• Nenhum resultado encontrado

A qualidade dos textos resultantes das análises não depende apenas de sua validade e confiabilidade, mas é, também, consequência de o pesquisador assumir-se como autor de seus argumentos.

(MORAES, 2003, p. 202)

Este capítulo dedica-se à análise e interpretação dos dados da pesquisa e está organizado em três partes. Na primeira, examinamos as marcas linguísticas indicadoras da responsabilidade enunciativa e os posicionamentos assumidos por L1/E1 em relação aos PdV imputados a outrem. Na segunda, mostramos como se dá a construção de PdV próprios nos contextos de responsabilização. Na terceira, fazemos uma síntese analítico-interpretativa dos resultados, focalizando as implicações para a construção da autoria.

Como ficou explícito no capítulo metodológico deste trabalho, delimitamos previamente três categorias para estudo da RE: os diferentes tipos de representação de fala, as indicações de quadros mediadores e os fenômenos de modalização autonímica. Porém, considerando que as categorias e marcas indicadoras da RE não são estanques ou isoladas, em alguns momentos de nossa análise foi necessário, também, o recurso a algumas das outras categorias listadas por Adam (2011). Referimo-nos, por exemplo, aos índices de pessoa. Esse recurso se deu tento em vista que o artigo científico é um gênero que, tradicionalmente, mobiliza a forma verbal em terceira pessoa como princípio de objetividade, bem característico do campo científico, mas também tem mostrado certa preferência pela primeira pessoa do plural, o que coloca em evidência o engajamento do autor. Assim, não poderíamos ignorar esta categoria, mesmo que nosso foco específico se concentre nas outras três aqui mencionadas.

Os artigos científicos são apresentados por excertos e enumerados ao longo do presente capítulo. Fizemos os recortes por ser um recurso necessário para a apresentação e organização dos dados, mas não significa que a análise incide sobre “pedaços” isolados dos textos. A análise feita é fundamentalmente qualitativa, mas, pelos motivos já expressos no capítulo anterior, apoia-se também na abordagem quantitativa, como um auxílio no momento

de estabelecer a recorrência das estratégias textuais/discursivas utilizadas para demarcação da RE nos artigos científicos, considerando a posição de iniciante do pesquisador/autor.

4.1 CONTEXTOS DE IMPUTAÇÃO DE PDV A E2 E OS POSICIONAMENTOS ASSUMIDOS POR L1/E1

O artigo científico, como um entre os muitos gêneros produzidos no meio acadêmico- científico, guarda a particularidade de depender de uma fundamentação teórica, pois, como já discutimos, ele resulta de pesquisa teórica ou empírica, devendo assumir compromisso com a produção e o avanço do conhecimento científico. Não apenas por isso, mas também por conta do próprio caráter dialógico da linguagem, aquele que produz esse gênero se reporta necessariamente a teorias, a diversos autores, ou seja, a outros discursos, como forma de garantir o devido embasamento teórico, a sustentabilidade e autoridade de seu próprio dizer.

Por se tratar de contexto acadêmico-científico, espera-se que a prática de se reportar ao discurso alheio esteja aliado ao domínio dos diversificados mecanismos linguísticos e textuais disponíveis. É exatamente no ato de efetivar a gestão das vozes, isto é, estabelecer as fronteiras entre PdV próprios e alheios, que o produtor do artigo científico assinala linguisticamente quem se responsabiliza pelo conteúdo proposicional dos PdV relatados no seu texto. Nesse primeiro momento da nossa análise, procuramos identificar, descrever e interpretar as marcas linguísticas que manifestam a RE nos artigos científicos do pesquisador iniciante. A partir das marcas encontradas, mostramos primeiramente os contextos de imputação de PdV a e2 e os posicionamentos assumidos por L1/E1; em seguida, apresentamos os contextos de responsabilização, em que L1/E1 formula e assume PdV próprios.

Para efeito de co(n)textualização dos vários excertos que dispomos em sequência nos subtópicos localizados adiante, propomos ao leitor, por meio do quadro 11, uma visualização integral das principais informações que compõem os artigos analisados (Ac01 a Ac08), especialmente sobre a pesquisa que deu origem a cada um deles, o objetivo macro, o aporte teórico-metodológico adotado e o conteúdo abordado nas diferentes seções do texto.

