• Nenhum resultado encontrado

por cuja causa não desmaiamos; mas ainda que o nosso HOMEM EXTERIOR pereça, ainda assim o HOMEM INTERIOR

Filipenses 5:5 que haja esta mentalidade (atitude) em ti, que houve também em Cristo Jesus.

16 por cuja causa não desmaiamos; mas ainda que o nosso HOMEM EXTERIOR pereça, ainda assim o HOMEM INTERIOR

e´renovado dia a dia.

O homem espírito ou homem interior é o mesmo que “o homem escondido no coração”.

I Pedro 3:3, 4

3 Que o adorno não seja o adorno EXTERNO (o adorno do homem exterior do corpo) como no frisado do cabelo, e no uso de ouro ou no aparato de vestimenta.

4 mas sim no HOMEM INTERIOR DO CORAÇÃO (o homem interior) o qual não é corruptível, o ornamento de um espírito quieto e manso, que à vista de Deus é de grande preço.

Pelo que Paulo disse podemos ver que o homem do corpo é diferente do homem interior.

I Coríntios 9:27

27 Mas eu mantenho meu corpo, e o trago sob sujeição para que de forma alguma, eu mesmo venha a ser reprovado naquilo que prego aos outros.

Paulo chamou seu corpo de “o”. Quem é o “EU” que trouxe seu corpo sob sujeição? É o homem interior que se tornou nova criatura em Cristo! Paulo fez uma distinção definida entre “o” __ seu corpo - e o “EU” __ o homem interior verdadeiro.

Paulo não dizia que tinha de manter o homem interior sob sujeição. Não, ele disse que o homem interior tinha que trazer seu corpo em sujeição.

Não obedecer esta escritura e uma das maiores áreas onde os crentes por uma questão de ignorância, dão à satanás acesso em suas vidas. Satanás tem entrada na vida das pessoas quando estas permitem que seus corpos ou carne as dominem, ao invés de permitir que seus espíritos recreados governem e dominem sua carne.

Mantendo seu corpo sujeito à seu espírito

Em I coríntios 9:27, Paulo disse: “mantenho meu corpo sob a sujeição de meu espírito”. Isto significa que Paulo não permitia que seu corpo fizesse tudo que quisesse. Se o apostolo Paulo, este grande homem de Deus que escreveu muito do Novo Testamento tinha que manter seu corpo sob o domínio de seu espírito, evidentemente seu corpo deve ter desejado fazer coisas que não eram corretas. Paulo tinha de manter seu corpo sob o controle e domínio de seu espírito exatamente como fazemos.

Muitas os crentes querem tentar expulsar demônios quando o problema está relacionado a carne, você não pode expulsar a carne! Ou muitas vezes as pessoas querem que Deus faça algo com seus corpos. Deus não vai agir no seu corpo, pois não é o Seu corpo; é seu, e você é que deve domina-lo.

Quando você nasce novamente, seu homem interior pertence a Deus. Mas aí, você deve tomar a decisão de manter seu corpo sujeito à seu espírito, o qual só é possível se você apresentar seu corpo a Deus como sacrifício vivo.

1 rogo-vos, porém, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis vossos CORPOS como sacrifício vivo, santo, aceitável a Deus, que e o´seu culto racional.

Fiquei maravilhado quando entendi plenamente o que esses versículos estavam realmente dizendo. Paulo não estava escrevendo aos pecadores. Ele estava escrevendo aos santos_crentes. Ele estava dizendo aos crentes que ainda que tivessem nascido de novo, seus corpos não. E que teriam de fazer algo com seus corpos.

Se você não apresentar seu corpo a Deus como “sacrifício vivo”, seu corpo irá querer fazer tudo que fazia antes de você ser salvo quando ainda estava sob o domínio de Satanás, o deus deste mundo (Efésios 2:2). Em outras palavras se seu homem interior que e´uma nova criatura em Cristo, não está no controle de seu corpo, você estava deixando a porta aberta, dando acesso a espíritos malignos, porque os demônios tentam dominar o homem através de sua alma e corpo.

Eu vi isto acontecer na vida de um ministro. Ele era um Cristão maravilhoso__um homem que havia sido um pioneiro no pentecoste. Ele havia desfrutado de saúde excelente por anos, mas nos últimos anos ele começou a ter problemas, fisicamente falando. Ele, finalmente, teve três ataques, que afetaram sua mente.

Ele ficou parcialmente paralisado e às vezes ele não estava em si. Ele amaldiçoava sua esposa e a derrubava. Esta mulher e sua filha oravam e oravam sobre sua condição. Quando ele orava em línguas, ele ficava bem por um certo tempo, mas ele nunca ficava liberto.

Sua esposa disse que depois que me ouviu ensinar sobre a autoridade do crente, ela entendeu o que deveria ter feito. O ataque havia afetado o cérebro de seu marido, de maneira que ele não podia controlar sua própria mente e seu próprio corpo. Por causa disso, o diabo tomou vantagem dele.

Ele se tornou uma pessoa diferente, parcialmente por causa do ataque, claro, mas neste caso, um espírito maligno também estava envolvido. Salvo ou não, o homem pode ser oprimido na mente ou no corpo por espírito imundo. Sua esposa não sabia resistiu contra isso no nome de Jesus e tomou a autoridade.

Deus que seu marido se foi para o Senhor, sua esposa entendeu que deveria ter resistido contra satanás e ordenar que tirasse sua mão da propriedade de Deus. Eu lhe assegurei que satanás tinha que obedecer a palavra!

Mantendo seu corpo sob sujeição ao seu espírito recriado é a maior defesa contra satanás. A Bíblia diz: “... sujeitai-vos a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós...”(Tiago 4:7). Quando você submete seu corpo a Deus e não permite que ele faça coisas erradas, vai ser muito mais fácil você resistir ao diabo.

