• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO DO SOL

21 ANÁLISE DOS PROJETOS DAS INSTITUIÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL

Em relação às instituições de ensino superior (Anexos 3 e 4), também se realizou a análise das informações divulgadas nos sítios eletrônico com características de responsabilidade social. Abaixo, fez-se a transcrição das informações sobre o projeto quando existentes, fazendo-se uma análise sobre o projeto configurar ou não ação de responsabilidade social.

É sabido que é disciplina obrigatória dos mais diversos cursos de nível superior a necessidade de realização de estágios, sendo que, dessa forma, os atendimentos à comunidade podem configurar atividade inerente à própria necessidade da instituição. Por isso, por ser mera obrigatoriedade, não vislumbramos em tais atividades a possibilidade de enquadramento como responsabilidade social, por estar no campo da obrigatoriedade inerente à própria atividade.

Vejamos.

Projeto

Centro Unificado do Distrito Federal (UDF)

Site: https://www.udf.edu.br/

Link: https://www.udf.edu.br/servicos-a-comunidade/

Projeto: Os serviços à comunidade integram núcleos, clínicas e projetos que, além

de promoverem a formação qualificada dos futuros profissionais, prestam serviços especializados às comunidades.

Clínica Escola de Odontologia – A Clínica de Odontologia do UDF oferece modernidade, serviços de qualidade e infraestrutura de ponta para atender a comunidade externa. O atendimento é realizado por nossos estudantes de Odontologia em suas atividades clínicas de formação e supervisionados pelos professores que os acompanham. São realizados serviços de Dentística (restaurações), Endodontia (canal), Saúde Coletiva, Periodontia e Próteses (fixas e removíveis).

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Clínica Escola de Psicologia – A Clínica de Psicologia é especializada em atendimentos clínicos de Psicoterapia e é onde os alunos cumprem os estágios supervisionados. São oferecidos serviços de Plantão Psicológico, para aquelas pessoas em sofrimento agudo, além de Psicoterapia infantil, para adolescentes, para adultos, para idosos, e para casais e famílias.

Dia do Profissional Empreendedor – O Dia do Profissional Empreendedor é um evento que busca estimular a atividade empreendedora entre alunos e professores, desenvolvendo o ecossistema empreendedor da instituição e levando até a comunidade externa conteúdos sobre empreendedorismo. São realizadas diversas atividades, abertas a toda comunidade interna e externa.

Dia da Responsabilidade Social – O UDF participa do Dia da Responsabilidade Social, um evento de grande porte que reúne, simultaneamente, IES em todo o Brasil para uma mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos durante todo o ano. Além de palestras para as comunidades carentes, a Instituição oferece também atendimento jurídico, atendimentos e orientações em saúde, recreações pedagógicas, distribuição de cartilhas educativas, entre outros, para as comunidades interna e externa.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) – Com a cooperação técnica da Receita Federal do Brasil, o NAF oferece consultoria contábil e fiscal gratuitamente à comunidade. Auxilia contribuintes do Imposto de Renda, Microempreendedores Individuais e Empregadores Domésticos, e também promove o Plantão Fiscal, com auxílio no preenchimento, geração e transmissão da declaração anual de IR.

Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) – Nos Núcleos de Prática Jurídica os alunos do curso de Direito do UDF transformam a teoria aprendida em prática a serviço da comunidade carente da região, tirando dúvidas, participando de audiências, analisando processos, peticionando e, até mesmo, ajuizando as ações que forem pertinentes, com a supervisão de seus professores. O objetivo é aliar a atividade acadêmica ao serviço social de auxílio à comunidade, resolvendo conflitos de interesse nas áreas: cível, penal, previdenciária e trabalhista. Para o atendimento gratuito, a renda do assistido não pode ser superior a dois salários mínimos, incluindo todos os valores como horas extras, comissões, insalubridade, auxílio alimentação e outros.

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Projeto Inclusão Digital para a Terceira Idade – O Projeto Inclusão Digital para a Terceira Idade busca inserir a comunidade idosa na era digital, possibilitando a manutenção dos seus papéis sociais, do exercício da cidadania, da autonomia, estreitando os laços de amizade e mantendo a mente ativa. Os alunos aprendem a utilizar e-mails criados em sala de aula, ter acesso a redes sociais, aos vídeos disponibilizados na internet, entre outras atividades.

