• Nenhum resultado encontrado

Modificando um símbolo inserido

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 123-129)

8. Detalhe sanitário S2

8.10 Modificando um símbolo inserido

Este programa dispõe de um extenso cadastro de peças, que associa itens de orçamento e simbologias, no qual cada peça é identificada por suas carac- terísticas geométricas (número de entradas, diâmetros, etc). Comparando estas características com a geometria de uma conexão lançada no projeto, pode-se selecionar do cadastro uma ou mais peças que atendam a esta geometria e ainda inserir o símbolo na posição e rotação corretas.

Todavia, em determinadas situações, o programa não identifica automaticamente a peça correta, sendo necessário desligar alguns itens de filtro. Depen- dendo dos filtros desligados, o programa pode não conseguir definir corretamente a rotação do símbolo inserido.

Esta situação ocorreu neste exemplo, com a caixa sifonada. Como desligou-se diversos itens de filtro, a simbologia foi inserida no ângulo padrão de 0º. Todavia, é possível alterar isto como se fosse um símbolo comum. Normalmente, são utilizados os comandos Mover, Rotacionar e Espelhar.

Simbologia inserida no ângulo incorreto

Resolve-se isto da seguinte maneira: ƒ Acesse o comando Manipular-Rotacionar.

ƒ Selecione o símbolo da caixa sifonada e pressione <Enter> para confirmar a seleção. A linha de comando passa a indicar "Rotacionar-Ponto referên- cia".

ƒ Selecione o ponto da própria conexão (na intersecção dos dois tubos) como ponto referência. A linha de comando passa a indicar "Rotacionar-Outro ponto ou ângulo" e o desenho dos elementos selecionados passa a refletir a posição do cursor.

Simbologia sendo rotacionada

ƒ Verifique se a ferramenta Ortogonal está ativada.

ƒ Selecione um ponto qualquer à esquerda do ponto referência (pode-se capturar a conexão logo à direita).

Com isto, a simbologia será rotacionada, mas mantendo o vínculo com a conexão. Note que as linhas do tubo são automaticamente reajustadas.

Simbologia corrigida

8.11 Colocando luvas nos tubos

Até o momento, foram lançados os tubos e definidas as conexões corretas em cada ponto. Todavia, pode-se observar no desenho que este ainda não está completo. Em tubulações de PVC para esgoto, o encaixe dos tubos é feito através de bolsas dispostas nas conexões ou no próprio tubo. O encaixe é feito sempre de uma ponta lisa com uma bolsa e, preferencialmente, de tal forma que a bolsa se situe no início do tubo.

Neste exemplo, pode-se observar diversos pontos que necessitam de bolsas adicionais e outros não. Por exemplo, a tubulação que sai da caixa sifonada tem, em seu centro, uma saída para ventilação. A peça definida para esta conexão tem uma bolsa na entrada, mas não na saída, como usual, mas a saída para ventilação, devido à composição de peças, já tem uma bolsa. Com isso é necessário incluir outra bolsa no tubo.

Trecho de tubulação

Portanto, é necessário alterar o trecho de tubo à direita para incluir uma bolsa em seu início. Isto deve ser feito alterando-se a peça associada ao tubo para outra que tenha esta característica (e não incluindo um símbolo à parte ou uma conexão adicional). Para alterar a peça do tubo, proceda da seguinte forma:

ƒ Acesse o comando Elementos-Definir peças-Seleção.

ƒ Selecione o tubo da esquerda e pressione <Enter> para confirmar a seleção. Será aberto um diálogo que permite alterar a peça do tubo.

ƒ Observe que existem três possibilidades para o tubo ("Ponta-bolsa c/ virola", "Rígido c/ ponta lisa" e "Rígido c/ ponta lisa e luva simples"), tendo a primei- ra e a terceira um símbolo de bolsa associado.

9 Resumindo, tem-se um tubo simples, sem bolsas, usado até o momento, e duas possibilidades para inclusão da bolsa: uma peça que de- fine um tubo já com a bolsa associada e outra que define um tubo liso ao qual é anexada uma luva para compor a bolsa. Na prática, devido ao comprimento dos tubos comerciais ser fixo, existem sobras para os tubos comprados com bolsa que se tornam lisos nas duas pontas. Neste exemplo, utiliza-se a terceira opção, "Rígido c/ ponta lisa e luva simples", que incluirá a bolsa no desenho e uma luva adicional na Lista de Materiais.

ƒ Escolha a peça "Rígido c/ ponta lisa e luva simples" e pressione o botão "Atribuir". Com isto, será incluído o desenho da simbologia cadastrada no início do tubo:

Bolsa adicionada

9 Note que a simbologia foi adicionada na posição correta, já na intersecção com a conexão existente, e que as linhas da seção do tubo fo- ram automaticamente ajustadas.

Incluindo as demais bolsas

O mesmo raciocínio aplica-se a todos os demais tubos no detalhe. Visualmente, observa-se os pontos que necessitam de luvas adicionais e altera-se a peça do tubo.

Portanto:

ƒ Acesse novamente o comando Elementos-Definir peças-Seleção.

