• Nenhum resultado encontrado

Análise dos fatores que caracterizam as variáveis que compõem os

4 APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

4.2 MAPEAMENTO DO CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL

4.2.6 Análise dos fatores que caracterizam as variáveis que compõem os

Os estágios do ciclo de vida organizacional das empresas pesquisadas foram identificados por meio de cinco escalas, em que cada escala é composta por cinco constructos, os quais são constituídos por quatro variáveis cada um. Ressalta-se que, as quatro variáveis, que compõem cada constructo, contemplam os fatores: tamanho da empresa, estrutura da organização, processamento de informações e processo decisório. Além disso, foi analisada e verificada a capacidade dos fatores em indicar a fase do ciclo de vida organizacional. Nos quadros 18 a 21, estão relacionadas as ocorrências dos quatro fatores, em relação aos cincos estágios.

De acordo com os dados apresentados no Quadro 18, verificou-se que a variável correspondente ao fator tamanho da empresa recebeu a indicação, com a concordância dos

gestores, nos seguintes percentuais para cada estágio: crescimento, 54,9%, renovação, 41,1 %, para os outros três estágios, nascimento, maturidade e declínio, ficou em torno de 30%.

Estágio Percentual Nascimento 31,3% Crescimento 54,9% Maturidade 35,3% Renovação 41,1% Declínio 30,0% Quadro 18 - Fator tamanho da empresa e os cinco estágios.

Fonte: Elaboração própria, 2010

De acordo com os dados apresentados no Quadro 19, verificou-se que a variável correspondente ao fator estrutura organizacional recebeu a indicação, com a concordância dos gestores, nos seguintes percentuais para cada estágio: nascimento 78,4%, maturidade 54,0%, declínio 49,0%, enquanto que para os outros dois estágios crescimento e renovação receberam aproximadamente 20%. Estágio Percentual Nascimento 78,4% Crescimento 24,0% Maturidade 54,0% Renovação 15,7% Declínio 49,0% Quadro 19 - Fator estrutura da organização e os cinco estágios.

Fonte: Elaboração própria, 2010

De acordo com os dados apresentados no Quadro 20, verificou-se que a variável correspondente ao fator processamento de informações recebeu a indicação, com a concordância dos gestores, nos seguintes percentuais para cada estágio: nascimento 34,3%, crescimento 33,4%, maturidade 27,1%, enquanto que para os outros dois estágios renovação e declínio receberam aproximadamente 18%.

Estágio Percentual Nascimento 34,3% Crescimento 33,4% Maturidade 27,1% Renovação 18,0% Declínio 15,6% Quadro 20 - Fator processamento de informações e os cinco estágios.

De acordo com os dados apresentados no Quadro 21, verificou-se que a variável correspondente ao fator processo decisório recebeu a indicação, com a concordância dos gestores, nos seguintes percentuais para os estágios: nascimento 80,4%, declínio 60,0%, renovação 36,7%, crescimento 17,6% e maturidade 2%.

Estágio Percentual Nascimento 80,4% Crescimento 17,6% Maturidade 2,0% Renovação 36,7% Declínio 60,0% Quadro 21 - Fator processo decisório e os cinco estágios.

Fonte: Elaboração própria, 2010

De acordo com a análise dos resultados da participação dos fatores (a) tamanho da empresa, (b) estrutura da organização, (c) processamento de informações e (d) processo decisório, demonstrados nos quadro 18 a 21,constatou-se que as organizações pesquisadas apresentaram características de diversos estágios ao mesmo tempo.

Diante desta constatação, que as organizações apresentaram características compatíveis com os diversos estágios do ciclo organizacional, ao mesmo tempo, o presente trabalho passou a analisar mais detalhadamente este fenômeno. Pelo fato de que, com base na literatura conceitual da teoria do ciclo de vida, as organizações podem apresentar características especificas de um determinado estágio, como se fosse algo estático, ou seja, a organização está classificada em um determinado estágio e deve apresentar características deste estágio, conforme visualização da Figura 14. De maneira que a mudança de estágio na organização seria determinada pela evolução e/ou revolução como defendida pelo modelo de Greiner (1972) ou pelo crescimento defendido pelo modelo de Adizes (1990), esses modelos definem o desenvolvimento organizacional de forma sequencial, linear e previsível.

