• Nenhum resultado encontrado

Lançando o extravasor

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 169-172)

13. Conectando ao reservatório superior

13.5 Lançando o extravasor

O trecho final pode ser lançado da mesma forma como os anteriores, usando as ferramentas de desenho isométrico. O plano corrente mantém-se como o Plano XZ. Seria necessário apenas alterar a ordenada corrente para a posição da conexão auxiliar lançada na parede do reservatório. Na verdade, quando se vai lançar um tubo sobre uma conexão existente, não é necessário alterar previamente a ordenada, porque o programa se encarregará de avisar.

Proceda da seguinte forma:

ƒ Acesse o comando Hidráulico-Tubo.

ƒ Informe rede "Água fria" e diâmetro de 25 mm. Este também não é um diâmetro que possa ser calculado pelo programa, visto não pertencer à rede de distribuição de água. É apenas uma tubulação auxiliar usada como extravasor do reservatório.

ƒ Selecione como ponto inicial a conexão auxiliar. O programa emitirá uma mensagem "A conexão sob o cursor não está no plano corrente e não será ligada ao tubo. Deseja mudar a ordenada corrente para 709.85?". Isto significa que o programa detectou que a conexão selecionada não está na mes- ma ordenada da janela. Pressione "Sim" e a ordenada será alterada para a posição da conexão.

ƒ Ao invés de selecionar um próximo ponto com o mouse, informe um deslocamento relativo de @30,0. ƒ Informe novo deslocamento relativo de @0,-20.

ƒ Informe novo deslocamento relativo de @30,0. ƒ Informe novo deslocamento relativo de @0,20.

ƒ Selecione como ponto final um ponto qualquer um pouco à direita (a ferramenta Ortogonal deve estar ativada). ƒ Pressione <Enter> para encerrar.

Ao final, tem-se:

Tubulação do extravasor

9 Durante o lançamento da tubulação, é essencial verificar se todas as conectividades entre os elementos estão corretas. Desta maneira, ga- rante-se a consistência dos dados informados e evita-se erros no dimensionamento da tubulação. Além disso, a conectividade é fundamental para garantir a correta inserção das simbologias referentes às peças. Essa verificação é feita através do comando Elementos - Verificar - Pro- ximidades.

ƒ Utilize o comando Elementos - Verificar - Proximidades. A mensagem emitida deve ser: "Não há problemas de proximidade de conexões". 9 Se a mensagem indicar algum erro, é necessário solucioná-lo antes de prosseguir. Investigue os pontos de conectividade entre os ele- mentos. Mais informações podem ser encontradas em Elementos-Verificar-Proximidades. Se necessário, procure o Departamento de Suporte.

13.6 Inserindo os registros

Insira três registros adicionais, um para a coluna AL-1, um para a coluna AF-1 e outro para a tubulação de limpeza. Para inserir os registros:

ƒ Acesse o comando Hidráulico-Registro. A linha de comando indica "Registro-Selecione a conexão".

ƒ Selecione a conexão situada na prumada da coluna AF-1, um pouco antes do final do tubo. Será aberto um diálogo para seleção da peça correspon- dente a partir do cadastro.

9 Em primeiro lugar, reative os itens de filtro desligados anteriormente. Deve-se sempre tentar, inicialmente, procurar uma peça que corres- ponda exatamente à conexão no croqui.

ƒ Selecione a peça "Registro bruto gaveta ABNT" e pressione o botão "Atribuir".

ƒ A seguir, o programa pede a informação do ponto diretor. Pode-se informar um ponto qualquer um pouco à direita da conexão (lembre-se que o Orto- gonal deve estar ligado para desenhar corretamente a peça).

ƒ O programa volta a solicitar a seleção de uma conexão. Selecione a conexão no meio do trecho vertical definido para a tubulação de limpeza. Será aberto novamente um diálogo para seleção da peça correspondente a partir do cadastro, contendo as mesmas peças da conexão anterior.

ƒ Selecione a peça "Registro bruto gaveta ABNT" e pressione o botão "Atribuir".

ƒ Informe um ponto qualquer um pouco à direita da conexão para definir o ponto diretor. ƒ Pressione <Enter> para encerrar o comando.

Registros definidos

Inserindo uma conexão adicional

Todas as conexões especiais devem ser inseridas em pontos definidos previamente. Por isso, foram inseridos os pontos intermediários nos tubos para colocação dos registros. Caso se deseje incluir um registro em uma posição ainda não definida, deve-se inicialmente incluir uma conexão simples e depois convertê-la para um registro. Em uma situação como esta, deve-se incluir um registro adicional no ramal de alimentação.

Para isto:

ƒ Altere o plano corrente da janela para o plano XY, pressionando a tecla <F11> duas vezes. Observe se o cursor do CAD reflete visualmente o plano no qual se deseja trabalhar.

ƒ Altere a ordenada corrente da janela para o plano desejado. Esta ordenada seria definida pela posição Z das conexões envolvidas. Ao invés de digitar esta informação, pode-se usar o comando Ferramentas-Definir ordenada (ou pressionar a tecla <F12>) e selecionar uma das conexões envolvidas (por exemplo, a coluna AL-1).

ƒ Acesse o comando Hidráulico-Conexão simples. Será aberto um diálogo simples, no qual se deve informar apenas a rede "Alimentação".

ƒ Selecione um ponto no meio do trecho horizontal ligado à coluna AL-1. O programa capturará o centro do tubo, dividindo-o em dois trechos iguais.

Conexão adicional

Definindo o registro

Para inserir o último registro, na posição definida pela conexão recém-inserida:

ƒ Acesse o comando Hidráulico-Registro. O linha de comando indica "Registro-Selecione a conexão".

ƒ Selecione a conexão recém-inserida. Será aberto um diálogo para seleção da peça correspondente a partir do cadastro. ƒ Selecione a peça "Registro bruto gaveta ABNT" e pressione o botão "Atribuir".

ƒ A seguir, o programa pede a informação do ponto diretor. Pode-se informar um ponto qualquer um pouco à direita da conexão (lembre-se que o Orto- gonal deve estar ligado para desenhar corretamente a peça).

ƒ Pressione <Enter> para encerrar o comando. Com isto, tem-se os três registros definidos:

Registros definidos

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 169-172)