• Nenhum resultado encontrado

A primeira categoria de análise diz respeito aos elementos da mensagem multimídia, propostos por Salaverría (2014) e expostos na primeira seção deste trabalho. Foram analisadas as postagens de quatro edições do Primeira Mão, jornal da TV INES, e quatro edições do Notisord, jornal da WebVisual. Nas tabelas, os resultados estarão explicitados como “Sim”, representando a presença do elemento, ou “Não”, representando a falta do elemento. Abaixo das tabelas, encontra-se a discussão dos resultados com base na análise.

Quadro 1: Análise da utilização das mensagens multimídia – 10/03/20 Primeira Mão

10/03/20

Notisord 10/03/20

Texto Sim Sim

Fotografia Não Sim

Gráficos Não Não

Vídeo Sim Não

Animação digital Sim Sim

Discurso oral Sim Não

Música e efeitos sonoros Sim Não

Vibração Não Não

61

Quadro 2: Análise da utilização das mensagens multimídia – 11/03/20 Primeira Mão

11/03/20

Notisord 11/03/20

Texto Sim Sim

Fotografia Sim Sim

Gráficos Não Não

Vídeo Sim Não

Animação digital Sim Sim

Discurso oral Sim Não

Música e efeitos sonoros Sim Não

Vibração Não Não

Quadro 3: Análise da utilização das mensagens multimídia – 12/03/20 Primeira Mão

12/03/20

Notisord 12/03/20

Texto Sim Sim

Fotografia Sim Sim

Gráficos Não Não

Vídeo Sim Não

Animação digital Sim Sim

Discurso oral Sim Não

Música e efeitos sonoros Sim Não

Vibração Não Não

63

Quadro 4: Análise da utilização das mensagens multimídia – 13/03/20 Primeira Mão

13/03/20

Notisord 13/03/20

Texto Sim Sim

Fotografia Sim Sim

Gráficos Não Não

Vídeo Sim Não

Animação digital Sim Sim

Discurso oral Sim Não

Música e efeitos sonoros Sim Não

Vibração Não Não

Fonte: A autora (2020)

Tanto a TV INES quanto a WebVisual apresentam a textos ao longo dos programas. Esse texto é proposto ao leitor em forma de legenda em português, no caso da WebTV brasileira, e espanhol, no caso da WebTV espanhola. A diferença entre as duas emissoras digitais, nesse caso, é que a TV INES apresenta a legenda durante todo o programa, enquanto a WebVisual apenas legenda a chamada de cada notícia no início do programa.

A fotografia é o segundo tópico abordado nesta categoria de análise e é um dos mais interessantes a serem observados. A WebVisual apresenta fotografias em todos os programas analisados pois as têm como plano de fundo das notícias. Ou seja, a imagem estática é encontrada em um telão, ao lado do apresentador, representando visualmente a notícia tratada. A TV INES não dá

ênfase às fotografias. As representações por imagens estáticas ficam em segundo plano quando comparadas com as representações por vídeo.

Estas representações por vídeo da TV INES aparecem nas três edições analisadas. O vídeo proporciona imagem à notícia transmitida pelo apresentador. Como acontece com a fotografia na WebVisual, o vídeo fica ao lado do apresentador enquanto a notícia está sendo transmitida. Por vezes, o vídeo toma conta de toda a tela. Nestes momentos, não há transmissão de notícia em Libras, nem em português por meio da legenda.

Ambas as WebTVs apresentam animação digital como vinheta no início dos programas. A vinheta do Primeira Mão é característica do programa, enquanto a do Notisord retrata a logo da WebVisual.

Além da imagem, o discurso oral também é um ponto interessante de discussão após a análise. Por se tratar de duas WebTVs que têm a comunidade surda como público alvo principal, a utilização do discurso oral pode parecer desnecessária. A TV INES, porém, utiliza o discurso oral em forma de narrativa em todos os programas analisados, pois a proposta da emissora é atingir não somente a comunidade surda como também os ouvintes. Assim, a utilização desta mensagem multimídia faz sentido neste contexto. A WebVisual, que é voltada exclusivamente para a comunidade surda, não faz uso do discurso oral em nenhum momento.

Atrelada à discussão a respeito do uso do discurso oral, está a da utilização de música e efeitos sonoros. A TV INES faz uso destes recursos justamente pelo público amplo que deseja atingir, enquanto que a WebVisual não os utiliza por ter como alvo principal a comunidade surda.