Figura 14: Visão tradicional para identificar os estágios do ciclo de vida organizacional Fonte: Elaboração própria, 2010

Analisando o resultado em relação ao fator tamanho da empresa, conforme os dados exibidos no Quadro 18, constatou-se que as organizações pesquisadas apresentaram características do mesmo fator para diversos estágios, neste caso, havendo sobreposição de variáveis. Destacando as variáveis dos estágios crescimento com 54,9% e renovação com 41,1% e os outros três estágios, nascimento, maturidade e declínio, com aproximadamente 30%.

Analisando o resultado em relação ao fator estrutura da organização, conforme os dados exibidos no Quadro 19, constatou-se que as organizações pesquisadas apresentaram características do mesmo fator para diversos estágios, neste caso, havendo sobreposição de variáveis. Destacando os estágios nascimento com 78,4%, maturidade com 54,0%, declínio com 49,0% e outros dois estágios crescimento com 24,0% e renovação com 15,7%.

Analisando o resultado em relação ao fator processamento de informações, conforme os dados exibidos no Quadro 20, constatou-se que as organizações pesquisadas apresentaram características do mesmo fator para diversos estágios, neste caso, havendo sobreposição de variáveis. Foram verificados os seguintes resultados: estágios nascimento com 33,4%, crescimento com 33,4%, maturidade com 27,1%, renovação com 18,0% e declínio com 15,6%. Em relação a este fator, observa-se que foi o fator o qual apresentou uma menor sobreposição, demonstrando a força do fator processamento de informações em identificar os estágios do ciclo de vida. O resultado evidenciado para o fator processamento de informações corrobora o trabalho de Lester, Parnell e Carraher (2003), no qual, os autores afirmaram que

Organização

Variáveis - estágio nascimento Variáveis - estágio crescimento Variáveis - estágio maturidade Variáveis - estágio renovação Variáveis - estágio declínio

Identificação do estágio do ciclo de vida organizacional

este fator foi fundamental para identificação da fase específica do ciclo de vida organizacional.

Analisando o resultado em relação ao fator processo decisório, conforme os dados exibidos no Quadro 21, constatou-se que as organizações pesquisadas apresentaram características do mesmo fator para diversos estágios, neste caso, havendo sobreposição de variáveis. Destacando os estágios nascimento com 80,4%, declínio com 60,0%, renovação 36,7% e os outros dois estágios crescimento com 17,6% e maturidade com 2,0%.

A ocorrência de mais de uma variável relativa a estágios diferentes, para o mesmo fator e na mesma organização, causando a sobreposição, demonstra que a organização não é algo estático, onde as coisas acontecem uma de cada vez. De forma a evidenciar que a organização é um composto constituído de diversas características de gestão, as quais apresentaram, em determinados momentos, algumas características de gestão que são predominantes e essas características dominantes foram responsáveis por caracterizar o estágio do ciclo de vida de organização, sem contudo, fazer desaparecer as outras.

Diante desta constatação, pode-se inferir, com base nos dados da pesquisa, que as características organizacionais, antes dominantes, podem ser substituídas por aquelas que não eram dominantes, fazendo com que as organizações mudem de estágio de ciclo de vida organizacional, podendo ser, tanto em sentido crescente, como também em sentido decrescente, conforme visualizados na Figura 15. Essas análises estão compatíveis com os achados de Miller e Friesen (1984) e Lester, Parnell e Carraher (2003), inclusive quanto a afirmativa de que o curso do ciclo de vida organizacional não é linear ou previsível.

Figura 15 - Visão empírica para identificar os estágios do ciclo de vida organizacional Fonte: Elaboração própria, 2010