• Nenhum resultado encontrado

Ajustando o desenho

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 101-106)

7. Detalhe sanitário S1

7.9 Ajustando o desenho

Observando a posição das peças

Pode-se notar, neste exemplo, uma situação bastante usual em projeto: após definir os tamanhos reais das conexões, observou-se que o posicionamento utilizado no lançamento unifilar não estava correto. Ao inserir a simbologia da redução 45º, notou-se que o seu tamanho é maior que o espaço disponível.

Problema no desenho das peças

Desligando os níveis dos textos

Em primeiro lugar, pode-se notar que a visualização do desenho está complicada neste ponto, com muitos elementos sobrepostos. Para resolver este tipo de situação, os desenhos são sempre elaborados em níveis, que podem ser visualizados de forma independente. Desta forma, os textos estão em um nível, as peças em outro, os eixos em outro e assim por diante.

Em segundo lugar, deve ser observado que o programa faz esta separação automaticamente, baseado no que está definido na configuração Níveis Pa- drão.

Desta forma, a primeira coisa que será feita é desligar os níveis que contém os textos dos tubos. Pode-se acessar a configuração de níveis, como feito anteriormente, mas existe um caminho mais rápido:

ƒ Acesse o comando Ferramentas-Desligar nível.

ƒ Selecione um dos textos dos tubos de esgoto e pressione <Enter> para encerrar o comando.

Note que apenas uma parte dos textos dos tubos de esgoto desapareceu. Isto porque o programa separa em níveis distintos cada rede existente no proje- to.

ƒ Acesse novamente o comando Ferramentas-Desligar nível.

ƒ Selecione um dos textos restantes e pressione <Enter> para encerrar o comando. Ao final, tem-se um desenho mais claro, com menos indicações:

Textos desligados

Movendo a conexão com problema

Em primeiro lugar, é preciso reposicionar a conexão que está com as peças sobrepostas. Pode-se observar que a tubulação do vaso sanitário (com 100 mm) não deveria ser movida, permanecendo a redução 45º no lugar onde está. Tente mover a tubulação da caixa sifonada, logo acima, por ter um posi- cionamento mais livre.

O primeiro passo é mover a conexão em si. Deve-se mover a conexão (determinada pelos eixos) e não apenas as simbologias.

Para isto:

ƒ Acesse o comando Manipular-Mover.

ƒ Selecione a conexão que está com a simbologia sobreposta (pode ser interessante usar um zoom bastante próximo).

9 Com apenas um clique do mouse, podem ser selecionados ou não diversos elementos: a conexão, os símbolos e os tubos ligados. Não há problema. Ao mover a conexão, todo o desenho será ajustado.

9 Dica: caso você selecione inadvertidamente outro elemento (por exemplo, a simbologia da junção 45º logo abaixo, que estará sobreposta), basta selecionar o elemento que se deseja remover da seleção mantendo a tecla <Shift> pressionada.

ƒ Ative a ferramenta Ortogonal, pressionando o botão na barra de ferramentas do CAD.

ƒ Mova a conexão acima e à esquerda, até que os símbolos não estejam mais sobrepostos (este posicionamento é apenas visual, não é necessário grande precisão, mantendo-se apenas os ângulos).

Com isto, obtem-se a posição correta para esta conexão:

Conexão reposicionada

Ao mover esta conexão, todavia, o restante do traçado, em direção à caixa sifonada, passou a estar incorreto:

Traçado incorreto

Definindo as novas posições

Ao mover a conexão que estava com problema, passou-se a ter um traçado incorreto no restante da tubulação. Este traçado precisa ser corrigido agora, porém não mais de forma visual. Mover as conexões para cima até atingir visualmente a posição correta causaria ângulos incorretos, diferentes dos ângu- los de 90º e 45º previamente definidos.

Desligando os níveis das peças

Para mover as conexões, pode-se trabalhar apenas com os eixos das peças e não com sua visualização completa. Ao mover-se uma conexão, a simbolo- gia será movida também.

Desta forma, a primeira coisa que será feita é desligar os níveis que contém o desenho das peças. Para isto, pode-se fazer o mesmo que foi realizado com os textos:

ƒ Acesse o comando Ferramentas-Desligar nível.

ƒ Selecione uma das linhas de seção dos tubos de esgoto e pressione <Enter>.

ƒ Repita o processo, selecionando uma das linhas de seção dos tubos de ventilação, depois uma das peças e assim por diante, até que sobrem apenas os eixos.

9 Caso seja desligado algum nível indevidamente, basta executar o comando Manipular-Desfazer para voltar à situação anterior.