Cod. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE OS ARTIGOS CIENTÍFICOS

Ac01

Contexto da pesquisa

- O trabalho “faz parte duma pesquisa maior, desenvolvida pela Universidade Federal de Sergipe, que tem como título ‘Linguagem, História e Memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião’.” (p. 218)

Objetivo(s) - Tem como objetivo “[...] mostrar como a memória social do cangaceiro Lampião é

depoimentos dados pelos moradores do município de Itabaiana, região centro –oeste de Sergipe.” (p. 218)

Aporte teórico- metodológico

- Linguística do Texto: “Parte-se, portanto, nesta investigação, do pressuposto de que a referenciação é uma atividade discursiva (KOCH, 2003; KOCH & MARCUSCHI, 1998; MONDADA & DUBOIS, 2003); do princípio de que os processos referenciais são escolhas do próprio sujeito do discurso em função de um querer dizer (KOCH, 2003); e de que os objetos-de-discurso não se confundem com a realidade extralinguística, mas a constroem e a reconstroem interativamente.” (pp. 219-220.

- Analisa depoimentos de moradores do município de Itabaiana, localizado na região do centro-oeste do Estado de Sergipe.

Conteúdo temático das

seções

Introdução:

- Situa o conceito de referenciação como um tema da Linguística Textual.

- Faz uma contextualização breve acerca de pesquisas que já abordaram o tema, com destaque para as principais questões investigadas e as abordagens teóricas assumidas. - Mostra que, nos estudos sobre a referenciação no Brasil, “pouco se tem explorado neste viés teórico que se situa na interface entre a Sociologia e a Lingüística” (p. 219).

- Apresenta o objetivo do trabalho e aponta quais são suas contribuições. Seção teórica e análise:

- Discute sobre as expressões referenciais na formação da memória social de Lampião e sobre o papel da recategorização na reconstrução de sentidos dessa memória. Esta seção já inclui a análise de depoimentos dos informantes da pesquisa. Considerações finais:

- Traz conclusões provisórias da pesquisa, destacando os pontos de convergência e de divergência na memória social dos moradores da comunidade investigada, a respeito de Lampião. Observou-se que o objeto de discurso Lampião é recategorizado, antagonicamente, como herói e bandido.

Ac02

Contexto da pesquisa

- Insere-se no contexto da criação do Curso de Letras – Bacharelado em Redação e Revisão de Textos, o único no país. O trabalho toma a direção de defender “o quanto é fundamental ao Redator e Revisor ter um amplo conhecimento de mundo para poder atuar em diversas áreas do conhecimento.” (p. 229)

Objetivo(s)

- [...] objetiva ressaltar a importância do conhecimento de mundo na vida do profissional Bacharel em Letras, com habilitação em Redação e Revisão de Textos” (p. 227)

Aporte teórico- metodológico

- “[...] tem como base pesquisas de Marcuschi (2004, 2008, 2011), Bakhtin (1997), Koch (2008), Malta (2000), Oliveira (2010), entre outros [...]”. (p. 227)

- Analisa referenciais da área de redação e revisão e materiais acadêmico-científicos ligados ao ensino da produção de textos, para verificar “o que os autores, ligados a essa área, trazem de informações a respeito do que é ser redator e revisor”. (p. 228)

Conteúdo temático das

seções

Introdução:

- Faz considerações sobre a necessidade de os cursos de graduação atender e se ajustar às exigências do mercado de trabalho em relação à formação e constante aperfeiçoamento dos profissionais na respectiva área de atuação.

- Faz uma contextualização sobre quem é e qual o espaço profissional do redator e revisor de texto.

- Problematiza o fato de haver pouco referencial específico sobre a área de Redação e Revisão de Textos.

- Apresenta os objetivos do trabalho e traz o apontamento das contribuições.

- Descreve a metodologia utilizada e expõe as partes que constituem o artigo científico.

Seção teórica:

- Discute sobre a relação teoria e prática, especificamente sobre o conceito de conhecimento de mundo, a necessidade do conhecimento acerca dos gêneros textuais como fundamental ao Bacharel em Letras, em sua atuação como redator e revisor de textos.

