• Nenhum resultado encontrado

A norma ABNT22 NBR ISO 26000 foi publicada em 2010, pela International

Organization for Standardization (ISO),23 entidade que coordena a elaboração de normas técnicas internacionais de diversos assuntos. Conhecida por ISO 26000, levou aproximadamente cinco anos para o desenvolvimento de suas diretrizes de Responsabilidade Social. Ela surge no cenário nacional como mais uma ferramenta para facilitar as organizações em suas sistemáticas de adoção da RSE. Trata-se da primeira norma internacional que integra oficialmente a RSE à forma como as organizações lidam com o mundo à sua volta.

A integração entre os povos, a melhoria em suas condições de vida e a globalização alertaram para a necessidade da construção de um pacto por um mundo sustentável, a partir de diretrizes que possam ser compartilhadas por todas as partes interessadas. Qualquer organização, voluntariamente, pode adotá-la. Vale ressaltar que a norma ABNT não é apropriada para fins de certificação.

Complementares aos propósitos de outras iniciativas, seus direcionadores conduzem à incorporação das questões socioambientais nos processos decisórios das organizações, de forma que as mesmas se responsabilizem pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. De acordo com a norma ABNT, a ética e a transparência devem permear o desenvolvimento sustentável e as organizações também devem estar em conformidade com as leis aplicáveis e consistente com as normas internacionais. Tem, ainda, a pretensão de promover uma compreensão comum da área de Responsabilidade Social.

A fim de garantir a legitimidade do complexo assunto Responsabilidade Social, para o desenvolvimento da norma ABNT foram envolvidos 99 países e 42 organizações afetas ao tema, tais como: Organização Mundial da Saúde – OMS,24 Global Reporting Initiative, Pacto Global da Organização das Nações Unidas, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento

22 A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o “Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais”. (ABNT, 2014).

23 International Organization for Standardization (ISO), ou Organização internacional de desenvolve e publica Normas Internacionais. Uma organização internacional independente e não governamental com membros de 161 organismos nacionais de normalização. (ISO, 2018).

24 A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma das Agências da Organização das Nações Unidas (ONU). Começou em 7 de abril de 1948, com a entrada em vigor de sua Constituição. Hoje, reúne mais de 7000 trabalhadores em 150 escritórios em diversos países, além de 6 escritórios regionais. Sua sede está situada em Genebra, na Suíça. Sua principal tarefa é dirigir e coordenar a saúde internacional no sistema das Nações Unidas.

Econômico (OCDE),25 além de diversas partes interessadas das categorias: trabalhadores, consumidores, indústria, governo e organizações não-governamentais.

De acordo com a Norma ISO 26000 (2010):

Ao abordar e praticar a Responsabilidade Social, o objetivo mais amplo da organização é maximizar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Dentro desse objetivo, apesar de não haver uma lista definitiva de princípios da Responsabilidade Social, convém que as organizações respeitem os sete princípios. (...) Convém que as organizações pautem seu comportamento em normas, diretrizes ou regras de conduta que estejam em conformidade com os princípios aceitos de uma conduta moral e correta no contexto de situações específicas, mesmo quando essas situações representarem um desafio à organização. Ao aplicar esta Norma, é aconselhável que a organização leve em consideração as diversidades sociais, ambientais, jurídicas, culturais, políticas e organizacionais, assim como as diferentes condições econômicas, mantendo a consistência com as normas internacionais de comportamento.

A norma ABNT apresenta sete Princípios da Responsabilidade Social que devem ser incorporados pela organização, como parte integrante da sua conduta, ratificando, desse modo, sua contribuição para o Desenvolvimento Sustentável, inclusive para a saúde e o bem-estar da sociedade. De forma resumida, destacam-se os referidos princípios:

1. Accountability ou Responsabilização: aceitar e assumir a responsabilidade pelas

consequências de ações e decisões, prestar contas às partes interessadas, bem como esclarecer as medidas tomadas para evitar a repetição de impactos negativos;

2. Transparência: prover, às partes interessadas, informações claras, objetivas,

compreensíveis e acessíveis sobre dados e fatos que possam afetá-las;

3. Comportamento ético: agir de modo correto, com base nos valores da honestidade,

equidade e integridade perante pessoas, animais e meio ambiente e que seja consistente com as normas internacionais de comportamento;

4. Respeito pelos interesses das partes interessadas: respeitar, considerar e responder

aos interesses das partes interessadas, além de proprietários, conselheiros, clientes ou associados;

5. Respeito pelo Estado de Direito: obedecer a todas as leis e regulamentos aplicáveis

no local onde se está operando;

6. Respeito pelas normas internacionais de Comportamento: buscar adotar preceitos

estabelecidos em acordos internacionais relativos à Responsabilidade Social, mesmo que não haja obrigação legal no local onde se está operando; e

25 A missão da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é promover políticas que melhorem o bem-estar econômico e social das pessoas em todo o mundo. (OECD, 2018).