ƒ Selecione o tubo que sai da máquina de lavar e altere suas peças "Rígido c/ ponta lisa e luva simples". ƒ Repita o procedimento para o trecho do mesmo tubo à esquerda.

ƒ Repita o procedimento para os dois trechos do ramal de ventilação logo abaixo. Com isto, tem-se a seguinte modificação:

Bolsas adicionadas

8.12 Apagando os textos

Para terminar o detalhe, alguns ajustes no desenho devem ser feitos. Observa-se uma expressiva sobreposição entre as indicações de texto e o desenho nesta região do detalhe. Neste ponto, o critério de indicação passa a ser quase pessoal. Evidentemente, não são necessários todos os textos incluídos pelo programa. Apenas parte deles é necessária para compreensão do detalhe.

Detalhe com sobreposição das informações

9 Observa-se aqui uma característica importante do programa: os elementos de texto adicionados não são independentes, mas sim associ- ados aos tubos. Quando se redimensionou os tubos de 50 para 75 mm, por exemplo, os textos foram automaticamente alterados. Mas isto não significa que eles não podem ser manipulados separadamente. Pode-se movê-los ou apagá-los sem afetar os próprios tubos e cone- xões. Para diminuir a quantidade de informações no detalhe, pode-se ainda, aplicar o comando Otimizar indicações e configurar os itens que definem os critérios utilizados. Desta forma, se está agilizando o trabalho que se teria, resolvendo este problema manualmente.

Pode-se então, acessar o comando Elemento-Tubos-Otimizar indicações e selecionar uma janela que inclua todo o detalhe e pressionar <Enter>. Será aberto um diálogo de configurações dos critérios utilizados pelo comando:

Diálogo Otimizar indicações

Mantenha todos os itens ativos, como indica a figura acima, e pressione OK. A otimização será executada e o desenho ficará como apresentado abaixo:

Textos modificados

Através dos comandos Mover e Apagar do menu Manipular, pode-se alterar algum texto que ainda não esteja de acordo. Se algum texto importante tiver sido retirado, utilize o comando Elementos - Reinicializar textos e selecione o tubo correspondente. Todas as informações estarão novamente descritas, podendo ser alteradas manualmente.

Usualmente, os detalhes sanitários são representados apenas pelo desenho das peças, sem a parte unifilar. Por isto, existe um perfil de níveis padronizado com este tipo de exibição. Para utilizá-lo, simplesmente escolha o item "Detalhe sanitário final" na caixa de seleção de perfis de níveis.

8.13 Inserindo a lista de materiais

Novamente inseri-se uma lista de materiais no próprio desenho. Como este detalhe possui uma área de desenho muito grande que não foi aproveitada, inseri-se a lista dentro do desenho da arquitetura.

Para isto:

ƒ Acesse o comando Manipular-Apagar e selecione a parede inferior e o texto "Cozinha", liberando espaço para a lista. ƒ Acesse o comando Elementos-Lista de materiais-Inserir no desenho.

ƒ Informe a posição da lista dentro da área definida (lembre-se que o ponto selecionado é o vértice superior esquerdo da lista). 9 Após inserir a lista, pode-se, caso necessário, utilizar o comando Manipular-Mover para reposicionar o elemento inserido.

Note que será incluída uma listagem em forma gráfica, como na figura:

Lista de materiais no desenho

Deve-se notar que:

ƒ o usuário define uma Peça para cada elemento hidro-sanitário (tubos e conexões), mas cada peça pode ter diversos Itens associados, sendo estes incluídos na lista de materiais (note, por exemplo, que os adaptadores necessários para ligação do registro já estão incluídos automaticamente na lista). ƒ são listados todos os elementos presentes na janela (no caso, todo o conteúdo do detalhe), sem necessidade de seleção.

ƒ esta lista também é um elemento gráfico inteligente, que é desenhado como um elemento único e não como textos e linhas individuais.

8.14 Inserindo a legenda

Novamente, inclui-se uma legenda no próprio desenho: ƒ Acesse o comando Elementos-Legenda-Símbolos.

ƒ Informe a posição da legenda um pouco à direita do desenho (lembre-se que o ponto selecionado é o vértice superior esquerdo da legenda) 9 Após inserir a legenda, pode-se, caso necessário, utilizar o comando Manipular-Mover para reposicionar o elemento inserido.

Note que será incluída uma listagem em forma gráfica, como na figura:

8.15 Final da lição

Ao final desta etapa, deve-se ter o seguinte detalhe sanitário gerado:

Detalhe S1

Gravando o projeto

Deve-se salvar o projeto periodicamente, evitando a perda de informações ainda não gravadas. Grave o projeto neste momento. Para isto, pressione o botão (ou o menu Projeto-Salvar) na barra de ferramentas principal do programa.

9 Neste ponto, o conteúdo do arquivo que está sendo elaborado deve coincidir exatamente com o do arquivo "Tutorial (passo 7).prh" grava- do no diretório Tutorial\Hidráulico\Etapas.

No documento Hydros v4 Modulo Hidraulico Sanitario (páginas 123-129)