• Nenhum resultado encontrado

Os dados foram analisados na perspectiva Materialista Histórica e Dialética no sentido de se refletir sobre a competência avaliativa do enfermeiro da atenção básica em saúde para o reconhecimento e enfrentamento de necessidades em saúde que é objeto do presente estudo. Segundo Fiorin (2005, p.11), ainda que o discurso seja emitido pelo eu os elementos vão além do indivíduo, pois sua construção se dá no social.

O discurso são combinações de elementos lingüísticos (frases ou conjunto constituído de muitas frases), usadas pelos falantes com o propósito de exprimir seus pensamentos, de falar do mundo exterior ou de seu mundo interior, de agir sobre o mundo [...]

Na caracterização do Município de Curitiba se buscou analisar dados que permitissem refletir criticamente sobre as condições de vida da população moradora no município em uma perspectiva histórica e ao mesmo tempo contextualizando-a no estado do Paraná e no Brasil.

Na análise dos seis Relatórios Finais de Conferências Municipais de Saúde ocorridas nos últimos dez anos (1997, 1999, 2001, 2003, 2005 e 2007 identificaram-se os temas abordados nas propostas aprovadas, a forma de organização do evento e o número de participantes na plenária final. Após longo processo de pré-análise dos materiais foi organizado um roteiro de temáticas para agrupar as intervenções aprovadas em cada um dos relatórios.

Portanto, as intervenções aprovadas em cada uma das Conferências foram agrupadas segundo as temáticas: promoção da saúde; atenção básica; atenção pré-hospitalar; atenção de média e alta complexidade; assistência farmacêutica, segurança alimentar e nutricional; saúde bucal; saúde mental; Diabetes; Hipertensão Arterial; cânceres e neoplasias; patologias agudas e doenças transmissíveis; violências e causas externas; HIV/AIDS; Hanseníase; Tuberculose; saúde do idoso, saúde da mulher, saúde da criança; saúde do adolescente; saúde do trabalhador e portador de deficiência.

Para compreender o discurso dos programas e protocolos vigentes na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba foram levantados os documentos e as publicações disponíveis no site da instituição. Foram encontrados vinte e seis documentos vigentes que normatizam e orientam intervenções a serem desenvolvidas nos serviços de saúde. Nestes foram analisados os discursos para refletir sobre suas fundamentações teóricas para a organização da intervenção na rede de serviços públicos e contratados do setor saúde no território municipal. Para os documentos que tinham duas versões foi considerada a versão mais atualizada.

Para análise do discurso das enfermeiras as entrevistas foram transcritas e agrupadas por Unidade de Saúde. Posteriormente todas as entrevistas foram agrupadas por pergunta. Nesta etapa se identificaram as temáticas emergentes no discurso, e assim se prosseguiu identificando nas falas os núcleos de sentido representativos de cada uma das temáticas. Após exaustiva leitura do material preparado nesta fase, organizaram-se os subtemas emergentes em cada temática. Logo, novamente se agruparam os núcleos de sentido atendendo à representatividade do subtema. Assim, se constituíram quatro quadros segundo as temáticas e seus subtemas:

- No tema como reconhece necessidades em saúde de uma família foram identificados quatro subtemas – aproximação com a realidade das famílias e usuários para reconhecer necessidades em saúde; desenvolver atividades programáticas para reconhecer necessidades em saúde das famílias; processo de trabalho na Unidade de Saúde para reconhecer necessidades em saúde das famílias e articulação com as instituições locais para reconhecer necessidades em saúde das famílias.

- No tema as necessidades reconhecidas foram identificados quatro subtemas – as necessidades em saúde dos usuários; as necessidades em saúde nas famílias; as necessidades em saúde nas comunidades e as necessidades em saúde nas demandas nas Unidades de Saúde.

- No tema intervenções para enfrentar as necessidades em saúde reconhecidas foram identificados nove subtemas – intervenções

desenvolvidas nas unidades de saúde; intervenções no domicílio; intervenções segundo o modelo de atenção à saúde; intervenções para promoção da saúde e prevenção de doenças; intervenções articuladas com outros setores e serviços de saúde de outros níveis de complexidade; intervenções desenvolvidas em equipe; capacitação da equipe para intervir; intervenções com a mobilização da comunidade, família e usuários, e intervenção com a participação da família.

- No tema recursos para desenvolver intervenções em situações nas quais foram reconhecidas necessidades em saúde foram identificados sete subtemas – os recursos disponíveis na Unidade de Saúde para planejar e desenvolver intervenções; recursos de outros serviços de saúde para o desenvolvimento de intervenções; articulação com instituições, técnicos e programas de outros setores como recursos para a intervenção; recursos comunitários para a intervenção; recursos da família e dos usuários para o desenvolvimento da intervenção; recursos da enfermeira para o desenvolvimento de intervenções em saúde e dificuldades de recursos para o desenvolvimento da intervenção.

Os núcleos de sentido apresentados nos quadros referidos acima não têm a identificação dos sujeitos, enfermeiras entrevistadas, visto que ao indicar o emissor do discurso as identificações eram fáceis devido às características das comunidades, das Unidades de Saúde e dos processos de trabalhos referidos nas entrevistas.

Essa decisão foi tomada após a realização de consulta a uma enfermeira da Secretaria de Saúde, na qual se solicitou à profissional que lesse parte do material agrupado por questões, com codificação para o emissor do discurso, no caso já somente com os núcleos de sentido, para que se verificasse a possibilidade de identificação dos sujeitos. Ao se confirmar a possibilidade já levantada pela pesquisadora e orientadora do estudo, decidiu-se pela forma de apresentação descrita, ou seja, núcleos de sentido sem a identificação do emissor, como se fossem de um sujeito único. O objetivo foi preservar o direito ao anonimato das entrevistadas.

Para Minayo (2004, p.237), a "[...] investigação social enquanto processo de produção e produto é ao mesmo tempo uma objetivação da realidade e uma objetivação do investigador que se torna também produto de sua própria produção." Portanto, o processo foi de contínua reflexão, uma vez que a aproximação com o objeto instigava a retomada do referencial teórico para permitir olhar as diferentes dimensões exploradas. Nesse sentido, o presente relato se tornou significativamente denso.

7 RESULTADOS

Compõem este capítulo dados referentes à realidade da vida e de saúde da população moradora do Distrito Boa Vista, no município de Curitiba - Paraná. Análise dos discursos das seis Conferências Municipais de Saúde ocorridas nos últimos 10 anos (1997-2007), nas quais foram definidas as propostas de intervenção em saúde referendadas pelo movimento social organizado, trabalhadores e gestores do setor que fundamentaram o setor para propor Políticas Públicas. Outros discursos analisados foram referentes aos programas, protocolos e manuais vigentes na Secretaria Municipal de Saúde na busca de compreender a organização dos serviços e as intervenções em saúde que estes desenvolvem. Por fim, foram analisados os discursos dos enfermeiros, coletados por meio de entrevistas, para identificar como reconhecem e enfrentam as necessidades em saúde das famílias que moram nas áreas de abrangência sob sua responsabilidade, quais são as necessidades reconhecidas e os recursos disponíveis para o desenvolvimento desse processo.

Os dados foram analisados na perspectiva Materialista Histórica e Dialética, no sentido de refletir sobre a competência avaliativa do enfermeiro da atenção básica em saúde para o reconhecimento e enfrentamento de necessidades em saúde, que é objeto do presente estudo.