• Nenhum resultado encontrado

4. ANÁLISE DOS DADOS

4.3 O léxico como espelho das mudanças da sociedade

4.3.2 A produtividade lexical e os avanços tecnológicos

A importância do estudo da neologia lexical de uma língua está no fato de podermos analisar a evolução da sociedade que dela se faz uso, pois as transformações sociais e culturais e tecnológicas estão nitidamente refletidas no acervo lexical.

Nesse sentido, encontramos em nosso corpus inúmeras formações que refletem os avanços tecnológicos em nossa sociedade. Formações sintagmáticas que carregam como um de seus componentes as palavras “digital” e “virtual” foram muito produtivas em textos publicitários. Essas formações são, na verdade, uma representação da realidade em que a sociedade se encontra, no que tange ao uso da tecnologia.

A área de especialidade da automobilística foi responsável por criar as formações “odômetro digital” (dispositivo digital utilizado para medir a distância percorrida pelo veículo), “ar-condicionado digital” (ar condicionado cujo acionamento depende de um microprocessador), e “eco driving digital” (sistema digital de condução que indica, em tempo real, a forma mais econômica de dirigir, diminui o consumo e a emissão de poluentes). Vejamos os exemplos:

Odômetro digitaL

“Banco traseiro bipartido e rebatível para ampliação do porta-malas. Odômetro digital com mediações parciais A e B. Encosto de cabeça com ajuste de altura.” KIA MOTORS. Veja, ano. 42, n.47, 25/11/09, p. 22.

Ar-condicionado digital

i 30 cw. Sistema de som com MP3, entrada para iPod e disqueteira no painel para 6 CDs. Novo câmbio automático multimarchas (multi-division) ou mecânico. Ar-condicionado digital. Computador de bordo. Retrovisores externos com rebatimento elétrico e antiembaçante. Sensores de estacionamento. Sensores de chuva. Freios ABS de última geração com BAS e EBD que reduz a distância de frenagem. Suspensão independente Multilink. Distância entre-eixos ainda maior, oferecendo um extraordinário espaço interno. Teto solar elétrico panorâmico automático. Direção elétrica. HYUNDAI. Veja, ano. 43, n.45, 10/11/10, Ed. 2190, p. 27/29.

Eco driving digital

Novo Sonata. Câmbio automático de 6 velocidades com Paddle Shift no volante. Sistema de ignição Keyless com sensor de proximidade e botão start / stop. Faróis de Xenon HID com acendimento automático para maior visibilidade e segurança. Freios ABS de 4 canais. Sistema de som com controle para iPod, entrada USB, entrada auxiliar, MP3, disqueteira no painel para 6 CDs e subwoofer. Exclusivo teto solar duplo para as duas fileiras de bancos. Retrovisores externos com rebatimento elétrico e antiembaçante. Ar-condicionado digital independente nas duas fileiras de bancos. Computador de bordo completo. Suspensão com amortecedores de regulagem automática. Eco Driving Digital (único no mundo). Sistema que indica, em tempo real, a forma mais econômica de dirigir, diminui o consumo e a emissão de poluentes. HYUNDAI. Veja, ano. 43, n.45, 10/11/10, Ed. 2190, p. 4/5.

Outras áreas também foram responsáveis por produzir formações sintagmáticas neológicas, como podemos ver, através dos exemplos abaixo:

Educação Digital

O projeto Educação Digital da Brasil Telecom e do IG instalou laboratórios digitais. BRASIL TELECOM. Veja, ano. 41, n. 49, 10/12/08, p. 104.

Laboratórios Digitais

O projeto Educação Digital da Brasil Telecom e do IG instalou laboratórios digitais. BRASIL TELECOM. Veja, ano. 41, n.49, 10/12/08, p. 104.

TV digital

Internet, TV digital e GPS em apenas um toque. LinhaTouch Samsung. O acesso à qualidade da Vivo ainda mais fácil para você. VIVO. Veja, ano. 42, n.37, 16/09/09, p. 79.

