• Nenhum resultado encontrado

AEDES AEGYPTI – CUIDADO! UMA EVOLUÇÃO MUITO ALÉM DO TEMPO

V- Resultados esperados:

Que a pesquisa possibilite o desenvolvimento de aprendizagens significativas para os alunos/professores, funcionários e comunidade;

Observar a importância de desenvolver programas que possibilitem a reflexão e discussão sobre o Aedes Aegypti.

Que a escola seja, de fato, agente de mudança e transformação social.

VI - RECURSOS:

Humanos:

Corpo discente; 10ª CRE/Uruguaiana;

Comunidade;

Secretaria de Saúde Municipal; Palestrantes. Materiais: Materiais de consumo; Textos; Revistas, jornais; Fotografias; Filmagens; DVDs; Folders; Materiais recicláveis; Banners;

Papel pardo e A4.

VII-AVALIAÇÃO:

A avaliação dar-se-á continuamente durante e após o desenvolvimento das atividades, enfatizando principalmente as ações dos alunos, por meio da observação e trabalhos avaliativos. Para tanto, é necessário que todo o educador faça adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando-a com o cotidiano escolar.

Durante o desenvolvimento da proposta, a equipe poderá avaliar ações, reformulando-as de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.

IX – ANEXOS:

Ações realizadas.

Orientar para que em suas residências, procurem de forma detalhada, possíveis locais onde o mosquito possa se proliferar.

Recolhidos os materiais descartados no lixo. As garrafas pets ou partes de garrafas pets, foram armazenadas em casa.

Construção de halteres de academia com garrafas pets.

Construir halter e entregar na escola para práticas de Educação Física.

Colagem de placas informativas nas dependências da escola. Palestra sobre: Dengue, Zika e Chikungunya.

Mostra fotográfica por slides.

Construção e exposição de tabelas e gráficos com os dados obtidos através de pesquisas.

Teatro (alunos do Ensino Médio Politécnico) para alunos dos Anos Iniciais – 1º e 2º ano. Construção de “armadilhas” que identificam a presença do mosquito Aedes Aegypti. Sessão de vídeo sobre o ciclo de vida do Aedes Aegypti.

Confecção do mosquito com material reciclado.

Coloque um registro da sua atividade desenvolvida (fotos, trabalhos, desenhos, jogos, etc).

Professores responsáveis: Lucinara dos Santos Joice Valkiria Ferreira de Oliveira Sineri Severo Cassol Quelen Roberta Viana Motta Márcio Nunes Severo Alessandra Brasil Vieira Aline Jacques Bonassa Cândida Rosane Cardoso Rodrigues Dirce Maria Rezende dos Santos Elzira Dias Machado

Justificativa

Devido à característica da Dengue, doença transmitida pelo mosquito em epidemias e que um grande número de pessoas esteja vivendo em áreas de risco de infecção pela grave doença com alta taxa de mortalidade, atingindo aspectos econômicos devidos a necessidade de cuidados especiais aos acometidos pela doença, que se transformou nos últimos anos em grande preocupação e motivo de estudo. Devido à importância desta epidemia se faz necessário conhecimento dos hábitos de dispersão do AEDES AEGYPTI, juntamente com sua capacidade de disseminar a doença. Como contribuição realizamos esse trabalho, desenvolvendo atividades pedagógicas com os alunos e pais da cidade de Alegrete, para melhor conscientização nessa comunidade escolar em relação ao combate do mosquito.

Definição das atividades

Palestra realizada pelos militares, com todos os alunos da escola; Trabalho em sala de aula;

Capítulo 23

O aluno registra o que fez em sua casa;

Uma vez por semana uma turma será agente no interior da escola; Nas aulas de arte os alunos confeccionaram folders informativos; Montar um cenário na escola para visualizar e entender o projeto. Caminhada de Combate à Dengue;

Palestra com a Secretaria de Saúde.

Metodologia

Trabalho prático e visual fundamentado em panfletos informativos fornecidos pela Secretaria de Educação do Estado.

Culminância

Caminhada no bairro com uma simbolização do mosquito transmissor da Dengue.

Descreva as ações realizadas na escola sobre o mosquito da Dengue?

Palestra realizada pela Secretaria do Meio Ambiente englobando todos os alunos da escola;

Teatro sobre a Dengue;

Construção de Folders a serem distribuídos na escola; Construção do Mosquito da Dengue com material reciclado. Construção de Cartazes.

Como você avalia a ação na sala de aula?

A ação foi de extrema importância tendo em vista que a escola é um espaço educativo, onde a aprendizagem é construída com a finalidade de conscientizar sobre a Dengue, reduzindo assim, os fatores que levam as pessoas a adoecer, a obterem maiores informações sobre a mesma e a necessidade de reduzir os índices preocupantes da incidência dessa doença em nossa cidade.

Coloque um registro da sua atividade desenvolvida (fotos, trabalhos, desenhos, jogos, etc).

Professora responsável: Adriane Panciera

Justificativa

Em meados da segunda década do século XXI, Iniciamos com problemas sérios na saúde no Brasil, onde tivemos um aumento nos casos de Dengue, em relação a 2015 e também muitos casos sérios de microcefalia relacionados com o vírus da Zica,também a Chikungunya e a Síndrome Guillain – Barré. A partir de dados e estudos sabemos que a situação é preocupante e cabe a nós, escola, comunidade escolar e sociedade, fazermos a nossa parte para juntos diminuirmos a proliferação dos mosquitos e evitar uma epidemia, doenças que podem levar a óbito e também podem deixar consequências neurológicas para o resto da vida.

Objetivo geral

Levar o conhecimento dos alunos, conscientizando-os do problema e trabalhar junto à comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes. Contribuir na preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito e prevenir a proliferação do mesmo e como consequência a doença.

Objetivos específicos

Identificar o mosquito transmissor Aedes Aegypti;

Reconhecer os sintomas da Dengue, Chikungunya, Zica e síndrome de Guillain- Barré;

Diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor;

Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção da