• Nenhum resultado encontrado

Acomodação dos determinantes e obstáculos à inovação

4.1 DADOS SECUNDÁRIOS

4.1.3 Acomodação dos determinantes e obstáculos à inovação

O objetivo da presente seção é descrever os principais indícios de estratégias e políticas encaminhadas pela organização pesquisada para acomodar alguns dos determinantes e obstáculos à inovação relacionados ao fator humano e identificados

pelo presente estudo. Esses indícios foram coletados a partir de informações divulgadas no seu sítio institucional, bem como normas e procedimentos descritos em seu estatuto, balanço social e periódico mensal entregue aos colaboradores.

Os dados secundários coletados revelaram uma preocupação da organização pesquisada com a cultura da inovação. Na edição de junho de 2011 do periódico mensal entregue aos colaboradores, propõe-se que a empresa construiu ao longo dos anos uma imagem de seriedade junto à sociedade brasileira. Segundo o autor da publicação, essa imagem positiva só foi construída devido ao comprometimento demonstrado pela organização, desde a sua criação, com a busca de soluções por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A partir de uma análise de informações divulgadas em seu sítio institucional, percebeu-se que a organização pesquisada preocupa-se em investir em treinamentos de capacitação para os seus colaboradores. Trata-se de uma organização que valoriza bastante a formação acadêmica de sua força de trabalho. Dos quase dois mil e quatrocentos pesquisadores que compõem o quadro funcional da organização pesquisada, 18% (dezoito por cento) tem mestrado, 74% (setenta e quatro por cento) tem doutorado e cerca de 7% (sete por cento) tem pós-doutorado.

Em seu estatuto, a organização pesquisada formaliza e normatiza sua preocupação com o desenvolvimento contínuo do seu capital humano. No artigo 5º, inciso V, está estabelecido que a empresa deve promover e apoiar o aperfeiçoamento dos colaboradores, realizando treinamento sistemático de toda a equipe, inclusive do pessoal envolvido em atividade administrativa.

A preocupação com a qualificação da força de trabalho também é evidenciada no balanço social da organização pesquisada. Nesse documento, a organização informa que investe na formação dos seus recursos humanos, seja em cursos formais de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, seja em aperfeiçoamento, atualização e complementação profissional, com treinamentos de curta duração e estágios, no Brasil e no exterior. E a organização se orgulha tanto dessa política que faz questão de mencioná-la em seu balanço social, de modo que toda a sociedade fique ciente.

A organização também realiza sistematicamente avaliações de desempenho de todos os colaboradores, com o intuito de aferir a melhoria alcançada pelo funcionário e quanto ele contribuiu para o desenvolvimento da empresa. A partir dessa iniciativa, também é possível aferir se os treinamentos realizados estão

surtindo os efeitos pretendidos. Aqueles que se destacam recebem uma gratificação por desempenho, que gera vantagens pecuniárias para aqueles que são bem avaliados. Trata-se de uma política importante de reconhecimento e valorização daqueles colaboradores que mais se destacam no desempenho das suas funções.

A preocupação em reconhecer e valorizar os esforços empreendidos pela sua força de trabalho também está evidente no balanço social. Na edição de 2011, a organização pesquisada fez questão de mencionar cada um dos trezentos colaboradores que trabalharam na elaboração desse documento. Também destaca que a força de trabalho recebera em 2011 noventa e três prêmios e homenagens, propondo que esse reconhecimento é um indicador do bom cumprimento da missão da organização. Os nomes dos colaboradores premiados também são mencionados um a um.

O reconhecimento do bom trabalho desempenhado pelos colaboradores também merece destaque no periódico mensal entregue a todos os colaboradores da organização pesquisada. Em todos os números analisados (junho/2011 a fevereiro/2012) são mencionadas as principais realizações das unidades descentralizadas da organização espalhadas por todo o país. Essa divulgação também é importante para permitir que as unidades tomem conhecimento do trabalho que está sendo realizado em cada uma das unidades, de modo a incentivar a integração entre elas.

Outro ponto importante que o estatuto da organização pesquisada preconiza é a iniciativa de manter unidades descentralizadas, com total autonomia de decisão em suas respectivas áreas de atuação, ainda que relacionadas com a atividade fim da organização como um todo. A questão da autonomia também é lembrada na edição de junho de 2011 do periódico mensal entregue aos colaboradores da organização pesquisada. No texto da publicação, o jornalista institucional convida a todos a participarem da pesquisa de clima organizacional, ressaltando que os dirigentes convidam todos a manifestar sua opinião e participar das decisões tomadas, uma vez que acreditam que a opinião dos empregados é premissa do sucesso organizacional. Já na edição de janeiro de 2012, a publicação relata esforços empreendidos pela assessoria jurídica da organização pesquisada, com o objetivo de melhorar os processos internos, entre eles uma resolução normativa que procurou dar mais autonomia e agilidade aos chefes e gerentes.

Também merece destaque o fato de a organização pesquisada preocupar-se em manter um clima ético no ambiente de trabalho, conforme informações obtidas no seu sítio institucional. A Ética é um dos valores organizacionais que sempre esteve presente nos Planos Diretores da organização pesquisada, sendo preconizado em todas as suas práticas. Para isso, a empresa instituiu um Código de Ética que estabelece princípios e valores éticos e permite o entendimento uniforme quanto aos padrões de conduta que fortaleçam a organização e os compromissos assumidos com a sociedade.

