• Nenhum resultado encontrado

A Vila de Alter do Chão e a sua Atividade Turística

No documento Download/Open (páginas 67-70)

UM LUGAR PARA CONSERVAR

2.2 ALTER DO CHÃO E SUA HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO

2.2.4 A Vila de Alter do Chão e a sua Atividade Turística

Diante do que foi exposto se evidência que a vila de Alter do Chão tem como base econômica a atividade turística que está em franca ascensão. Essa atividade faz com que a vila de Alter do Chão, atualmente, seja considerada uma das mais importantes localidades do município. Sua importância para a economia da região como um produto turístico regional permite que a mesma possa irradiar para as demais comunidades do distrito de Alter do Chão e até mesmo para a cidade de Santarém, as demandas de abastecimento de produtos alimentícios e de serviços em geral que a atividade turística necessita. Essas demandas acabam por movimentar outras atividades econômicas como: a agricultura familiar, o extrativismo, o artesanato e o setor de serviço de uma forma geral, dentro e fora da Vila.

O turismo é o alicerce econômico da vila e, por ele, uma ampliação nos serviços como pousadas, hotéis, restaurantes, lojas de artesanato, barracas na ilha do Amor, agências de turismo foram instaladas na vila de Alter do Chão, transformando-a, segundo Pastana e Salgado (1997, p. 40), no “[...] mais famoso balneário de Santarém e importante pólo turístico de alcance nacional [...]”, o que ajuda a fortalecer a economia local e regional, pois Alter do Chão conta com um número considerável de serviços demandados pelos turistas, como se pode ver no QUADRO 04.

QUADRO 04: Quantidade dos Serviços de Atendimento aos Turistas Encontrados na Vila de

Alter do Chão

SERVIÇOS QUANTIDADES DISPONÍVEIS

Agência de Turismo 02

Empresa de Transporte Rodoviário* 01

Hotéis 01

Lojas de Artesanato 07

Pousadas 09 Restaurantes 07

* Esta empresa se situa em Santarém, mas é a responsável pelo translado diário entre Santarém/Alter do Chão. Fonte: SEMTUR, 2005.

Em se tratando de serviços demandados pelo turismo, pode-se perceber que, considerando o tamanho da vila de Alter do Chão, esta dispõe minimamente destes para atender os turistas. É claro que esta, por ter uma proximidade com a área urbana do município de Santarém, ainda pode contar com os serviços que aí podem ser encontrados45. O cuidado,

45

O Inventário da Oferta e Infra-Estrutura Turística de Santarém (SEMTUR, 2005) dispõe de forma descritiva os serviços disponíveis tanto em Santarém como em Alter do Chão, chegando a qualificá-los e indicar as principais informações no que se refere a oferta de cada um desses serviços.

portanto, se pensarmos apenas na vila de Alter do Chão, é estar atento para a capacidade de carga do local. Isto faz com que o crescimento do turismo na vila e em seu entorno, seja motivo de preocupação dos habitantes do distrito de Alter do Chão que reconhecem nesta atividade sua base econômica, ao mesmo tempo em que identificam nos recursos naturais e culturais locais o seu alicerce. Com este reconhecimento, têm consciência de que é preciso preservar algumas áreas e conservar outras, pois disso depende a sobrevivência local.

Por outro lado, a sociedade santarena, reconhecendo o turismo como uma atividade econômica importante, cria através do Institui Esperança de Ensino Superior – IESPES, o primeiro curso de turismo da região Oeste do Pará, em 2001. O curso de turismo é citado aqui como um exemplo de que tal atividade está sendo considerada como uma atividade

FIGURA 20: Restaurante Alter Nativo na Vila

de Alter do Chão

Fonte: Acervo SEMTUR apud Santos, et al, 1999.

FIGURA 21: Pousada Alter do Chão

Fonte: Acervo SEMTUR apud Santos, et al, 1999.

FIGURA 22: Blocos de Apartamentos do Belo

Alter, Hotel da Vila de Alter do Chão.

Fonte: Disponível em: http://www.beloalter.com.br Acesso em: Janeiro/2006.

FIGURA 23: Área do Restaurante do Belo

Alter.

Fonte: Disponível em: http://www.beloalter.com.br

promissora para a região que, para se consolidar, dentre outras necessidades, tem a capacitação e qualificação profissional como uma demanda que precisava ser levada em consideração. Contudo, isto não significa que não reconhecemos os problemas, principalmente de ordem política, que tal atividade acarreta. Em se tratando de Santarém, o município reconhece no turismo uma das fontes potenciais para a diversificação de suas atividades econômicas. Mas, na prática, muito pouco vem fazendo para que a atividade turística seja efetivada de fato. Um dos grandes entraves tanto para a atividade como para a própria cidade são os problemas relacionados com a infra-estrutura. Santarém é uma cidade carente de saneamento básico, asfaltamento, transporte eficiente, etc. que causam transtornos para quem aí mora e para os visitantes.

Outro entrave para a atividade turística é a falta de recursos públicos tanto locais quanto de outras esferas governamentais ou não governamentais, nacionais ou internacionais. Ao mesmo tempo em que também em nível estadual e federal, a atividade turística não parecer ser prioridade, gerando conflitos entre o que priorizar, uma atividade como turismo ou a expansão agrícola? Por outro lado, as ações direcionadas a implantação da atividade turística da região está sendo viabilizado de forma desordenada e sem planejamento, se sustentando através de ações pontuais e esparsas. Como tais questões apenas permeiam a discussão realizada neste estudo, fica aqui apenas o registro e o reconhecimento desta problemática que aflige toda a região Oeste do Pará e mais especificamente, Alter do Chão.

Dentro desta conjuntura, a vila de Alter do Chão, por ser a área mais visada para o turismo na região e, aonde, de fato, este vem crescendo nos últimos anos, é o ponto de partida da origem da idéia de criação da APA – Alter do Chão que inicia internamente na referida vila. Isto se dá devido a duas preocupações: primeiro, pela população da Vila reconhecer que precisa do seu patrimônio natural e cultural conservado e, segundo, por ver o turismo como uma atividade econômica que precisa ser disciplinada e planejada para que realmente seja a base de sobrevivência de muitas gerações da Vila e de seu entorno. Por isso, a origem da APA – Alter do Chão advir do maior patrimônio do distrito de Alter do Chão que reconhece que a sua conservação vai além das fronteiras da vila, o que faz com que a região do Eixo Forte como um todo queira participar desta APA.

No documento Download/Open (páginas 67-70)