Seção de metodologia e resultados:

- Descreve a metodologia utilizada no trabalho e pontua os resultados alcançados. - Após análise da bibliografia consultada, destaca como resultado “a escassez de

material específico da área de redação e revisão de textos.” (p. 238) Considerações finais:

- Apoiando-se nos dados obtidos, tece uma reflexão sobre a relevância da atuação do redator e revisor de textos, a amplitude do seu campo de atuação e sobre a necessidade de pesquisas nesta área, de reconhecimento nas diferentes instâncias sociais e de amplo domínio teórico por parte deste profissional.

Ac03

Contexto da pesquisa

Insere-se no âmbito dos estudos em L2, especificamente na área de aquisição de uma língua estrangeira por adultos em contexto de ensino/aprendizagem.

Objetivo(s)

- “[...] consiste em contemplar e ilustrar com um estudo de caso o ensino de língua estrangeira, em específico o ensino de língua alemã, e a função que a produção textual exerce no processamento gramatical da L2 em alunos adultos” (p. 255)

Aporte teórico- metodológico

- Segue postulados da teoria de aquisição da linguagem, a partir do estudo de Tomasello (2003), entre outros autores.

- Analisa um “corpus composto por 50 produções escritas por alunos que encerraram o estágio básico, nível A2, e que assistiram aulas de reforço particulares, situados na faixa etária de 20-25 anos”. (p. 258)

Conteúdo temático das

seções

Introdução:

- Tece considerações sobre o processo de aquisição da linguagem (da LM e de uma L2) pelo indivíduo: como se dá, em que contexto (biológico e social) ocorre e quais os principais aspectos envolvidos.

- Delimita como foco da discussão uma das habilidades linguísticas adquiridas por falantes adultos de uma L2, qual seja: “a escrita, em específico, a produção escrita dos alunos de alemão como língua estrangeira.” (p. 256).

- Problematiza o fato de, nos anos 80, o método de ensino de L2 centrar-se na fala, na comunicação imediata, em detrimento da escrita, e mostra que atualmente esse método tem sido revisto.

- Pontua a contribuição do trabalho. Seção teórica:

- Traz, como proposta de estudo, “o processamento gramatical de língua estrangeira em indivíduos adultos”, tratando especificamente das relações entre a LM e a LE (os casos de combinação, transposição de estruturas gramaticais) no processo de produção escrita.

- Coloca em debate a seguinte questão: “[...] se essa presença da LM consiste em uma estratégia de aprendizagem ou se trata de um processo em que o indivíduo inadvertidamente insere estruturas da língua que ele usa com mais frequência, a LM, enquanto apreende as estruturas da LE.” (p. 258)

- Discute sobre o processo de aquisição de uma língua estrangeira, especificamente sobre o processamento gramatical na LE e sua relação com a estrutura da LM. - Discute sobre produção de texto e ensino de língua alemã.

Seção de análise de dados:

- Apresenta a análise das produções textuais dos aprendizes do alemão como LE, nível básico. A análise concentra-se em trechos do texto em que esses aprendizes “recorreram à estrutura da gramática da LM” (p. 260). Para a análise, foram considerados três aspectos: a declinação dos artigos no caso acusativo, o posicionamento do verbo e o posicionamento das expressões temporais.

Considerações finais:

- Mostra como resultado o fato de os aprendizes usarem inadvertidamente estruturas gramaticais de sua LM (o que pode refletir um lapso) enquanto vivencia o aprendizado da LE e não necessariamente como uma estratégia de recorrência à LM para solucionar problemas quando não conhecem as regras da LE. Mostra também que os aprendizes demonstram em suas produções escritas relativa autonomia em relação ao uso de estratégias para se desvincular da estrutura da LM.

- Deixa a questão feita na seção teórica em aberto, para futuras produções.

Ac04

Contexto da pesquisa

- O trabalho traz reflexões produzidas em pesquisa maior, na iniciação científica, sobre o uso do inglês em publicidades de festas na cidade de Catalão-GO, estabelecendo relação entre discurso, mídia e identidade.

Objetivo(s)

- Tem como objetivo analisar “a presença de palavras de língua inglesa em publicidades de festas na cidade de Catalão-GO e fazer uma relação entre essa prática discursiva, a mídia e a identidade.” (p. 264)

teórico- metodológico

- Utiliza como corpus folders publicitários, impressos e virtuais, de festas do município.