Microprocessador digital

“30% de economia de energia no meu ar-condicionado?”Se não economizar nós devolvemos os seu dinheiro.O NEWAIR é um microprocessador digital de apenas 7 cm por 12cm e muito fácil de instalar. Uma vez conectado na tomada do ar-condicionado, você passa a monitorar o ambiente na temperatura que quiser. NEWAIR. Veja, n.10, 10/03/10, p. 119.

Display digital

Lavadora Front Load Prime. Display digital, 5 opções de temperatura, sensor automático de carga. CASAS BAHIA . Veja, ano. 42, n.36, 09/09/09, p. 60/61.

Som digital

“Home Theater com o mais puro som digital”. LG. Veja, ano. 41, n.49, 10/12/08, p. 49.

Marketing digital

Alguma hora você descobre a importância de um bom MBA. Principalmente se ele estiver 600 horas. pós-graduações: comunicação com o mercado. Marketing digital. Marketing de

serviços. Comunicação empresarial. Gestão de design. ESPM. Época. n.456. 12/02/06, p. 101

Leitor de impressão digital

Notebook HP Pavilion. HD de 160 GB. Gravador de DVD com tecnologia LightScribe. Finger Print – leitor de impressão digital. HP. Época. n.516. 07/04/08, p. 79.

Saída de áudio digital

Com capacidade de som de 30W (RMS), amplificador embutido para reprodução de som HI- FI, 5 caixas acústicas e um subwoofer (...)Telefone celular pantech Modelo Panstar GSM, com visor de 65.000 cores, 16 tons polifônicos, entre outras funções. Compatível com qualquer operadora GSM e desbloqueado para planos pós e pré-pagos (...) Mini DVD Portátil Compatível com DCD, SVDC, VCD, CDR, CDRW MP3 e JPEG CD, com decodificador Dolby Digital (AC3) integrado, saída de áudio digital (DTS) coaxial (...) . Época. n.433. 04/10/06, p. 109.

Tecnologia digital PLL

Mini system com Do$154154154$ $ ck station. Visor de LCD. Rádio AM/FM como tecnologia Digital PLL. Potência de mais de 25 W RMS com 2.1 canais e subwoofer. LOJACASA.COM. Época. n.498. 03/12/07, p. encarte.

Certificado Digital

A Receita Federal passa a exigir, a partir de 2007, a entrega da Declaração PJ, pelo lucro real ou arbitrado, com Certificado Digital. Evite transtornos, adquira já o seu Certificado Digital Serasa, com todo o conforto diretamente no nosso site.

Instrução Normativa SRF n° 696, publicada no dia 20 de dezembro 2006, no Diário Oficial da União. SERASA. Época. n.460. 12/03/07, p. 117.

Duas ocorrências foram encontradas de formações sintagmáticas com “virtual”. Ambas as formações neológicas são utilizadas para designar locais que antes eram “lugares físicos” e agora existem também no mundo não físico, o mundo virtual. Os exemplos são:

Salas virtuais

(...) Plantões on-line, com corpo docente do COC. Departamento de vestibulares completo e eficiente. Salas virtuais de treinamento. (...). COC. Época. n.191, 14/01/02, 99.

Cenário virtual

Agora, com a TV digital em HD, as novidades não param de surgir: Redação móvel, cenário virtual, Moto link, Flash news.REDE GLOBO. Veja, ano. 42, 11/09, ed. 2138 p. 92.

Nessa seção vimos que o acervo lexical pode ser visto como o espelho das mudanças que ocorrem em nossa sociedade. A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente ensejou a criação de formações sintagmáticas neológicas que demonstram que uma grande parte da sociedade possui consciência ambiental. Essa ideia foi resgatada através dos vocábulos “verde”, “eco” e “ecológico”. Além disso, formações sintagmáticas que tem como um de seus componentes os vocábulos “digital” e “virtual” demonstram que o léxico acompanha os avanços tecnológicos.