• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3.  Avaliação das Plataformas Electrónicas de Contratação Pública 39 

3.7  Análise e Discussão dos Resultados 50 

3.7.2  Resultados da Avaliação do Grupo Alvo Final 53 

Tendo como objectivo principal a criação de uma visão geral dos resultados, decidimos efectuar uma análise estatística sobre os resultados obtidos na avaliação aos sítios web. Esta análise é constituída pelo cálculo de vários métodos estatísticos, nomeadamente, o cálculo da média, da mediana, do desvio padrão, do mínimo e do máximo dos erros registados. Todos estes cálculos que foram efectuados tendo em conta o nível de prioridade dos erros registados estão apresentados na Tabela 3: Prioridade 1 Prioridade 2 Prioridade 3 Média de Erros 91 173 10 Nº Minimo de Erros 0 37 0 Nº Máximo de Erros 505 591 25 Desvio Padrão 170 184 9 Mediana 33 128 9

Tabela 3 - Dados relativos à avaliação do Grupo Alvo Final.

Resultados relativos aos pontos de verificação de Prioridade 1 das WCAG 

No que diz respeito aos resultados obtidos pertencentes ao nível mais baixo de prioridade (prioridade 1) das WCAG, é possível observar que a média dos erros registados se encontra nos 91 erros por sítio web, ou seja, cerca de cinco erros (5,6) relativos a pontos de verificação de prioridade 1 das WCAG por cada página web. Apesar da média de erros se encontrar nos 91, é possível observar através da mediana calculada que metade da amostra (50%) se encontra abaixo dos 33 erros e que a outra metade (50%) se encontra acima destes. Nesta amostra podemos verificar que o desvio padrão é de 170, ou seja, como é um valor bastante elevado diz-nos que existe uma enorme dispersão dos erros registados comparativamente à média registada na mesma amostra. Esta dispersão também pode ser visível na discrepância existente entre o valor mínimo e o valor máximo dos erros registados da amostra, já que o valor mínimo desta amostra é de zero erros enquanto o seu valor máximo de erros é de 505.

Achámos oportuno contabilizar o número de sítios web de plataformas electrónicas com menor e maior número de erros que a média de erros calculada nesta amostra, de modo a nos proporcionar

Página 54 de 70

uma visão geral sobre a distribuição dos sítios web das empresas avaliadas. Para esta contagem tivemos em conta o número de erros relativos de verificação de prioridade 1 das WCAG. Na Figura 11, está então ilustrada a distribuição das empresas obtida.

Figura 11 - Distribuição das plataformas de acordo com o número de erros relativos a pontos de verificação de prioridade 1 das WCAG.

Resultados relativos aos pontos de verificação de Prioridade 2 das WCAG 

No que diz respeito aos resultados obtidos pertencentes ao nível intermédio de prioridade (prioridade 2) das WCAG, é possível observar que a média dos erros registados se encontra nos 173 erros por sítio web, ou seja, cerca de 10 erros relativos a pontos de verificação de prioridade 2 das WCAG por cada página web. Apesar da média de erros se encontrar nos 173, é possível observar através da mediana calculada que metade da amostra (50%) se encontra abaixo dos 128 erros e que a outra metade (50%) se encontra acima destes. Nesta amostra podemos verificar que o desvio padrão é de 184, ou seja, como é um valor bastante elevado diz-nos que existe uma enorme dispersão dos erros registados comparativamente à média registada na mesma amostra. Esta dispersão também pode ser visível na discrepância existente entre o valor mínimo e o valor máximo dos erros registados da amostra, já que o valor mínimo desta amostra é de 37 erros enquanto o seu valor máximo de erros é de 591.

Achámos oportuno contabilizar o número de sítios web de plataformas electrónicas com menor e maior número de erros que a média de erros calculada nesta amostra, de modo a nos proporcionar uma visão geral sobre a distribuição dos sítios web das empresas avaliadas. Para esta contagem tivemos em conta o número de erros relativos de verificação de prioridade 2 das WCAG. Na Figura 12, está então ilustrada a distribuição das empresas obtida.

1 7 Superior à  Média (13%) Inferior à  Média (88%)

Página 55 de 70

Figura 12 - Distribuição das empresas de acordo com o número de erros relativos a pontos de verificação de prioridade 2 das WCAG.

Resultados relativos aos pontos de verificação de Prioridade 3 das WCAG 

No que diz respeito aos resultados obtidos pertencentes ao nível mais alto de prioridade (prioridade 3) das WCAG, é possível observar que a média dos erros registados se encontra nos 10 erros por plataforma, ou seja, menos de um erro (0,6) relativo a pontos de verificação de prioridade 3 das WCAG por cada página web. Apesar da média de erros se encontrar nos 10, é possível observar através da mediana calculada que metade da amostra (50%) se encontra abaixo dos 9 erros e que a outra metade (50%) se encontra acima destes. Nesta amostra podemos verificar que o desvio padrão é de 9, ou seja, como é um valor reduzido diz-nos que existe uma baixa dispersão dos erros registados relativamente à média registada na mesma amostra. Esta dispersão também pode ser visível na reduzida diferença existente entre o valor mínimo e o valor máximo dos erros registados da amostra, já que o valor mínimo desta amostra é de zero erros enquanto o seu valor máximo de erros é de 25.

Achámos oportuno contabilizar o número de sítios web de plataformas electrónicas com menor e maior número de erros que a média de erros calculada nesta amostra, de modo a nos proporcionar uma visão geral sobre a distribuição dos sítios web das empresas avaliadas. Para esta contagem tivemos em conta o número de erros relativos de verificação de prioridade 3 das WCAG. Na Figura 13, está então ilustrada a distribuição das empresas obtida.

2 6 Superior à  Média (25%) Inferior à  Média (75%)

Página 56 de 70

Figura 13 - Distribuição das empresas de acordo com o número de erros relativos a pontos de verificação de prioridade 3 das WCAG.

Após efectuarmos uma análise geral sobre os resultados expostos na Tabela 3 e nas Figura 11, Figura 12 e Figura 13, verificamos que estes possuem algum significado estatístico, e podem obter- se algumas conclusões.