• Nenhum resultado encontrado

Inserindo os tubos de ventilação

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 115-120)

8. Detalhe sanitário S2

8.4 Inserindo os tubos de ventilação

Adiciona-se agora os ramais de ventilação necessários. Para isto, acesse novamente o comando Sanitário-Tubo e utilize os mesmos dados do tubo anteri- or (use o mesmo diâmetro de 50 mm), com exceção da rede, para a qual defina agora "Ventilação" e da inclinação, que utiliza-se 0%.

Uma vez informados os dados referentes ao tubo, pressione o botão “OK” para iniciar o comando. O programa irá solicitar a inserção do ponto que define o primeiro ponto do tubo.

ƒ Selecione o ponto central do tubo de esgoto horizontal mais superior. ƒ Selecione o ponto central do tubo de esgoto horizontal logo abaixo. ƒ Selecione a intersecção das duas linhas, logo abaixo.

ƒ Selecione a coluna CV-1.

Tubos de ventilação

9 Durante o lançamento da tubulação, é essencial verificar se todas as conectividades entre os elementos estão corretas. Desta maneira, ga- rante-se a consistência dos dados informados e evita-se erros no dimensionamento da tubulação. Além disso, a conectividade é fundamental para garantir a correta inserção das simbologias referentes às peças. Esta importante verificação é feita através do comando Elementos - Ve- rificar - Proximidades.

ƒ Utilize o comando Elementos-Verificar-Proximidades. A mensagem emitida deve ser: "Não há problemas de proximidade de conexões".

9 Se a mensagem indicar algum erro, é necessário solucioná-lo antes de prosseguir. Investigue os pontos de conectividade entre os ele- mentos. Mais informações podem ser encontradas em Elementos-Verificar-Proximidades. Se necessário procure o Departamento de Suporte.

8.5 Eliminando as linhas auxiliares

Como todos os tubos do detalhe já foram inseridos, as linhas auxiliares utilizadas não são mais necessárias. É interessante excluí-las agora para melhorar a visualização do desenho. Utilize novamente o comando Manipular-Apagar, como feito nos detalhes isométricos.

Como existem muitas linhas e os tubos sobrepõe-se a elas em vários pontos, é uma operação um pouco trabalhosa. Ao invés disto, proceda da seguinte forma:

ƒ Feche a janela de detalhe, voltando ao croqui do pavimento Térreo. ƒ Exclua o detalhe, usando o comando Manipular-Apagar.

ƒ Insira novamente o detalhe na mesma posição, usando o comando Sanitário-Detalhe.

Região do detalhe

Detalhe gerado novamente

9 Isto foi feito para ilustrar uma propriedade importante das janelas de detalhe: a estrutura da tubulação mantém-se em todas as janelas (como ilustrado ao gerar diversos detalhes isométricos sobre os mesmos tubos), mas as edições do desenho final são feitas em cada janela. A inclusão de linhas, textos ou a modificação dos elementos associados a tubos e conexões é válida apenas para a janela corrente.

8.6 Inserindo os aparelhos sanitários

O próximo passo na definição da rede de esgoto é a definição dos aparelhos sanitários. Esta operação é análoga à definição das peças de utilização nos detalhes hidráulicos. Isto porque a este elemento associam-se as informações necessárias para dimensionamento, que são as contribuições sanitárias. Para representar este tipo de elemento, existe um específico, o Aparelho sanitário, que é uma conexão com propriedades distintas que a identificam como um ponto de contribuição de esgoto.

Como primeiro ponto, defina o tanque:

ƒ Acesse o comando Sanitário-Aparelho sanitário. O linha de comando indica "Aparelho sanitário-Selecione a conexão".

ƒ Selecione a conexão final do tubo na região do tanque. Será aberto um diálogo para seleção da peça correspondente a partir do cadastro.

Diálogo Definir Peças

Note que diversas peças foram listadas. Isto porque o programa procura identificar, no cadastro, uma peça com as exatas condições listadas, obtendo possibilidades diferentes.

ƒ Selecione a peça "Tanque de lavar roupas - 40 mm - 225º" e pressione o botão "Atribuir". Note como a peça é inserida na rotação correta:

Aparelho definido

ƒ O programa volta a solicitar a seleção de uma conexão. Selecione a conexão final do tubo na região da máquina de lavar. Será aberto novamente um diálogo para seleção da peça correspondente a partir do cadastro, contendo as mesmas peças da conexão anterior.

