• Nenhum resultado encontrado

A Construção da narrativa: “Desvelando a natureza da luz” – Aspectos

4 A INTERFACE ENTRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA

4.3 Narrativa Histórica

4.3.2 A Construção da narrativa: “Desvelando a natureza da luz” – Aspectos

Fundamentados nas discussões da seção anterior, buscamos construir uma narrativa histórica intitulada “Desvelando a natureza da luz” (Apêndice D), uma vez que nela abordamos as controvérsias sobre a natureza da luz dentro da comunidade científica no início do século XIX.

Apesar de alguns teóricos das narrativas defenderem que os elementos-chaves, anteriormente discutidos, não podem servir como uma guia para construção de narrativas, uma vez que esse é um processo criativo que não pode ser reduzido a um método, acreditamos que esses elementos-chaves ajudam a pensar a construção de narrativas históricas. Dessa maneira, tomamos os elementos-chaves obtidos a partir da leitura de Norris et al. (2005) e Klassen (2009) como base para pensar nossa narrativa histórica, como discutiremos no quadro 4 a seguir.

Quadro 4 – Construção da narrativa: “Desvelando a natureza da luz” – Elementos-chaves envolvidos.

Elemento- chave

Significado Narrativa: “Desvelando a natureza da luz”

Event- tokens

• as narrativas consistem no relato de uma sequência de eventos que envolvem personagens em um determinado local e tempo; • envolvem um assunto unificado e interconectado.

Na narrativa, tomando como pano de fundo a busca de um estudante em procurar entender os debates sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX, retratamos os estudos sobre esse tema entre os anos 1800-1850.

Narrador • seja um participante ou um observador, seleciona eventos e a sequência em que eles são contados.

O narrador é um observador, às vezes, desempenhando um papel de comentador dos eventos relatados.

Apetite narrativo

• desejo de saber o que acontecerá depois; • incitado através de instâncias de desequilíbrio, suspense e suposições na narrativa.

O suspense da narrativa gira em torno de descobrir se a teoria ondulatória da luz conseguirá vencer o predomínio da teoria corpuscular no meio científico, no início do século XIX.

Tempo passado

• as narrativas dizem respeito ao passado.

A narrativa retrata eventos que ocorreram com um estudante no século XXI. No entanto, o foco da narrativa é retratar eventos que ocorreram na França e na Grã- Bretanha, nas três primeiras décadas do século XIX. Estrutura • a estrutura da narrativa geralmente

inclui uma introdução, uma ação crescente que inclui algum tipo de

A estrutura da narrativa se desdobra de acordo com a seguinte sequência: predomínio da teoria corpuscular da luz (situação inicial) avanço teoria ondulatória dentro

conflito, um clímax e uma resolução ou conclusão

do meio científico (desenvolvimento)  predomínio da teoria ondulatória da luz a partir de meados da década de 1830 (resultado final).

Agentes • os atores causam e experimentam eventos em narrativas; • o papel do personagem principal é crucial e suas escolhas influenciarão no desfecho da narrativa.

A narrativa tem como personagem principal o jovem Emerson, que juntamente com outros personagens, como o secretário da Academie des Sciences e seu professor de história da física, discutem sobre as controvérsias em torno da natureza da luz no início do século XIX. Propósito • comunicar conhecimento,

sentimentos, valores e crenças.

1) Retratar os debates sobre a natureza da luz, nas três primeiras décadas do século XIX; 2) Abordar temas da NDC.

Leitor • o ouvinte deve querer saber o que acontecerá a seguir, formulando perguntas em resposta à narrativa; • agente interpretativo.

1) A narrativa é destinada aos professores de ciências em formação, em especial de Física.

2) O leitor deverá estar envolvido com a narrativa, de modo que procure refletir sobre as questões de NDC que surgem ao longo dela.

O efeito do não revelado

• contribui para o engajamento do leitor, uma vez que este procurará preencher os espaços em branco entre as informações fornecidas.

Diante da complexidade envolvida no episódio histórico fonte da narrativa, a mesma contém diversos aspectos não detalhados que contribuem para o engajamento do leitor.

Ironia • muitas vezes, as histórias terminam diferentemente do que o ouvinte é levado a acreditar no início.

A narrativa aborda, inicialmente, o predomínio da teoria corpuscular da luz no início do século XIX. Dessa maneira, o leitor será levado a acreditar que a teoria ondulatória não conseguirá “vencer’ a teoria corpuscular da luz. No entanto, a narrativa toma outro desfecho no final.

Fonte: Quadro elaborado pela própria autora, tomando como base elementos narrativos propostos por Norris et al. (2005) e Klassen (2009).

No que diz respeito aos aspectos historiográficos da narrativa “Desvelando a natureza da luz”, em concordância com as recomendações dos teóricos da área, fundamentamos nossa narrativa em fontes primárias e secundárias que foram consultadas para construção do episódio histórico retratado no capítulo 3 deste trabalho.

Em relação às discussões sobre aspectos da NDC, em concordância com as defesas de Allchin (2010) e Clough (2011), buscamos promover uma reflexão explícita da NDC dentro da narrativa “Desvelando a natureza da luz”. Assim, incorporamos comentários e questões sobre a NDC, situadas dentro do contexto do episódio histórico, ao longo da narrativa. No quadro 5, abordamos os aspectos da narrativa histórica construída que permitem a discussão dos temas de NDC.

