• Nenhum resultado encontrado

vós, adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a AMIZADE DO MUNDO se constitui INIMIZADE PARA COM DEUS? Aquele, que se

DICIONÁRIO – OPÔEM

4 vós, adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a AMIZADE DO MUNDO se constitui INIMIZADE PARA COM DEUS? Aquele, que se

fizer AMIGO DO MUNDO se constitui INIMIGO DE DEUS.

Este versículo não quer dizer que não devamos amar os pecadores ou querer ajuda-los. Mas que não devemos nos envolver em praticas mundanas. A amizade ao mundo e a indulgência com praticas e prazeres mundanos nos abriria uma grande porta ao inimigo em nossas vidas.

Precisamos entender que a Bíblia ensina a separação, não a segregação (2 Cor. 5:16,17). É aí que alguns Cristãos se enganam.

Alguns pensam que estão praticando a separação, segregando-se e praticando se isolando dos não-salvos.

Mas Jesus disse que precisamos estar no mundo, mas não sermos do mundo (João 17:16-18). Ele quis dizer que não devemos seguir os padrões do mundo e agir como o mundo. Nossas vidas deveriam refletir

uma separação do mundo e uma santificação e separação para Deus em santidade. Precisamos ter muito cuidado para não deixarmos que o espírito imundo entre na Igreja __ o Corpo de Cristo.

Em Corinto, o espírito mundano entrou na Igreja (I Cor. 5:1-5). Paulo escreveu à Igreja sobre o pecado sexual que era tolerado dentro do grupo de crentes (I Cor. 5:1). Um homem estava coabitando com sua madrasta. Se você é um estudante de história, você sabe que Corinto foi uma das mais licenciosas e imorais cidades daqueles dias. E aquele espírito imoral havia entrado na Igreja.

Hoje, estamos vivendo num tempo de leviandade e frouxidão você pode observar em muitas áreas da vida. A mesma tendência ocorre no plano espiritual. Há tanta leviandade e frouxidão no mundo como se houvéssemos entrado nesta era de “liberação sexual” como alguns a chamam. O pecado é considerado aceito, por alguns contanto que seja praticado por um adulto e que não venha a ferir ninguém mais. O mesmo espírito entrou na Igreja.

Em Colossenses podemos também ver outra área onde o espírito do mundo entrou na Igreja hoje.

Colossenses 3:8

8 ... mas agora DESPOJAI-VOS de TUDO: da ira, cólera, da malícia, da blasfêmia, das PALAVRAS TORPES(comunicação suja) da vossa boca.

Nós ouvimos muita comunicação suja hoje, por pare de pessoas não-salvas que estão sujeitas ao espírito do mundo. Mas fico espantado, às vezes, com a maneira de conversar de Cristão. Alguns deles usam de comunicação imunda também! Se ouvissem a seu espírito, sua consciência os condenaria. Mas não estão vivendo no plano espiritual, aí, ficam imaginando como o diabo está entrando em suas vidas! Eles abrem a porta, eles mesmos, com sua própria boca!

Quando eu nasci de novo, eu nunca havia ouvido alguém pregar sobre esse assunto. Embora minha língua quisesse dizer algumas palavras que eu costumava dizer antes de ser salvo, comecei a dar ouvidos ao meu espírito, e já não conseguia falar como antes.

Mas estamos vivendo numa época de leviandade e frouxidão. Você pode ouvir pessoas usando essas palavras, mas pior do que isso, você vê pessoas que crêem nos sons do Espírito falando assim, também.

Se você é um crente e se está praticando a comunicação suja também, você precisa se endireitar. Você precisa obedecer ao que Deus está falando em Sua Palavra: “ ... despojai-vos... das palavras torpes (comunicação suja) de nossa boca” (col. 3:8). De outra maneira, você

estará pisando em área perigosa. E quando você está no território de satanás, ele tem acesso a você.

Graças a Deus, como crentes, sabemos o que fazer a respeito de satanás, e conhecemos nossa autoridade em Cristo. Sabemos como nos despojar de nossa velha natureza com sua sensualidade e prazeres, e sabemos como nos revestir de Cristo. Podemos possuir nossos vasos em santificação e honrar, e aprender como nos fortalecer contra as ciladas do diabo.

Capítulo 4.

Distinguindo a diferença entre Opressão, Obsessão e Possessão. O principal meio pelo qual satanás tenta ganhar acesso às pessoas é através de suas mentes e corpo. Dependendo de quanto uma pessoa cede a satanás nestas áreas determina o quanto satanás pode influenciá- la. Como o homem é espírito, ele tem uma alma, e vive num corpo, os demônios podem afeta-lo e influenciá-lo em seu corpo e alma (mente, vontade e emoções), e não estar presente em seu espírito.