ƒ Desta vez, será feito um exemplo um pouco diferente. Escolha uma peça para um diâmetro diferente ao do tubo lançado e verifique posteriormente o efeito disto no dimensionamento. Desligue o filtro "Diâmetros", permitindo ao programa listar um número maior de peças.

ƒ Selecione a peça "Máquina de lavar roupas - 75 mm - 90º" e pressione o botão "Atribuir".

ƒ O programa volta a solicitar a seleção de uma conexão. Selecione a conexão que representa a pia. ƒ Selecione a peça "Pia de cozinha residencial - 40 mm - 90º" e pressione o botão "Atribuir"

9 Note que agora escolheu-se uma peça com diâmetro menor que o tubo de 50 mm usado até o momento. Mais uma vez, o dimensiona- mento dos tubos deve confirmar isto.

ƒ O programa volta a solicitar a seleção de uma conexão. Pressione <Enter> para encerrar o comando. Ao final, tem-se a seguinte disposição para os elementos:

Aparelhos sanitários

9 Dica: Para facilitar a visualização do desenho, pode-se alterar as cores dos desenhos das peças. Para isto, acesse a tecla , selecione "Todos", execute um duplo clique sobre os níveis "Símbolos" e "Símbolos int" (ao final da lista) e altere as cores. Como sugestão, pode-se utili- zar magenta e roxo, respectivamente.

9 Importante: Posteriormente, para a plotagem do arquivo, é interessante que as propriedades dos tubos e desenhos das peças sejam i- guais, já que as cores das linhas definem as suas espessuras. Para isto, é necessário acessar novamente o comando e retornar às pro- priedades originais.

8.7 Dimensionando os tubos

Apenas após definir os aparelhos sanitários é que se pode fazer o dimensionamento dos tubos que pertencem às redes de Esgoto e Ventilação. Assim como no caso da rede de Água fria, os dados para dimensionamento são cadastrados no programa e foram atribuídos aos elementos quando foram definidos os aparelhos sanitários.

Fazendo as verificações

Antes de dimensionar os tubos, é fundamental verificar se eles foram lançados com o fluxo correto. Isto porque o programa dimensiona os tubos de forma semi-automática, analisando o lançamento e obtendo automaticamente a contribuição total em cada trecho de tubulação.

Então, utilize o comando Elementos-Verificar-Fluxo. O programa abrirá um diálogo indicando uma conexão com problemas no fluxo, no final da tubulação vertical externa.

Verificação de problemas de fluxo

Esta verificação está apontando uma conexão na qual chegam dois tubos mas de onde não parte nenhum. Isto porque é necessário terminar a tubulação externa da edificação para garantir o fluxo correto. Neste caso, pode-se ignorar esta mensagem, e simplesmente fechar o diálogo, pois este ponto não afeta o dimensionamento dos tubos no detalhe.

9 O uso desta verificação é fundamental e, caso não seja feita, pode levar a dimensionamentos incorretos.

Dimensionando

Para dimensionar os tubos lançados:

ƒ Acesse o comando Elementos-Verificar-Diâmetros. Será aberto um diálogo como o seguinte:

Diálogo de dimensionamento dos tubos

Deve-se notar que o diâmetro atual é de 50 mm e o calculado é de 40 mm. Observando o tubo destacado na janela, percebe-se que se refere ao ramal que sai da caixa sifonada. Esta é uma situação na qual não é utilizado o tubo conforme dimensionado, uma vez que não existe uma peça disponível com saída de 40 mm. Portanto, mantenha este diâmetro acima do calculado. Pressionando-se apenas "Próximo", o diâmetro do tubo é mantido, passando-se para o próximo tubo.

Com isto, passa-se ao tubo seguinte na lista. Note que o programa destaca na janela de visualização o tubo corrente, usando a cor amarela. Este tubo também pertence à saída da caixa sifonada e deve ser mantido com o diâmetro de 50 mm.

Os próximos dois tubos pertencem ao ramal que parte da pia da cozinha e devem ser alterados para 40 mm.

Os demais tubos pertencem ao ramal que parte da máquina de lavar e devem ser alterados para 75 mm. Ao final, pode-se pressionar o botão "Fechar" para terminar o comando.

Com isto, tivemos dois tubos com diâmetro alterado de 50 mm para 40 mm e três de 50 mm para 75 mm:

Trechos alterados

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 115-120)