Quadro 5 – Temas de NDC71 abordados na narrativa “Desvelando a natureza da luz”

Temas de NDC Descrição/Aspectos da narrativa envolvidos Eixo sociológico e histórico

Papel dos

indivíduos/sujeitos e da comunidade científica

 Caráter coletivo do desenvolvimento do conhecimento científico;

 Influência das academias científicas na divulgação das pesquisas e no processo de avaliação entre teorias concorrentes.

Questões morais, éticas e políticas

 Predomínio do programa laplaciano de pesquisa nas instituições de pesquisa e divulgação na França - expansão da teoria corpuscular/financiamento do governo;

 Declínio do programa laplaciano de pesquisa – aceitação da teoria ondulatória na década de 1820 na França;

 Disputas sobre prioridades em estudos de fenômenos;

 Uso de Young dos extratos dos trabalhos de Newton para corroborar sua teoria ondulatória;

 Predomínio dos ondulacionistas na Associação Britânica influenciou no desenrolar da controvérsia teoria ondulatória versus teoria corpuscular entre os britânicos na década de 1830.

A ciência como parte de uma cultura mais ampla (cultura científica/ pressupostos

epistemológicos do período)

Cultura científica entre franceses versus cultura científica entre os britânicos;  Pressupostos epistemológicos das culturas científicas influenciaram nas

pesquisas sobre a natureza da luz.

Comunicação do conhecimento científico dentro da comunidade científica e em domínio público

 Dificuldades de divulgação no meio científico;

 Mudanças no trabalho original de Fresnel no processo de divulgação;  Papel das sociedades científicas na divulgação das pesquisas sobre natureza

da luz.

Controvérsias históricas e contemporâneas na ciência

Teoria ondulatória versus teoria corpuscular da luz;

 Controvérsias epistemológicas entre estudiosos contemporâneos. Eixo Epistemológico

Problema da origem do conhecimento (científico) Empírico vs. Teórico;

Papel da observação, experimentação, lógica,

 Importância da experimentação entre os estudiosos da época, especialmente, entre os britânicos;

 Influência de concepções teóricas sobre a natureza da luz no processo de

71 Vale salientar que esses temas estão embasados nos temas de NDC discutidos na seção 4.2 deste trabalho. Para maiores detalhes consultar referida seção.

argumentos racionais e pensamento teórico

experimentação por parte dos estudiosos da época.

Influências teóricas sobre observações e experiências

 Ideal do programa laplaciano de pesquisa de explicar os fenômenos a partir de forças à distância entre partículas permeava as explicações sobre os fenômenos luminosos dentro desse programa;

 As observações e experiências feitas pelos estudiosos do período eram influenciadas pelas concepções sobre natureza da luz que eles defendiam.  Influência do ideal mecanicista nos trabalhos sobre natureza da luz do

período.

Métodos, procedimentos e processos da ciência

Observação e inferência  Diferenças nas explicações sobre as franjas de difração observadas em experimentos dadas por corpuscularistas e ondulacionistas.

Hipóteses, previsões e testes

 Young adotava muito o uso de proposições e hipóteses em seus trabalhos sobre a luz. Mas, nem sempre as submetia a testes experimentais;

 O uso de hipóteses no processo de construção do conhecimento não era bem aceito entre os britânicos, no início do século XIX;

Uso de hipóteses ad hoc.

Avaliação de teorias  Complexidade existente no processo de avaliação de teorias científicas;  Influência de fatores extracientíficos no processo de avaliação entre teorias

concorrentes;

 Influência de concepções metodológicas (papel das hipóteses, matemática, experimentação) dos estudiosos na avaliação das teorias científicas.

 Influência do contexto na avaliação de teorias. Visão do senso comum

sobre o método científico (sequência passo-a-passo)

 A narrativa permite problematizar a ideia de método científico único, uma vez que os estudiosos envolvidos nos estudos sobre a natureza da luz, em uma mesma época, defendiam (e utilizavam) diferentes meios para a construção do conhecimento.

Conteúdo / natureza do conhecimento produzido

Postulados  Fresnel postula que as vibrações que constituem luz são transversais e um novo modelo de éter que permitisse vibrações transversais é que deveria ser construído.

Noção de modelo científico

 Estudiosos trabalhavam em cima de modelos para a luz: modelo ondulatório

versus modelo corpuscular da luz.

Papel da Matemática  Thomas Young utilizava mais raciocínios geométricos em seus estudos sobre a natureza da luz, Fresnel utilizou cálculo integral em seus estudos sobre difração e interferência;

 Importância dada à quantificação dos fenômenos dentro do programa laplaciano de pesquisa.

conhecimento científico explicar todos os fenômenos luminosos conhecidos. A teoria ondulatória não conseguia explicar o fenômeno de dispersão. A teoria corpuscular tinha requerido hipóteses ad hoc para explicar diversos fenômenos.

Outros temas de NDC

Atividades Profissionais  Estudiosos da época participavam de outras atividades profissionais, concomitantemente a suas pesquisas.

Ciência e Crenças Filosóficas

Crença de Fresnel de Natura simplex et fecunda;

 Crença de Lloyd no princípio de harmonia, unidade e ordem nos trabalhos do Supremo Autor (Deus).

Fonte: Quadro elaborado pela própria autora.

Por fim, gostaríamos de salientar que o episódio histórico sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX pode servir de base para a construção de diversas outras narrativas. Dessa maneira, outros pesquisadores e/ou professores, tomando como base o exemplo da construção da narrativa “Desvelando a natureza da luz” e os temas de NDC, podem construir outras narrativas a partir do referido episódio histórico.

Na sequência, discutiremos o processo de elaboração, aplicação e análise de uma proposta de intervenção didática no ensino superior, que visa discutir temas de NDC a partir da narrativa histórica construída.