• Nenhum resultado encontrado

tripé conceitual e metodológico

É FUNDAMENTAL ANEXAR A GRADE CURRICULAR E A EMENTA DAS DISCIPLINAS DE INFORMÁTICA QUE MINISTRA.

4.2 Análise dos conteúdos das disciplinas de InfoAU

Nesta subseção, avaliou-se a importância qualitativa do conteúdo de cada disciplina da matéria de InfoAU nos currículos plenos e, conseqüentemente, da matéria como um todo dentro da estrutura curricular dos CAUs pesquisados. Como conseqüência, ainda verificou-se correlações entre distribuição quantitativa (apresentada na subseção anterior) com a forma de como o conteúdo dessa matéria foi desdobrada nos CAUs. Assim, verificou-se a importância de cada conteúdo da InfoAU em termos de carga horária, número de disciplinas e predominância por semestre.

Para facilitar o manuseio das informações disponíveis, uma metodologia de análise precisou ser elaborada: listaram-se todas as disciplinas da matéria de InfoAU constantes nos currículos plenos analisados e correlacionou-se disciplinas pela identificação de seus conteúdos através das ementas, de modo a permitir comparações válidas. A partir dessa compatibilização das disciplinas, obteve-se uma padronização de conteúdos da informática oferecidas pelos CAUs pesquisados. A importância do conteúdo de cada disciplina foi verificada em termos de incidência dessas nos currículos analisados e também em termos de alocação de carga horária. O estudo apoiou-se nas seguintes etapas:

1. Listagem das disciplinas de INFOAU; 2. Correlação das disciplinas por conteúdo;

3. Incidência de cada conteúdo no currículo pleno; 4. Organização por subárea ou temas da informática.

5. Distribuição das cargas horárias por subáreas da informática; 6. Distribuição das subáreas por períodos e disciplinas.

Como apresentado no Gráfico 07, seis conteúdo/subáreas da informática foram identificadas: Microinformática e Ferramentas Genéricas; CAD 2D; CAD 3D; Maquetes Digitais, Animação e Multimídia; Processamento de Imagens e Programação Visual; Geoprocessamento e Tratamento de Informações; e, Internet. Ressaltou-se que estas subáreas podiam estar disponibilizadas nas estruturas curriculares de cursos diferentes em disciplinas com nomes idênticos; uma disciplina podia conter duas ou mais destas subáreas; além de, uma subárea podia estar dividida em duas ou mais disciplinas. Considerou-se na análise dos conteúdos da amostra da pesquisa: o assunto trabalhado nos cursos e não sua distribuição em

disciplinas já que não foi identificada nenhuma regularidade de formatação da matéria em estudo.

Gráfico 07: Enquadramento das disciplinas da matéria de InfoAU em subáreas da Informática e sua incidência nas grades curriculares dos CAUs.

Fonte: Formatação própria com base nas ementas das disciplinas das instituições pesquisadas.

Com a análise das ementas, confirmou-se a hipótese de pesquisa: o conteúdo abordado na matéria de InfoAU focou o treinamento dos alunos em ferramentas computacionais, mais especificamente em CAD para representação da forma 2D ou 3D consumindo juntas 61% de todo o conteúdo de InfoAU ministrados, lembrando-se que este todo atingiu no máximo 5% da carga horária nos CAUs pesquisados.

A disposição por períodos de tais conteúdos/subáreas, conforme o Gráfico 08, também reforçou a hipótese anterior, pois demonstrou que os conteúdos, principalmente de CAD 2D, são quase na totalidade dos cursos ministrados nos períodos iniciais e como ferramentas de representação gráfica apenas, sendo a grande maioria ministrada em disciplinas denominadas formalmente: desenho auxiliado por computador. Nestes períodos, invariavelmente, os alunos ainda não têm conhecimentos acumulados para usar tal ferramenta na concepção de projetos e nem as ementas que dão conta do CAD 3D os estimula a isto. Cumprem apenas a representação tridimensional do objeto projetado para apresentação do mesmo, não se chegando muitas vezes ao tratamento realístico e animação desses modelos tridimensionais (ver Gráfico 08).

Nos cursos que apresentam 4 ou mais disciplinas (somente 6% da amostra ou o correspondente a 7 instituições), outras subáreas da informática são disponibilizadas aos alunos, mas como veremos no capítulo 06, isto depende intrinsecamente do perfil profissional do professores da matéria de InfoAU.

Incidência de subáreas da informática nos CAUs 9% 38% 23% 16% 7% 5% 2% Microinformática e Ferramentas Genéricas CAD 2D CAD 3D

Maquetes Digitais, Animação e Multimídia Processamento de Imagens e Programação Visual Geoprocessamento Tratamento de Informações e Internet

Gráfico 08: Distribuição dos conteúdos de InfoAU por períodos dos CAUs.

Fonte: Elaboração própria com base nas ementas das disciplinas de InfoAU pesquisadas.

Mesmo nas instituições onde a única disciplina de informática é oferecida do 3º período em diante e as disciplinas referentes à demais disciplinas já foram inicialmente fundamentadas; as ementas destas mantêm o único objetivo que continua sendo apenas o de representação gráfica.

Nas instituições em que há disciplinas de InfoAU oferecidas nos últimos períodos, pôde-se perceber a disponibilização da subárea de geoprocessamento, cuja aplicabilidade é principalmente em projeto urbanístico.

Ressaltou-se ainda que às TICs, subárea denominada tratamento de informações e internet, só se atribuiu 2% da carga horária total de InfoAU oferecidas pelos cursos, menosprezando as suas possibilidades de interação/integração que ainda não são difundidas nos CAUs brasileiros (ver Gráfico 8).

Na grande maioria das instituições analisadas, independente do período em que as disciplinas de InfoAU e das demais matérias dos CAUs eram oferecidas, coube apenas aos professores fazer a integração dos conhecimentos transmitidos ao aluno durante os cursos.

Distribuição das subáreas da informática por períodos no CAUs 0 5 10 15 20 25 30 1º 2 º 3 º 4º 5 º 6 º 7 º 8 º Períodos In ci dênc ia da subáreas Microinformática e Ferramentas Genéricas CAD 2D CAD 3D

Maquetes Digitais, Animação e Multimídia Processamento de Imagens e Programação Visual Geoprocessamento Tratamento de Informações e Internet

“O ciberespaço surge como a ferramenta de organização de comunidades de todos os