• Nenhum resultado encontrado

"Desempenham uma função sintáctica equivalente à de um advérbio - complemento ou modificador da frase ou do grupo verbal. Têm várias designações, consoante o valor das conjunções ou locuções conjuncionais subordinativas que as introduzem." (160).

1. SUBORDINADAS CIRCUNSTANCIAIS - "correspondência directa entre os complementos

circunstanciais das frases simples e as equivalentes frases complexas (…) há uma significativa equivalência". (104) / "as frases

subordinadas circunstanciais podem ser móveis e facultativas". (105).

1. ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS FINITAS E NÃO FINITAS - "desempenham as funções sintácticas características de grupos adverbiais ou preposicionais que exprimem diferentes ideias (de causa, de tempo, de fim, de condição, de concessão, de comparação, de consequência (…) funcionam como modificadores do grupo verbal ou como modificadores da frase." (146).

1.1. ORAÇÕES SUBORDINADAS

156

Orações subordinadas causais - "exprimem uma causa, uma razão". (150).

Orações causais - "Indicam uma circunstância de causa". (249).

Oração subordinada adverbial causal - "exprime o motivo do acontecimento expresso na subordinante." (114).

Subordinada adverbial causal - "indica o motivo (a causa) da situação expressa na frase subordinante. A frase complexa em que ocorre (…) permite, pois, estabelecer uma relação de causa a efeito." (160).

Circunstanciais causais Oração subordinada adverbial

causal finita - "exprime a razão, a causa do que é afirmado na subordinante." (147); "exprime a causa do que é expresso na oração subordinante e exerce a função sintáctica de modificador do grupo verbal da subordinante." (149). Orações subordinadas

temporais - "exprimem uma circunstância de tempo ". (151).

Orações temporais - "Indicam uma circunstância de tempo". (248).

Oração subordinada adverbial temporal - "estabelece uma referência temporal em relação à qual a subordinante é

interpretada. Situa o acontecimento num momento anterior, posterior ou simultâneo à acção expressa na subordinante." (115).

Subordinada adverbial temporal - "Quando um enunciado expresso por uma frase complexa não coincide com o «agora» da enunciação do locutor, cabe à frase subordinada temporal indicar a referência temporal." (160).

Circunstanciais temporais Oração subordinada adverbial

temporal finita - "estabelece uma referência de tempo em relação ao grupo verbal da oração

subordinante." (149); "exerce a função sintáctica de modificador do grupo verbal da subordinante." (151).

Orações subordinadas finais - "exprimem uma finalidade ou intenção". (152).

Orações finais - "Indicam uma circunstância de fim". (249).

Oração subordinada adverbial final - "exprime o propósito, a intenção da realização da acção expressa na subordinante." (114).

Subordinada adverbial final - "indica o propósito, o objectivo, a intenção do locutor." (161).

Circunstanciais finais Oração subordinada adverbial

final finita - "exprime uma ideia de finalidade, de objectivo da realização da acção expressa na subordinante". (151); "exerce a função sintáctica de modificador do grupo verbal da subordinante." (152). Orações subordinadas

condicionais - "exprimem uma hipótese, uma condição". (152).

Orações condicionais - "Indicam uma circunstância hipotética, uma condição". (249).

Oração subordinada adverbial condicional - "exprime a condição de que depende a acção expressa na oração subordinante. Estas orações, em relação ao sentido, podem ser consideradas: reais (factuais) - verbo no modo indicativo. (…) hipotéticas - verbo no futuro ou presente do conjuntivo (...) irreais (contrafactuais) - verbo no pretérito imperfeito ou pretérito mais-que-perfeito do conjuntivo." (115).

Subordinada adverbial condicional - "apresenta um conteúdo de que depende a realização da situação expressa pela subordinante." (161).

Circunstanciais condicionais Oração subordinada adverbial condicional finita - "exprime uma condição que se considera real (…) hipotética (…) irreal". (152); "exerce a função sintáctica de modificador de frase da oração subordinante." (153).

157

Orações subordinadas concessivas - "exprimem uma concessão, uma reserva". (152).

Orações concessivas - "Exprimem uma concessão (pode haver dificuldades, mas a acção realizar-se-á) ". (250).

Oração subordinada adverbial concessiva - "exprime um facto que contrasta com a situação expressa na subordinante." (115).

Subordinada adverbial concessiva - "exprime uma acção ou um facto que contrasta com a situação expressa na subordinante, ou seja, apresenta uma situação inesperada face ao que é expresso pela subordinante." (161).

Circunstanciais concessivas Oração subordinada adverbial

concessiva finita - "exprime uma ideia de concessão, uma oposição à realização da acção ou à verdade expressa na oração subordinante, sem, no entanto, a impedir." (154); "exerce a função sintáctica de modificador de frase da oração subordinante." (155). Orações subordinadas

comparativas - "exprimem uma relação de solidariedade entre a oração subordinante e a oração subordinada: uma contém os elementos comparados e a outra, os elementos comparantes." (153).

Orações comparativas -

"Estabelecem uma comparação com a subordinante". (250).

Oração subordinada adverbial comparativa - "estabelece uma comparação, uma relação de quantidade ou de qualidade entre os factos expressos na

subordinante e na subordinada. Estas orações constituem, muitas vezes, construções elípticas em que não está expressa a forma verbal da oração subordinante." (115).

Subordinada adverbial comparativa - "estabelece uma comparação, ou uma relação de quantidade ou de qualidade com a

subordinante." (161).

Circunstanciais comparativas

Oração subordinada adverbial comparativa finita - "serve de termo de comparação, exprimindo o grau em relação a um elemento da oração subordinante." (155); "são muitas vezes elípticas e não têm mobilidade na frase, surgindo normalmente depois da subordinante." (156).

Orações subordinadas consecutivas - "transmitem uma consequência expressa na oração subordinante. (…) é muitas vezes anunciada na oração subordinante por um elemento correlativo". (153).

Orações consecutivas - "Indicam uma consequência (o facto indicado na subordinada é consequência do enunciado na subordinante) ". (250).

Oração subordinada adverbial consecutiva - "exprime a consequência de um facto apresentado na oração subordinante." (115). Subordinada adverbial consecutiva - "apresenta o efeito, a consequência, o resultado, da situação expressa na subordinante." (161).

Circunstanciais consecutivas Oração subordinada adverbial consecutiva finita - "exprime uma consequência relativamente ao facto apresentado na oração subordinante (…) não são deslocáveis e vêm, na frase, a seguir às subordinantes, onde são anunciadas por correlativos". (156).

ORAÇÕES SUBORDINADAS

ADVERBIAIS NÃO FINITAS

Documentos relacionados