• Nenhum resultado encontrado

IGREJA TRIUNFANTE Cap. 1- Origem: Satanás e seu reino.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA TRIUNFANTE Cap. 1- Origem: Satanás e seu reino."

Copied!
146
0
0

Texto

(1)

IGREJA TRIUNFANTE

Cap. 1-

Origem: Satanás e seu reino.

Os crentes estão assentados com Cristo nos lugares celestiais, muito acima de toda potestades e principados das trevas. Nenhum demônio pode desanimar um crente que está assentado com Cristo muito acima das obras do inimigo! Nosso assentar e Reinar com Cristo é uma posição de autoridade, honra e triunfo – não falha, depressão e derrota.

Já que a Igreja do Senhor Jesus Cristo tem um triunfo e a vitória sobre o diabo e sua corte em cada encontro, por que temos a impressão que alguns crentes estão sujeitos à Satanás e seus enganos?

A vitória dos crentes sobre o diabo depende de como se consideram como Igreja militante, derrotada, ou triunfante. Tudo depende de seu entendimento quanto aos seus direitos em Cristo.

A Igreja militante apresenta um corpo de crentes que ainda não está assentado nos lugares celestiais em Cristo e ainda está “batalhando” para tentar ganhar a vitória sobre um inimigo que ainda não foi derrotado pelo Senhor Jesus Cristo.

A igreja derrotada também nos dá uma idéia de uma igreja que é ignorante sobre o fato de estar assentada com Cristo e que deveria reinar na vida através de Jesus Cristo. Porque é ignorante quanto a sua posição em Cristo, ou porque nunca fez uso da autoridade que realmente possui, estes crentes são constantemente assolados pelas ciladas de Satanás e estão num estado constante de derrota e fracasso.

Mas a igreja triunfante e a perspectiva bíblica do Corpo de Cristo assentado com Cristo nos lugares celestiais muito acima de principados e potestades. (Efésios 1:3; 2:6). A Igreja triunfante retrata, biblicamente, um corpo de crentes que não somente sabe mais exerce sua autoridade em Cristo e assim sendo, reina vitoriosamente na vida por Jesus Cristo sobre Satanás, um inimigo derrotado (Rom.5:17).

Nesta época, quando a atividade do inimigo está crescendo pelo mundo, é vital que os crentes conheçam o que sua Redenção em Cristo lhes outorga. Temos de estar plenamente convencidos da autoridade que é nossa pela vitória que Jesus já conquistou por nós sobre todo poder do inimigo. A única maneira de termos confiança em nossa autoridade sobre o inimigo é conhecer e andar à luz da Palavra de Deus.

(2)

Com esta introdução, vamos para o Livro das origens, Gênesis, e começar nosso estudo investigando a origem de Satanás e seu reino. Sugestões de um Possível Reino Pré-Adâmico.

A origem e queda de Satanás, ou Lúcifer, como era chamado, é razoavelmente clara nas Escrituras. Ele era chamado Lúcifer antes de sua expulsão e queda do Céu, mas Satanás depois de sua expulsão e queda. A origem dos demônios, diabos, ou espíritos malignos, já não é tão esclarecida.

Alguns eruditos em Bíblia acreditam que milhões de anos transcorreram entre Gênesis 1:1 e Gênesis 1:2. E alguns crêem que pode ter havido um reino terrestre antes da criação registrada em

Gênesis, Capítulo 1. Gênesis 1:1,2

1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

2 E terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Os espíritos malignos que estão aqui na terra, agora poderiam ter sido parte do Reino pré-adâmico original. Muitos eruditos em Bíblia concordam que mesmo antes do dilúvio, um reino pré-adâmico existiu, porque sabemos através de descobertas arqueológicas que dinossauros e mamutes viveram na terra.

De onde eles vieram? Talvez aquelas criaturas tenham vindo de um tipo diferente de criação que existiu na terra antes de Adão. __ Algum tipo de criação pré-adâmica. Em Isaías, capítulo 14, temos uma sugestão, nas Escrituras, de um reino pré-adâmico.

Isaías 14:12-14

12 Como, caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançada por terra, tu que debilitavas as nações!

13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte.

14 Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Evidentemente Lúcifer tinha algum tipo de trono indicando algum tipo de autoridade. Lúcifer provavelmente reinava abaixo das nuvens e

(3)

estrelas porque no verso 13 está escrito: “...exaltarei meu trono ACIMA das estrelas...” fazendo supor que o trono de Lúcifer estava abaixo das estrelas, isso pode ter encerrado e incluído o reino e domínio da terra.

É possível que Lúcifer tenha governado aqui na terra um reino que tenha existido antes de Adão, mas, ao mesmo tempo, animais pré-históricos vagavam nesta terra. Talvez Satanás reinasse durante esta criação pré-adâmica, e os espíritos malignos que temos agora tenham sido os espíritos caídos resultantes daquela criação. Nós não temos capítulos e versículos que testifiquem isso; mas, por outro lado, a Escritura não contesta isso também. Nós Realmente vemos sugestões para este tipo de raciocínio nas Escrituras.

Também, realmente sabemos que existem espíritos malignos aqui na terra, hoje. Então de onde vieram? A outra possibilidade é que aqueles espíritos malignos incluem aqueles anjos caídos na rebelião de Lúcifer apoc. 12:4, 9).

O homem não fazia parte daquela criação pré-adâmica, pois a Bíblia indica que Adão foi o primeiro homem: “E assim está escrito, o PRIMEIRO HOMEM Adão foi feito alma vivente...” (I Cor. 15:45). Mas algum tipo de criação pode ter existido antes de Adão__ até um tipo de criação totalmente diferente do que conhecemos hoje.

Não estou apresentando esta teoria como dogma porque não temos luz suficiente nas Escrituras para sermos dogmáticos. Não podemos ser dogmáticos em assuntos que não têm apoio bíblico. As vezes gostaríamos de ter mais luz sobre a origem dos espíritos malignos, mas evidentemente Deus nos disse, em Tua Palavra, o que quer que saibamos.

A posição original de Lúcifer e sua queda.

Podemos afirmar com certeza que o Diabo e demônios são criaturas decaídas porque a Bíblia diz que são. Eles caíram do estado, o qual tenha sido, que uma vez ocuparam. (apoc. 12:4,9). E a Bíblia realmente esclarece a origem de Satanás ou Lúcifer, como era originalmente chamado.

De onde Satanás veio, originariamente? Isaías 14 e Ezequiel 28 nos dar uma demonstração da existência de Lúcifer no iniciam como Deus o criou originariamente e também de Sua queda e Rebelião. Sabemos que Deus não fez Satanás como ele é hoje porque Deus fez tudo no princípio e era bom. (gênesis 1:10, 12, 18, 21,25; Tiago 1:17).

Em Ezequiel capítulo 28, a Bíblia descreve Lúcifer antes de sua expulsão e queda do céu.

(4)

Ezequiel 28:12-16

12 Assim diz o Senhor Deus: Tu conferidor da medida soma CHEIO DE SABEDORIA, e PERFEITO EM BELEZA.

13 Tu estavas no Éden jardim de Deus; TODA PEDRA PRECIOSA ERA TUA COBERTURA... a obra dos teus tambores e dos teus pífanos estavam em ti; no dia EM QUE FOSTE CRIADO foram preparados.

14 Tu eras QUERUBIM UNGIDO para proteger; eu te estabeleci: NO MONTE SANTO DE DEUS ESTAVAS; tu andavas para cima e para baixo no meio das pedras afogueadas.

15 Tu eras PERFEITO EM TEUS CAMINHOS desde os dias que fostes criado, ATÉ QUE SE ACHOU INIQUIDADE EM TI.

16 PELA MULTIDÃO DO TEU COMÉRCIO, se encheu o teu interior de violência, E TU PECASTE; assim sendo te expulsarei como profano da montanha de Deus: e eu te destruirei, HO QUERUBIM PROTETOR, do meio das pedras afogueadas.

Nesta passagem a Bíblia se refere a Lúcifer como um ser criado, “um querubim ungido,” não como ser humano: “ Tu eras perfeito em todos os teus cominhos desde o dia que TU FOSTE CRIADO, até que a iniqüidade se encontrou em ti. (v.15).

Deus não criou Lúcifer como o conhecemos agora. Depois da expulsão e queda de Lúcifer dos céus, ele se tornou o diabo, mas ele não foi criado assim. Deus criou Lúcifer perfeito em seus caminhos (Ezeq. 28:15), cheio de sabedoria e perfeito em beleza (v12). A Bíblia também diz que Lúcifer estava “... sobre a montanha santa de Deus...” (Ez. 28:14) então sabemos que ele tinha algum acesso a Deus.

Aqui há outro pensamento interessante sobre Lúcifer de quando foi originariamente criado. Ez. 28:13 nos diz: “... a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estavam em ti nos dias em que foste criado.”

Evidentemente Lúcifer teria algo haver com música. Talvez tenha sido o chefe dos músicos antes de sua expulsão e queda dos céus. Você já notou como a música tem importância no plano e programa de Deus, como também no plano de satanás?

O tipo certo de musica prepara você para ceder ao Espírito de Deus, e o tipo errado prepara você para ceder o espírito do diabo. O diabo

(5)

opera através da carne ou da alma degenerada, mas Deus trabalha através de seu espírito com o Espírito Santo.

A Bíblia diz que a iniqüidade foi encontrada em Lúcifer (Ez 28:15). Qual foi seu pecado?

Ezequiel 28:17,18

17-TEU CORAÇÃO SE EXALTOU POR CAUSA DA TUA BELEZA, tu corrompeste tua sabedoria POR CAUSA DE TEU RESPLENDOR... 18-TU PROFANASTE teus santuários pela multidão de tuas iniqüidades...

Lúcifer se exaltou em orgulho por causa de sua muita beleza, por causa do seu orgulho, ele queria se tornar como Deus, subir ao céu, para que pudesse usurpar a autoridade de Deus. A Bíblia fala a respeito da iniqüidade de Lúcifer em Isaías 14, onde Deus nos fala das intenções malignas baseadas em cinco declarações ou “Eu farei”.

Isaías 14:13,14

13 Pois tu disseste no teu coração, SUBIREI acima dos céus, EXALTAREI meu trono acima das estrelas de Deus, me ASSENTAREI também acima do monte da congregação, dos lados do norte:

14 SUBIREI acima das alturas das nuvens; SEREI como o altíssimo.

Evidentemente Lúcifer era um agente digno livre e tinha livre exercício de sua própria vontade, pois Lúcifer disse: “... Eu subirei.” Ele poderia escolher. E fez a escolha errada; ele tentou exaltar o seu trono acima do trono de Deus. Por causa disso, Deus disse a Lúcifer, “...Tu pecaste...” (Ezeq. 28:16).

Então em Ezequiel 28, note como Deus respondeu declarações de Lúcifer. Deus, decretou um justo julgamento para a rebelião de Lúcifer, que resultou na expulsão e queda de Lúcifer dos céus.

Ezequiel 28:16-18

16 pela multidão do teu comércio se encheu teu interior de violência, e tu pecaste: assim sendo EU TE LANÇAREI como profano da montanha de Deus: e te DESTRUIREI, ó querubim protetor do meio das pedras afogueadas.

17 teu coração se exaltou por causa da tua formosura, tu corrompeste tua sabedoria em razão do teu resplendor: te

(6)

LANÇAREI ao chão, te COLOCAREI perante reis, para que contemplem a ti.

18 Tu profanaste teus santuários pela multidão de tuas iniqüidades, pela iniqüidade do teu comércio; assim sendo, eu TRAREI um fogo que sairá do meio de te, que o devorará. E te tornarei em cinzas sobre a terra na vista de todos que te contemplaram.

Vemos a queda e expulsão de Lúcifer dos céus nessas passagens de Isaías 14 e Ezequiel 28, e Jesus também a descreve em Lucas 10.

Isaías 14:12

12 Como CAÍSTE DO CÉU, o Lúcifer filho da alva! Como foste lançado ao chão, tu que debilitavas as nações!

Ezequiel 28:16,17

16 ... Eu TE EXPULSAREI como profano para fora da montanha de Deus...

17 ... EU TE LANÇAREI AO CHÃO... Lucas 10:18

E ele (Jesus) lhes disse:Eu contemplava a Satanás como relâmpago CAIR DO CÉU.

Os nomes de Satanás revelam sua natureza e caráter.

No jardim do Éden temos um vislumbre de Lúcifer, ou Satanás, como foi chamado depois de sua expulsão e queda dos céus. Essa passagem também revela a natureza de Satanás e seu caráter depois de sua queda. A Bíblia diz: “... Ora a SERPENTE era mais SUTIL que quais quer das bestas do campo que o Senhor fizera” (Gênesis 3:1). Quando tentada, Eva disse à Deus: “ A serpente me ENGANOU, e eu comi “(gen. 3:13), mostrando a natureza enganosa e astuta de Satanás.

Quando era um querubim ungido na montanha de Deus, Satanás foi amaldiçoado por Deus e tomou a forma de serpente: “... E o senhor Deus disse à SERPENTE porque fizeste isso, TU ÉS AMALDIÇOADA sobre TEU VENTRE TE MOVERÁS, e comerás pó todos os dias de tua vida” (gênesis 3:14).

(7)

O que as Escrituras diz em relação à natureza e caráter de satanás? Os nomes bíblicos dados à satanás revelam sua natureza, caráter, e também mostra seu plano de autoridade nesta terra.

adversário: “... vosso ADVERSÁRIO, o diabo... anda ao derredor, buscando a quem possa tragar ( I Pedro 5:8).

Ladrão : “... o LADRÃO vem ... para roubar, e matar, e destruir.” (João 10:10)

Homicida e Mentiroso: “vós (os escribas e fariseus) pertencem à vosso pai, o diabo, e as concupiscências de vosso pai fareis. Ele foi HOMICIDA desde o princípio ... ele é um MENTIROSO e pai da mentira (João 8:44). Acusador dos irmãos : “... O ACUSADOR DE NOSSOS IRMÃOS é derribado, aquele que os acusava diante de Deus dia e noite” (apoc. 12:10)

Enganador : “... E o grande dragão foi expulso, a antiga serpente, chamada diabo, e satanás, que engana todo o mundo...” (apoc. 12:9). Anjo de Luz : “... pois satanás se transforma em anjo de luz” (2 Cor. 11:4). Como enganador, satanás se transforma em anjo de luz.

O príncipe deste mundo: “ Agora é o julgamento deste mundo: agora o PRINCIPE DESTE MUNDO será expulso (João 12:31; 14:30; 16:18,11). Príncipe das potestades do ar: “... no tempo passado andastes de acordo com o curso deste mundo, de acordo com O PRINCIPE DA POTESTADE DO AR, o espírito que agora opera nos filhos da DESOBEDIÊNCIA” (Efésios 2:2).”

O Deus deste mundo: “no qual o DEUS DESTE MUNDO cegou as mentes daqueles que não crêem...” (2Cor. 4:4).

Se as pessoas entendessem que satanás é o deus deste mundo, isto esclareceria muita confusão que as pessoas fazem ao se perguntarem por que o mal existe nesta terra.

Algumas pessoas estão envolvidas pelo mal no mundo que eles pensam que o universo é basicamente o mal em vez de bem. As pessoas têm acusado Deus de ser o autor e criador do mal. Por exemplo, eu li um artigo, há algum tempo atrás, escrito por um renomado colunista de um

(8)

jornal aqui, na América. Ele dizia não ser inclinado à religião, não pertencia a igreja alguma, e nunca havia pertencido. Ele não acreditava ser a Bíblia, a palavra de Deus, e ele não sabia se Deus existia ou não. Neste artigo dizia: “___ Os cristãos dizem que há um Deus que criou todas as coisas e que está governando 4ste universo. Mas se Deus é o governante deste universo, e está dirigindo tudo, ele realmente mantém tudo numa confusão. Por que ele não pára a guerra, e a pobreza e a morte de bebês inocentes?”

Ele estava tentando entender porque um Deus bom que está governando o mundo permitiria que o mal existisse. Mas este colunista de jornal, só havia ouvido um lado do argumento __ ele não sabia que a Bíblia diz que satanás é o deus deste mundo (2 cor. 4:4).

Se este jornalista conhecesse e cresce na Bíblia, ele saberia que Deus criou o mundo e no começo viu que era bom (Gen. 1:10, 12, 18, 21, 25, 31; Tiago 1:17). Deus criou o homem e deu-lhe domínio sobre a obra de suas mãos.

Gênesis 1:26,28

26 E Deus disse: “... Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança: e que tenham domínio sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre TODA A TERRA, e sobre todo réptil que se move sobe a terra...” 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a: e DOMINAI sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre toda criatura vivente que se move sobre a terra.

Salmo 8:4-6.

4 O que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites?

5 Pois tu o fizeste um pouco inferior aos anjos, e o tens coroado de glória e honra.

6 Tu o fizeste ter domínio sobre as obras das tuas mãos: tu colocaste todas as sob seus pés.

Salmo 115:16

16 Os céus, e até o céu dos céus, são do Senhor: mas a terra DEU-A ELE AOS FILHOS DOS HOMENS.

(9)

No inicio, Adão teve o domínio sobre este mundo, e naquele sentido Adão foi feito o “deus” deste mundo. Mas, quando Adão e Eva comeram da fruta proibida, seus olhos foram abertos e eles conheceram o bem e o mal (Gen: 3:6,7). Deus havia dito à Adão e Eva que no dia em que comessem a fruta, morreriam espiritualmente. Quando morreram espiritualmente, eles foram cortados ou separados de Deus. Por aquele ato de desobediência, Adão perdeu seu direito de domínio sobre a terra para o diabo.

A Bíblia evidencia o fato de Adão ter vendido seu domínio à Satanás através da desobediência, e permitiu que satanás se tornasse o deus deste mundo. Olhe para o relato de Satanás tentando Jesus.

Lucas 4:1,2,5-8

1 E Jesus cheio do Espírito Santo voltou do Jordão, e foi conduzido pelo Espírito ao deserto,

2 Sendo quarenta dias tentado pelo diabo...

5 E o diabo, levando-o a um alto monte mostrou-lhe TODOS OS REINOS DA TERRA, num momento de tempo.

6 E o diabo lhe disse: TODO ESTE PODER (autoridade) te darei, e a glória deles; POIS ISTO FOI ENTREGUE A MIM; e dou-o a quem quiser.

7 Portanto, se me adorares, TUDO será teu.

8 E Jesus respondeu e disse a ele: Pra trás de mim, satanás: pois está escrito. Adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás.

Há várias importantes verdades a serem observadas aqui. Ministro tem dito a mim, “satanás estava mentindo a Jesus ao dizer que daria a Jesus a autoridade de sobre reinos da terra, porque satanás não tinha autoridade porque os reinos do mundo foram entregues a Satanás por Adão quando este pecou contra Deus”.

A Bíblia amplificada mostra isso mais claramente. Lucas 4:5,6 (Amplificada).

5 Então, o diabo o levou a um alto monte, e mostrou-lhe todos OS REINOS DO MUNDO HABITÁVEL NUM MOMENTO DE TEMPO- num piscar de olhos,

6 E ele lhe disse: A você darei todo ESTE PODER e a AUTORIDADE E glória deles ... POIS ISTO TEM SIDO PASSADO A MIM, e o dou a quem quero.

(10)

Quem entregou os reinos do mundo a satanás? Foi Deus? Não, Deus os deu a Adão, originariamente, mas quando Adão pecou e desobedeceu a Deus, ele perdeu seu direito à eles, então satanás tomou domínio sobre eles.

Sabemos que satanás não tinha autoridade sobre o mundo antes de Adão ter-lhe dado, porque satanás caiu do domínio que tinha (Ezeq. 28:16-18, Lucas 10:18).

Então Adão tinha o domínio e autoridade sobre a terra, originariamente, mas ele o entregou nas mãos de satanás quando desobedeceu aos mandamentos de Deus (Rom. 5:14 Amp.). É aí que satanás se tornou o deus deste mundo.

Também, se satanás não tivesse autoridade sobre os reinos deste mundo, então a Bíblia está mentindo quando diz que Jesus era tentado pelo diabo (Lucas 4:2). Se satanás não tivesse autoridade nem domínio algum sobre os reinos da terra, aquilo não teria sido uma tentação real para Jesus. Mas a Bíblia chama isto de tentação: “E Jesus ... foi levado pelo Espírito ao deserto, sendo quarenta dias, TENTADO PELO DIABO...” (Lucas 4:1,2). Assim sendo, satanás tinha domínio sobre a terra porque ele poderia tentar Jesus com suas ofertas.

Então satanás tomou o lugar de domínio e a autoridade sobre a terra. Mas é este o fim de tudo? Enfaticamente, não! Deus enviou Jesus à terra para redimir a raça humana e restaurou para o homem seu domínio e autoridade perdidos na terra. E conforme o homem exerce autoridade que lhe foi dada por Cristo, ele cumpre o plano e desejo de Deus para a terra.

Entretanto, até que a concessão de Adão expire __ isto é, até que o tempo, como sabemos expire e satanás receba o julgamento final de Deus __ satanás tem autoridade para estar aqui.

Lembre-se no Novo Testamento quando Jesus queria entrar na sinagoga, muitas vezes, pessoas que eram possessas com demônios gritaram. “... que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste a nos atormentar ANTES DO TEMPO? (Mateus 8:29).

Satanás sabe que seu tempo nesta terra está se esgotando, e ele sabe que seu tormento e sentença estão profetizados no livro de apocalipse (apoc. 20:10).

O domínio de satanás depois de sua queda também inclui os Lugares Celestiais.

(11)

12 Pois não temos que lutar contra carne e o sangue, mas contra os PRINCIPADOS, e POTESTADES, contra OS GOVERNANTES DAS TREVAS neste mundo, contra o MALDADE ESPIRITUAL (ou espíritos malignos) nos LUGARES ELEVADOS (celestiais).

Em vez de “maldade espirituais”, uma nota à margem da página de minha Bíblia na versão King James diz: “espíritos malignos nos lugares celestiais”. Então, poderíamos ler este versículo assim: “Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas contra ... espíritos da maldade NOS LUGARES CELESTIAIS”. sendo assim, sabemos que satanás governa nos lugares celestiais? realmente, a Bíblia se refere a três céus. Vemos uma referencia direta de mais de um céu em II Coríntios 12:2. muitos eruditos em Bíblia concordam que o Apostolo Paulo falava de si mesmo nesta passagem.

2 Coríntios 12:2-4

2 Conheço um homem que há mais de quatorze anos atrás, (se no corpo, ou fora do corpo, não sei Deus o sabe).

3 E eu conhece o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei Deus o sabe).]

4 Foi arrebatado até o PARAISO (céu), e ouviu palavras inefáveis que ao homem não é licito falar.

É obvio que se existe um terceiro Céu, tem que existir um primeiro e um segundo, se não, não haveria razão da palavra mencionar um terceiro céu.

Os três primeiros céus, acima de nós é o que chamamos céus atmosféricos. Ou os “céus”. acima disso, no espaço, está a região onde estão as estrelas, o sol a lua e os planetas__ os céus estelares ou o espaço que pode ser considerado o segundo céu.

Fora disso, há algo que a ciência desconhece, e não tem condições de explorar, está o terceiro céu. __ O céu dos céus__ onde o trono de Deus está localizado.

Nos foram dadas algumas informações sobre o terceiro céu nas Escrituras. Por exemplo, sabemos que debaixo do novo pacto, o Paraíso está localizado neste terceiro céu (Lucas 23:43; 4:14; Apocalipse 2:7). Sabemos que Jesus está no céu à mão direita de Deus (Marcos 16:19; Heb 1:3; 4:14).

E a Bíblia nos diz que Jesus está preparando um lugar para os crentes nos Céus: “na casa de meu Pai (céus) há muitas mansões: se não fosse assim, Eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar” João 14:2,3).

(12)

E sabemos com certeza que os crentes vão para o céu para estarem com Jesus quando morrem. Jesus disse: “ E se eu for e vos preparar lugar, voltarei novamente, e vos receberei para mim mesmo; para que onde Eu estiver, estejais vós também” (João 14:3).

Pág.12 Paulo também nos disse que crentes vão para o céu, quando morrem: “...para mim o viver é Cristo, e morrer é ganho ... mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e ESTAR COM CRISTO...” (Filipenses 1:21,23).

(Lugares celestiais)?

A Bíblia menciona só um céu, mas também fala de “céus”. Efésios 6:12 dez que não temos de lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, potestades, governantes das trevas neste mundo, e hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais ou “lugares elevados”.

Em 1952, Jesus apareceu a mim numa visão a qual está registrada detalhadamente noutro capítulo. Ele me falou por uma hora e meia sobre satanás, demônios e possessão demoníaca. Uma das coisas que me disse é que existem quatro tipos, classes ou categorias de demônios ou espíritos malignos como Paulo os citou em Efésios 6.

Jesus disse que ao descreva esta lista de potestades demoníacas, Paulo encabeçou a lista com a classe mais baixa de demônio, citando-as por ordem hierárquica: principado, potestades, governantes das trevas neste mundo, hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais (ou como algumas traduções dizem: “espíritos malignos nos lugares celestiais”).

Efésios 6:12

12 não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas contra PRINCIPADOS, contra POTESTADES, contra GOVERNANTES DAS TREVAS NESTE MUNDO, contra HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE NOS LUGARES CELESTIAIS.

Abaixo, eles estão relacionados em ordem hierárquica desde o maior até o menor em poder, com alguma explicação sobre a sua posição.

1. Espíritos da maldade ou hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais: Esta classe mais elevada existe nos céus, não na terra.

(13)

2. Governantes das trevas neste mundo: a mais alta classe de demônios com os quais os crentes têm de lidar sobre a terra.

3. Potestades: A próxima ou categoria. Eles são demônios e recebem sua instrução dos governantes das trevas deste mundo. 4. Principados: A classe mais baixa: São governados e dominados

pela outra classe e raciocinam muito pouco por si mesmos.

Eu creio que temos bases bíblicas para crer que as três primeiras classes de demônios e espíritos malignos __ principados, potestades e os governantes das trevas deste mundo _ existem no primeiro céu, que inclui o ar e o atmosféricos bem acima de nós.

É o lugar de habitação de demônios porque a Bíblia chama satanás o príncipe, das potestades do ar (Efésios 2:2). Este é seu domínio você não os pode ver, mas eles estão lá e dominam e governam a vida de qualquer um, na terra, que o permita.

Lá além da atmosfera ou ar nos céus estelares está o segundo céu onde as estrelas e os planetas estão localizados. Eu pessoalmente creio que o segundo céu é aquele no qual a Bíblia se refere em Efésios 6:12 como “lugares celestiais”. e este é o domínio onde espíritos malignos ou hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais governam.

E além do que é o terceiro céu, o céu dos céus, o reino do Paraíso onde o trono de Deus está. Claro, não há espíritos malignos no reino de Deus.

O reino Duplo

Então, sabemos que os lugares celestiais são o local de domínio de principados, potestades, os governantes das trevas deste mundo, e hostes espirituais da maldade. E quando você entende que Adão perdeu seu domínio legal para o diabo, torna-se mais fácil entender algo que vemos nas escrituras __ um reino duplo.

O reino duplo se refere a um reino de iniqüidade reinando nos lugares celestiais que afeta as vidas dos homens sobre a terra. Forças espirituais invisíveis governam e dominam os homens que reinam os reinos visíveis __ se os homens o permitem.

Aprendemos em Efésios 6 que não estamos lidando com a carne e o sangue __ apenas com a natureza e personalidades dos homens sobre a terra. A Bíblia diz que estamos lidando com entidades que governam nas regiões celestiais. Sendo assim, um reino duplo se refere a um reino governado na terra por homens que são, realmente, influenciados por governantes espirituais nos lugares celestiais.

(14)

Vemos exemplos deste reino duplo nas Escrituras. Por exemplo, a Bíblia nos dá um vislumbre desse reino duplo em operação em Ezequiel capítulo 2:8.

Ezequiel 28:2

2 filho do homem, dize ao príncipe de tiro, assim diz o Senhor Deus, porque teu coração se exaltou, e tu disseste, eu sou Deus, sentarei no trono de Deus, no meio dos mares; ainda TU ÉS UM HOMEM, e não Deus, embora tu consideras teu coração como o coração de Deus.

Em Ezequiel 28:1-10, uma mensagem profética é dada através do profeta Ezequiel ao príncipe de Tiro, um homem, que se exaltou em orgulho. Nós sabemos que isto se refere a um príncipe de Tiro real, que governava um reino porque Deus disse: “ ... ainda tu és um homem” (Ezequiel 28:2).

Anjos e espíritos malignos não são homens. Este príncipe de tiro era um homem que governou um reino na terra naquele tempo.

Então, naquele mesmo capítulo em Ezequiel 28:11-19, outra palavra profética é dada através de Ezequiel, porem esta é dirigida ao rei de tiro, que não era um homem. O rei de tiro era uma potestade espiritual maligna governando os lugares celestiais.

Ezequiel 28:12,13.

12 filho do homem, levanta uma lamentação sobre o REI DE TIRO, e dizei-lhe: assim diz o Senhor Deus; Tu és, aferidor da soma, cheio de sabedoria, e perfeito em beleza.

13 ESTAVAS NO EDEN, JARDIM DE DEUS; toda pedra preciosa era tua cobertura ... a obra dos teus tambores e dos teus pífaros foram preparados em ti nos dias em que foste criado.

Nós já sabemos que esta passagem se refere a Lúcifer. O príncipe de tiro, um homem, não poderia possivelmente ter estado no Éden, o jardim de Deus. Ele não havia nem nascido ainda. Não este “rei de Tiro” não se refere a um homem; se refere a um ser criado, Lúcifer, um ser, um espírito decaído que governava um reino terreno de sua posição de governo nos lugares celestiais (Ezequiel 28:13-15).

Nesses dois seres – o príncipe de Tiro, um homem, e o rei de Tiro, um ser espiritual (Lúcifer mesmo) __ a Bíblia dá a idéia de um reino duplo. Um reino natural na terra é governado por homens, mas é

(15)

dominado por um reino espiritual governado por hostes espirituais da maldade no lugares celestiais.

Reino Duplo no Livro de Daniel

No livro de Daniel, encontramos um outro exemplo de reino duplo. Daniel havia estado jejuando e buscando a Deus. Um anjo apareceu-lhe e deu-lhe uma revelação de Deus.

Daniel 10:12,13

12 Então disse (o anjo)__ me o anjo: não temas Daniel: pois desde o primeiro dia que inclinaste o teu coração para entender e a humilhar-te perante teu Deus, TUAS PALAVRAS FORAM OUVIDAS, e eu VIM POR CAUSA DE TUAS PALAVRAS.

13 Mas O PRINCIPE DO REINO DA PÉRSIA se me opôs por vinte e um dia, mas eis que Miguel, um dos chefes dos príncipes, veio para ajudar-me; e Eu permaneci lá com os reis da Pérsia.

O anjo estava falando sobre a batalha que acontecera no mundo espiritual, nos lugares celestiais. O anjo não estava se referindo a um homem vivente sobre a terra que estava se lhe opondo, mas a um governante da maldade nos lugares celestiais.

Na terra, havia o físico, o reino terreno da Pérsia com um príncipe humano governando aquele reino. Mas logo acima daquele reino, nas regiões celestiais estava um reino espiritual das trevas, também chamado reino da Pérsia.

O reino espiritual era governado por um espírito maligno chamado de Príncipe da Pérsia, e aquele espírito dominava o governo da Pérsia. Então, esta escritura está-se referindo a um ser espiritual nos lugares celestiais que governava uma região sobre a terra através de homens que cederam a ele.

Por que este espírito maligno nas regiões celestiais não queria que o anjo chegasse até Daniel com a mensagem de Deus? Pelo mesmo motivo os quais os espíritos malignos não querem que a mensagem de Deus atinja às pessoas hoje. Satanás e suas hostes não quer que a vontade de Deus seja conhecida sobre a terra, e é por isso que satanás cega a mente dos homens para que não vejam a verdade do evangelho (2 Cor. 4:4).

No caso de Daniel, satanás queria impedir que o anjo revelasse os planos de Deus e propósitos para Daniel sobre o futuro. Quando o príncipe da pérsia se colocou diante do anjo de Deus, Deus enviou

(16)

reforço, enviando Miguel, para ajudar na batalha “... eis que Miguel um dos príncipes chefes (um anjo de Deus), veio me ajudar ..” (Daniel 10:13).

Finalmente, no vigésimo-primeiro dia, o anjo passou através das regiões celestiais e chegou a Daniel com a mensagem de Deus em resposta a sua oração.

Deus queria revelar a Daniel o que aconteceria na terra e o que aconteceria no futuro.

Então, entendemos que espíritos da maldade podem dominar reinos terrenos e governos. Agora vamos observar a influencia de demônios na vida individual de pessoas na terra.

Os Governantes das Trevas

Vamos observar uma classe de espíritos malignos que Jesus falou-me, chamada governantes das trevas deste mundo. Eles são, exatamente o que a Bíblia diz que são ___ são governantes. Eles governam as trevas deste mundo, e governam sobre aqueles que se encontram nas trevas.

Jesus explicou que governantes das trevas também tentam governar sobre crentes que não estão andando na luz da redenção, ou que não sabem ou não exercitam seus direitos e privilégios em Cristo.

Jesus me disse que de acordo com suas palavras, os crentes devem tomar autoridade sobre as três primeiras classes de demônios: principados, potestades, e governantes das trevas deste mundo. Ele disse que se nós, na terra amarramos a operação dessas três primeiras classes de demônios _ da maldade nos lugares celestiais.

Ele me deu Mateus 18:18. para ilustrar isto. Mateus 18:18.

18 Tudo o que LIGARDES na TERRA será ligado no céu. (lugares celestiais): e tudo que SOLTARDES NA TERRA, será solto nos céus (lugares celestiais).

Nós devemos amarrar espírito malignos em suas operações contra nós em nome de Jesus, baseados na autoridade da palavra de Deus (Lucas 10:19; Filipenses 2:9,10; Isaías 54:17; apoc.12:11). Isto é o que significa Mateus 18:18. conforme tomamos nossa autoridade em Cristo e amarramos a operação das três primeiras classes de espíritos malignos aqui no plano terreno eles pararão sua operação contra nós. Quando

(17)

fazermos isto, então Jesus disse que irá lidar com a classe mais alta de demônio, hostes espirituais da maldade governando nas alturas.

Jesus continuou explicando que os governantes deste mundo, são, realmente o mais inteligente tipo de espíritos maligno com os quais o crente tem de lidar.

Jesus explicou: “__ é sempre um desses governantes das trevas deste muita que possui umas pessoa. Também, os governantes das trevas deste mundo, governam outros espíritos e lhes dizem o eu fazer ...”

“Por exemplo, eles governam sobre potestades e lhes dizem o que fazer. O tipo mais baixo de demônios tem muito pouco autoridade de si mesmo e raciocinam muito pouco por si mesmos; lhes é dito o que devem fazer.”

Jesus me disse que qualquer um que está andando nas trevas pode ser dominado por governantes das trevas. Eles governam sobre todas as pessoas não-salvas. E qualquer um andando nas trevas, incluindo crentes estão andando nas trevas.

É por isso, que, às vezes, até pessoas salvas podem ceder a esses espíritos e deixa-los domina-los se elas estiverem andando nas trevas. __ se não têm comunhão com Deus e não andam à luz da sua palavra. Os espíritos malignos vão dominar crentes, se estes o permitirem __ por consentimento, ignorância ou desobediência. É por isso que as pessoas, incluindo crentes, fazem certas coisas e não sabem porque as fazem.

Jesus disse: __ “ É por isso que, às vezes as pessoas cometem atos das trevas e dizem: não sei o que me fez fazer isso.” Ou é por isso que pessoas perfeitamente boas dizem de alguém: “Eu nunca faria uma coisa dessas...” e em pouco tempo, fazem algo pior.”

Jesus disse que é por isso que , às vezes, até na própria família de alguém, um membro da família faz algo estranho ou fora do seu caráter, e os outros membros da família dizem: “ __ O que o fez fazer isso? Nunca vi nada assim!”

A razão porque eles o fazem é que estão sendo dominados por governantes das trevas – demônios e espíritos malignos. Se estão andando nas trevas, estão sendo governados e motivados por estes governantes das trevas.

Jesus me deu I João 5:19 para ilustrar o que Ele estava falando: “...E sabemos que somos de Deus, e o MUNDO inteiro permanece na MALDADE (trevas) (I João 5:19).

Jesus me disse: “__ cada homem não –salvo e mulher, não importa quem seja __ se são seus parentes, ou parentes der alguém, seu irmão, irmã, mãe, ou pai __ toda pessoa não – salva está no reino das trevas. E

(18)

eles são governados ou motivados mais ou menos por estes demônios ou espíritos malignos que são os governantes das trevas deste mundo.”

Então Jesus disse “__ se querem admitir isto, ou não, ou se você ou outra pessoa quer admitir, é absolutamente a verdade. Aqueles que não nasceram de novo e que ainda não ingressaram no corpo de Cristo ainda estão no reino das trevas. Então toda pessoa que não está no reino da luz, ainda é governada ou dominada de alguma maneira por aqueles espíritos de demônios do reino das trevas, ainda que possam não saber (Efésios 2:1-3). É esta a razão pela qual pessoas fazem e dizem coisas que disseram que nunca as faria.”

Vemos muitos exemplos de pessoas não. Salvas sendo motivadas por espíritos malignos. Por exemplo, eu estava pregando na Califórnia uma vez, e eu li no jornal que um homem jovem de vinte e oito anos havia, deliberadamente, afagado seu filho de quatro anos na banheira.

Quando as autoridades interrogaram este o homem, perceberam que era mentalmente normal. Ele não possuía registro algum de maus atos, tinha um bom emprego, e morava numa casa ótima no ano. Não tinha preocupação um com dinheiro, pois que vinha de uma boa família da qual havia herdado parte de suas riquezas, e havia trabalhado nos negócios da família. Eles não conseguiram achar nada de errado com ele.

Ele disse às autoridades que não havia nada de errado com sua mente; ele não estava preocupado, não tinha nenhum problema, e a criança era boa. –“mas”- ele disse – “enquanto eu estava lhe dando banho, de repente senti um desejo incontrolável de fazer-lhe mal, o e uma voz me disse que o afogasse. Eu cedi á ela e quando voltei à mim, eu estava segurando meu filho debaixo d’água. Eu gritei: “Oh Deus, porque eu fiz isso!”

Vê, ele estava dominado por espíritos malignos governantes das trevas deste mundo __ porque ele estava nas trevas; ele não era salvo, mas os crentes não tem de ser dominados por espíritos malignos porque fomos libertos do reino das trevas e transportados para o reino da luz (col. 1:13). Estamos na luz onde Jesus é nosso Senhor – Ele é aquele que deve nos dominar. Ele é o que governa sobre nós. Ele é a nossa cabeça, não governantes das trevas.

Satanás é a cabeça daqueles que não são salvos. Se os não – salvos deste mundo realmente conhecessem a verdade, eles correriam para os Cristãos para descobrir como se salvarem para poderem sair do domínio de satanás.

(19)

Há um mundo espiritual que é até mais real do que este mundo físico. As pessoas precisam saber disso. Quando você fala sobre o mundo espiritual, você precisa entender que Deus é um espírito (João 4:24), e que diabo, demônios e espíritos malignos também existem no mundo espiritual, como os anjos – ambos bons e maus. Mas os crentes têm autoridade sobre espíritos malignos; os não – salvos, não, pois satanás é seu deus.

Governantes das trevas não podem governar na luz

O novo testamento é uma revelação do grande plano de Deus de redenção. Colossenses 1:13 diz que Jesus veio para nos livrar do poder e autoridade de demônios e espíritos malignos que governam no reino das trevas; “...(Jesus) nos livrou DA POTESTADES DAS TREVAS, e nos transportou para o reino do Filho de seu amor.”

O único lugar em que os governantes não estão reinando é aquele no qual a luz entrou. Que luz? A luz da educação? A luz da ciência? Não. A luz do evangelho!

A palavra diz que os crentes são filhos da luz, não das trevas (I Tess 5:5). Porque nascemos de novo no reino de Deus. É por isso que é tão importante andarmos na luz!

O andar na luz da palavra de Deus gera proteção contra todas as hostes de satanás.

Jesus me informou que porque os crentes são filhos de Deus ou filhos da luz, eles estão no mundo, mas não são do mundo (João 17:14-16), então não têm que ser governados pelo diabo. Entretanto, eles permitem ao diabo que governe sobre eles se andarem nas trevas ao invés de andarem na luz.

O diabo também pode nos governar se andarmos ignorantemente quanto à palavra de Deus ou se voluntariamente lhe demos permissão para nos governar. Esta é uma razão pela qual a Bíblia exorta os crentes a andarem na luz! Governantes das trevas não podem governar na luz, então, não pode governar sobre aqueles que andam na luz!

Observe o contraste entre o reino das trevas e o reino da luz de Deus.

João 8:12

12 Então, falou Jesus outra vez a eles, dizendo: eu sou a LUZ do mundo; aquele que me segue não andará em TREVAS, mas terá a LUZ da vida “zoe,” a vida de Deus).

(20)

João 12:35. 36. 46

35...Ainda um pouco a LUZ está convosco. Andai enquanto tendes LUZ, ou as TREVAS virão sobre vós, pois aquele que caminha nas TREVAS não sabe para onde vai.

36 Enquanto tendes LUZ, crede na LUZ, para que possais ser OS FILHOS DA LUZ...

46 Eu sou a LUZ do mundo, para que todo aquele que crê em mim não habite nas TREVAS.

Efésios 5:14

14 Pelo que diz, Desperta tu que dormes, e levanta dentre os MORTOS (trevas espiritual), Cristo te dará LUZ.

Romanos 13:12

12 A noite é passada, o dia é chegado: rejeitemos, pois as OBRAS DAS TREVAS, e vistamos-nos da ARMADURA DA LUZ.

2 Coríntios 6:14

14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos, porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

I João 1:5-7

5 E esta é a mensagem que dele tendes ouvido: e declaro a vós: que Deus LUZ, e NELE NÃO HÁ TREVAS algumas.

6 se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos EM TREVAS, mentimos e não praticamos a VERDADE. (luz):

7 mas SE ADARMOS NA LUZ, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo PECADO (trevas).

Glória a Deus! Potestades demoníacas não têm autoridade alguma para governar os crentes que andam na luz da palavra de Deus e não dão acesso algum, à satanás.

De fato, conforme os crentes absorvem o conhecimento da palavra de Deus, a luz e liberdade vêm. O conhecimento da palavra de Deus traz luz (Salmo 119:130), e é o conhecimento da palavra de Deus que nos liberta em toda área.

(21)

Capítulo 2

Dividindo o homem corretamente: Espírito, Alma e Corpo.

Espíritos malignos são seres decaídos ou espíritos, sem corpos. Como espíritos que não possuem corpos eles procuram habitar no homem para ter uma gama maior de expressão. Como seres decaídos os espíritos malignos procuram oprimir, obsedar e se possível, possuir a raça humana.

Para entender como demônios e espíritos malignos podem afetar a humanidade, você precisa entender a diferença entre opressão demoníaca, obsessão e possessão.

Comecemos observando a diferença entre espírito, alma e corpo do homem. Quando entendemos que o homem é espírito, ele tem uma alma, e vive num corpo __ podemos entender como os crentes podem dar lugar ao diabo em suas almas e corpos (Efésios 4:27).

O homem é um ser espiritual

Alguém disse que o homem divide-se em três partes: parte espíritos, parte alma, e parte é corpo. Mas não gosto de dizer isso assim. Porque é enganoso, na verdade, o homem é um espírito; ele não é em parte espírito. Ele é um ser espiritual. Ele tem alma__mente, vontade e emoções __ e vive num corpo.

Quando expressada desta maneira, a natureza verdadeira do homem tem um significado diferente do que apenas quando se diz que parte dele é espírito, “parte” dele é alma, e “parte” dele é corpo.

Na Bíblia, vemos como Deus divide o homem, Deus distingue a diferença entre o espírito, a alma e corpo do homem. Se o espírito da pessoa, alma e corpo são um, por que a Bíblia os divide?

I Tess. 5:23

23 E o mesmo Deus de paz vos santifique completamente; e eu oro a Deus que vosso ESPÍRITO e ALMA e CORPO sejam preservados irrepreensíveis até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Hebreu 4:23

23 Pois a Palavra de Deus é eficaz, e poderosa e mais afiada do que espada alguma de dois fios, penetrando até a divisão da

(22)

ALMA E DO ESPÍRITO, DAS JUNTAS e MEDULAS (o corpo) e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Precisamos entender a natureza do homem porque o maligno trabalha através dos cinco sentidos físicos, e de sua alma não redimida e de seu corpo para tentar derrotá-lo. Quando um crente entender isso, ele pode fechar a porta ao maligno através da renovação de sua mente - sua alma – e mantendo seu corpo – sua carne – sob o domínio de seu espírito que está no interior – dominar suas almas e corpo. Isto resolverá muitos problemas no que diz respeito ao diabo. Conforme os crentes deixam seus espíritos recriados dominarem, eles aprenderão como não dar acesso ao diabo – em seus espírito recriados dominarem, eles aprenderão como não dar acesso ao diabo – em seu espírito, alma e corpo.

Veja, muito do que chamamos atividade demoníaca ou do diabo na Igreja de hoje, na verdade, não se trata de atividade demoníaca alguma. É a alma não. Regenerada do homem é sua carne dominando seu espírito recriado. Quando o crente entende isso, ele prontamente conseguirá determinar o que é e o que não é atividade demoníaca e UNDERGIRD sua alma e permanecer forte contra os ataques do inimigo.

II Cor. 5:17

17 Assim que se alguém está em Cristo; Ele (seu espírito – o homem interior) é uma NOVA CRIATURA: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Você precisa entender que não é o homem exterior – o corpo do homem __ que se torna nova criatura. É o homem interior __ o espírito do homem __ que se torna uma nova criatura em Cristo. Se você tem cabelo vermelho antes de nascer de novo, você tem cabelo vermelho depois de nascer de novo.

Se você era careca antes de ser salvo você ainda o será.

O homem exterior não muda no novo nascimento, e nem alma do homem _ sua mente, vontade e emoções. Só o homem interior muda. As velhas coisas são passadas e todas as coisas se tornaram novas no espírito recriado quando ele é nascido de novo, não sua alma ou corpo.

Pelo fato de as coisas não terem se tornado novas em nosso corpo e alma no nosso novo nascimento significa que você ainda terá de lidar com o homem exterior. Enquanto você estiver com seu corpo, terá os desejos da natureza carnal e da alma não – redimida para controlar. E este é o plano através do qual satanás tenta ganhar acesso ao homem.

(23)

Dividindo Alma e Espírito

É fácil distinguir entre o corpo e alma do homem porque a diferença é obra. Obvia. Mas, é mais difícil dividir ou distinguir entre a alma e o espírito do homem. A Bíblia não diz que alma e espírito são a mesma coisa (I Tes. 5:23)

Irá lhe ajudar no seu crescimento espiritual imensuravelmente, saber a diferença entre seu espírito e alma, porque para permanecer forte contra o diabo você precisará aprender como renovar sua mente e alimentar seu espírito.

Para adquirir um melhor entendimento de sua natureza, vai ajudar se você usar este processo no seu pensamento.

Com meu espírito, eu contacto o plano espiritual.

Como minha alma, eu contacto o plano intelectual e emocional. Com meu corpo, eu contato o plano físico.

Hebreus 4:12 nos diz que só a Palavra de Deus pode dividir alma e espírito do homem “... Pois a Palavra de Deus é viva eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito e das JUNTAS e MEDULAS (corpo)...”

Não tem havido muito estudo bíblico claro de como distinguir-se a diferença entre a alma e o espírito do homem. Eu já li livros textos usados em Seminários, e o modo como apresentam este assunto é confuso. Alguns professores dizem que alma e espírito é a mesma coisa. Mas a Bíblia os divide pela razão de não serem a mesma coisa. Não seria bíblico dizer que espírito e alma são a mesma coisa como não seria bíblico dizer que alma e corpo também o são.

A Alma do Homem Tiago 1:21

21 Portanto, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebeis com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar vossas almas.

O livro de Tiago também faz distinção entre a alma e o espírito do homem. Também, note que nossos espíritos são salvos ou recriados, mas nesse versículo vemos nossas almas não são salvas no novo nascimento.

(24)

Vê, Tiago escreve esta epistola aos cristãos – a pessoa cujos espíritos já foram recriados quando nasceram novamente. Mas aqui, Tiago diz a estes crentes que suas almas não nasceram de novo ainda.

Porque nossas almas não são salvas quando nascemos de novo? Porque o novo nascimento é o nascimento espiritual. Não é um nascimento intelectual __ um renascimento da mente do homem. Não é o nascimento da alma __ um renascimento da alma do homem e de suas emoções. E não é um nascimento físico _ um renascimento do corpo do homem.

O novo nascimento é só um renascimento do espírito do homem; não é uma experiência mental ou física. O batismo com o Espírito Santo não é uma experiência física ou mental também.São experiências espirituais que conseqüentemente afetarão o homem em seus planos físico e mental.

Ainda que o espírito do homem seja recriado no novo nascimento ele mesmo terá de fazer algo à sua alma. Se ele não fizer algo com sua alma, ele dará acesso ao inimigo em sua vida.

A Salvação da Alma

Tiago está dizendo que a palavra de Deus é a única coisa que pode salvar a alma do crente _ sua mente, vontade, e emoções. Então, Tiago continua a dizer aos crentes como terem suas almas salvas ou renovadas.

Tiago disse aos crentes que receber a palavra enxertada salvará suas almas. O que a bíblia quer dizer com Palavra “enxertada”?

De acordo com o Dicionário de palavras bíblicas de Vine, a palavra enxertada significa implantar. A palavra “enxertar” tem si o significado de uma semente enraizando-se e causando crescimento. Então, a palavra enxertada ou enraizada na alma do homem tem a habilidade e o poder de mudar ou “salvar” a alma do homem.

