• Nenhum resultado encontrado

A PROPOSTA PEDAGÓGICA

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (páginas 69-72)

nacionais Brasília: MEC/SEF, 1997 Disponível em: Acesso em: 30 maio

CURADORIA: CLAUDIO DE ALMEIDA CAVALCANTE

2. A PROPOSTA PEDAGÓGICA

A presente proposta tem como temática principal ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte em sala de aula, com foco no aprendizado em Arte e suas Linguagens Artísticas e objetiva contribuir para que esses corpos possam viver menos oprimidos e reprimidos no espaço da escola e em seu cotidiano.

Tem seu foco pedagógico no estudante, conscientizando o mesmo no interesse de possibilidades de mudanças em relação aos conflitos que lhe marcam, oprimem e reprimem esse corpo negativamente na convivência diária consigo, o outro, a família, a sociedade e, mais especificamente nos relacionamentos dentro da escola.

Considera-se, pois, que a forma como nos expressamos por meio da escrita é uma das mais eficazes maneiras de potencializar o nosso conhecimento e é tarefa

70

complexa, interessante e instigante de fixar as experiências significativas do processo ensino-aprendizagem em Arte.

Dessa maneira, a sala de aula se torna o local no qual mediamos os conhecimentos teóricos. Assim sendo, com a prática da docência, objetiva-se conceber a experiência de uma pesquisa acadêmica desenvolvida com estudantes do Ensino Médio da Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire em Natal – RN. (CENEP), localizada à Rua Trairi, 480- Petrópolis, Natal/RN, que dispõe de 609 alunos matriculados no Ensino Médio, sendo seis em educação especial, conforme dados do INEP (2019) e nela encontramos acessibilidade aos portadores de deficiência, como rampas e sanitário adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Quanto à infraestrutura, nas dependências da escola, encontramos: 10 salas de aula, sanitários (Masculino e Feminino); uma biblioteca, uma cozinha, um laboratório de informática, uma sala de leitura, uma quadra de esportes descoberta, sala para a diretoria, sala de professores, cozinha.

Banheiro com chuveiro,

refeitório, despensa, almoxarifado, auditório, pátio coberto e área verde.

Com relação aos equipamentos, vemos que a escola possui impressora, copiadora, televisão e projetor multimídia (Datashow). Tem saneamento básico da rede pública; abastecimento de energia e a coleta de lixo é periódica. Possui 104 computadores, sendo 8 para uso dos estudantes e 96 para os professores. Faz uso da internet de banda larga.

O índice de rendimento escolar no 1º ano do Ensino Médio é de 93,2%, com 6,8% de reprovação; no 2º ano é de 97,7%, com 2,3% de reprovação; e no 3º ano é de 97,8%, com 2,2% de reprovação.

A diversidade das múltiplas linguagens artísticas – Arte Visual, Música, Dança e Teatro –, tem uma importância significativa tanto no aprendizado, quanto na ressignificação5, transformação e aquisição dos valores éticos, morais, artísticos e culturais dos estudantes, o que oportuniza a aos estudantes da escola se tornarem protagonistas da sua própria história.

Conscientes da importância de buscar exercerem a cidadania e contribuir para o convívio coletivo saudável, se torna possível para esses estudantes, realizar

5 O conceito de ressignificação está sendo utilizado nesse trabalho segundo o postulado teórico de

71

sonhos e agir como agentes sociais, considerando as diferenças entre eles e os outros sujeitos, e assim conviver com a diversidade étnica e cultural em harmonia, reconstruindo, portanto, conceitos em relação aos seus corpos que por direito de ser feliz, de maneira coesa, forte e concisa.

As opressões e repressões, que afastam o estudante do conhecimento e reflexão das suas necessidades, vontades corpóreas, não revelam suas competências enquanto um corpo jovem cheio de indagações, dúvidas e medos. Esse corpo, que está vivo, deve reagir e interagir na sociedade, com harmonia e felicidade, mostrando que nesse corpo há energia e criatividade, bem como necessita está pronto para se expandir com toda sua jovialidade, muito embora essa energia e criatividade muitas vezes sejam bloqueadas, tendo que conviver com padrões e normas sociais impostas, contribuindo para que esse estudante enfrente conflitos das mais diversas ordens no espaço da escola.

A metodologia utilizada nesse processo proporcionou a construção de um espetáculo teatral por meio de oficinas de Arte, possibilitando a interação dos corpos com a utilização das diversas linguagens artísticas. Uma das primeiras linguagens utilizada nessa proposta foi o desenho e a pintura com técnicas mistas, onde o estudante usa diversas bases, desde o papelão ao papel Paraná, bem como pigmentos naturais; tintas guache, nanquim, têmpera, tinta para tecido, parede entre outras.

A temática desenvolvida por meio de desenhos e pintura mista oportuniza ao estudante expressar suas emoções, uma vez que essa produção artística do desenho e da pintura interage com a produção teatral, atividade essa onde o estudante pode expressar suas emoções de angústias, medo, revolta, raiva entre outras.

Apesar de tanta coisa negativa em suas vivências, os estudantes não deixam de ter esperança e acreditarem em dias melhores. Eles relatam que as atividades de Arte contribuem profundamente para a melhoria do convívio consigo mesmo e com os outros, tornando-os seres humanos mais felizes e conscientes de que devem considerar suas vontades e necessidades individual e coletiva.

Muitas dessas produções de desenho e pintura ficam expostas, em definitivo, nas dependências da escola, dando mais vida ao ambiente e valorizando a criação dos estudantes. Vale salientar que alguns desses trabalhos foram

72

expostos em galerias da cidade do Natal/RN, sendo alguns vendidos e o valor da venda revertido ao próprio estudante-criador.

Por meio do aprendizado teórico e da prática artística, há a possibilidade dos estudantes vivenciarem experiências singulares e significativas na escola, permitindo o desenvolvimento de sua capacidade criadora, sensibilidade, percepção, num conjunto de fatores que só a experiência nesse universo proporciona, melhorando sua vivência no dia a dia, para que a arte seja libertadora e transformadora. Devido a opressões e repressões vividas por esse estudante, o mesmo passa a fragmentar suas vivencias e experiências corpóreas, e é por meio dessa proposta, que possibilitamos aos estudantes ressignificarem as experiências que marcaram as suas vidas.

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (páginas 69-72)

Documentos relacionados