Análise

Entre os projetos informados, apenas o referente à inclusão digital para terceira idade ultrapassa a mera atuação inerente à obrigatoriedade de trazer experiência aos estudantes por meio de estágios que envolvam prestação de serviços à comunidade em geral. O projeto Inclusão Digital

para a Terceira Idade pode configurar ação que se amolda a políticas públicas, tendo nítido caráter

de responsabilidade social.

Projeto

Centro de Educação Superior de Brasília (IESB)

Site: http://www.iesb.br/

Link: http://www.iesb.br/servicodenutricao

Projeto: Serviços de Nutrição

O IESB Oeste conta com serviço na área de nutrição voltado para a comunidade de Ceilândia e regiões próximas. Por meio de um atendimento diferenciado, buscamos melhorar a qualidade de vida da população.

A Clínica-Escola de Nutrição oferece acesso a serviços especializados de Nutrição. Atualmente, são realizados atendimentos clínicos individuais e em grupo e conjugal, bem como atendimentos e intervenções em grupos sociais e instituições conveniadas ao IESB. São beneficiados os setores escolar, hospitalar, organizacional e comunitário. O atendimento e o acompanhamento nutricional são realizados por nutricionistas e alunos curso de Nutrição (atendimento supervisionado), contemplando crianças, adolescentes, adultos, praticantes de exercícios físicos e atletas, gestantes e idosos, com ou sem doenças associadas.

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761 O espaço é formado por 5 consultórios equipados com modernos equipamentos de avaliação e prescrição nutricional, incluindo equipamentos específicos para a avaliação de crianças.

Além dos atendimentos individuais, os nutricionistas e alunos desenvolvem atendimento multidisciplinar, em grupo, com o objetivo de promover Educação Alimentar e Nutricional.

A Clínica-Escola também é um espaço que possibilita experiências práticas de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação dos alunos, ao mesmo tempo em que a comunidade é atendida.

Análise

Como resume o último parágrafo do informativo da instituição, o foco principal aqui é impulsionar a própria atividade da entidade no que se refere à formação dos alunos, motivo pelo qual não vislumbramos ação de responsabilidade social.

Link: http://www.iesb.br/institucional/acoes/

Projeto: Conhecimento, Solidariedade e Ação

O IESB em Ação é um Programa de Responsabilidade Social inserido no âmbito da Extensão Universitária do IESB, que se traduz em como a Instituição desenvolve suas atividades, fomentando a participação no desenvolvimento da sociedade onde está inserida.

No IESB, a responsabilidade social é desenvolvida e estimulada dentro e fora da sala de aula. Por meio de atividades como rodas de conversa, pesquisa científica e prestação de serviço, os alunos colocam em prática conhecimentos adquiridos nos cursos de forma responsável e solidária em situações reais.

O Programa integra alunos de diferentes cursos e reúne iniciativas que geram benefícios para a comunidade na qual a Instituição está inserida, firmando um elo de segurança e comprometimento entre colaboradores, docentes, discentes e população. Lançado em 2000, o IESB em Ação conta com projetos nos campos de orientação jurídica, comunicação comunitária, alfabetização de jovens e adultos, apoio pedagógico na formação escolar, atendimento psicológico individual e comunitário, além de cursos e oficinas de curta duração.

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761 O envolvimento e o comprometimento do IESB com a comunidade ganharam maior intensidade em 2005, com a criação da Diretoria de Responsabilidade Social e Extensão. Desde então, o Programa IESB em Ação desenvolve projetos contínuos, como os de incentivo à educação e à geração de renda, realizados na comunidade do Varjão. Desde 2010 as ações do Programa vêm priorizando a comunidade de Ceilândia.

Análise

O conjunto de atividades, por ser abrangente e não vinculado de forma específica a nenhum curso da instituição, permite a conclusão de uma atividade típica de responsabilidade social, faltando, entretanto, no site, informações mais detalhadas pelos projetos, bem como demonstração dos resultados já conseguidos.