Esta passagem costumava me incomodar porque eu pensava que a alma do homem já fosse salva no novo nascimento. Mas, então, descobri que há uma diferença entre o espírito do homem e sua alma e que a alma não é recriada __ só o espírito é realmente, a salvação da alma do homem é um processo contínuo por toda vida da pessoa.

Ao estudar sobre demônios e sobre sua influencia na raça humana, porque é importante para o crente saber que sua alma não foi salva ainda? Porque o muito que os cristãos estão atribuindo a satanás na verdade acontecem pelo não terem sido salvas ainda __ suas mentes e emoções ainda não foram renovadas com a palavra de Deus.

(25)

Uma mente que não foi renovada é a maior porta de entrada pela qual os crentes podem dar acesso à satanás. Assim sendo, o crente precisa entender como ter a palavra enxertada em si, para salvar sua alma, para fechar a porta ao diabo.

A palavra “salvar” em Tiago 1:21 é a palavra grega sozo. Sozo é definida com salvar, livrar, proteger, curar, preservar, fazer bem e tornar integro.

Então, poderíamos ler em Tiago 1:21 “... recebei com mansidão a palavra enxertada. Que é apta para salvar, curar, livrar, proteger, preservar, e fazer bem, e fazer sua alma WHOLE”.

Significa que quando você se alimenta da palavra de Deus, ela salva, livra, protege, cura, preserva, e makes whole sua alma que e´uma de suas grandes defesas contra satanás.

Vê, se a renovação ou a restauração precisa ser feita dentro do crente, tem de ser feita em sua alma _ mentes e emoções _ não no seu espírito recriado. Se o espírito de alguém foi recriado em Cristo, logo, esta pessoa não precisa de restauração em seu espírito.

Receber a palavra enxertada é a única coisa que o crente tem que fazer para ter a alma salva? Não. Observe o próximo versículo: “...Mas sede praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22). Você não tem apenas que ouvir e receber a palavra, é preciso agir primeiro de acordo com ela, para que assim ela lhe faça o bem para o qual está proposta.

Ouvi a palavra e agir à sua altura é uma defesa poderosa contra Satanás, porque a Bíblia diz; “...Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós...” (Tiago 4:7). Quando você se submente à palavra de Deus, você se submente a Deus. E conforme você mantém sua alma forte e renovada, é mais fácil resistir ao diabo em cada confronto.

I Pedro 1:22

22 “... purificando as nossas almas na obediência à verdade, (da palavra) através do Espírto...”

Você tem de ser um praticante da palavra para que ela beneficie sua alma. Sua alma sra salva, livre protegida, curada, preservada, made well, whole pelo recebimento e pelo praticar da palavra.

O crente é responsável pela restauração de sua alma, não é? E é responsabilidade do crente se satanás terá ou não acesso a ele, através de sua alma.

É exatamente o que a Bíblia está dizendo. Os crentes mesmos têm de fazer algo para que suas almas sejam salvas. Conforme eles revestem

(26)

suas almas com a palavra, satanás não terá uma porta de acesso aberta a eles.

A melhor maneira dos crentes fecharem a porta ao diabo é terem suas mentes renovadas com a palavra e com a prática da palavra muitas pessoas estão tentando expulsar o diabo de alguns crentes, quando, na verdade o problema não tem nada haver com o demônio. O crente nunca aprendeu a renovar sua mente, então, ele continua a pensar como antigamente, antes de ser redimido, quando ainda estava sob o poder de satanás. Conseqüentemente, ele irá agir de acordo com seu pensamento de não – redimido, então, logo será dominado pelo inimigo ao invés de usar sua autoridade contra ele.

Realmente, a “salvação” ou renovação da alma é muito necessária à igreja hoje _ não expulsar demônios de crente. Se o espírito do crente é a única parte dele que é recriada ou renascida, sua alma e seu corpo são os mesmos, e precisam ser trabalhados se ele deseja resistir com sucesso aos ataques do diabo.

Se o crente não lidar com sua mente e corpo, ele irá continuamente abrir a porta ao inimigo só o crente pode fazer algo para renovar sua mente e trazer seu corpo sob sujeição ao seu espírito. E é aí que é travada a maior “batalha” do crente.

Há muitos cristãos que foram salvos e cheios do Espírito Santo por muitos anos, cujas almas ainda não estão salvas, alguns Cristãos viveram e morreram e suas almas nunca foram salvas, e o diabo “fez deles gato e sapato” por causa disso. Esta é a verdade absoluta! Suas almas não foram renovadas, restauradas, ou MADE WHOLE pela palavra de Deus, então eles não puderam ter sucesso contra os ataques do diabo.

Não me entenda mal. Só porque os crentes não renovaram as mentes, não significa que não vão pro céu quando morrerem. É claro que eles vão para o céu porque seus espíritos nasceram de Deus __ são filhos de Deus. Mas, cristãos que falharam em renovar juás mentes, não tiveram o privilégio de desfrutar de tudo que pertence a eles em Cristo enquanto estiveram aqui na terra. E ainda que tenham vitória sobre o diabo em Cristo, eles nunca entendem como andar em vitória, e ter sucesso porque não tiveram a mente renovada.

Ele restaura minha alma

Cadeira, porém, restaurada, ou como nova, e pareceria uma cadeira inteiramente nova.

(27)

O espírito do homem não é restaurado ou renovado; é na verdade renascido ou recriado. Mas as áreas emocional e mental do homem, precisa ser restauradas com a palavra de Deus. A grande necessidade da igreja hoje é para que os crentes tenham suas mentes e emoções renovadas ou restauradas com a palavra. A palavra, que é espírito e vida (João 6:63), tem a habilidade de restaurar, renovar, salvar, proteger, livrar e curar a alma do homem.

Cura Interior

Às vezes, vários membros do corpo de Cristo aderem a modismos, como em outras áreas também. Alguns anos atrás a Igreja entrou com o ensino de “Cura Interior”. Aquele ensino está superado agora porque as pessoas descobriram que não tinha efeitos duradouros.

O termo “Cura Interior” é realmente um nome errado se refere a cura do espírito porque seu espírito não precisa de cura ele já foi recriado. Se você precisasse de cura e libertação de feridas interiores, não seriam em seu espírito porque Deus o fez de novo. Não, é sua alma que precisa de ajuda. Como você pode ter todas aquelas mágoas do passado curadas? Apenas pensando em linha com a palavra de Deus.

Encontre passagem que vão de encontro à sua necessidade. Medite na palavra tendo em mente sua necessidade específica. Diga pra você mesmo o que a palavra diz, pois a palavra tem o poder de transformar sua mente e suas emoções. Você fala de libertação! É assim que você consegue a cura e a libertação! Na realidade, a libertação bíblica verdadeira ou restauração no pleno sentido da palavra inclui mais do que apenas libertação de atividades demoníaca, e começa na alma do homem.

Alguma cura interior foi, provavelmente o resultado da ação de algumas pessoas tentando misturar psicologia com as coisas de Deus. O dicionário define “psicologia” como ciência e estudo da mente e comportamento. Mas as coisas de Deus e o espírito do homem são concernentes ao plano espiritual__não mental.

Para o homem natural, deve haver alguma verdade no que esses psicólogos estão dizendo. Mas para o homem nascido de novo, o que eles dizem não é necessariamente e biblicamente verdadeiro. Por exemplo, na psicologia, as pessoas mergulharam no interior do homem e descobriram que ___________nele algo mais abaixo da consciência mental, e que se chama o subconsciente. Mas, na verdade a Bíblia não menciona um

(28)

subconsciente. O que as pessoas descobriram e se envolveram é o espírito do homem, mas não sabiam o que era.

A psicologia é ótima quando colocada em seu devido lugar quando o psicólogo é um crente que entende a verdadeira natureza do homem e leva em conta o espírito do homem, não somente sua mente. Realmente, ao lidarmos com o homem natural – pessoas não-salvas-a psicologia pode fazer sentido porque aqueles estão ainda no plano natural, pois seus espíritos ainda não estão recriados. Assim sendo, pode-se lidar com eles por meios naturais, como a psicologia.

Mas você não pode lidar com o espírito do homem da mesma maneira que lida com o natural. O crente não é apenas um ser natural, carnal, porque seu espírito foi recriado à semelhança e imagem de Deus. Para o crente, o melhor de Deus é que sua alma seja restaurada plenamente e seja saudável com o poder do Espírito Santo. E, como o crente não é apenas uma alma ou uma mente, lidar somente com sua mente não é o suficiente.