Conteúdo temático das

seções

Introdução:

- Discute sobre a importância da linguagem no processo de formação de identidades e sobre o papel exercido pela mídia em relação a este aspecto.

- Delimita o objetivo do trabalho e justifica sua relevância, mostrando as contribuições a trazer.

- Traz uma contextualização acerca dos estudos do discurso que embasam teoricamente o trabalho e do objeto investigado.

Seção teórica:

- Discorre sobre mídia e identidade com respaldo nos estudos de Hall (2006), Gregolin (2008), Kellner (2001), entre outros autores.

Seção de análise de dados:

- Faz análise de um conjunto relativamente vasto de palavras e expressões da língua inglesa usadas em publicidade e propagandas na cidade de Catalão.

Considerações finais:

- Mostra que os dados corroboram o fato de a mídia exercer papel relevante na formação de identidades, na constituição de “um sujeito com uma identidade híbrida e que não mais se ampara tanto no conceito de nacionalidade, mas que procura criar e recriar sua identidade a todo momento a fim de se adaptar às mudanças sociais. (p. 275)

Ac05

Contexto da pesquisa

- Insere-se no âmbito das discussões sobre ensino de língua portuguesa, especificamente sobre o ensino da leitura, nos níveis fundamental e médio, em consonância com os PCNs.

Objetivo(s) - Propõe desenvolver uma sequência didática com o gênero discursivo tira.

Aporte teórico- metodológico

- Baseia-se em alguns pressupostos da Análise de discurso (ORLANDI, 1992), sobre a interpretação, da perspectiva sociocognitiva da leitura (KOCH & ELIAS, 2006; MARCUSCHI, 2005), além de outros trabalhos sobre a leitura de imagem e também os PCNs, sobre o ensino de leitura.

- A metodologia utilizada “baseia na análise de tiras de Mafalda” (p. 254).

Conteúdo temático das

seções

Introdução:

- Faz uma reflexão sobre os recursos usados em aulas de leitura e apresenta o gênero discursivo tira como uma possibilidade de trabalho, dada a recorrência com que aparece nos exames avaliativos nacionais.

- Mostra e defende as vantagens de trabalhar com o referido gênero no ensino de leitura.

- Situa como problemática o fato de professores relatarem ter dificuldade de trabalhar com o gênero tira. Em seguida, apresenta o objetivo do trabalho.

- Justifica a escolha do gênero e da personagem Mafalda. - Aponta as contribuições que espera alcançar.

Seção teórica:

- Apresenta argumentos teóricos em favor da importância da leitura não verbal e da formação do leitor visual, considerando a efervescência da imagem a partir do século XX até as sociedades contemporâneas.

- Apresenta uma descrição dos principais elementos verbais e não verbais presentes nos quadrinhos.

- Trata sobre como se dá a interpretação verbal e não verbal na leitura da imagem dos quadrinhos.

- Discute sobre a atividade de leitura segundo a perspectiva sociocognitiva.

- Na seção teórica, insere um exemplo, fazendo a análise de uma tira que evidencia intertextualidade explícita.

- Seção metodológica:

- Apresenta a elaboração de sequência didática, com a descrição de todos os procedimentos, visando auxiliar professores no trabalho de leitura do gênero discursivo tira, em aulas de língua portuguesa, no ensino fundamental e médio. - Resultados e discussões:

- Apresenta três tiras, seguidas de questões de interpretação para cada uma. Considerações finais:

- Relata o percurso percorrido pelo trabalho, apontando os resultados alcançados e as contribuições pretendidas.

- Conclui que a proposta de sequência didática sugerida contribui para desenvolver as habilidades de leitura exigidas e previstas na Matriz de Referência das Habilidades de Leitura da Prova Brasil (BRASIL, 2008).

Ac06

Contexto da pesquisa

- O trabalho “apresenta o relato dos resultados de uma experiência disponibilizada pela disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira do curso de Letras da UFCG em uma instituição da rede pública de ensino de Campina Grande – PB.” (p. 272).

Objetivo(s)

- Objetiva desenvolver uma sequência didática “voltada para a produção do gênero dissertativo-argumentativo e análise linguística de alguns recursos presente nesse gênero, como os adjetivos, as locuções adjetivas e as orações subordinadas adjetivas.” (p. 272)

Aporte teórico- metodológico

- A base teórica parte dos estudos de Mendonça (2006), Kleiman (2007), Kemiac e Lino (2011) e Souza (2003).