Simbologias desativadas

Uma forma mais rápida de fazer isto

Devido à enorme quantidade de níveis utilizados no projeto, pode ser trabalhoso ligar e desligar grande número de níveis. Por isto, existe um recurso no programa que permite fazer estas operações em blocos predefinidos: os perfis de níveis. A idéia básica é gravar o estado atual dos níveis (por exemplo, gravar como está agora, apenas com os eixos visíveis), para que seja possível obter esta mesma visualização, mais tarde, apenas escolhendo o perfil gravado, ao invés de desligar novamente os níveis um a um.

Pode-se acessar o perfil de níveis na barra de ferramentas do CAD (a primeira caixa de seleção). Ao escolher um perfil, os níveis da janela passam a refletir o perfil gravado. Quando algum nível é alterado manualmente (como foi realizado para os textos), esta caixa passa a indicar "Personalizado"

Perfil de níveis corrente

O programa cria, como padrão, os seguintes perfis predefinidos: ƒ Geral: todos os níveis estão ligados.

ƒ Planta baixa: apenas os níveis destinados à planta estão ligados (fala-se sobre os níveis destinados à planta mais tarde). ƒ Planta baixa - Hidro: apenas os níveis de tubulação hidráulica destinados à planta estão ligados.

ƒ Planta baixa - Sani: apenas os níveis de tubulação sanitária destinados à planta estão ligados. ƒ Modelo: apenas o traçado unifilar está ligado, sem indicações de texto nem simbologias.

ƒ Detalhe sanitário final: o desenho unifilar fica desligado, mantendo-se as peças, para desenho final dos detalhes sanitários. Pode-se ilustrar isto da seguinte maneira:

ƒ Altere o perfil de níveis para "Geral" e veja como todos os níveis voltam a estar ligados.

ƒ Altere o perfil de níveis para "Modelo" e veja como todos os de textos e seção passam a estar desligados.

O uso dos perfis de níveis pode facilitar muito o trabalho com o desenho. O usuário pode definir outras situações e gravá-las para uso posterior.

Traçando linhas auxiliares

Como o posicionamento das conexões a serem alteradas não é passível de ser feito com informação de pontos existentes nem por coordenadas, o mais simples é criar linhas auxiliares que definam as novas posições. Para isto:

ƒ Verifique se a captura de pontos ligada é a correta. Utilize a captura "Intersecção". Para isto, o botão , na barra de ferramentas do CAD, deve estar pressionado.

9 A captura de pontos em si não foi alterada nenhuma vez até o momento. Foi apenas utilizada uma ferramenta de captura. Isto está sendo relembrado apenas para reforçar este conceito.

ƒ Verifique se a ferramenta Ortogonal está ativada (o botão na barra de ferramentas do CAD deve estar pressionado). ƒ Acesse o comando Construir-Linha.

ƒ Selecione a conexão recém-movida como ponto inicial (será interessante usar um zoom bastante próximo). ƒ Selecione um ponto qualquer bem à esquerda como ponto final e pressione <Enter> para encerrar o comando. ƒ Acesse novamente o comando Construir-Linha.

ƒ Selecione um ponto qualquer acima da parede superior como ponto final e pressione <Enter> para encerrar o comando.

ƒ Repita o processo criando uma linha da intersecção da linha auxiliar com o tubo próximo à pia até um ponto acima da parede superior. ƒ Repita o processo criando uma linha da intersecção da linha auxiliar com o tubo do ramal de ventilação até um ponto acima da parede superior. Com estas quatro linhas, tem-se todos os pontos necessários para definir as novas posições das conexões:

Linhas auxiliares

Movendo as conexões

Uma vez definidos os pontos finais das conexões, pode-se movê-las. Neste exemplo, cada uma das três conexões envolvidas será movida em uma dire- ção diferente.

Para mover a primeira conexão:

ƒ Acesse o comando Manipular-Mover. A linha de comando passa a indicar "Mover-Selecione elementos".

ƒ Selecione a conexão à esquerda da caixa sifonada e pressione <Enter> para confirmar a seleção. A linha de comando passa a indicar "Mover-Ponto de referência".

ƒ Selecione a própria conexão a ser movida como ponto inicial do deslocamento. A linha de comando passa a indicar "Mover-Outro ponto". ƒ Selecione a intersecção logo à esquerda como ponto final.

Com isto, tem-se a seguinte posição:

Conexão reposicionada

Para mover as outras duas conexões, o procedimento é o mesmo:

ƒ Acesse novamente o comando Manipular-Mover e selecione a caixa sifonada.

ƒ Selecione própria conexão como ponto inicial do deslocamento e a intersecção logo acima como ponto final. ƒ Acesse novamente o comando Manipular-Mover e selecione próxima conexão à direita.