Link: http://www.iesb.br/ServicoDePsicologia

Projeto: Serviço de Psicologia João Cláudio Todorov – IESB Sul

O Serviço de Psicologia João Cláudio Todorov recebe inscrições para a triagem de novos pacientes. A Clínica oferece acesso a serviços especializados de Psicologia. Atualmente, são realizados atendimentos clínicos de psicoterapia individual, em grupo e conjugal, bem como atendimentos e intervenções em grupos sociais e instituições conveniadas ao IESB e ao Serviço de Psicologia. São beneficiados os setores escolar, hospitalar, organizacional, comunitário e clínico.

O atendimento é feito por psicólogos e alunos do 9º e 10º semestres de Psicologia (atendimento dirigido), mediante duas ênfases curriculares: Processos Educativos em Diferentes Contextos e Processos de Prevenção e Desenvolvimento Humano. O espaço é formado por 13 consultórios equipados com modernos equipamentos de áudio e vídeo, incluindo espaços para atendimento infantil, grupos e psicodrama.

Análise

Trata-se de atividade em que o objetivo central é permitir a necessária prática aos alunos, o que entendemos não configurar ação de responsabilidade social.

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Link: http://www.iesb.br/institucional/projeto/nucleo-de-praticas-juridicas

Projeto: Núcleo de Práticas Jurídicas

NPJ proporciona ao/à Discente a vivência da rotina de um escritório de advocacia, a fala humanizada com pessoas que necessitam de assistência jurídica gratuita, o uso de ferramentas tecnológico-jurídicas na solução de demandas e o contato com casos concretos diferenciados que exigem reflexão densa, sensível, apurada e técnica sobre os conteúdos jurídicos, vistos em disciplinas teóricas, bem como a interpretação e adequação da causa trazida pelo/a Assistido/a às normas vigentes.

O NPJ/IESB dispõe de cinco unidades específicas de atendimento, a fim de proporcionar a determinados segmentos sociais o Acesso à Justiça, conforme preconiza a Carta Constitucional, em seu art. 5º, XXXV, e de difundir a cultura do diálogo pelos mecanismos alternativos de solução de conflitos. São elas:

1. A Unidade de Mediação e Conciliação;

2. A Unidade de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica; 3. A Unidade de Atendimento às Vítimas de Racismo;

4. A Unidade de Atendimento às Crianças e Adolescentes em Estado de Vulnerabilidade;

5. A Empresa-Júnior “Lex Vitta”.

Análise

Trata-se de atividade em que o objetivo central é permitir a necessária atividade de cunho prático oferecida aos próprios dicentes da instituição, o que entendemos não configurar ação de responsabilidade social.

Projeto

União Educacional do Planalto Central (UNICEPLAC)

Site: https://www.uniceplac.edu.br/

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Projeto: Odontologia Divertida para Crianças

Os alunos do curso de Odontologia do UNICEPLAC iniciam os atendimentos à comunidade desse semestre. A Odontopediatria oferece atendimento e orientação odontológica de graça às crianças de toda a comunidade com o tema “STAR WARS”.

O intuito dos professores e alunos da Odontopediatria é fazer com que os pequenos pacientes se sintam bem e integrados ao ambiente Odontológico, de forma que vejam o tratamento como uma diversão e não como algo doloroso. Para isso, os consultórios e os jalecos dos profissionais são caracterizados com figuras dos personagens do filme “STAR WARS”.

E nesse semestre tem uma novidade, a clínica terá atendimento no período noturno, a partir das 19 horas, facilitando o acesso das famílias em que os pais trabalham durante o dia. Esse projeto também inclui orientações a gestantes e pais de recém-nascidos para um trabalho de prevenção.

Análise

Trata-se de atividade em que o objetivo central é permitir a necessária prática aos alunos, o que entendemos não configurar ação de responsabilidade social. Entretanto, iniciativas inovadoras que tragam formas de atuação diferenciadas podem fazer com que as atividades rotineiras tenham os requisitos para materializar responsabilidade social, o que se identifica nas iniciativas que agregam valores às ações de atendimento cotidianas.

Link: https://www.uniceplac.edu.br/post/projeto-voltado-para-a-integracao-de- idosos

Projeto: Projeto Voltado para a Integração de Idosos

O curso de Fisioterapia promoveu na terça-feira (26) e quinta-feira (28), um evento voltado para a integração de idosos, feito pelos alunos do Estágio Supervisionado com apoio dos alunos do 8º semestre da disciplina de Fisioterapia Aplicada à Geriatria.