7. Respeito aos Direitos Humanos: respeitar os direitos humanos e reconhecer sua

importância e sua universalidade (isto é, são aplicáveis em todos os países, culturas e situações de forma unívoca), assegurando-se que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente.

A ISO 26000 também elenca os temas centrais da responsabilidade social, orientando como as organizações devem integrá-los em suas atividades e na relação com as partes interessadas. Os temas cobrem os impactos econômicos, ambientais e sociais. Porém, é importante analisar a relevância e significado para cada organização, principalmente com relação aos impactos econômicos, sociais e ambientais de suas atividades, diretos ou indiretos. A responsabilidade social, segundo a norma ABNT, é um processo contínuo. Deve contemplar novas questões e/ou novas atividades que vão se apresentando no contexto organizacional. É importante para a organização reconhecer e familiarizar-se com os temas centrais e questões relevantes da responsabilidade social:

Quadro 2 – Questões de Responsabilidade Social – NBR ABNT ISO 26000 GOVERNANÇA

ORGANIZACIONAL - -

DIREITOS HUMANOS

Questão 1 Due diligence

Questão 2 Situações de risco para os direitos humanos Questão 3 Evitar cumplicidade

Questão 4 Resolução de queixas

Questão 5 Discriminação e grupos vulneráveis Questão 6 Direitos civis e políticos

Questão 7 Direitos econômicos, sociais e culturais Questão 8 Princípios e direitos fundamentais no trabalho

PRÁTICAS DE TRABALHO

Questão 1 Emprego e relações de trabalho

Questão 2 Condições de trabalho e proteção social Questão 3 Diálogo social

Questão 4 Saúde e segurança no trabalho

Questão 5 Desenvolvimento humano e treinamento no local de trabalho

MEIO AMBIENTE

Questão 1 Prevenção da poluição Questão 2 Uso sustentável de recursos

Questão 3 Mitigação e adaptação às mudanças climáticas Questão 4 Proteção do meio ambiente e da biodiversidade e

restauração de habitats naturais Questão 1 Práticas anticorrupção

Questão 2 Envolvimento político responsável Questão 3 Concorrência leal

Questão 4 Promoção da responsabilidade social na cadeia de valor

Questão 5 Respeito ao direito de propriedade

QUESTÕES RELATIVAS AO

CONSUMIDOR

Questão 1 Marketing leal, informações factuais e não tendenciosas e práticas contratuais justas

Questão 2 Proteção à saúde e segurança do consumidor Questão 3 Consumo sustentável

Questão 4 Atendimento e suporte ao consumidor e solução de reclamações e controvérsias

Questão 5 Proteção e privacidade dos dados do consumidor Questão 6 Acesso a serviços essenciais

Questão 7 Educação e conscientização

ENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO

DA COMUNIDADE

Questão 1 Envolvimento da comunidade Questão 2 Educação e cultura

Questão 3 Geração de emprego e capacitação

Questão 4 Desenvolvimento tecnológico e acesso às tecnologias

Questão 5 Geração de riqueza e renda Questão 6 Saúde

Questão 7 Investimento social Fonte: Autora, 2018.

Sem dúvida, ao ler a Norma ABNT é possível considerar que ela é uma das mais importantes evoluções da RSE. Ela define uma série de princípios que devem ser implementados nas decisões e ações das organizações que pretendem se tornar socialmente responsáveis. Porém, é preciso reconhecer que seu escopo pode ser considerado como genérico, pois não apresenta de forma clara que ações devem ser desenvolvidas. Cada organização pode dar a interpretação que melhor lhe convier. A falta de indicadores, também, pode dificultar a avaliação dos próprios princípios da norma em questão. As organizações precisam avaliar, claramente, onde estão e para onde querem ir em relação à Responsabilidade Social.