• Nenhum resultado encontrado

tripé conceitual e metodológico

PERÍODO PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

3.4. Procedimentos Metodológicos:

Descreveu-se nesta seção, de forma sucinta, como o trabalho foi delineado, desde a escolha do assunto, tema e elaboração de seu problema de pesquisa, até o a determinação de seus objetivos e ainda as estratégias traçadas para a elaboração de seu referencial teórico, análise e tratamento dos dados coletados.

Adotou-se na pesquisa uma postura dialética de análise valorizando: o intuir, a contradição, a visão sistêmica e dinâmica do real diferentemente da formação mecanicista predominante na nossa sociedade. Teve-se especial atenção ao fato de que os fenômenos culturais aproximam a síntese dialética de uma causalidade estática. Através do método de abordagem hipotético-dedutivo partiu-se de uma combinação de: observação cuidadosa, hábeis antecipações e intuição científica para se chegar ao entendimento de um contexto nacional e aprofundamento das discussões dos estudos de casos regionais. Foi a partir das hipóteses que se deduziram as conclusões.

Utilizou-se também uma associação dos métodos de procedimento: observacional, comparativo e monográfico (LAKATOS, 1995). Os procedimentos observacional e comparativo foram utilizados tanto, para se compor o panorama nacional da matéria de InfoAU (conforme no capítulo 4) quanto, na comparação de outros casos de inserção da informática na educação brasileira visto no capítulo 2. O procedimento monográfico foi adotado por caracterizar a delimitação dos 3 (três) estudos de caso (UFRN, UFPB e UFPE); além da coleta dos dados; análise, interpretação e redação.

Fez-se uso intenso de pesquisa bibliográfica realizada através de livros, teses/dissertações, periódicos, anais de congressos e home-pages correlacionados com o tema e a fundamentação teórica do estudo relativo à: orientações oficiais para AU e InfoAU; outros processos brasileiros de informatização do ensino; preceitos modernos para reforma curricular/projetos políticos pedagógicos (PPPs) e estudo

comparativo entre educação, informática e arquitetura que compuseram o tripé conceitual desse trabalho.

Especificamente, com vistas à comprovação das hipóteses, anteriormente levantadas, realizaram-se as seguintes etapas:

1. Revisão bibliográfica para contextualização e fundamentação teórica da inserção de InfoAU nos CAUs através da análise de documentos oficiais de instituições brasileiras (ver anexo 02).

2. Revisão bibliográfica histórico-comparativa de vários casos de inserção da informática em níveis diferenciados da educação brasileira, que se constituiu em uma visão das políticas oficiais de informatização do ensino, já explicitadas no Capítulo 2.

3. Análise das grades curriculares e ementas das disciplinas específicas de InfoAU para elaboração de um panorama atual da inserção da informática nos CAUs brasileiros onde se identificou: a distribuição curricular, conteúdos programáticos, cargas horárias das disciplinas de InfoAU; bem como, o perfil dos professores responsáveis por esta matéria à nível nacional.

4. Sistematização do panorama brasileiro pelo aprofundamento com estudo de casos detalhados em 3 (três) IFES: UFRN, UFPB e UFPE; tomando por base: a análise dos projetos político-pedagógicos (PPPs), ementas das demais disciplinas dos cursos, além de entrevistas com professores da matéria de InfoAU, outros das demais matérias e coordenadores de cursos. Avaliou-se as estratégias de integração e as inter-relações entre a matéria de InfoAU e as demais nos CAUs da UFRN, UFPB e UFPE, bem como das estruturas que a viabilizam física e tecnicamente.

5. Sistematização de diretrizes com base em: contexto atual, estudos comparativos, panorama nacional, e o aprofundamento com nos estudos de casos para elaboração de estratégias que propiciassem o melhoramento da utilização dos recursos informáticos no processo educacional dos CAUs.

Como se pôde constatar foi um estudo complexo com diversas variáveis como: conteúdos programáticos, carga horária e distribuição de disciplinas nas grades curriculares, além do perfil de profissionais e PPPs dos CAUs. Nem todos esses dados puderam ser expressos só de forma quantitativa; assim, adotou-se também a pesquisa qualitativa. Enquanto o caráter quantitativo da pesquisa baseou- se na interpretação dos dados obtidos através das grades curriculares e ementas de

disciplinas: carga horária, distribuição, conteúdos programáticos utilizados e número de disciplinas de InfoAU; o qualitativo baseou-se na interpretação dos dados obtidos através dos questionários com a descrição das características e necessidades de utilização da informática através de alguns agentes do processo de ensino dos CAUs - os professores e os coordenadores. Enfatizou-se a dimensão qualitativa desta pesquisa por privilegiar os aspectos subjetivos dos professores: percepções particulares de mundo; conscientizações como sujeitos do processo ensino/aprendizagem; compreensão pessoal da realidade educacional e do contexto cultural; além da percepção da importância dos significados dos fenômenos estudados (TRIVIÑOS, 1995).