Deus sabe que sem corpos submissos e mentes transformadas os crentes não conseguirão ser guiados pelo Espírito Santo como deveriam. A Bíblia não diz: “...pois todos que são guiados pelo corpo ou pelos sentidos físicos, são filhos de Deus”. Governados pelo Espírito, baseados na palavra, os crentes terão uma forte defesa contra satanás. Governados pelo corpo e pelos sentidos, os crentes serão um alvo fácil para satanás e suas ciladas.

E se um crente não for ensinado corretamente, quando seu corpo quiser fazer coisas que não são certas, o diabo tomará vantagem dele e o levará a pensar que não está salvo. Então, quando o diabo consegue manter o crente sob condenação, ele pode desvia-lo de tomar posse de sua herança em Cristo, que inclui exercitar autoridade sobre ele.

Mas se os cristãos entenderem que seus corpos não nasceram de novo, e que precisam fazer algo a respeito dele, eles poderão aprender a apresenta-lo a Deus como um sacrifício vivo trazendo-o em sujeição ao seu espírito recriado. Este e´um dos mais importantes meios pelo qual o Cristão pode tomar seu lugar em Cristo para que possam permanecer forte contra satanás!

Não Culpe o Diabo Pela Carnalidade

O que significa a palavra “carnal”? De acordo com o dicionário das palavras do Novo Testamento de Vine, a palavra “carnal” significa a carne que é sensual, controlada por apetite animais, e governada pela natureza humana em vez do Espírito de Deus!

Os cristãos devem andar por fé na palavra de Deus ser guiados pelo Espírito Santo _ não por seus sentidos. A pessoa pode ter tosos os dons do Espírito operando em sua vida, e ainda assim, ser carnal se não aprender como manter seu corpo e mente sob o domínio de seu espírito. Os Coríntios eram assim. Aqueles crentes eram até cheios do Espírito, ainda assim estavam presos a um estágio de infantilidade Cristã porque eram carnais, governados pelo corpo e pelos sentidos (I Cor. 3:1, 3). Eles permitiam que seus cinco sentidos os dominassem em vez do Espírito Santo.

Paulo disse aos Coríntios”...vós ainda sois carnais, pois havendo entre vós inveja, e contenda e divisão, não sois por ventura carnais, e andais como homens (meramente naturais)?” (I Cor. 3:1,3). E a Bíblia diz...Pois onde houver inveja e divisão, há confusão e toda obra maligna (Tiago 3:6).

Se os Cristãos não desenvolvem seus espíritos, mas permitem que seus corpos, mentes e emoções os governem, eles permanecerão carnais ou espiritualmente crianças. Os cristãos carnais são presas fáceis às ciladas do maligno através da inveja, contenda e diversão. Assim, alguns Cristãos acham que precisam sempre de ser libertos de demônios porque são facilmente manipulados por satanás. Mas, na realidade, eles apenas precisam crescer, desenvolver e aprender a não ceder à inveja, contenda e divisão.

Quando você aprende a ceder ao Espírito de Deus e baseia sua vida na palavra de Deus ao invés de seus sentimentos ou carne, você cresce, saindo do estágio de um cristianismo carnal onde satanás pode dominar você.

Satanás não tem acesso a você na arena da fé na palavra de Deus, mas tem no plano dos sentidos, quando você é governado pelos sentidos e conduzido pelo seu corpo e alma.

O homem sempre tenta se desculpar ao invés de confiar no que Deus já estabeleceu em sua palavra. Por exemplo, em sua palavra, Deus nos deu instruções sobre o que fazer como nosso espírito, alma e corpo, como forte proteção contra o inimigo.

Mas o homem está sempre tentando encontrar algum outro caminho e não o de Deus para atingir a maturidade espiritual, ao sucesso, e vitória sobre o diabo em cada circunstancia.

Se ele puder encontrar uma maneira mais fácil para fazer as coisas, como culpar o diabo por tudo, o crente fará, ao invés de viver pelos princípios da palavra de Deus.

É mais fácil tentar expulsar um demônio do que tomar a responsabilidade de consistentemente renovar sua mente com a palavra e manter sua carne em sujeição a seu espírito!

Um pregador que conheci, entendia a natureza carnal do homem. Ele viu um cartaz com uma frase que dizia: “A Besta e eu”. Aquilo inspirou um tema para um sermão que estava pregando chamado: “A besta que está em todos nós”.

Sabia que há uma besta em todos nós? A “besta” e´sua carne _ sua natureza humana irregenerada e você terá aquela natureza carnal subjugada enquanto estiver na terra.

Neste sentido poderíamos dizer que há uma “besta” dentro de todos nós. Há uma natureza carnal na irregenerada natureza humana_na carne do homem.

Entretanto, a natureza carnal não está no seu espírito se você nasceu de novo. E, graças a Deus, um dia você terá um novo corpo glorificado (I Cor 15:42,50-54). Até aquele dia, Deus lhe diz em sua palavra como resistir ao seu inimigo, satanás.

Capitulo 3

O Diabo ou a Carne?

Algumas coisas que as pessoas atribuem ao diabo, não são nada mais do que obras da carne. É importante entender que tudo que está errado na vida não está diretamente ligado a um espírito maligno.

Quando a Bíblia fala de manter a carne sob o domínio do espírito, as pessoas pensam que isto se refere a manter os desejos sexuais sob controle. Bem, é claro que você deve manter seu corpo em sujeição nesta área. Mas, por outro lado, você já nota que a Bíblia cita ser as obras da carne da velha natureza humana?

As Obras da Carne

Gálatas 5 cita as obras da carne.