Nesses dias, os alunos promoveram momentos de cultura e descontração aos idosos, aumentando a integração e incentivando a internacionalização entre eles.

Os alunos proporcionaram aos idosos oficinas de exercícios e artes, com dança e música, bem como oficinas de autocuidado com maquiagem, massagem e

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761 lazer, com jogos didáticos e circuitos proprioceptivos. Eles fecharam o evento com a apresentação de dois curtas metragem, que levaram jovens e idosos a uma reflexão sobre o envelhecimento. A equipe de docentes esteve à frente da organização, mas quem moldou o evento foram os discentes.

Análise

Trata-se de atividade em que o objetivo central é permitir a necessária prática aos alunos, mas que indicam haver iniciativas inovadoras que trazem formas de atuação diferenciadas, requisitos que podem materializar responsabilidade social. Há carência de informações que permitiriam avançar na análise sobre as ações.

Link: http://bit.ly/2kr14S0

Projeto: UNICEPLAC Oferece Acompanhamento Nutricional Gratuito

‘Quer uma dieta para chamar de sua? O UNICEPLAC vai te ajudar oferecendo acompanhamento nutricional gratuito à comunidade.

Se alimentar de forma certa é essencial para ter uma vida saudável e prevenir doenças, além de ajudar na disposição e na manutenção das medidas ideais. Para isso é preciso de acompanhamento personalizado feito por nutricionista.

O UNICEPLAC, por meio do curso de Nutrição, está oferecendo gratuitamente à comunidade o acompanhamento nutricional. Nas consultas serão realizadas análises do seu biótipo para a construção da dieta ideal que atenda às suas necessidades, traçando um plano estratégico, com metas e objetivos a serem alcançados.

Análise

Trata-se de atividade em que o objetivo central é permitir a necessária prática aos alunos, o que entendemos por não configurar ação de responsabilidade social.

Projeto

Centro Universitário Estácio de Brasília

Site: http://portal.estacio.br/?estado=DF

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Projeto: O que é o Programa Educar para Transformar?

O Programa Educar para Transformar direciona as ações de responsabilidade social corporativa da Estácio, organizando-as nos cinco pilares em que a companhia contribui de modo estruturado para o desenvolvimento social do país: Estácio no Esporte, Estácio na Escola, Estácio Cidadania, Estácio Cultural e Inovação & Empreendedorismo.

O Programa Educar para Transformar é uma das frentes de trabalho que está sob a gestão de Cláudia Romano, Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade e Vice-reitora de Cultura, que também atua no Relacionamento Institucional e Governamental, e Comunicação Corporativa (Relacionamento com a Imprensa, Mídias Sociais, Comunicação Interna, Branding e Gestão de Crises). O portal de responsabilidade social corporativa é o canal de comunicação oficial para divulgação das iniciativas do Programa Educar para Transformar.

A gestão do programa é concentrada em única área da empresa, tornando-o mais coeso, integrado e abrangente. Com uma equipe dedicada aos cinco pilares, a sinergia entre os projetos ganha evidência e novas possibilidades. A seleção dos projetos apoiados por meio de leis de incentivo tornou-se mais estratégica. Para democratizar o acesso e gerar mais experiências positivas para nossos alunos e professores, em todo Brasil, buscamos atingir novas praças. Investimos ainda mais no relacionamento com as comunidades e com o poder público e aprofundamos o contato com nossos parceiros.

Análise

Falta um maior detalhamento sobre os projetos já realizados e objetivos já alcançados para se ter uma métrica de análise, o que de certa forma é implementado nos informes abaixo indicados.

Link: http://www.estacio.br/educarparatransformar/escola-o-que-e.asp

Projeto: Estácio na Escola

A Educação é um processo continuado que tem forte efeito multiplicador e poder de transformação social. Para garantir que ele atinja seu fim, e que não seja descontinuado, investimos em ações que estimulem e qualifiquem a realidade educacional do país, impactando alunos e professores dos ensinos médio e

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761 fundamental, sobretudo do ensino público. Atuamos em diversas frentes. Dialogamos com as Secretarias de Educação, apoiamos escolas, promovemos a troca de experiência entre nossos professores e estudantes com alunos da rede pública e estimulamos ações educativas transformadoras com iniciativas como o recém-criado “Prêmio Territórios Educativos - A escola, o professor e a comunidade”.