Nenhuma das WebTVs faz uso das vibrações que, neste caso, estão relacionadas com às notificações. Tanto a TV INES quanto a WebVisual não fazem uso de gráficos para noticiar.

A segunda categoria de análise diz respeito à organização das WebTVs. As categorias foram estabelecidas a partir dos critérios propostos por Dias (2010), expostos na terceira seção deste trabalho. Na tabela utilizada para a realização da análise, os resultados aparecem como “Sim” representando a presença do critério, ou “Não”, representando a falta do critério. Abaixo da tabela, encontra-se a discussão dos resultados com base na análise.

65

Quadro 5: Análise da organização das WebTVs de acordo com Dias (2010) TV INES

Webvisual

Presença da área de vídeos na área principal Sim Sim

Presença de vídeos temáticas nas respectivas categorias

Sim Não

Presença de vídeos em artigos como conteúdo relacionado

Não Não

Categorias temáticas existentes na WebTV Sim Sim

Área de vídeos relacionados Sim Sim

Área de vídeos mais vistos Não Não

Área dos últimos vídeos vistos Não Não

Possibilidade de salvar vídeos favoritos Não Não

Possibilidade de salvar em redes sociais Não Não

Caixa de pesquisa de vídeos Sim Sim

Identificações de vídeos que não sejam da autoria do órgão de comunicação social

Não Não

Possibilidade de manipular o vídeo Sim Sim

Fonte: a autora (2020)

Ambas as WebTVs apresentam vídeos na área principal. Ao acessar o portal das duas emissoras, o usuário encontra conteúdo audiovisual diretamente. Os vídeos estão intitulados separadamente e não estão divididos nas categorias na qual se inserem. Ao clicar em qualquer uma das categorias existentes em ambos os portais, é possível perceber a primeira diferença entre a organização do website das duas WebTVs.

Ao navegar pelas categorias no portal da TV INES, os usuários percebem que todos os conteúdos audiovisuais presentes ali dizem respeito ao tema ou assunto correspondente à categoria. No portal da Web Visual, ao entrar em

qualquer categoria, os primeiros vídeos que aparecem são os mais recentes. Atualmente, estes dizem respeito à pandemia do novo coronavírus e este assunto não tem relação, por exemplo, com a seção de esportes ou de cultura que a WebTV apresenta.

Nem a TV INES nem a Web Visual apresentam conteúdos vídeos em artigos como conteúdo relacionado. Isso acontece porque ambas não apresentam conteúdo em formato de artigos escritos, apenas em formato audiovisual. Essa condição se dá justamente pelo público alvo para as quais ambas as WebTVs produzem conteúdo, a comunidade surda. Portanto, a maior parte do conteúdo é disponibilizado em língua de sinais.

Ambas as WebTVs apresentam categorias em seus portais. A TV INES apresenta sete categorias gerais. A categoria ‘Programas’, que abriga todos os conteúdos audiovisuais da emissora digital, apresenta sete subdivisões. Nestas, os vídeos são divididos de acordo com o tema. A WebVisual apresenta cinco categorias. A última, que abriga os conteúdos especiais da emissora, tem seis subdivisões. As categorias são de fácil acesso e entendimento em ambos os portais.

Tanto a TV INES como a WebVisual apresentam ao usuário uma área de vídeos relacionados. A WebVisual, porém, apresenta os vídeos mais recentes, independente da categoria, enquanto a TV INES relaciona vídeos da mesma categoria ou programa, mesmo sendo estes os mais recentes. Nenhuma das WebTVs apresentam um ranking dos vídeos mais vistos e nem os últimos vídeos vistos por cada usuário. Este apontamento de quais vídeos já foram vistos poderia acarretar em uma grande atividade de interação com o usuário, pois o receptor poderia organizar o consumo dos vídeos da maneira que deseja, sem perder conteúdos.

Outra falha de organização e de interatividade que as WebTVs apresentam diz respeito à possibilidade de salvar vídeos tanto no portal quanto nas redes sociais. Ambas as emissoras não apresentam essa possibilidade.

Tanto a TV INES quanto a WebVisual apresentam uma ferramenta de busca ativa e funcional. Isso é fundamental, pois permite que o usuário busque um conteúdo audiovisual específico de maneira simplificada.

