• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2.  Enquadramento 6 

2.4  Acessibilidade do Conteúdo web – W3C 26 

As directivas para a acessibilidade do conteúdo web não são mais do que um conjunto de guias essenciais para tornar este mesmo conteúdo acessível a todas as pessoas possuidoras de qualquer tipo de deficiência. Para que estas pessoas usufruam de algum tipo de acessibilidade web, é estritamente necessário que os criadores das ferramentas para a construção do conteúdo web e os criadores do próprio conteúdo web cumpram as directivas que lhes foram direccionadas, de modo a orientá-los na sua missão.

De acordo ainda com o W3C, o documento que contém as directivas para a acessibilidade do conteúdo web, pode considerar-se como sendo um documento de referência para princípios de acessibilidade e ideias de concepção, por ser um documento duradouro, na medida em que não fornece informações específicas para qualquer tipo de navegador ou tecnologia, ou seja, não está sujeito às alterações constantes que estas implicariam (Chisholm, W., Vanderheiden, G., & Jacobs, I., 1999b). De acordo com a 1ª versão criada pelo W3C das directivas para a acessibilidade,

Página 27 de 70

considera-se um utilizador com problemas de acessibilidade ao conteúdo web quando apresenta pelo menos uma das seguintes deficiências (Chisholm et al, 1999b):

 Não ter a capacidade de ver, ouvir, deslocar-se ou ter grandes dificuldades, quando não mesmo a impossibilidade de interpretar determinados tipos de informações;

 Ter dificuldade em ler ou compreender textos;

 Não ter um teclado ou rato, ou não ser capaz de os utilizar;

 Ter um ecrã que apenas apresente texto, um ecrã de dimensões reduzidas ou uma ligação à Internet muito lenta;

 Não falar ou compreender fluentemente a língua em que o documento foi escrito;  Ter os olhos, os ouvidos ou as mãos ocupados ou de outra forma solicitadas (por ex:

trabalhar num ambiente barulhento);

 Ter uma versão muito antiga de um navegador, um navegador completamente diferente dos habituais, um navegador por voz, ou um sistema operativo menos vulgarizado.

2.4.1 Directivas para a Acessibilidade do Conteúdo web 1.0 

O W3C, em Maio de 1999, com o intuito de “engendrar” uma base de consenso respeitante à acessibilidade do conteúdo web e de criar linhas orientadoras para os criadores desse conteúdo, concebeu 14 directivas para a acessibilidade do conteúdo web e uma listagem de pontos de verificação para essas directivas. Estas directivas encontram-se presentes num documento denominado “web Content Accessibility Guidelines 1.0” (WCAG 1.0) e abordam dois temas genéricos, nomeadamente, assegurar uma transformação harmoniosa e tornar o conteúdo web compreensível e navegável (W3C, 2008).

No que diz respeito a assegurar uma transformação harmoniosa, os criadores de conteúdo web quando constroem as suas páginas, podem torná-las acessíveis ao utilizador normal e a todos os utilizadores que apresentem um défice de acessibilidade, disponibilizando para eles todos os aspectos funcionais necessários. Para que a transformação harmoniosa na criação das páginas web seja assegurada, é necessário que os seus criadores cumpram alguns requisitos fundamentais, tais como (W3C, 2008):

 Separar a estrutura da apresentação;

 Incluir texto (incluindo equivalentes textuais). O texto deve ser incluído de tal modo que possa ser interpretado por praticamente todos os dispositivos de navegação e por quase todos os utilizadores;

Página 28 de 70

 Criar páginas que cumpram a sua finalidade, mesmo que o utilizador não consiga ver e/ou ouvir, através do fornecimento de informações que preencham a mesma finalidade ou função que o áudio ou o vídeo, de tal modo que se adaptem o melhor possível a canais sensoriais alternativos e às tecnologias de apoio actualmente no mercado;

 Criar páginas que não dependam apenas de um tipo de equipamento, e que estejam acessíveis aos utilizadores que não possuam rato, que tenham ecrãs pequenos, de baixa resolução ou monocromáticos, que apenas recebam voz ou texto, etc.

2.4.2 Legislação  de  Acessibilidade  nas  Plataformas  Electrónicas  de  Contratação  Pública 

Conforme referido no inicio, no ponto 1.2.1 - “Requisitos de Acessibilidade web”, os requisitos de acessibilidade web das plataformas electrónicas de contratação pública estão indicadas na lei 18/2008 (Código dos Contratos Públicos), sendo remetidas para o nº4 do Artigo 30.º da portaria 701-G, que se transcreve:

4 — Às plataformas é exigida a conformidade com todas as directrizes de acessibilidade web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 1.0 do W3C — Worldwide web Consortium, nível AAA, ou da correspondente versão mais recente que, entretanto, venha a ser adoptada.