De acordo com Cláudia Romano, Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, “a Estácio investe em atividades que estimulem a permanência dos alunos nas escolas e sua formação como futuros cidadãos”.

Análise

A ação configura atividade de responsabilidade social. Entretanto, falta referência específica aos projetos já realizados e objetivos já atingidos o que permitiria a análise da efetividade das atividades informadas.

Link: http://www.estacio.br/educarparatransformar/escola-o-que-e.asp

Projeto: Estácio no Esporte

Pensando nos milhares de jovens brasileiros que têm em seus ídolos uma inspiração e no esporte uma chance real de crescimento, patrocinamos grandes eventos esportivos e atletas, ajudando a formar campeões dentro e fora do esporte. Foi com essa visão, e uma longa trajetória de apoio ao esporte, que nos tornamos a Universidade Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Investimos em ações e projetos sociais que integram esporte e educação, promovendo transformações individuais e coletivas duradouras” – Cláudia Romano, Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade.

Bolsas de estudo

A Estácio apoia mais de 300 atletas com bolsas de estudo nas modalidades presencial e a distância. Jovens das instituições que apoiamos, destaques das categorias de base e atletas de alto rendimento estudam conosco, nas diversas regiões do país. Para apoiar campeões olímpicos em transição de carreira, contribuímos com o Projeto de Apoio ao Atleta com o Comitê Olímpico Brasileiro – COB e o Instituto Olímpico Brasileiro – IOB. Voltado para a formação global de atletas de alto nível,

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761 ele envolve bolsas de graduação e pós-graduação, orientação vocacional e planejamento de pós-carreira para campeões como Emanuel (vôlei de praia), Nalbert (vôlei), Daiane dos Santos (ginástica artística) e muitos outros.

Parcerias

Mantemos parcerias com instituições ligadas ao esporte como o Comitê Olímpico Brasileiro – COB, o Instituto Olímpico Brasileiro – IOB e as Confederações Brasileiras de Vôlei, Tênis, Tênis de Mesa, Basketball e Desportos Aquáticos. Também apoiamos ONGs com projetos sociais consistentes envolvendo esporte e educação como os Institutos Kinder, Fernanda Keller, Tennis Route, Guga Kuerten e Reação, fundado pelo ex-judoca Flávio Canto, que mantém um centro de treinamento de alta performance em uma de nossas Unidades, no Rio de Janeiro.

Análise

A oferta de bolsas de estudos para os que praticam esportes, bem como as parcerias com Organizações Não Governamentais que atuam na área configuram inserções na área de políticas públicas, demonstrando nítido caráter de ações de responsabilidade social.

Link: http://www.estacio.br/educarparatransformar/escola-o-que-e.asp

Projeto: Estácio Cidadania

Nossa equipe de Responsabilidade Social tem o objetivo de tangibilizar a missão de Educar para Transformar, identificando institutos e ONGs alinhados com o nosso propósito. Apoiamos instituições cuja atuação se concentra nos Ensinos Fundamental e Médio, proporcionando um passo importante para centenas de jovens assistidos: o ingresso no Ensino Superior. Por meio de bolsas de estudo, dezenas de jovens dos Institutos Criar, Reação, Fernanda Keller, da Criança e Kinder do Brasil passaram a estudar na Estácio.

Segundo Cláudia Romano, Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, "ao lançarmos o Portal Estácio Voluntário, estimulamos a participação e o engajamento de nossos docentes e colaboradores, envolvendo-os de modo consistente em nossa missão de transformar a sociedade por meio da educação”.

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 55692-55831 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Análise

Da forma como anunciado o projeto, este possui nítido caráter de responsabilidade social, levando a atividade-fim da instituição aos que não podem pagar pelos serviços, configurando assim uma forma de interação e tentativa de modificações nas comunidades e entidades com as quais mantém parcerias.

Link: http://www.estacio.br/educarparatransformar/escola-o-que-e.asp

Projeto: Estácio Cultural

A cultura tem papel fundamental no processo de desenvolvimento da cidadania, na formação dos sensos crítico e estético e na ampliação da visão do mundo dos indivíduos. Por acreditar em seu papel transformador, promovemos e apoiamos projetos teatrais, espetáculos musicais, exposições, filmes e a publicação de livros com temática sociocultural relevante. Em 2015, aprimoramos o processo