• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4.  Conclusões 60 

6.1  Síntese do trabalho e principais conclusões 60 

O desenvolvimento tecnológico vivido até aqui trouxe sem dúvida grandes oportunidades de crescimento a todos os níveis da nossa vida, sejam eles pessoais ou sociais. Um dos factores que este desenvolvimento alterou drasticamente foi o modo como se desenrolam todas as actividades do nosso quotidiano, isto porque no início desta nova era, estas actividades eram desencadeadas sobretudo pela acção humana, e à medida que o desenvolvimento se foi acentuando, foi a informação quem passou a assumir esse cargo.

Como o acesso a informação nos dias de hoje é considerada como essencial, a nossa sociedade passou a ser considerada uma sociedade de informação, já que é notório o aumento, em todos os sectores, do uso de TIC por parte dela, para facilitar a recolha, a produção, o processamento, a transmissão e o armazenamento de dados. Segundo a Comissão Europeia (UE, 2005b), as TIC são um poderoso motor de crescimento e emprego.

A crescente utilização das TIC permite cada vez mais a invasão do quotidiano, a alteração da forma como as empresas se devem comportar e a transformação dos comportamentos culturais e sociais da sociedade. Um dos factores sociais a ter em conta é a acessibilidade a todos os recursos disponíveis, incluindo os disponibilizados na web. Isto porque, segundo Tim Berners-Lee (Out-

Página 61 de 70

Law, 2006), o poder da web é a sua universalidade, ou seja, é a possibilidade de acesso por todos independentemente de deficiências.

Como sociedade de informação que somos, temos a necessidade de interagir com as TIC e de aceder à informação web que elas nos disponibilizam. Contudo, esta nossa sociedade não é constituída somente por pessoas que possuem todas as suas capacidades, traduzindo em números:

 A nível mundial, 10% da população sofre de um qualquer tipo de deficiência ou incapacidade (WHO, 2006);

 A nível europeu, existem 37 milhões de pessoas com deficiências (UE, 2002);  A nível nacional, existem cerca de 634 mil pessoas com deficiência (INE, 2002).

São números como estes que nos alertam para a realidade penosa que as pessoas com deficiência vivem quando querem executar uma qualquer tarefa, como por exemplo, aceder à informação web, tarefa que para nós é banal mas para elas pode ser muito difícil ou impossível. Para que esta dificuldade se ultrapasse, é necessário conceder a estas pessoas uma certa independência, através da criação de uma garantia de acessibilidade à informação web. Segundo o ponto de vista das pessoas com deficiência, a web é um “instrumento” muito valioso para a nossa sociedade, visto que é através desta que elas podem aceder e usufruir de recursos que de outra forma lhes estariam inacessíveis. Posto isto, a nossa motivação passa pela necessidade de criar uma web acessível que beneficie todas as pessoas, sem excepção.

Segundo Thatcher, Henry e Burks (Thatcher et al, 2006), a acessibilidade web consiste em possibilitar que todas as pessoas com deficiências possam percepcionar, perceber, navegar e interagir com a web, englobando para isto todas as deficiências que dificultem o acesso à web, sejam elas deficiências visuais, auditivas, físicas, cognitivas, neurológicas ou ao nível da fala. Será esta a definição de acessibilidade que decidimos adoptar no decorrer desta dissertação, pois é a que nos parece mais completa e correcta.

Relativamente à acessibilidade web, o W3C criou a WAI em 1999, que nasceu da necessidade de atingir dois objectivos primordiais: tornar a web acessível a um número cada vez maior de pessoas e levá-la ao potencial máximo de interoperabilidade, através da expansão de protocolos e formatos dos dados. A WAI centra-se em tornar a web acessível para os utilizadores actuais e para os futuros utilizadores que tenham qualquer tipo de deficiências. Um dos principais contributos da WAI foi, claramente, a elaboração das directivas para a acessibilidade do conteúdo web, as quais se tornaram

Página 62 de 70

numa referência mundial no âmbito da acessibilidade graças à credibilidade do W3C (Dardailler, D., 2001).

As directivas para a acessibilidade do conteúdo web foram construídas para sobretudo promover a acessibilidade desse mesmo conteúdo. Segundo Henry (Henry, S., 2008), as WCAG 1.0 (primeira versão das directivas) são um documento explicativo de como se deve elaborar um conteúdo web (toda a informação contida numa página de internet ou numa aplicação web) que seja acessível a todas as pessoas, inclusive as que apresentem qualquer tipo de deficiência. As directivas são direccionadas para os criadores de ferramentas para construção de conteúdo web e para os criadores do próprio conteúdo web. As WCAG 1.0 foram o suporte teórico para todo o processo de avaliação que foi desenrolado no decorrer da presente dissertação de mestrado, pelo que também influenciaram na escolha da ferramenta para avaliar o nível de acessibilidade dos sítios web. Desta forma, a ferramenta escolhida foi a TotalValidator que além de seguir as WCAG 1.0, também avalia automaticamente a totalidade de um sítio web, permite o teste em sítios web autenticados (com utilizador e palavra chave ou com certificado digital) e cria um relatório com os erros de acessibilidade encontrados (TotalValidator, 2010).

Para que o resultado da avaliação mencionada acima fosse representativo, decidiu-se que o grupo alvo para estudo seria o conjunto total das plataformas electrónicas credenciadas pelo CEGER. Desta forma, tentámos avaliar o nível de acessibilidade apresentado pelos sítios web dessas plataformas electrónicas, através deste processo, inferindo algumas conclusões sobre o estado da acessibilidade web praticada em Portugal nas plataformas electrónicas de contratação pública. Os trabalhos realizados no âmbito da presente dissertação percorreram as seguintes fases:

 Definição da área científica em estudo;  Definição dos objectivos a atingir;

 Análise e levantamento da revisão bibliográfica;  Levantamento dos métodos e ferramentas de avaliação;  Escolha do método e ferramenta de avaliação a usar;

 Recolha dos dados relativos à avaliação de acessibilidade web;  Tratamento dos dados recolhidos;

 Análise dos resultados obtidos;  Discussão dos resultados;

Página 63 de 70

Esta dissertação apresenta-se como uma contribuição para que a acessibilidade do conteúdo web se torne cada vez mais uma realidade. Desta forma, esperamos que este contributo permita incentivar os criadores do conteúdo web a aplicarem cada vez mais as directivas do W3C, tornando assim o próprio conteúdo acessível a todas as pessoas, sem excepção.