A preocupação com a qualidade do ambiente de trabalho também aparece nas edições de junho e setembro de 2011 do periódico mensal entregue aos colaboradores. Segundo a publicação, a organização demonstra interesse em aprimorar as condições de trabalho das pessoas, e considera fundamental ouvir a opinião de todos, de modo que seja possível melhorar o ambiente organizacional e garantir o bem estar da força de trabalho. A organização também propõe que é dever da empresa estar alinhada com o bem estar dos seus empregados, com os relacionamentos sadios entre as equipes e com o respeito nas relações de trabalho.

A importância dos espaços físicos e da infraestrutura de apoio à inovação não é esquecida pela organização pesquisada. Na edição de fevereiro de 2012 do periódico mensal, comenta-se a respeito da experiência de uma unidade descentralizada recém criada pela organização, onde toda a infraestrutura dessa unidade foi concebida com proposta arquitetônica favorável ao estudo e intercâmbio de conhecimentos.

O trabalho em equipe também é bastante valorizado pela organização pesquisada. No periódico mensal entregue aos colaboradores é possível perceber claramente a preocupação de a organização em prover um ambiente de trabalho mais leve e participativo que seja capaz de melhorar o trabalho em equipe. Também se percebem iniciativas de valorização da confiança, da comunicação e da cooperação entre os colegas de equipe. Na publicação foram descritas experiências de eventos realizados fora do local de trabalho para fomentar as relações interpessoais entre os colaboradores.

A empresa pesquisada também possui um sistema de gestão conhecido pela sigla SEG que orienta todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento desempenhadas pela organização. O SEG sofreu alterações recentemente para que passasse a preconizar o trabalho em equipes, bem como projetos e redes

multidisciplinares e transversais. O objetivo inicial foi o de transformar a cultura e a estrutura organizacionais. A ideia é que os projetos de pesquisa passassem a envolver pessoas lotadas em diversos unidades e departamentos, constituindo um sistema transversal, integrado, alinhado e harmônico, especializado por produtos e temas, ou seja, áreas de interesse. Dessa maneira, os projetos de pesquisa não ficariam mais separados devido a estruturas hierárquicas rígidas.

A mudança do SEG foi relatada na edição de outubro de 2011 do periódico mensal entregue aos colaboradores. A organização procurou esclarecer aos empregados todos os detalhes relacionados à mudança, revelando-se uma técnica eficaz para diminuir a resistência dos colaboradores à essa mudança.

A organização pesquisada também valoriza a questão da transparência administrativa. A empresa divulga as tabelas salariais dos cargos de provimento efetivo e não efetivo, bem como o seu quadro de pessoal, com a relação completa de empregados e ocupantes de cargo em comissão. A atualização das tabelas salariais é realizada anualmente no mês do fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho e a atualização do quadro de pessoal é realizada mensalmente.

Outro ponto que demonstra a preocupação da organização pesquisada em manter suas ações transparentes, está no fato de a organização publicar anualmente o seu balanço social, onde divulga suas principais ações empreendidas para benefício da sociedade como um todo. O balanço social procura destacar tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela organização para solucionar problemas e otimizar produção e meio ambiente, para garantir o abastecimento dos mercados interno e externo, ou seja, visa divulgar o lucro social da organização. De maneira geral, o simples fato de a organização preocupar-se em divulgar um balanço social, já revela um maior zelo para com a transparência (IBASE, 2012).

A organização também divulga aos seus empregados (inclusive para os aposentados) por meio de uma publicação mensal entregue diretamente em sua residência, projetos, ações, casos de sucesso, mudanças na organização, dentre outras informações úteis, de modo que todos fiquem cientes do que está ocorrendo.

A valorização da cooperação com parceiros nacionais e internacionais também merece destaque nas estratégias de ação da organização pesquisada. Essa questão é tratada explicitamente em seu estatuto, mais precisamente no seu artigo 5º. Nesse dispositivo, propõe-se que, para conseguir seus objetivos de desenvolver a pesquisa agropecuária no país, a empresa deve fomentar o

relacionamento com entidades públicas federais, estaduais ou municipais, bem como organizações privadas e outras empresas de assistência técnica e extensão rural, sejam elas públicas ou privadas, nacionais ou internacionais. Dessa forma, a liderança vê-se obrigada a incentivar que seus colaboradores estreitem laços de cooperação mútua com pesquisadores de vários pontos do país e do exterior.

Na área de cooperação internacional, a organização pesquisada mantem os chamados Laboratórios no Exterior (LABEX). Tratam-se de parceiras estabelecidas para compartilhar instalações físicas de renomados institutos de pesquisa instalados em países importantes como: Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Coréia

do Sul e China12, com o intuito de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas em

tecnologias de ponta. Essas iniciativas visam garantir o acesso dos pesquisadores da organização pesquisada às mais altas tecnologias em áreas como recursos naturais, biotecnologia, informática e agricultura de precisão.

Ainda com relação ao tema da cooperação internacional, é importante destacar iniciativas de transferência de tecnologia para países em desenvolvimento, a chamada Cooperação Sul-Sul. A organização pesquisada mantem projetos de transferência de tecnologia em países como Gana, Venezuela e Panamá, que contribuem para a disseminação das tecnologias e, além de possibilitar o desenvolvimento agrícola dos países parceiros.