ƒ Selecione a própria conexão como ponto inicial do deslocamento e a intersecção logo acima como ponto final. Ao final, pode-se utilizar o comando Manipular-Apagar para excluir as linhas auxiliares, obtendo o seguinte resultado:

9 Durante o lançamento da tubulação, é essencial verificar se todas as conectividades entre os elementos estão corretas. Desta maneira, ga- rante-se a consistência dos dados informados e evita-se erros no dimensionamento da tubulação. Além disso, a conectividade é fundamental para garantir a correta inserção das simbologias referentes às peças. Esta importante verificação é feita através do comando Elementos - Ve- rificar - Proximidades.

ƒ Utilize o comando Elementos - Verificar - Proximidades. O programa apresentará dois avisos de proximidade, que podem ser desconsiderados, pois não constituem problemas de conectividades no projeto.

9 Deve-se sempre verificar nos lançamentos se a indicação de proximidade realmente é um problema em que os tubos não estão conecta- dos, ou se apenas é uma proximidade de conexões. A união deve ser realizada em caso de tubos não conectados.

Movendo o ramal de ventilação

Após mover as conexões, pode-se visualizar novamente as peças para verificar as novas posições. Para isto, basta alterar o perfil de níveis corrente para "Geral", ativando novamente todos os níveis.

Pode-se observar que, na ligação da tubulação de esgoto com o ramal de ventilação, existe um trecho muito pequeno de tubo, que pode ser considerado desnecessário. Na prática, pode-se conectar diretamente a saída para ventilação com o joelho 45º logo à direita.

Trecho de tubo muito curto

Para fins de projeto, é suficiente mover a saída para ventilação um pouco para a direita, conectando-a com o joelho. Este caso é um pouco mais simples que o anterior: basta mover simultaneamente esta conexão e a que está logo acima e os ângulos entre os tubos serão mantidos :

ƒ Acesse o comando Manipular-Mover.

ƒ Selecione a conexão que representa a saída de ventilação e a conexão imediatamente posterior no ramal de ventilação. Pressione <Enter> para con- firmar.

ƒ Informe um ponto qualquer como referência (não é necessário capturar nenhum ponto, pois este posicionamento será feito de forma apenas visual). ƒ Informe um ponto um pouco à direita do original, de tal forma que os desenhos das duas conexões fiquem próximos um do outro.

Com isto, obtém-se:

Conexão reposicionada

9 Durante o lançamento da tubulação, é essencial verificar se todas as conectividades entre os elementos estão corretas. Desta maneira, ga- rante-se a consistência dos dados informados e evita-se erros no dimensionamento da tubulação. Além disso, a conectividade é fundamental para garantir a correta inserção das simbologias referentes às peças. Esta importante verificação é feita através do comando Elementos - Ve- rificar - Proximidades.

ƒ Utilize o comando Elementos - Verificar - Proximidades. O programa apresentará dois avisos de proximidade, que podem ser desconsiderados, pois não constituem problemas de conectividades no projeto.

Finalizando

Mostra-se mais uma vez o uso dos perfis de níveis. Agora se deseja desligar os textos, da mesma forma como foi realizado anteriormente. Não existe um perfil predefinido para isto, mas é muito fácil fazê-lo:

ƒ Acesse o comando Ferramentas-Desligar nível.

ƒ Selecione um dos textos dos tubos de esgoto e um dos textos dos tubos de ventilação. ƒ Pressione <Enter> para encerrar o comando.

Com isto, tem-se a visualização desejada:

Novo perfil de níveis

Para gravar este perfil:

ƒ Acesse o comando Configurações-Níveis de desenho. Será aberto um diálogo no qual podem ser configurados vários itens para os níveis, podendo-se ligá-los ou desligá-los um a um.

ƒ Pressione o botão "Gravar perfil". Será aberto um diálogo perguntando o nome do perfil a ser criado. ƒ Digite "Detalhe sem textos" e pressione OK.

ƒ Pressione OK para fechar a configuração.

9 Com isto, este estado dos níveis foi gravado, podendo ser facilmente utilizado em outro detalhe.

Redefinindo as peças

Uma verificação feita automaticamente pelo programa é o fato de que ele registra quais conexões foram atribuídas e quais não, bem como quais necessi- tam ser revisadas devido a alguma modificação. Neste caso, como diversas conexões foram movidas, o programa registrou todas as peças envolvidas como "pendentes" para que sejam forçosamente revisadas pelo usuário.

Por isso, acesse novamente o comando Elementos-Definir peças-Pendentes. O programa abrirá um diálogo solicitando a redefinição das diversas peças das conexões que foram alteradas. Neste exemplo, nenhuma peça foi realmente modificada (pois se mantiveram os ângulos e diâmetros). Portanto, basta localizar novamente a mesma peça atribuída antes e pressionar o botão "Atribuir". Ao final, deve-se pressionar o botão "Fechar" para fechar o diálogo.

9 Caso alguma peça não seja identificada da mesma maneira que antes, significa que algo foi feito errado durante a manipulação das cone- xões, fazendo com que os ângulos entre as peças fossem alterados.

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 101-106)