I Coríntios 2:14 (ampliada).

14 Mas o homem NATURAL, O NÃO-ESPIRITUAL não aceita, recebe ou admite em seu coração os dons, ensinamentos e revelações do Espírito de Deus, pois são loucura (tolices) para ele; e ele é incapaz de conhece-las ou de progressivamente reconhecê-las, entendendo-as e se familiarizando melhor com elas__porque estas coisas são ESPIRITUALMENTE DISCERNIDAS e AVALIADAS e APRECIADAS.

A palavra de Deus diz que o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus. Porque o crente já não é mais um simples homem natural, não faz sentido tentar aplicar ensinamentos concernentes ao homem natural ao crente novamente nascido que é um homem espiritual.

Pe por isso que o crente não deveria ser tratado do mesmo modo com o qual o homem mundano, natural é tratado.

Só com o entendimento e intelecto humanos. A psicologia, por si só não é adequada para lidar com a mente do homem espiritual, com o espírito recriado do homem que foi criado à imagem e semelhança de Deus.

Assim sendo, pelo fato do homem ser espírito, ele tem uma alma, e vive num corpo, o ensinamento de “espiritologia” é importante para o crente. Eu chamo de espiritologia o estudo do espírito do homem e as coisas do Espírito de Deus.

(29)

Pelo fato do homem ser um ser espiritual, o corpo de Cristo precisa saber o que a palavra tem a dizer sobre o espírito do homem. A palavra de Deus é comida espiritual para seres espirituais recriados__os crentes.

Uma vez, eu dirigi uma reunião na Califórnia, e o pastor e sua esposa estavam ocupados supervisionando o planejamento e construção de bonita e nova Igreja. Mas a esposa do pastor ficou nervosa e esgotada e finalmente teve um colapso físico e nervoso. Ela foi ao médico e este sugeriu que ela fosse a um psiquiatra.

A esposa deste pastor havia crescido num lar pentecostal onde não bebiam, fumavam nem dançavam. O psiquiatra decidiu que o problema que a afetara se devia ao fato dela nunca ter praticado essas coisa, então, ele sugeriu que ela começasse a fumar, beber e ir dançar. Esta foi à solução que ele encontrou para a mulher deste pastor!

Ela aceitou o seu conselho e por fim perdeu o juízo completamente e teve de ser internada. Realmente, esta mulher abriu uma porta ao diabo, porque lidou de seus problemas a maneira do mundo, sendo ela uma nova criatura em Cristo.

Aquele psiquiatra, não havia nascido de novo e não sabia nada sobre o plano espiritual. Ele não sabia que o homem é um ser espiritual. Neste sentido, ele não sabia nada sobre sua própria natureza, ele não podia nem mesmo se ajudar, quanto mais a essa pobre esposa de pastor!

Com nossa mente natural e nosso corpo físico. Ele disse que mantivéssemos nossas mentes e emoções renovadas com a palavra e que apresentemos nossos corpos como sacrifícios vivos para Ele. Esta é a maneira de Deus de mantermos nossos corpos fechados ao diabo.

Isto significa que você terá de manter seu corpo sua carne com seus apetites__ em sujeição ao espírito recriado do homem interior.

Mantendo seu corpo sujeito ao seu espírito é uma das primeiras maneiras de proteger-se contra o inimigo e realmente, é uma de suas maiores defesas contra satanás.

Então, o que é pro homem fazer quanto ao seu espírito? Como o crente irá manter seu espírito forte contra os ataques do inimigo? Ele precisa alimentar seu espírito recriado com a palavra de Deus. A palavra de Deus é comida para um ser espiritual.

Lucas 4:4

4 nem só de pão o homem viverá, mas de TODA PALAVRA DE DEUS.

(30)

João 6:63

63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as PALAVRAS que eu vos disse, SÃO ESPÍRITO e VIDA.

Jesus está usando um termo humano – pão – para transmitir um pensamento espiritual. Ele está dizendo que assim como o pão e a comida alimentam o homem natural, a palavra de Deus alimenta o espírito do homem interior. O crente deve alimentar seu espírito com a palavra para manter-se forte.

Então, você precisa abastecer seu espírito recriado edificando-se no Espírito Santo. “Mas vós, amados edificando-vos a vós mesmos sobre a nossa santíssima fé, orando no Espírito Santo” (Judas 1:20). Orar em línguas abastece o seu espírito como um recarregador de bateria a abastece. Isto proporciona um descanso e um refrigério mesmo meio a uma prova ou tentação que o diabo tente trazer contra você, pois é preciso estar fortalecido contra seus ataques.

É assim que você mantém seu espírito forte e com poderosa defesa contra Satanás. Bem, como você irá conseguir ajuda pra sua mente, vontade e emoções, então? Resolvendo o seu passado? Pedindo a alguém que ore por você? Chamando alguém para expulsar o demônio de você? Não, isto não ajudará quando o problema consiste em que você precisa ter sua mente e alma renovada com a palavra de Deus.

É uma perda de tempo expulsar demônio de uma pessoa cujo problema real é que precisa passar pelo processo de renovação mental. Voltemos para palavra! Vamos descobrir o que a palavra tem a dizer sobre a alma do homem especialmente a mente do homem, onde os ataques de Satanás são mais comuns.

A mente do homem

Realmente, a Bíblia tem muito a dizer sobre a mente do homem. Quando você fala da mente, alguns pensam que se refere à Ciência Cristã. Mas Deus nos deu instruções especificas sobre a mente e o que o homem deve fazer manter a mente fortalecida para que possa resistir a Satanás, o inimigo de sua alma.

Isaías 26:3.

“3...tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti...”

Filipenses 5:5 que haja esta mentalidade (atitude) em ti, que houve também em Cristo Jesus.

(31)

Filipenses 4:6-8.

6 não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ações de graça.

7 E a paz de excede. Todo entendimento, guardará vossos corações e MENTES através de Cristo Jesus.

8 Finalmente irmãos, tudo que e´verdadeiro, honesto, justo, puro; amável, e tudo que é de boa fama; se há alguma virtude e algum louvor, nisso pensai.

Em outras palavras, Deus está dizendo-nos exatamente o que deveríamos fazer de nossas mentes. Devemos manter nossas mentes e pensamentos focalizados em Deus.

Devemos colocar a palavra de Deus dentro de nossas mentes meditando nela. Que nosso pensamento se alinhe a palavra de Deus, e Satanás não tenha “brecha” em nosso pensamento.

A Bíblia nos diz: exatamente que tipos de pensamento deveríamos ter, pensamentos verdadeiros, honestos, justos, puros, amáveis e de boa fama. Pense pensamento que estão em linha com a palavra, não os pensamentos do inimigo de dúvida, preocupação e desânimo.

Já parou pra pensar? A primeira coisa que Deus requer que você faça depois de redimidos é que mude seu pensamento.

Deus sabe que se você mantiver os pensamentos que tinha antes de ser redimido, você estará abrindo uma porta ao inimigo. Sendo assim, logo você estará agindo da mesma maneira que agia antes de ter nascido novamente quando estava sob o domínio do inimigo.

A razão pela qual Deus nos diz para mudarmos nosso pensar é que a mente do homem é o primeiro lugar onde satanás tenta ter acesso mesmo as mentes dos cristãos se estes o permitirem.

Uma mente renovada transforma você! Romanos 12:1

1 rogo-vos, pois irmãos pelas misericórdias de Deus que APRESENTEIS VOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO santo e aceitável a Deus, que é o vosso culto racional.

Referências

Documentos relacionados

Trata-se da Lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional). Dois pontos se destacam nessa regulamentação: a definição de educação à distância pela diferença que

A integração de todos os factores, geomorfológicos, de densidade do coberto vegetal e de intensidade pluviométrica, permite obter um mapa onde a área de susceptibilidade baixa

Este documento pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.tst.jus.br/validador sob código 1000A9C1B6A2A1D3D6... Firmado por assinatura digital em 13/05/2014 pelo

Para tanto, utilizamos o banco de dados do Centro Interdisciplinar de Memória dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas (CIMES), localizado no campus

Podemos observar através da Tabela 1 que os valores obtidos dos tubos com proteção apropriada Dimibu não apresentaram valores muito superiores dos que receberam

preços/retornos anormais, quer quantidades transaccionadas anormais. Para a emissão de sinais de alerta relativos às cotações/retornos são aplicados dois modelos: i) p )

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

h) os faróis de iluminação dos tipos utilizados em ciclos ou automóveis (posição 85.12); as lanternas elétricas portáteis da posição 85.13; os aparelhos cinematográficos