Para entendermos realmente como os demônios afetam às pessoas é importante sabermos da diferença existente em opressão, obsessão e possessão. Muitas pessoas usam esses termos igualmente quando se referem realmente à três graus distintos de influencia demoníaca.

OPRESSÃO

Os espíritos malignos podem enxertar um bocado de influencia conforme procuram oprimir a raça humana. Os espíritos malignos podem oprimir quaisquer pessoas, até o Cristão, se este o permitir, de dentro ou de seus corpos ou alma.

É claro, os espíritos malignos possuem uma escala mais ampla de influencia se puderem se incorporar, porque assim expressariam no plano natural. Se os espíritos malignos não podem se incorporar numa pessoa, eles tentam enxertar influencia ao seu redor, no plano espiritual. Muitas vezes, crentes, mesmo cheio do Espírito Santo, podem ser oprimidos de fora de seus corpos. Satanás tenta nos oprimir, colocando todo tipo de pressão sobre nós até que estejamos plenamente cientes daquela pressão.

E precisamos saber que há três graus de opressão. Em outras palavras, uma pessoa pode estar mais oprimida ou menos oprimida. Todos nós, provavelmente experimentamos a opressão em nossas vidas

em uma época ou outra. Por exemplo, às vezes a opressão pode ser manifestada como mau “humor” que tenta nos dominar. Isto pode ser o resultado direto da opressão satânica.l as pessoas também me dizem: _ por favor, orem por mim. Parece que há uma grande nuvem negra acima de minha cabeça.”

Isso é opressão satânica. E as pessoas estão mais oprimidas em certas ocasiões mais que em outras. Mas quando repreendemos aquela opressão no nome de Jesus, nos posicionamos e lhe resistimos, o diabo fugirá de nós (Mateus 18:18; Lucas 10:19; filipenses 2:11; Tiago 4:7). Os crentes não precisam viver sob a opressão do inimigo. E, às vezes, quando a opressão deixa uma pessoa, é como se um peso saiu de seus ombros.

O medo é um tipo de opressão que vem contra muitos Cristãos e os mantém sob cativeiro e as faz tropeçar mais e mais. O medo pode tomar conta da mente do crente e fazer com que seu espírito não funcione como deve e não dominar sua alma e corpo.

O medo pode, também, se apoderar do corpo do crente e fazer com que seu estomago fique “apertado como se algum poder o tivesse agarrado. Isto pode abrir a porta ao desespero e desânimo. Mas a Bíblia diz que Deus não nos deu espírito de temor (2 Tim. 1:7). Isto quer dizer que temos autoridade sobre ele. Temos o direito de tomar posição contra o medo é repreende-lo. Aprenda a tomar posse no poder da força de Deus e use sua glória e poder, que é sua palavra, para lutar contra o inimigo. Deus nunca disse que você teria que lutar contra o inimigo (2 Crôn. 20:17). Você deve combater o bom combate da fé, que é se posicionar contra o inimigo pela fé na palavra de Deus (I Tim.6:12). Quando você se posiciona contra o inimigo com a palavra, o medo tem de sumir de você.

O medo não é amigo. É um inimigo. Não deve ser aceito, alimentado ou tolerado. Resista a isso como resistiria à uma doença ou enfermidade. Cite a palavra para o medo e tome autoridade sobre ele em nome de Jesus, e ele terá de partir.

O corpo de qualquer um, mesmo de um Cristão, pode ser oprimido por um espírito seja de fora ou dentro dele. Deixe-me lhe dar uma ilustração da opressão física. A opressão física pode ser o resultado direto de um espírito maligno afligindo o corpo de uma pessoa.

Uma vez, eu estava ministrando a uma Igreja, e um homem Cristão veio à frente, na fila de cura para receber oração. Ele disse: “__ os médicos me disseram que eu tenho um conglomerado de úlceras em meu estômago do tamanho de um ninho de vespa”. Os médicos temiam que sua condição piorasse, mas o homem não os deixava operá-lo.

Eu disse a este homem: “Mateus 8:17 diz: “... Ele mesmo tomou nossas enfermidades, e carregou com as nossas doenças...” Então impus as mãos, sobre ele e orei. No momento em que lhe impus as mãos, tive uma manifestação da palavra do conhecimento _ uma revelação sobrenatural do Espírito Santo (1 Cor. 12:8). Eu sabia que o corpo deste homem estava sendo oprimido por um espírito maligno, e eu soube que tinha que expulsar este espírito de seu corpo para que o homem pudesse se libertar do problema no estômago.