Os principais instrumentos adotados na concretização desse trabalho foram 3 (três) questionários produzidos a partir das hipóteses levantadas, informações conseguidas em órgãos reguladores/consultores como: MEC, ABEA, CREA, CONFEA e pela observação participante, “radiografando” como a matéria de Informática foi sendo viabilizada em alguns significativos CAUs do Brasil. Estes instrumentos de análises foram aplicados nos CAUs regionais para aprofundamento do panorama nacional da matéria de InfoAU verificando estratégias de integração curricular entre esta e as demais matérias. De forma on-line ou por entrevista os professores de InfoAU se posicionaram através do questionário 01 – Q01 (Figura 03), os das demais matérias no questionário 02 – Q02 (Figura 04) e os coordenadores de cursos se explicitaram no questionário 03 – Q03 (Figura 05), apresentados a seguir.

Para o tratamento e análise dos dados levantados, foi estabelecido um planejamento que consta de quatro etapas: montagem do banco de dados; delimitação dos objetivos; a análise estatística e a discussão dos resultados. Tal planejamento diferenciou-se no estudo nacional dos regionais sendo detalhado nos capítulos 4 e 5 respectivamente e, os seus resultados foram apresentados através de tabelas ou gráficos a fim de facilitar e estimular sua utilização efetiva pelos CAUs brasileiros (ver capítulos 4 e 5). Objetivamente, todos os dados obtidos foram formatados, compilados e correlacionados através do programa Excel para se obter desde estratégias gerais de organização de conteúdos de InfoAU em disciplinas até possíveis ordenamentos de ferramentas computacionais dentro das disciplinas das demais matérias dos CAUs.

_ QUESTIONÁRIO P/ PROFESSORES DE InfoAU _ _ QUESTIONÁRIO P/ PROFESSORES DE InfoAU _ _ QUESTIONÁRIO P/ PROFESSORES DE InfoAU _ _ QUESTIONÁRIO P/ PROFESSORES DE InfoAU _

REGISTRO REGISTRO REGISTRO

REGISTRO DA MATDA MATDA MATDA MATÉÉÉÉRIA DERIA DERIA DERIA DE INFORMÁTICA APLICADA À

INFORMÁTICA APLICADA À INFORMÁTICA APLICADA À

INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO

P/uso da Pesquisa Q1 Q1 Q1 Q1 A A A

A –––– PER PER PER PERFIL DO PROFESSOR DAFIL DO PROFESSOR DAFIL DO PROFESSOR DAFIL DO PROFESSOR DA MATÉRIA MATÉRIA MATÉRIA MATÉRIA DE InfoAU DE InfoAU DE InfoAU DE InfoAU

1 1 1

1 –––– Nome: Nome: Nome: Nome: (opcional)(opcional)(opcional)(opcional) 2 2 2 –––– E2 E- E E---mail: mail: mail: mail: (opcional)(opcional)(opcional)(opcional)

( ) Graduação: ________________________em 19___ ( ) Especialização: _______________ em 19___

( ) Mestrado: ___________________________em 19___ ( ) Doutorado: ___________________ em 19___ 3

3 3

3 –––– Área e ano da Área e ano da Área e ano da Área e ano da ttttituituitulação:itulação:lação: lação:

( ) Pós-Doutorado: ____________________ em 19___ ( ) Outros: ______________________ em 19___

4 4 4

4 -- Principal área de f-- Principal área de f Principal área de f Principal área de formação:ormação:ormação: 5 ormação: 5 5 5 –––– Área e aÁrea e aÁrea e aÁrea e ano dno dono dno dooo últim últim últim últimoooo aaaaperfeiçoamentoperfeiçoamentoperfeiçoamentoperfeiçoamento::::

6 6 6

6 -- Tempo de m-- Tempo de m Tempo de m Tempo de magistério:agistério:agistério:agistério: 7 7 7 7 –––– Qual a área de atuação Qual a área de atuação atual Qual a área de atuação Qual a área de atuação atual atual atual e quais disce quais disce quais disciplinas já e quais disciplinas já iplinas já iplinas já lecionou: lecionou: lecionou: lecionou: 8 8 8

8 –––– Gênero: Gênero: ( ) Feminino Gênero: Gênero: ( ) Masculino 9 9 –––– Idade:9 9 Idade: Idade: Idade: (opcional) (opcional) (opcional) (opcional)

IMPORTANTE!

É FUNDAMENTAL ANEXAR A GRADE CURRICULAR E A