• Nenhum resultado encontrado

Análise de Enquadramento: menor homogeneidade na cobertura da política de

6.1 A política de desoneração do IPI e a homogeneidade nos jornais

6.1.2 Análise de Enquadramento: menor homogeneidade na cobertura da política de

Nesta seção mostraremos o resultado da análise de enquadramento para a totalidade da amostra e para cada jornal separadamente e analisaremos se há maior ou menor homogeneidade entre os jornais. A tabela 3 traz os resultados para análise de enquadramento.

Tabela 3: Resultado da análise de enquadramento

Código Categoria Total FSP ESP OG VE EMTI Técnico Informativo Setor Empresarial 11,7% 9,4% 15,2% 11,6% 8,6% EMTR Técnico Reivindicativo Setor Empresarial 2% 2,9% 2,8% 0,9% 0%

GOTI Técnico Informativo Governo 18,3% 18,2% 15,9% 18,8% 24,1% ECON Variáveis Econômicas 11% 14,5% 10,3% 8% 10,3% MERC Avaliação do Mercado 2,6% 3,6% 0,7% 2,7% 5,2% DECO Dinâmica da Oferta, da Demanda, da Produção e do Consumo 16,3% 13,8% 18,6% 21,4% 6,9% PESS Pessimismo 3,3% 3,6% 4,1% 1,8% 3,4% EXPE Expectativa 15,5% 15,2% 14,5% 17% 15,5%

DISP Disputa 9,1% 9,4% 6,2% 9,8% 13,8% OTRS Outros 10,2% 9,4% 11,7% 8% 12,2% Total 100% 100% 100% 100% 100%

Fonte: Elaborada pelo autor com dados do corpus de pesquisa (2018).

Depreende-se que a tabela 3 tem a mesma formatação que a tabela 2 (constituição das colunas linhas) e a mesma forma de cálculo para os percentuais de cada categoria de enquadramento em relação ao total da amostra e aos jornais FSP, ESP, OG e VE.

Para o total da amostra, pontua-se que o enquadramento GOTI (Técnico Informativo Governo) apresenta maior concentração perfazendo 18,3%, seguida pelos enquadramentos DECO (Dinâmica da Oferta, da Demanda, da Produção e do Consumo) com 16,3% e EXPE (Expectativa) com 15,5%. No ponto inferior da amostra, menor concentração, destacam-se os enquadramentos EMTR (Técnico Reivindicativo Setor Empresarial) com 2% da amostra, seguida das categorias MERC (Avaliação do Mercado) e PESS (Pessimismo) com 2,6% e 3,3%, respectivamente.

Sobre a concentração, levando em consideração a primeira colocação para cada jornal, nota- se que o enquadramento GOTI (Técnico Informativo Governo) é o mais utilizado para o jornal FSP com 18,2%, e o jornal VE, com 24,1%. Porém verifica-se que tal enquadramento não é o mais concentrado para os jornais ESP e OG, posto que a maior concentração para ambos os jornais está no enquadramento DECO (Dinâmica da Oferta, da Demanda, da Produção e do Consumo) com 18,6% para o jornal ESP e 21,4% para o jornal OG. Destarte podemos destacar menor homogeneidade entre os jornais para esses enquadramentos. Elucida-se maior homogeneidade entre os jornais FSP e VE no enquadramento GOTI e entre os jornais ESP e OG no enquadramento DECO.

Sequencialmente, constata-se, levando em consideração a segunda colocação para cada jornal, que o enquadramento EXPE (Expectativa) contém a segunda maior concentração para os jornais FSP e VE, sendo 15,2% e 15,5%, respectivamente. Ainda na segunda maior concentração, percebe-se que para os jornais ESP e OG, o enquadramento GOTI (Técnico Informativo Governo) destaca-se com os percentuais de 15,9% e 18,8% respectivamente. Logo, para a segunda posição observa-se menor homogeneidade levando em consideração todos os jornais. Contudo, conforme verificado anteriormente para a primeira colocação, nesta segunda posição há maior homogeneidade para FSP e VE no enquadramento EXPE e para ESP e OG no enquadramento GOTI.