Mas eu também sabia que se eu não explicasse à congregação o que eu iria fazer, isto causaria mais mal do que bem. Quando ministrando em público, se você apenas expulsar um demônio de alguém sem explicar à congregação as pessoas podem pensar: “Aquela pessoa é salva, cheia do Espírito Santo, e um membro de sua Igreja. Se ele tem um demônio nele, talvez eu tenha um demônio em mim.

E se as pessoas começarem a pensar e falar assim, eles podem, sem saber, abrir uma porta ao diabo e um espírito maligno se acomodará neles. É preciso que as pessoas exerçam sabedoria ao ministrar em público.

Então, antes de ministrar a este homem, eu expliquei à congregação: _ “satanás, não Deus, é o autor da doença e da enfermidade. Às vezes pode haver literalmente a presença de um demônio no corpo da pessoa que reforça a doença e enfermidade. Quando este é o caso, deve-se lidar com o demônio, pelo poder do Espírito Santo.

“No caso deste homem, um espírito maligno está presente oprimindo seu corpo e causando essas úlceras. Vou expulsar aquele espírito maligno de seu corpo. e não de sua alma ou seu espírito.”

E continuei a explicar “Se você mora numa casa velha que tenha cupins, não significa que os cupins estejam em você. Bem, seu corpo é apenas uma casa onde você mora. Seu corpo não é você, na realidade. Você é o homem interior. E se você nasceu de novo, o homem espiritual não pode estar possuído por um demônio. Porem seu corpo, __ a casa de seu espírito pode ter um espírito afligindo-o...”

Depois de expulsar isto à congregação, impus as mãos sobre o homem novamente. Quando o fiz, o Espírito Santo também me revelou por uma revelação interior ou pela palavra do conhecimento o que aconteceu a este homem que permitiu o espírito entrar em seu corpo primeiro. Homem havia aberto a porta ao diabo.

Eu tive o que posso chamar de “mine -visão”. Eu sabia que o que eu estava vendo ocorrera há duas noites anteriores. Eu vi este homem na

cama no quarto da frente de sua casa. Era meia-noite, mas ele não podia dormir. Eu o vi se levantar e caminhar pela casa.

Então vi a varanda dos fundos. Havia uma cama lá fora, e eu o vi cair atravessando naquela cama e rolar de lado a lado segurando seu estômago porque queimava como fogo. Então, e soube pelo Espírito de Deus que algo mais o perturbava, e eu soube exatamente o que era. Eu soube de tudo isto em um momento, através do dom da palavra do conhecimento.

Eu disse ao homem: há duas noites atrás, à meia-noite você estava no quarto da frente de sua casa e não podia dormir, então você finalmente se levantou e caminhou pela casa. Você voltou ao (sleping poroh) e você caiu atravessado na cama, rolando e gemendo de dor. Você estava segurando seu estômago porque queimava como fogo.

“Mas algo mais estava incomodando-o também. A sua consciência. Eu não quero embaraçá-lo. Mas, você é salvo, batizado com o Espírito Santo, e tem sido um membro dessa Igreja por alguns dias. Mesmo assim o Senhor me mostra que o senhor nunca pagou seus dízimos. Você não paga dízimos e nunca pagou.l”

Ele respondeu _ “não, nunca”.

Eu disse: _ “Esta é uma coisa que o está incomodando não apenas seu estômago queimando como fogo, mas sua consciência o estava entristecendo. Não posso ministrar a você até que você resolva isto com o Senhor. O que o senhor fará sobre pagar seus dízimos? Você vai obedecer a Deus ou não vai obedecer a Deus?

Pág. 74 Ele disse: Eu vou obedecer à Deus. Eu vou pagar meus dízimos”. Vê, as pessoas podem abrir uma porta ao diabo através da desobediência. Quando este homem se arrependeu entrou em linha com Deus, então eu pude ministrar a ele.

Eu impus as mãos sobre ele e expulsei espíritos malignos que estava oprimindo e afligindo seu corpo e causando as úlceras.

Depois de expulsar o espírito maligno dele, eu lhe disse: no caminho de volta da reunião, hoje, vá à uma churrascaria e coma um feijão e quando chegar em casa. “Ele não havia comido nada, exceto comida para bebê por dois anos, e não trabalhava há dois anos. Ele fez exatamente o que lhe sugeri mais tarde, voltou aos médicos e eles radiografaram seu estômago. Aquele conglomerado de úlceras tinha desaparecido completamente, e ele volta ao trabalho na semana seguinte”.

