• Nenhum resultado encontrado

Inserindo os tubos

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 90-93)

7. Detalhe sanitário S1

7.2 Inserindo os tubos

Inserindo os primeiros tubos

A inserção dos tubos neste detalhe é bastante simples, uma vez que se tem definidos todos os pontos necessários, fornecidos pelas intersecções entre as linhas auxiliares traçadas.

Elevação corrente

Observe que a elevação corrente da janela é 0 (zero) e não é possível editá-la. Isto ocorre devido à configuração no item "Modo 2D" da configuração de projeto. Este valor está configurado como "Elevação padrão" e os elementos do projeto sanitário serão todos inseridos nessa cota.

Inserindo o primeiro tubo

Para adicionar um tubo partindo do box do banheiro, acesse o comando Sanitário-Tubo. Uma vez acessado o comando, é apresentado um diálogo como a seguir:

Diálogo de inserção do tubo sanitário

Os itens a serem informados são:

ƒ Rede: rede da tubulação à qual pertence a conexão. Selecione "Esgoto"

ƒ Material: material a ser adotado para o tubo. Escolha "PVC esgoto" como material padrão para as tubulações de esgoto. ƒ Diâmetro: este é o diâmetro que será utilizado para criar o tubo.

9 Para as tubulações de esgoto, é usual ter uma definição muito próxima do diâmetro que será adotado. Posteriormente, o dimensionamento apenas verificará estes dados. Neste caso, como se tem uma contribuição mínima, adota-se um diâmetro de 40 mm.

ƒ Inclinação: inclinação do tubo. Esta informação não tem característica geométrica, sendo usada apenas para indicação no tubo. Informe a inclinação de 2%.

ƒ Repetições: Número de repetições do tubo. Neste caso utilizaremos somente um tubo, pois a contribuição de esgoto é pequena.

ƒ Peça: neste caso, tem-se mais de uma opção disponível. Isto porque existe mais de um tubo de 40 mm para esgoto sanitário cadastrado no projeto. 9 Cada uma das peças listadas possui características diferentes. O item que lista apenas um trecho simples de tubo é : "Tubo rígido com ponta lisa". Adota-se sempre este tipo de tubo, alterando-o apenas quando necessário.

Uma vez informados os dados referentes ao tubo, deve-se pressionar o botão “OK” para iniciar o comando. O programa solicita a inserção do ponto que irá definir o primeiro ponto do tubo.

ƒ Selecione o ponto extremo da linha que chega dentro do box (vide figura). ƒ Selecione o ponto oposto da mesma linha.

ƒ Selecione a intersecção com a linha horizontal, logo acima. ƒ Pressione <Enter> para encerrar o comando.

Primeiros tubos adicionados

Inserindo o próximo trecho

Será adicionado, agora, o ramal que parte da pia. Para isto, acesse novamente o comando Sanitário-Tubo e utilize os mesmos dados do tubo anterior (use um diâmetro de 40 mm, pelo mesmo motivo):

ƒ Selecione o ponto extremo da linha que chega na posição da pia. ƒ Selecione o ponto oposto da mesma linha.

ƒ Selecione a intersecção com a linha vertical, logo à direita. ƒ Pressione <Enter> para encerrar o comando.

Primeiros tubos adicionados

Inserindo os demais tubos de esgoto

Será adicionado, agora, o ramal que parte da caixa sifonada e liga-se com a tubulação do vaso sanitário. Para isto, acesse novamente o comando Sanitá- rio-Tubo e utilize os mesmos dados do tubo anterior:

ƒ Selecione a intersecção entre os dois tubos recém-lançados. ƒ Selecione a intersecção logo à direita.

ƒ Selecione a conexão com a linha inclinada, à direita. ƒ Selecione a intersecção com a linha horizontal logo abaixo. ƒ Pressione <Enter> para encerrar o comando.

Ramal adicionado

Inserindo o tubo no vaso sanitário

Adiciona-se agora, o ramal que parte do vaso sanitário e liga-se com a tubulação que deve passar na parte externa da edificação (lembre-se, que se está no Térreo). Desta vez, como já sa sabe, mesmo antes de dimensionar, que o diâmetro de 40 mm será insuficiente, usa-se diretamente um diâmetro de 100 mm. Para isto, acesse novamente o comando Sanitário-Tubo:.

ƒ Escolha o diâmetro de 100 mm e a peça "Tubo rígido c/ ponta lisa" (não se esqueça de pressionar o botão "Atribuir"). ƒ Pressione OK para iniciar o comando.

ƒ Selecione o ponto inicial da linha no centro do vaso sanitário. ƒ Selecione a intersecção com o tubo recém adicionado, logo à direita. ƒ Selecione o ponto final da mesma linha.

ƒ Pressione <Enter> para encerrar o comando.

Ramal adicionado

Inserindo o coletor predial

Uma vez que se está no pavimento Térreo, o tubo de queda TQ-1 definido receberá contribuições de esgoto do pavimento superior. Esta contribuição deve ser escoada também para a tubulação externa da edificação. Para isto, acesse novamente o comando Sanitário-Tubo e utilize os mesmos dados do tubo anterior (diâmetro de 100 mm):

ƒ Selecione a coluna TQ-1.

ƒ Selecione o ponto final do tubo que parte do vaso sanitário. ƒ Pressione <Enter> para encerrar o comando.

Coletor para o tubo de queda

Inserindo o ramal de ventilação

Adiciona-se agora o ramal de ventilação, que parte da intersecção situada entre a caixa sifonada e a tubulação do vaso sanitário e liga-se à coluna de ventilação. Para isto, acesse novamente o comando Sanitário-Tubo:

Diálogo de inserção do tubo

Para este novo ramal, adota-se: ƒ Rede:"Ventilação".

ƒ Diâmetro: 50 mm.

ƒ Inclinação: 0% (esta informação não é relevante para os ramais de ventilação). ƒ Peça: "Tubo rígido c/ ponta lisa".

Pressionando-se OK, o programa solicita a definição do primeiro ponto do tubo:

ƒ Selecione a intersecção situada logo à direita da posição definida para a caixa sifonada. ƒ Selecione a intersecção da linha inclinada com a linha horizontal logo acima.

ƒ Selecione a coluna CV-1.

ƒ Pressione <Enter> para encerrar o comando.

Ramal de ventilação

9 Note que os tubos foram inseridos com uma cor e níveis diferentes dos de esgoto. Isto porque existe uma configuração que define o nível onde será inserido cada tipo de elemento (tubos, textos dos tubos, conexões, etc), que também é diferenciada para cada Rede existente no projeto, que é a configuração Níveis Padrão.

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 90-93)