A identificação de vídeos e de imagens que não sejam de autoria das WebTVs também pode ser considerada uma falha de ambas. Na maioria dos

67

conteúdos, as imagens que aparecem de fundo para ilustrarem a notícia (fotos e vídeos) não são devidamente creditadas. Os créditos dos materiais também não estão identificadas de maneira escrita na postagem que acompanha o vídeo. Em alguns casos, a TV INES apresenta “agradecimentos” à outras produtoras de conteúdo audiovisual nos créditos finais do programa, porém não é especificado o motivo.

Ambas as WebTVs dão ao usuário a possibilidade de manipular os vídeos. A manipulação, neste caso, diz respeito à possibilidade de ampliar a tela ou controlar o volume do conteúdo audiovisual. A TV INES não embeda os vídeos no portal por meio de outra plataforma, o que significa que esses controles são os que o próprio website apresenta. A WebVisual utiliza o Youtube como plataforma de postagem de vídeos e depois embeda os conteúdos no portal, o que significa que os controles de ampliação de tela e de som são iguais aos da plataforma.

A terceira tabela de análise diz respeito às normas de apresentação de conteúdo para a comunidade surda. As categorias foram estabelecidas de acordo com as normas da Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais, produzida pelo Governo Federal Brasileiro. Na tabela utilizada para a realização da análise, os resultados aparecem como “Correta” representando a utilização adequada da norma, ou “Incorreta”, representando a utilização inadequada da norma Abaixo da tabela, encontra-se a discussão dos resultados com base na análise.

Quadro 6: Análise das normas de apresentação do conteúdo para a comunidade surda -10/03/20 Primeira Mão

10/03/20

Notisord 10/03/20

Vestimenta Incorreta Correta

Cabelo Correta Correta

Interpretação da notícia Correta Correta

Enquadramento do vídeo Correta Correta

Quadro 7: Análise das normas de apresentação do conteúdo para a comunidade surda – 11/03/20 Primeira Mão

11/03/20

Notisord 11/03/20

Vestimenta Incorreta Correta

Cabelo Correta Correta

Interpretação da notícia Correta Correta

Enquadramento do vídeo Correta Correta

Fonte: A autora (2020)

Quadro 8: Análise das normas de apresentação do conteúdo para a comunidade surda – 12/03/20 Primeira Mão

12/03/20

Notisord 12/03/20

Vestimenta Incorreta Correta

Cabelo Correta Correta

Interpretação da notícia Correta Correta

Enquadramento do vídeo Correta Correta

Fonte: A autora (2020)

Quadro 9: Análise das normas de apresentação do conteúdo para a comunidade surda 13/03/20 Primeira Mão

13/03/20

Notisord 13/03/20

Vestimenta Incorreta Correta

Cabelo Correta Correta

Interpretação da notícia Correta Correta

Enquadramento do vídeo Correta Correta

Fonte: A autora (2020)

No que diz respeito a vestimenta dos apresentadores, a cartilha da Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais aponta que as roupas dos profissionais devem contrastar com o fundo. Nas edições analisadas, as apresentadoras do Primeira Mão utilizam camisas de tons parecidos com o do cenário. Apesar das camisas se destacarem e as apresentadoras ficarem em evidência, não há contraste entre o fundo e a cor das roupas que elas utilizam. É importante ressaltar que são duas apresentadoras por edição do Primeira Mão,

69

e ambas utilizam camisas da mesma cor. Os apresentadores da WebVisual apresentam um padrão de vestimenta: roupas majoritariamente pretas para contrastar com o cenário vermelho.

Quanto ao cabelo dos profissionais, tanto a TV INES quanto a WebVisual se portam de maneira correta.

Quanto a interpretação da notícia, todos os apresentadores se portam de forma correta de acordo com as diretrizes da cartilha da Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais. Percebe-se, entretanto, que os apresentadores da WebVisual são mais contidos e expressam menos simpatia enquanto narram a notícia. As apresentadoras da TV INES apresentam mais entusiasmo ao apresentarem o conteúdo.

O enquadramento do vídeo está correto em todos os programas analisados. A TV INES apresenta uma das apresentadoras, por vezes, em um enquadramento menor, mas ainda assim é possível enxergar os braços da profissional e todo o movimento que ela realiza ao narrar a notícia em Libras. A WebVisual apresenta o mesmo enquadramento durante todo o programa.

Documentos relacionados