Agora, deixe-me dar-lhe um exemplo de opressão mental de uma vez quando um espírito maligno se apoderara da mente de um Cristão. Eu estava ministrando numa reunião e um homem veio a frente para

receber oração. Ele estava com os nervos abalado e não conseguia dormir. Eu impus as mãos sobre ele e por ele e ele voltou a seu lugar. Eu continuei a ministrar à outras pessoas.

Aconteceu de eu dar uma olhadela na direção de onde este homem estava sentado. Meus olhos foram abertos, e Deus me deu uma manifestação do dom de discernimento de espíritos; eu vi no plano espiritual. Eu vi do que parecia um pequeno espírito assentado no ombro deste homem. Se parecia muito com um macaquinho, embora sua face fosse diferente.

Esta pequena criatura mantinha seus braços em volta da cabeça do homem como se fosse um círculo de feno. Eu não sabia, mas este homem já havia sido levado para uma instituição para doenças mentais. Ele só estava esperando que as autoridades viessem e o levasse para esta instituição.

Eu lhe disse: “Irmão, suba aqui de novo, por favor”.

Pág. 75 Ele volta à frente. Eu falei ao espírito imundo eu estava pressionando sua mente. (você trata com o espírito, não com a pessoa). Eu não disse a ninguém que estava vendo algo, porque nem sempre é bom faze-lo numa reunião pública. Eu apenas disse a este espírito maligno, “você, espírito imundo que está oprimindo e amarrando este homem, eu ordeno que o soltes em nome de Jesus. Tirei as mãos de sua mente em nome de Jesus.”

Quando eu disse isso, aquela criaturinha parecida com macaco soltou a cabeça do homem, caiu de seus ombros e ficou a seus pés só. Choramingando e gemendo. Então aquela criatura falou: Bem, tenho certeza que não quero, mas se você me mandar, eu sei que terei de obedecer.

Eu respondi _ “não apenas o deixe, mas deixe este local em nome de Jesus, “a criaturinha se levantou e correu pela porta.

Este homem levantou ambas as mãos e começou a louvar a Deus. Ele disse: “É como se tivesse um cinturão de ferro da minha cabeça...” Ele havia sido oprimido mentalmente, mas estava, agora, completamente liberto.

Só porque o abalo nervoso deste homem havia sido causado por um demônio, não significa que todo problema no sistema nervoso o seja. Você terá de depender do Espírito Santo para saber quando a presença real de um demônio está causando a aflição. Em nosso próprio conhecimento ou sabedoria, não saberíamos se há ou não um espírito maligno causando o problema. No seu próprio conhecimento humano ou sabedoria você não saberá se um espírito maligno está ou não presente.

Mas neste caso, eu soube pelo Espírito Santo que a opressão mental deste homem era o resultado direto da presença de um espírito maligno.

Aquele homem não voltou para o hospício. Na verdade, anos depois ele ainda estava ótimo. Graças a Deus pelo poder de Deus e pelas manifestações sobrenaturais do Espírito Santo. Somos impotentes e desamparados sem a palavra de Deus e a direção e o guiar do Espírito Santo.

Cristãos Podem Ceder ao Diabo

Temos visto como um espírito maligno pode oprimir o corpo e a mente de uma pessoa – salvos ou não-salvos, igualmente. Também é possível para um Cristão ceder a um espírito maligno quando está sendo oprimido por algum e lhe dá lugar.

A palavra sustenta o fato de que uma pessoa pode ceder a Deus e se voltar a ceder ao diabo. Pedro o fez. Embora Pedro não fosse nascido- de-novo pois Jesus ainda não havia ido para a cruz, para pagar por nossa redenção, Pedro foi usado por Deus para trazer uma revelação do Espírito Santo. Mas, então, quase imediatamente depois, ele cedeu ao diabo. (Mateus 16:20-23).

Mas há uma grande diferença entre ceder a um espírito maligno e ser possuído por um. Também é possível ceder parcialmente aos espíritos malignos. Mas, quanto mais a pessoa cede à eles, mais aqueles espíritos o influenciarão e tentarão controla-la (Romanos 6:16). As boas novas é que os Cristãos não têm que ceder ao diabo ou à carne. Ele podem aprender como ceder ao Espírito Santo.

Romanos 6:16

16 ou não sabeis, que a quem nos apresentardes para o servir,