Desta forma, é exigido o nível de conformidade triplo A (AAA), de acordo com as directivas 1.0 do W3C, para que as plataformas electrónicas possam operar em conformidade legal.

A versão 1.0 das normas WCAG do W3C foi a mais recente e estava em vigor no momento da aprovação da lei 18/2008 que especifica as normas iniciais para as plataformas electrónicas de contratação. No entanto, na presente data está já publicada a versão 2.0 (ainda não na sua versão final) das mesmas normas, com relevantes alterações, pelo que não serão tratadas no presente documento.

A actual legislação obriga a um nível de certificação AAA, que pode ser discutível, mas que sendo exigente está claramente a indicar uma posição de futuro e uma estratégia no que respeita aos temas da acessibilidade web, dando o exemplo de referência para o mercado. Desta forma as empresas serão obrigadas a conhecer em detalhe as dificuldades bem como as formas de as ultrapassar, implementando aplicações web que respeitem todos os requisitos e as melhores práticas de acessibilidade.

Página 29 de 70

2.4.3 Níveis  de  Prioridade  dos  Pontos  de  Verificação  das  Directivas  para  a  Acessibilidade do Conteúdo web 

As directivas para a acessibilidade do conteúdo web 1.0 e 2.0 são constituídas por pontos de verificação agrupados por níveis de prioridade, ou seja, agrupados de acordo com o nível de importância que possuem para os utilizadores dos conteúdos implementados nas páginas web que estes estão a aceder. Para estes pontos de verificação são então definidos três níveis de prioridades (Chisholm, W., Vanderheiden, G., & Jacobs, I., 1999a):

 Nível 1 – pontos que os criadores web têm absolutamente de cumprir, porque caso contrário, será impossibilitado o acesso ao conteúdo web a um ou mais grupos de utilizadores. A implementação destes pontos irá tornar o conteúdo web acessível a determinados grupos de utilizadores;

 Nível 2 – pontos que os criadores web devem cumprir, porque caso contrário, serão sentidas grandes dificuldades em aceder ao conteúdo web por parte de um ou mais grupos de utilizadores. A implementação destes pontos irá diminuir a intensidade ou mesmo eliminar grande parte das barreiras do acesso ao conteúdo web;

 Nível 3 – pontos que os criadores web podem satisfazer, porque caso contrário, serão sentidas algumas dificuldades em aceder ao conteúdo web por parte de um ou mais grupos de utilizadores. A implementação destes pontos irá melhorar o acesso ao conteúdo web por parte de todos os utilizadores.

2.4.4 Conformidade 

O W3C, no mesmo documento onde define as WCAG 1.0, define também três níveis de conformidade para os sítios web, sendo que cada nível é atingido através da verificação de um ou mais conjuntos de pontos de verificação (Chisholm et al, 1999a). Como as WCAG 2.0 se baseiam nas WCAG 1.0, também elas possuem os mesmos níveis de conformidade que vão ser apresentados de seguida.

Os níveis de conformidade são apresentados por extenso no texto, de forma a serem entendidos quando passados a discurso sonoro. Os níveis então definidos são:

 Nível de conformidade “A” – Sítio web que cumpre todos os pontos de verificação de prioridade 1;

Página 30 de 70

 Nível de conformidade “Duplo A” – Sítio web que cumpre todos os pontos de verificação de prioridade 1 e 2;

 Nível de conformidade “Triplo A” – Sítio web que cumpre todos os pontos de verificação de prioridade 1, 2 e 3.

Para que os sítios web estejam de acordo com as WCAG do W3C e para que possam usar qualquer declaração de conformidade por estas mesmas directivas, terão obrigatoriamente de usar um dos seguintes formatos:

 Formato 1 – Texto a Expecificar

o O título da directiva: "web Content Accessibility Guidelines 1.0";

o O URI (Uniform Resource Identifier) da directiva: http://www.w3.org/TR/1999/WAI- WEBCONTENT-19990505;

o O nível de conformidade satisfeito: "A", "Duplo A" ou "Triplo A";

o O âmbito abrangido pela declaração de conformidade (por ex., página, sítio web ou porção definida de um sítio web);

o Ex.: “Esta página está conforme perante o documento do W3C "web Content Accessibility Guidelines 1.0", disponível em http://www.w3.org/TR/1999/WAI- WEBCONTENT-19990505, de nível "Duplo A”.

 Formato 2 – Incluir em cada uma das páginas em relação às quais se declara a conformidade, um dos três símbolos fornecidos pelo W3C e estabelecer a ligação entre esse símbolo e a respectiva explicação (da autoria do W3C) do que representa essa declaração. o Nível de conformidade “A”

o Nível de conformidade “Duplo A”

Página 31 de 70