Conteúdo temático das

seções

Introdução:

- Traz informações contextuais sobre a experiência que deu origem à realização do projeto de sequência didática envolvendo a produção textual e análise linguística e relata como foi desenvolvida a sequência.

Seção teórica:

- Discorre teoricamente sobre o conceito de análise linguística e utiliza esse conceito para fundamentar o relato da experiência vivenciada em sala de aula, com a aplicação da sequência didática.

Seção de análises de dados:

- Traz o relato da aplicação da sequência didática, expondo como foi desenvolvido cada módulo e avaliando positivamente o trabalho realizado.

Resultados:

- Apresenta dados quantitativos dos acertos e erros dos alunos durante a execução da sequência didática e relata os ajustes feitos em relação ao que havia sido planejado para a sequência.

Conclusões

- Reflete sobre o (des)encontro entre o planejamento e sua execução e sobre a necessidade de ajuste quando se percebe que o planejamento não é de todo executável, como ocorreu no contexto da sequência didática realizada.

- Faz uma síntese dos resultados positivos e negativos na execução da sequência, destacando que houve a necessidade de utilizar outros materiais além do que foi planejado, o enfrentamento de dificuldades por parte dos alunos em compreender o conteúdo trabalhado e dificuldades relativas ao contexto mais amplo do ensino/aprendizagem.

- Faz uma avaliação crítica acerca do papel do professor na tarefa de refletir constantemente sobre sua própria prática.

Ac07

Contexto da pesquisa

- A investigação foi realizada em “aulas de língua portuguesa em duas escolas do Recife (PE) de perfis diferentes: uma pública da rede estadual (ensino médio) e um colégio de Aplicação (ensino fundamental)”. (p. 288)

Objetivo(s)

- O objetivo principal é “analisar e discutir como se efetiva o ensino de produção textual na educação básica e quais as concepções de língua e de texto que norteiam esse ensino [...]”. Busca “investigar se o ensino da produção de textos leva em conta as condições discursivas dos diversos gêneros textuais que circulam na sociedade, bem como padrões de textualidade referentes a essas condições”. (p. 288)

Aporte teórico- metodológico

- A pesquisa se apresenta como sendo de caráter qualitativo-indiciário.

- A base teórica advém da linguística enunciativa e dos estudos linguísticos do texto, a partir de autores como Bakhtin (1992), Citelli e Bonatelli (1997), Marcuschi (2002), de Batista (1991), Brito (2001), Geraldi (2001), Suassuna (2006), entre outros.

Conteúdo temático das

seções

Introdução:

- Faz uma contextualização acerca do ensino de língua portuguesa no Brasil, apontando a centralidade da gramática normativa como característica do ensino de língua que se firmou neste país.

- Problematiza o ensino da gramática e a prática artificial de produção textual feita na escola, mostrando sua não eficiência no que se refere a melhorar o nível de escrita demonstrado pelos alunos brasileiros.

- Situa o advento da Linguística Moderna como responsável por uma “série de alterações em função da mudança dos paradigmas teóricos subjacentes ao ensino de língua” (p. 289).

- Delimita o objetivo do trabalho. Seção teórica:

- Discorre sobre as concepções de linguagem/língua que fundamentam o ensino de língua portuguesa, evidenciando a que correntes teóricas dos estudos linguísticos elas estão associadas. Durante a discussão, apresenta e defende postulados da concepção sociointeracionista da língua/linguagem e do texto, bem como da teoria de gêneros como bases para o ensino da leitura e da produção de textos.

- Defende a integração dos eixos leitura e análise linguística com a prática de produção textual.

Seção metodológica:

- Apresenta a descrição dos aspectos metodológicos da pesquisa: a caracterização, onde e como foi desenvolvida, os sujeitos envolvidos, os objetivos a serem alcançados, a delimitação do corpus para análise e dos critérios de seleção, a justificativa do paradigma teórico adotado, os materiais de coleta de dados

Seção de análise e discussão dos dados:

- Apresenta a análise comparativa feita e os resultados obtidos em relação às aulas da professora da escola estadual e às aulas da professora do Colégio de Aplicação, ambos situados em Recife (PE). O foco da análise concentra-se nas aulas de