Analisando as terceiras e quartas posições, para critério de maior concentração para cada jornal, percebe-se menor homogeneidade posto que cada jornal posiciona-se em um enquadramento diferente. Temos para a terceira posição os seguintes resultados: o jornal FSP com 14,5% de concentração no enquadramento ECON (Variáveis Econômicas), o jornal ESP com 15,2% no enquadramento EMTI (Técnico Informativo Setor Empresarial), o jornal OG com 17% no enquadramento EXPE (Expectativa) e o jornal VE com 13,8% no enquadramento DISP (Disputa).

Na quarta posição verifica-se menor homogeneidade, conforme os resultados: o jornal FSP com 13,8% no enquadramento DECO (Dinâmica da Oferta, da Demanda, da Produção e do Consumo), o jornal ESP com 14,5% no enquadramento EXPE (Expectativa), o jornal OG com

11,6% no enquadramento EMTI (Técnico Informativo Setor Empresarial) e o jornal VE com 10,3% no enquadramento ECON (Variáveis Econômicas).

Por conseguinte, para a terceira e quarta posição, no que diz respeito à maior concentração da amostra para cada jornal, nota-se menor homogeneidade, posto que não se constata pelo menos dois jornais por enquadramento com maior homogeneidade como na primeira e segunda posição.

No que concerne à primeira posição para menor concentração por jornais, constata-se o enquadramento EMTR (Técnico Reivindicativo Setor Empresarial) na primeira posição com 2,9% para o jornal FSP, 0,9% para o jornal OG e não pontuação para o jornal VE. Contudo, o jornal ESP apresentou menor concentração no enquadramento MERC (Avaliação do Mercado) em 0,7% das matérias. Desta maneira, constata-se para os jornais FSP, OG e VE maior homogeneidade para a primeira posição de menor concentração por jornal e ainda que o jornal ESP diverge dos demais nesse critério.

Ainda sobre esse critério, verifica-se na segunda posição, com menor concentração de matéria, o jornal FSP com 3,6%, o jornal OG com 1,8% e o jornal VE com 3,4% com maior homogeneidade no enquadramento PESS (Pessimismo). Novamente pontua-se que o jornal ESP destoa dos demais e apresenta sua segunda menor concentração no enquadramento EMTR (Técnico Reivindicativo Setor Empresarial) com 2,8%. Elucida-se ainda que o jornal FSP apresenta o mesmo porcentual de concentração, ou seja, 3,6%, para o enquadramento MERC (Avaliação do Mercado).

Sobre a categoria OTRS, há unidades de análise que não se enquadraram nas demais categorias. Essa categoria é composta basicamente das unidades de análises constantes na categoria XVI (outros) de análise de conteúdo categórico.

Portanto, nota-se através da análise que os enquadramentos com maior concentração possuem menor homogeneidade quando considerados os quatro jornais. Contudo tem-se maior homogeneidade quando se leva em consideração apenas dois jornais posto que na primeira posição de maior concentração há maior homogeneidade entre os jornais FSP e VE no enquadramento GOTI (Técnico Informativo Governo) e entre os jornais ESP e OG no enquadramento DECO (Dinâmica da Oferta, da Demanda, da Produção e do Consumo); e na segunda há maior homogeneidade para FSP e VE para o enquadramento EXPE (Expectativa) e para ESP e OG para o enquadramento GOTI (Técnico Informativo Governo). Ainda, no que concerne ao critério de menor concentração por jornais, verifica-se, para primeira e segunda posição, maior homogeneidade para os jornais FSP, OG e VE nos enquadramentos EMTR (Técnico Reivindicativo Setor Empresarial) e PESS (Pessimismo), respectivamente. Pontua-se, ainda, para o critério de menor concentração

explanado, que o jornal ESP destoa dos demais, com menor homogeneidade em relação aos demais jornais para as duas posições de menor concentração.

6.1.3 Análise de Vozes: menor homogeneidade entre os jornais e participação concentrada em