuis, 110 balões vermelhos e 1 centena de balões brancos. Quantos balões foram comprados? b. Na mesa foram colocados 96 cajuzinhos e 70 brigadeiros. Quantos docinhos havia na mesa?

c. Foram feitos 50 cachorrinhos-quentes. Os convidados comeram 27. Quantos sobraram?

d. Mamãe colocou 72 salgadinhos em 9 bandejas. Quantos salgadinhos ela colocou em cada bandeja?

e. Luciana tem 36 flores. Resolveu arrumá-las em 6 vasos para enfeitar as mesas. Quantas Flores Luciana colocou em cada vaso?

f. Luciana enfeitou 4 paredes com 15 balões coloridos. Qual o número total de balões? g. Cada mesa da festa tem 4 lugares. Quantos lugares há em 16 mesas?

h. Em que dia da semana ela vendeu mais doces?... i. Em que dia da semana ela vendeu menos doce?...

Descreva as ações realizadas na escola sobre o mosquito da Dengue?

Conversa inicial formal com os alunos sobre o projeto. Pesquisa sobre a diferença do mosquito Dengue e Aedes Produção textual.

Histórias em quadrinhos Mural sobre o assunto.

Caminhada e panfletagem na comunidade feita pelos alunos de conscientização Distribuição de material, distribuído pela Secretaria de Saúde

Rodas de conversas com a comunidade escolar sobre a Dengue. Gráficos.

Trabalhos com material reciclável

Participação da Estratégia da família, pelos profissionais da saúde, com palestras, jogos didáticos, com a prática de atividade física com os alunos.

Como você avalia a ação na sua sala de aula?

Avaliação direta, indireta e continuada, realização de trabalhos. Participação dos alunos em palestras, conscientização e cuidados higiene e saúde junto dos alunos.

Coloque um registro da sua atividade desenvolvida (fotos, trabalhos, desenhos, jogos, etc).

Professoras responsáveis: Alexandra Barbieri e Verlaine Fagundes Oliveira

Justificativa

Segundo o Centro Estadual de Vigilância e Saúde (CEVS/RS) : o histograma dos casos de Dengue em 2015 ( até a vigésima sexta semana epidemiológica) e os casos até a nona semana epidemiológica (SE) de 2016 observa-se que nas primeiras SE deste houve um aumento de notificações 601 vezes a mais quando comparado ao ano anterior. Esse cenário nos indica possivelmente uma maior sensibilidade da rede de atenção para notificação do agravo e/ ou uma maior circulação viral.

Segundo o Ministério da Saúde, em uma análise das incidências (número de casos/cem mil habitantes) dos casos de Dengue por região, demonstra um incremento em 2015 em todas as regiões do país. Os números de casos de Dengue no RS parecem acompanhar esta tendência. Numa série histórica de 2011 a 2016 dá SE01 até SEO9 de cada ano, observa-se maior número de casos notificados em 20168, seguido dos anos de 2013 e 2011. Em relação ao número de casos confirmados o ano de 2016 já apresenta o maior número de confirmações, seguido dos anos de 2013 e 2011. Em 2013 teve início a transmissão autóctone da Febre Chikungunya em vários países do Caribe. Em 2014 foram confirmados os primeiros casos autóctones no Brasil e atualmente já ocorrem nas Américas, África, Europa, Ásia e Oceania. Em 2016 já foram notificados 93 casos suspeitos de Febre Chikungunya e um caso confirmado importado este residente em Santa Maria e

com viagem para o estado de Pernambuco.

Totalizando 174 casos notificado entre 2015 e 2016 no RS. A Febre do Zika Vírus (ZICAV) é uma doença viral aguda, transmitida por vetores tais como Aedes aegypti, semelhante ao vírus da Dengue e da Febre Chikungunya. No Brasil, foi confirmada a transmissão autóctone de febre pelo Virus Zica a partir de abril de 2015. Até o momento, vinte e duas Unidades da Federação confirmaram laboratorialmente autoctonia da & doença. O RS não apresenta autoctonia da doença. Em 2015 foram notificados 31 casos

Capítulo 15